Mais uma da sessão gambiarra: Velcro para Cabos!

    Autor Mensagem
    kiki
    Moderador
    # jun/12 · Editado por: kiki


    Olá caros amiguinhos do fórum.

    Eu gosto de fazer aquele papel de roadie, de montar e desmontar os equips da banda, e principalmente cuidar dos cabos e fiaradas em geral.
    Quem faz isso sabe a meleca que vira quando não enrola os cabos direito, e depois pra pegar os cabos todos embolados e tal.
    E quem toca sabe que enrolar o cabo muito apertado, dobrar, marcar, pisar, etc, estraga ele com o tempo. Quebra todo por dentro e some o som.

    Enfim, comprando cabos numa lojinha lá da Teodoro, vi que alguns cabos já vem com um velcrinho muito bacana pra prender.
    http://img703.imageshack.us/img703/2354/pqdsc07265.jpg
    Eu ganhei de dois tipos, desse preto, que é velcro comum, e desse cinzinha, que é especial pra isso, parece.

    Aí resolvi fazer isso com todos os cabos. Esse branco da foto de cima é o que eu fiz.
    Eu tinha já um pedaço de velcro que uma amiga que costura me deu (ia usar pra outras gambiarras). Cortei e prendi no cabo, grampeando pra não soltar:
    http://img651.imageshack.us/img651/4530/pqdsc07264.jpg

    Fiz hoje, então nao sei se vai durar. Mas já ajudou bem a organizar os cabos.
    Enfim, espero que possa ser útil pra alguém.

    Se alguém tiver mais gambiarras do gênero, compartilhe!

    Lelo Mig
    Membro
    # jun/12
    · votar


    kiki

    Sempre fui chato com meus cabos, desde os anos 70 (tenho 50 anos) eles chiam quando não devem, e deixam na mão bem na hora do show, mesmo que você teste tudo antes de entrar no palco.

    Descobri, depois de muito tempo, que eles gostam de carinho, sentem ciúmes da "puta guita", "puta amp", "puta pedal"...mas NUNCA, nenhum amigo seu falou: "puta cabo".

    Então tenho um ritual, desenvolvido por mim (talvez alguns sejam até combatidos pelos técnicos aqui), mas desde que os adotei, nunca mais fiquei na mão...meus cabos me amam.

    1- Compre os melhores cabos e os melhores jacks que puder.
    2- Em Jacks de rosca, de contato aberto (Jacks não selados), sele as hastes de solda com resina (parafina pode ser usada também).
    3- De tempos em tempos, estique-os no quintal e deixe tomarem sol. Eles amolecem suavemente e perdem o vício da torção.
    4- Enrole-os colocando-os no chão ou com as mãos, ou fazendo um "O", não use o braço como base para enrolar, porque torcem em demasia.
    5- Em cabos emborrachados ou plastificados, antes de esticar ao sol, limpe-os com um pano úmido e passe glicerina de automóvel.
    6- Use velcro para prende-los, mas não este velcro de costureira fuleiro, que você roubou da sua mãe. Compre um rolinho de velcro aveludado "prende cabos", usado em informatica para prender cabos de rede.
    7- Compre em loja de material de construção, uma mangueirinha siliconada e vista a ponta dos Jacks, protegendo-os.
    8- Batize seu cabos, chame-os pelo nome.

    Garanto: Fazendo isso, duram a vida toda....Alguns de meus cabos, o "Led Zep" e o "Black Sab", estão comigo, perfeitos, a pelo menos 30 anos!!

    gucrispim
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    É baratinho, mas olha só como você pode fazer ao invés de grampear:
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-428910161-fita-velcro-organizad ora-de-cabos-6-unidades-_JM

    strinbergshredder
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    kiki
    hahaha, achei bem interessante o seu método...
    como minha mãe costura e tem um bom pedaço de velcro sobrando, provavelmente essa gambiarra terá mais um adepto ^^

    Drinho
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    kiki

    hhahaha..... essa yashi é o paraíso das parafernalhas


    boa idéia véio

    kiki
    Moderador
    # jun/12
    · votar


    Lelo Mig
    po, legal essas dicas!
    algumas eu ja uso, tipo a de enrolar.
    vou testar as outras!

    gucrispim
    olha, legal. essas são tipo a cinza da minha foto.
    foi essa que o lelo citou? que usa pra informatica?
    nunca tinha visto.

    eu usei aquele porque eu ja tinha aqui.,

    strinbergshredder
    hahaha, valeu!

    Drinho
    hhahaha..... essa yashi é o paraíso das parafernalhas
    pois é... eu gosto de comprar cabo lá porque eu sempre tiro umas duvidas, o pessoal é bem atencioso.

    ALF is back
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    kiki
    muito legal sua gambiarra BR cara! os tecnifortes vem com esses velcrinhos...são super discretos! mas uma dica q dou é deixar o velcro perto do plug q vai no ampli...nao sei se o seu esquema permite q o velcro deslize, mas nos tecnifortes, por exemplo, se eu plugo o lado do velcro na guitarra, o negocio fica puxando minha roupa (quando nao desliza pra baixo) ou desliza pro chao e fica enroscando em qualquer coisa parecida com um tapete, carpete e etc...puts é um saco! kkkkkkkkkkkk

    kiki
    Moderador
    # jun/12
    · votar


    ALF is back
    hahaha... sim eu fiz isso! eu ja usava aqueles outros da foto, percebi que é ruim mesmo.
    foi uma dica importante, faltou eu comentar isso mesmo.

    TerraSkilll
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    kiki
    Se eu te disse que fiz um esquema parecido um tempo atrás... só não pensei em grampear, deixei o velcro removível (perdi alguns, como consequência).

    Lelo Mig
    6- Use velcro para prende-los, mas não este velcro de costureira fuleiro, que você roubou da sua mãe. Compre um rolinho de velcro aveludado "prende cabos", usado em informatica para prender cabos de rede.

    Ilustrando: Organizador de cabos

    Abraço.

    Lelo Mig
    Membro
    # jun/12
    · votar


    TerraSkilll

    \o/

    É isso aí camarada, só que não uso o preto, uso um azul, que é mais "poser"...kkkkk

    marcioguita
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    A planet waves tem uns organizadores bem bacaninhas tambem .Coloquei em tds meus cabos.
    Abcs!

    The Red Special
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Tenho meus cabos a mais de 2 anos já, e tomo cuidado sempre, fazem ANOS que não perco nenhum cabo por mal uso. E velcro pra prender no board, pega velcro normal e corta pequenas tiras pra prender os cabos, barato e simples.

    kiki
    Moderador
    # jul/12
    · votar


    TerraSkilll
    gucrispim
    comprei desses organizadores de fio na kalunga, realmente são muito legais. só não achei tão baratinho assim, velcro comum sai bem mais em conta.

    gucrispim
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    kiki
    é, deve sair mesmo. mas sempre tem o ML, para quem nao tem pressa rs

    TerraSkilll
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    comprei desses organizadores de fio na kalunga, realmente são muito legais. só não achei tão baratinho assim, velcro comum sai bem mais em conta.
    Com certeza. Eu usei velcro comum mesmo.

    Abraço.

    Rick Martinez
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    O cabo da Tecinforte já vem com um velcro melhor que esse, pois esse com o tempo vai perdendo a aderência e o outro ao que parece não, pois já tenho há um ano e ainda não perdeu.

    koister
    Veterano
    # jul/12 · Editado por: koister
    · votar


    tem uma gambiarra de velcro mais bem feita
    aos 2:54 ele ensina a fezer um arremate de velcro bom


    rafamoraes
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    kiki

    Cara eu fiz quase igual a vc. Me sobrou pedaços de velcro que eu usei pra fazer o meu pedal board handmade, aí cortei em tiras finas e grampeei eles nos cabos, mas dando uma volta completa no cabo e grampeando... um pouco diferente do teu método, mas a idéia é a mesma. Funciona mesmo!

    muito bom.

    Abraço

    kiki
    Moderador
    # jul/12
    · votar


    koister
    legal o video.

    essa tecnica de enrolar eu aprendi com uns amigos que fazem audiovisual, porque as vezes eles precisam desenrolar o cabo durante um take, e é importante que ele não embole!

    mas eu nao enrolo assim nao, eu faço outra tecnica.
    porque uma coisa que ele nao falou é que enrolar errado estraga o cabo com o tempo (extensao de tomada nao deve estragar facil, mas cabo de som estraga).
    eu enrolo sem deixar torcer o cabo. depois nao é tao facil de desenrolar, mas é só desenrolar com cuidado antes e deixar solto renquanto usa.

    o velcrinho dele achei muita complicação pra pouca coisa. =p

    rafamoraes
    legal!

    o cara do video acima fez parecido tambem, sempre da pra variar!

    koister
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    kiki
    na verdade, meus cabos de guitarra são curtos ( 2m) e não há necessidade de enrolar dessa forma. mas pra fios de tomadas compridos eu achei interessante!
    mas eu postei o vídeo por causa do velcro mesmo.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Mais uma da sessão gambiarra: Velcro para Cabos!