Duvida entre potencia de valvulados de mesmas valvulas e capacitores

    Autor Mensagem
    Fábio Santiago
    Veterano
    # jun/12


    Olá gostaria de saber pq tem valvulados que tem mesma configuração de valvulas de power ex: tremendão que são 4 6l6 e são 80w segundo o fabricante, e tem o mesa que tem a mesma quantidade de valvula de power é 100w, ou o marshall 1959? ou ate mesmo alguns fenders de 40w tipo blues deluxe 2 6l6 e tem outros amplis com 2 6l6 e são 60w?

    pra que serve os capacitores que ficam proximo ao ajuste de bias, ex: no marshall 10uf, jcm800 e no 1959 8uf? Fender 100uf 25v? pq nestes amplis este valor é tão diferente? eles alteram o timbre final do amplificador suponhamos eu não consegui achar o de 10uf pro meu amplificador e comprei no lugar o de 100uf como no feder, isso muda?

    Ramsay
    Veterano
    # jun/12 · Editado por: Ramsay
    · votar


    Fábio Santiago

    Se um amp com 4 válvulas 6L6 dá 100W é porque ele tem os trafos de força e de saída projetados para suportar essa potência.

    Já outro amp que com as mesmas 4 válvulas fornece 80W utiliza trafos um pouco menores e dimensionados para essa potência.

    macaco veio
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    a potencia depende da configuração de amplificação utilizada, em configuração classe AB (duas ou quatro valvulas) se as voltagens estiverem nos limites máximos, cada valvula dará o seu maximo de potencia (27 Watts que é o normal de uma 6L6 nessa configuração). So um engenheiro sem responsabilidade (ta cheio deles por ai), projetaria um ampli com tudo no limite maximo. E claro, se os trafos não estivem a altura, ai não rende a potencia desejada.
    Os capacitores a que refere, são de filtros da voltagem de bias, não influenciam no som, funcionam a mesma coisa com qualquer valor (acima pelo menos de uns 5uF ). O ideal é que de certa forma ao desligar o amplificador, a voltagem de bias permaneça por mais tempo alimentando, então sugere-se no bias um valor maior de cap. Assim ao desligar, a voltagem de placa nos capacitores da fonte se descarreguem primeiro que o de bias, (o contrario, a cada desligada fode a valvula um pouquinho). Este é um ponto onde muitos montadores cometem um erro achando que filtros de fonte necessitam enormes valores de capacitores (o que não é verdade).

    Fábio Santiago
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    macaco veio
    deixa eu ver se intendi o ideal que que o capacitor de bias seja um pouco alto mesmo pra aumentar adurabilidade da valvula como no fender 100uf? que é o queestou usando no momento.

    Ramsay
    ou seja se eu pegar um ampli de 40w 26l6 e eu querer aumentar a potencia, basta eu colocar um transformador de saida que suporte a potencia desejada? como no caso do tremendão 80w puxar pra 100w?

    Ramsay
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Fábio Santiago

    Em parte sim, mas, não é só isso, porque além de trocar os trafos (também o de força) vc tem que reajustar o bias e adequá-lo a essa nova potência aumentada, sendo que a voltagem de bias é que determina se um amp valvulado vai funcionar em classe A, AB, ou B.

    Quanto aos capacitores de 10uF, a função deles é de filtrar a voltagem de corrente alternad, uma vez que a retificação da voltagem que gera o bias é de meia onda, feita por apenas 1 diodo e poderia induzir zumbido no som do amp.

    Quanto ao aumento do valor desses capacitores, eu não opino e o macaco veio deve estar certo.

    macaco veio
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    é o seguinte: se a tensão de bias fosse zero (nenhuma voltagem de bias), as valvulas se queimariam. No momento que se desliga o ampli so existirá a tensão contida nos capacitores ate que eles se descarreguem. Imagine se o capacitor de filtro de bias se descarregue muito primeiro que os caps da fonte positiva, o bias será zero e ainda existiria uma tensão positiva nas valvulas. Por esta razão é melhor que o cap de bias não seja de valor muito pequeno. Alguns aconselham desligar o stand by primeiro, o que não é necessario se este detalhe for levado em conta. E tem mais o detalhe da tensão de bias ser de meia onda que sempre exige capacitancias maiores. 100uF/100v é mais que suficiente (por 25v é pouco, eu não arriscaria, eu usaria 50uF/100v) geralmente o que estraga caps é falta de folga na voltagem deles.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Duvida entre potencia de valvulados de mesmas valvulas e capacitores