Divulgação de tecnologia experimental (válvulado sem transformador de força)

Autor Mensagem
Max W.Fillies
Veterano
# mai/12 · Editado por: Max W.Fillies


Boa noite,
durante algum tempo estou desenvolvendo e estudando algumas tecnologias experimentais,algumas já testadas por bastante tempo,

muitas pessoas que buscam desenvolver seus amplificadores valvulados encontram problemas na hora de encontrar os transformadores de força e de áudio,

nesse caso um projeto de amplificador valvulado sem transformador de força pode ser muito útil,sendo necessário apenas um transformador de áudio no caso do push-pull,

para uma saída em push-pull é necessário um transformador especial feito sob medida,sendo um componentes restrito e muitas vezes caro e difícil de achar.

em single ended é possível utilizar transformadores comuns de 220 volts de forma aceitável,mesmo não sendo o ideal funciona na prática muito bem,esse foi a versão do Universe Echoes II.
http://www.fillies.com.br/Projetos.html

nesse caso se torna bastante simples e barato ter um amplificador valvulado single ended sem transformador de força,
podendo ser construído com extrema facilidade e rapidez,
sem nenhuma necessidade de componentes especiais.

não recomendo ninguém se arriscar a fazer a construção desse circuito sem ter total conhecimento em eletrônica.
também não me responsabilizo pelo uso incorreto ou qualquer tipo de problema pois se trata de uma tecnologia experimental.

estarei dando continuidade nesse tópico com mais detalhes pois ainda estou terminando de elaborar o material explicativo com o esquema e os demais detalhes desse projeto,

abs...

Max W.Fillies
Veterano
# mai/12
· votar


segue o esquema do projeto:
http://www.fillies.com.br/imagem/UEschm.JPG

Ramsay
Veterano
# mai/12 · Editado por: Ramsay
· votar


Max W.Fillies

Parabéns pelo projeto!!
Notei no esquema que vc utilizou retificação de meia onda para o filamento da válvula o que, por sí só, já reduz os 127V da tensão da rede elétrica a metade e o resistor em série com os 2 diodos se encarrega de causar uma queda de tensão que propicie os 50V do filamento da 50BM8, confere?

E para a alta tensão que alimenta a placa, a grade auxiliar e o primário do trafo de saída, vc está usando um dobrador de tensão, certo?

Daí eu pergunto: Não é meio temerário utilizar um dobrador de tensão num amp valvulado para guitarra ou baixo, no qual um eventual defeito num capacitor eletrolítico ou num diodo possa energizar o chassis do amp, causando choque no usuário?

Max W.Fillies
Veterano
# mai/12
· votar


Olá Ramsay,
boa tarde.

exato,utilizei um resistor,
se não me engano tinha o nome de "shunt" e era muito comum em rádios valvulados antigos.

para alta tensão utiliza um dobrador de tensão sim,funciona perfeitamente para essa tarefa.

a última pergunta,
o amplificador é de uso geral,pode ser para qualquer coisa que precise de amplificação.

existem dois pontos que são os mais importantes na segurança,
a entrada do potenciômetro e o "terra" que é o tap dos capacitores de referencial.

utilizando bons capacitores muito bem dimensionados pode durar várias décadas,
porém mesmo nesse caso,pensando em 30 anos à frente existe o capacitor "opcional" que seria uma proteção extra para o futuro distante,
porém até lá já vou estar muito velho e no meu protótipo nem coloquei isso.

vale ressaltar que esse não é um projeto comercial e não é vendido,
eu utilizo apenas como equipamento pessoal,

o gasto em dinheiro para fazer esse amplificador ficou em torno de uns R$ 50,00 reais.

o segundo ponto é que estão normatizando o aterramento elétrico e seria possível aterrar esse ponto do "capacitor opcional"
estamos fazendo previsão de uma possibilidade pequena que seria mais a longo prazo.

antigamente os amplificadores tinham um capacitor que fazia o "ground line" e todos os músicos da década de 70 corriam esse risco,
porém raramente dava problema,eu mesmo nunca ví um problema nesse capacitor até hoje em nenhum amplificador antigo.

no caso de querer uma segurança extra basta colocar um transformador isolador 127 x 127 volts na entrada de alimentação.
outra possíbilidade de segurança extra seria utilizar um pequeno transformador na entrada de áudio.

eu mesmo não uso nenhum transformador desse tipo e não estou muito preocupado com esse item.

no caso dos capacitores de referêncial eles estão localizados em um ponto onde a energia é mais suave,
colocando um bom dimensionamento nos componentes podemos ter um aparelho muito simples,barato e valvulado por muitas décadas.

conforme eu disse,é um projeto experimental e não é comercializado,
cada ser humano determina os riscos que quer correr,
eu acho seguro e utilizo bastante,porém comercializar esse projeto é outra história.

abs...

marcioguita
Veterano
# mai/12
· votar


Isso nao aumenta o zumbido nessas redes vagabundas sem aterramento? O cap. opcional serve como filtro?
Abcs

Max W.Fillies
Veterano
# mai/12
· votar


Olá,
estou pensando em depois divulgar a tecnologia de como multiplicar a corrente elétrica sem transformador,
tenho alguns projetos que são muito legais para quem gosta de experiências nada convêncionais,porém ainda estou pensando em quando será isso,

abs...

MauricioBahia
Moderador
# mai/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Max W.Fillies

Bacana cara! Muito sucesso pra você.

:)

l.m.g
Veterano
# mai/12
· votar


Max W.Fillies
Tenho que deixar aqui a minha admiração. É de profissionais "loucões" assim que o mercado precisa. Parabéns.

Max W.Fillies
Veterano
# mai/12
· votar


Olá Marcio,nos testes que fiz aqui achei mais silencioso que os convencionais.

abs...

Max W.Fillies
Veterano
# mai/12
· votar


MauricioBahia
para você também.

l.m.g
vlw.

um abraço e obrigado!

2Humbucker
Veterano
# mai/12 · Editado por: 2Humbucker
· votar


Max W.Fillies
Muito interessante, mas queria te fazer uma pergunta pessoal, não entenda isso como algo pra julgar a sua capacidade, mas sim como interesse de onde veio todo esse conhecimento. Você tem alguma formação em eletrônica, técnica ou superior, ou aprendeu tudo sobre o assunto por si só?

Claro que você pode se reservar o direito de não responder.

Sucesso!

Max W.Fillies
Veterano
# mai/12
· votar


2Humbucker
Olá,tudo bem,
eu comecei a estudar eletrônica aos 13 anos em curso a distância do instituto universal brasileiro,
com 15 fiz curso presencial de especialização de rádio,televisão e video cassete.
assim que fiz uns 20 anos faculdade de gestão e tecnologia do petróleo,
com uns 22 anos curso técnico em eletrônica indústrial e após curso técnico em eletrotécnica.

as escolas ensinam sempre a dar os primeiros passos,
porém nosso desejo de aprender é que nos ensina a caminhar.

um abraço
Max


.

Max W.Fillies
Veterano
# mai/12 · Editado por: Max W.Fillies
· votar


Depois vou colocar detalhes adicionais desse projeto,

abs...

2Humbucker
Veterano
# mai/12
· votar


Max W.Fillies
Realmente bem interessante e diversa sua formação.

Eu fiz técnico em eletrônica na FAETEC aqui do Rio (unidade Visconde de Mauá), mas não estagiei, então não tenho o diploma.

Mas agora faço sistemas eletrônicos na UERJ.

Max W.Fillies
Veterano
# mai/12
· votar


2Humbucker

derrepente você pode tentar fazer algum estágio posterior para pegar o CREA,
eu não sei como é isso.

boa sorte nos estudos.

abs...

2Humbucker
Veterano
# mai/12
· votar


Max W.Fillies
Já passou meu prazo pra fazer o estágio do curso técnico e pegar o crea de técnico em eletrônica. Se tudo der certo em 2014 eu me formo Engenheiro e ai pego o crea de engenheiro.

Hendrix Gallagher Straits
Veterano
# mai/13
· votar


Max W.Fillies

Alguma novidade nos projetos?

Abraço.

Matec
Membro
# mai/13
· votar


Hendrix Gallagher Straits

O projeto do Max é uma curiosidade interessante.
Mas apesar dos toques que ele deu, ele não deixou explicito que essa construção é EXTREMAMENTE PERIGOSA E NÃO DEVE SER IMPLEMENTADA.
As pessoas correm o risco de levar uma descarga direta da fase do circuito domiciliar.
A maior vantagem de um transformador não é a gama de tensões que ele pode fornecer no secundário, e sim a segurança que ele proporciona às pessoas que lidam com o Aparelho.
Abs

Ramsay
Veterano
# mai/13
· votar


Matec

Não me leve a mal mas, acho que vc não captou o cerne do tópico.

Eu concordo com vc no sentido de que o trafo de força funciona como um isolador que preserva o usuário de levar choque da rede elétrica.

Só que a proposta do Max W.Filies é a de usar um opto-acoplador para isolar a rede elétrica do usuário.

O problema é que faz quase 1 ano que o Max W.Filies criou o tópico e nunca mais se manifestou.

Será que deu treta no protótipo do Max??

Max W.Fillies
Veterano
# mai/13
· votar


Hendrix Gallagher Straits
Max W.Fillies

Alguma novidade nos projetos?

Olá,boa noite,

Simplismente fiquei fazendo milhares de testes em circuitos transistorizados por mais de 1 ano e comparando com amp's valvulados,
hoje posso dizer tranquilamente que amplificador transistorizado é tão bom quanto valvulado,além de ser barato é ainda mais resistente e econômico no gasto de energia,esse por exemplo utiliza essa tecnologia:,
http://www.fillies.com.br/imagem/GVT.jpg
porém tenho outros com mais funções que ainda não tirei fotos,

nunca pensei que diria isso,mais hoje sinto enorme prazer em tocar guitarra em amplificador transistorizado,porém apenas os do "Projeto Quartzo"que utiliza tecnologia especial diferenciada,
até mesmo para ouvir músicas consigos escutar detalhes com realismo impressionante,

acho que vou fazer um sorteio de um amp com essa nova tecnologia "Projeto Quartzo"

hoje fui em uma loja testar uns amps transistorizados para me destrair,
testei um transistorizado de + ou - de 900 reais com falante de 12" e não me agradou.
quando fui na loja falei para o vendedor que gostaria de testar o melhor e derrepente mais caro amplificador transistorizado em torno de uns 40 watts,
fiquei pensando,esses amp transistorizado é horrível e ainda é caro,

Matec
esses caras do vídeo sim são macho!
eles seguram o fase em uma mão e o neutro na outra.
https://www.youtube.com/watch?v=kb95BDTP0f8

distração à parte,
esse projeto valvulado "Universe Echoes" já está bastante obsoleto,
hoje tenho tecnologias muito mais avançadas como o isolador de elétrons e multiplicador de corrente,que pode aumentar amperagem quantas vezes eu quiser sem nenhum tipo de transformador,,sendo extremamente melhor que o obsoleto "Universe Echoes",
no caso o "Magnetic Free" é transistorizado e trabalha com baixa tensão sem utilizar nenhum tipo de transformador na fonte..
http://www.fillies.com.br/imagem/DSC00002.JPG
eu utilizo esse amplificador sempre e está uma me atendendo perfeitamente,
não tenho nenhum interesse em vender ou comercializar esse projeto por um bom motivo,
ninguém possui essa tecnologia no mundo,

abs...

Ramsay
Veterano
# mai/13
· votar


Max W.Fillies

Pela sua resposta eu só posso entender que o seu projeto de amps valvulados sem trafo de força foi um fracasso total e vc está focando nos amps transistorizados, em detrimento dos valvulados, certo???

Max W.Fillies
Veterano
# mai/13
· votar


Ramsay
está tudo ok nesse projeto,
porém minha intenção nunca foi de comercializar ele,
apenas conhecer novas possibilidades de circuitos,
hoje o Universe Echoes já está obsoleto,
o Magnetic Free é a versão mais moderna e avançada,
utiliza isolador de elétrons e multiplicador de corrente e circuito do "Projeto Quartzo" na etapa de áudio.
que no caso é um transistorizado com tecnologia diferenciada,
também não tenho interesse em comercializar o Magnetic Free,
apenas para uso pessoal e domonstração,

abs...

Max W.Fillies
Veterano
# mai/13 · Editado por: Max W.Fillies
· votar


Ramsay
Pela sua resposta eu só posso entender que o seu projeto de amps valvulados sem trafo de força foi um fracasso total e vc está focando nos amps transistorizados, em detrimento dos valvulados, certo???

eu não vejo dessa forma,
tenho todos os protótipos,eles são substituidos após ficarem prontos modelos mais avançados,,
cada um funciona do seu modo,
não é porque desenvolvi um projeto valvulado sem trafo de força que vou parar nisso,existem milhões de outras possíbilidades,principalmente na área dos semicondutores,
depois que desenvolvi o "Magnetic Free" resolvi aposentar o "Universe Echoes"

se eu desenvolver algo mais avançado que o Magnetic Free vou guardar e ficar utilizando o novo projeto..

meu interesse nesses projetos sem transformador é apenas para melhorar meus conhecimentos e não é para vender,

um dia desse estava tentando fazer uma fonte de 100.000 volts para criar um alto-falante iônico,,mesmo que funcione perfeitamente depois de um tempo vou guardar e pensar em outra coisa,são todos experimentos,

para que parar na molécula se temos átomos para ver,
pra que parar no átomo se temos partículas sub atômicas,
assim segue indefinidamente,apenas aprendizagem e experimentação,
sempre em busca de novos conhecimentos e possíbilidades.

abs...

Matec
Membro
# mai/13 · Editado por: Matec
· votar


Ramsay
Max W.Fillies

Eu acho úteis e necessárias novas pesquisas sobre novas tecnologias.
Acho totalmente válidas tanto a divulgação quanto a demonstração dessas tecnologias.
Mas todos sabemos que na rede existe um disse-que-disse, e um monte de pessoas inexperientes e dispostas a levar adiante ideias e tecnologias que ainda estão em desenvolvimento.
É para estas pessoas que devemos olhar quando divulgamos algo novo.
Todos os avisos de segurança devem ser dados para que no final não hajam acidentes.
Tudo que se escreve na rede pode ser lido por todos, e no final todos vão saber que vc que escreveu aquilo.

A responsabilidade sobre o que vc escreve é sua.

Max W.Fillies

Eu acompanho à um tempo suas pesquisas com válvulas, e também alguns de seus projetos de seu site. Tive mesmo contato com um de seus modelos de ampli de guitarra. Tenho também muitas pesquisas com amplis transistorizados. Aliás comecei muuiito antes de vc. Seria interessante algumas trocas de ideia. Até mais.
Abs

AugustoPedrone
Veterano
# mai/13
· votar


Max W.Fillies

Parabéns pelas suas pesquisas, mas observe a legislação que é bem clara quanto ao uso de transformadores de força em equipamentos de uso doméstico e profissional.

Hendrix Gallagher Straits
Veterano
# mai/13
· votar


Max W.Fillies

O melhor que podemos tirar disso tudo é o conhecimento, parabens, é uma vida dedicada nesses projetos.

Max W.Fillies
Veterano
# mai/13
· votar


Matec
conforme falei os equipamentos e experimentos sem transformador são para o uso pessoal e estudo,não incentivo ninguém a fazer ou construir nada,cada um é responsável pelos seus atos.

AugustoPedrone
a legislação que é bem clara quanto ao uso de transformadores de força em equipamentos de uso doméstico e profissional.
estudei normas de segurança elétrica e vi que na prática bastante coisa perigosa está disponível no mercado,,tipo isso,que é uma lâmpada e um diodo:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-482377264-carregador-de-bateria -veicular-carro-ou-moto-brinquedos-_JM

outra coisa que é perigosa é o pente elétrico e o secador de cabelo.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-482933748-modelador-de-cachos-c onair-babyliss-1-14-polegada-_JM
muitas garotas morrem utilizando esse pente modelador e também secador de cabelo.

porém existe uma que lei que obriga o uso do disjuntor diferencial residual (DR) porém poucas pessoas utilizam esse disjuntor de proteção ou nem sabem que ele existe,
http://pt.wikipedia.org/wiki/Disjuntor_diferencial
não esquecendo que aterramento é obrigatório e também item indispensável.

Hendrix Gallagher Straits
Muito obrigado,
abs...

Matec
Membro
# mai/13
· votar


Max W.Fillies

Já que o assunto são tecnologias alternativas, e vc não gosta de transformadores(???) Já fez alguns testes com as configurações de saída valvulada sem transformador?
À tempos fazendo algumas pesquisas encontrei este :
http://www.amplimos.it/images/futterman-otl-3-power-amplifier-schemati c.pdf
e muitos outros amplis desse pesquisador Futterman.
Depois ainda tem outras tecnologias como toten pole e ciclotron.
Provavelmente não funcionariam bem com instrumentos musicais. Mas quem sabe? E ainda existem outras possibilidades. Parece que atualmente esses amplis vem sendo muito procurados justamente pela sua configuração diferente...
Abs

Finus_SuperBarulhento
Veterano
# mai/13
· votar


Boa iniciativa!

Max W.Fillies
Veterano
# mai/13
· votar


Matec
eu tenho um livro com esse modelo e tem bastante detalhe do projeto,
http://s13.postimg.org/5k7j0s8dz/DSC00061.jpg
http://s16.postimg.org/py60idvj9/DSC00062.jpg

o problema desse projeto Futterman é que gasta muitas válvulas na saída e consome também muita energia para pouco rendimento,utiliza muitas válvulas na saída para casar com baixa impedância,,
eu busco tipo o inverso,
porém se colocasse um alto-falante condensador poderia ficar bom,tipo um Quad electrostatic,
http://www.elecdir.com/company/images/large/quad-esl63-electrostatic-s peaker-service-38125.png
porém é raro e caro esse tipo de falante,

Finus_SuperBarulhento
obrigado,

abs....

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Divulgação de tecnologia experimental (válvulado sem transformador de força)