que valvula eh essa???

    Autor Mensagem
    flavio
    Veterano
    # jan/04


    eu vino mesa boogie ddual rectifier.eh essa a valvula:5U4

    Lazy
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    é uma valvula de retificação

    Lazy
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    ela é um diodo

    MKazan
    Veterano
    # jan/04 · Editado por: MKazan
    · votar


    flavio
    é a válvula q retifica a onda de 60Hz que vem da companhia elétrica pela tomada.

    não sei pq q tem fabricante que ainda insiste em usar essa bosta.

    meiomundo
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    MKazan
    Porque é ruim? Os atuais são transistorizados?

    MKazan
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    meiomundo
    não tem motivos para se usar essa válvula.
    ela não influi na amplificação do som. ela serve apenas para retificar a onda da tomada para que os capacitores deixem a tensão em DC.
    ela faz o mesmo papel que uma ponte de diodos com uma única diferença.

    uma válvula retificadora "rouba" do sistema uns 30V, em quanto que uma ponte de diodos "rouba" apenas 1,5V.

    lógico que ninguém vai ser idiota a ponto de substituir por ponte de diodo uma valvula retificadore de um amplificador vintage (por causa da diferença de tensão, as válvulas e todo o circuito irá trabalhar a uma tensão de 28V acima do especificado). mas no caso de um amplificador que esteja sendo fabricado agora, não custa redimensionar o transformador da fonte para 28V a menos e utilizar uma ponte de diodos de estado sólido que sai muito mais barato que uma válvula retificadora e não vai gerar nenhuma diferença no som.

    kaskudo
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    ela naum "rouba" 30v, essa queda de tensao depende do consumo do amp, o que gera um efeito de compressor, muito apreciado por alguns musicos, que não abrem mao de um ampi com retificador a valvula.

    MKazan
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    kaskudo
    eu sei que não "rouba", q tem esse efeito e tudo mais, usei o termo "roubar" para ficar mais fácil de explicar para o pessoal q não entende muito disso.
    mas esse efeito é praticamente teórico. quase imperceptível. é muito mais perceptível a compressão das válvulas de power e pré, do que a compressão do retificador atravéz do consumo. se você substituir o retificador do amp de algum desses músicos sem que eles estejam avisados, nem perceberão a diferença.

    Lazy
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    usar diodo transistorizado tb implica na obrigação de uma chave standby pq as valvulas demoram um tempinho pra esquentar e só então podem recerber corrente
    o que os diodos transistorizados fazem é mandar a corrente direto pras valvulas de pre e power, não tem o tempo de aquecimento da valvula de retificação.
    então se vc ligar tudo sem esperar o tempo devido suas valvuas vão se deteriorando mais rapido

    MKazan
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Lazy
    "Diodo transistorizado" não cara.
    diga "diodo", ou "diodo de estado sólido". blz?! :-)

    mesmo alguns amps com retificador a válvula possuem Stand By.
    o Stand By deve ser usado tanto nos sistemas com retificação a diodo qto nos sistemas com retificação a válvula.

    Lazy
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    realmente diodo transistorizado é um termo inexistente, valeu da correção.


    Os 2 tipos de amp possuem standby mas no caso dos amps com valvulas de retificação vc pode ligar o power e standby direto q não tem perigo de chegar corrente antes que a valvula esteja "preparada"

    meiomundo
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Então deixa eu perguntar um negócio para vocês: tenho um Meteoro Classic V8 que, estranhei, não tem Stand By. Alguém sabe quais os prejuízos reais que isso pode acarretar?
    Acho que ele não tem retificador com válvula.

    Lazy
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    não tem perigo nenhum, se só tem uma chave pra ligar é certeza que o projeto ja foi concebido pra que isso ocorra sem ocasionar prejuiso as valvulas

    meiomundo
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Lazy
    Ah bom. Valeu.

    MKazan
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Lazy
    tem sim. existem amps valvulados cuja a corrente dos filamentos é DC e existem amps onde essa corrente é AC.
    nos em que essa corrente é DC, as válvulas só começarão a ser aquecidas depois que a valvula retificadore estiver funcionando a pleno vapor. de modo que B+ estará disponóvel em quanto as valvulas ainda estão se aquecendo.
    o Stand By não está lá só para enfeitar.

    Cebolas Alhos
    Veterano
    # jan/04 · Editado por: Cebolas Alhos
    · votar


    MKazan

    Se eu estiver errado me corrija,mas no caso do dual rectfier da Mesa,vc tem a possibilidade de escolher entre usar as válvulas ou os diodos,não é?!?!?!?!

    MKazan
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Cebolas Alhos
    sim. esse é o grande "chamariz" que a Mesa colocou nesse amp.

    Lazy
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    MKazan
    no caso o standby não está lá p/ enfeitar pq não tem standby só tem a chave de ligar, então não pode haver nenhum problema pois é o único jeito de ligar ele

    MKazan
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Lazy
    depende do projeto.
    se os filamentos forem ligados em AC direto, aí não precisa mesmo de stand by. se bem q isso muitas vezes é causa de ronco.

    ymen
    Veterano
    # set/05
    · votar


    tem um amplificador vintage que usa esta valvula de retificação. Tem um som ótimo.

    beto crazy
    Veterano
    # out/05
    · votar


    A presença do diodo valvulado é pelo fato dela só conduzir depois de aquecida, isso de certa forma protege e aumenta a durabilidade das outras válvulas, ela funciona mais ou menos como um temporizador, para os mais apressadinhos ele deve ser um terror por que o ampli só vai funcionar legal depois que esta válvula tiver em plena condução, ideal é ter o STAND/ BY mesmo e esperar 5 minutos pelo menos prá usar o ampli.

    Rodrigo Vieira Mendes
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Amigos, amigos!!! Uma válvula retificadora, 5U4, 5Y3 ETC dá de mil num diodo em relação a ruído de AC,..pois ela trabalha suspenso. então um equipamento com válvula retificadora, quase não se escuta o ruido de 60hz, lÓGICO QUE O DIODO FICA MAIS BARATO. Mas em se falar de qualidade, pureza, é indiscutível. Falo disso pq monto aparelhos vintage e já passei por esta questão. entre o fotolog
    http://fotolog.terra.com.br/guingo_br

    Diino
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Rodrigo Vieira Mendes

    2 anos dps...

    -

    cara, valvulas 5U4 sao boas p sons vintage, diodos para sons modernos
    :)

    Raphael cox
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    tenho uma dúvida em relação a essas valvulas....

    nao sem se ja perguntei, mas vou perguntar de novo ...hehehehe

    No meu amp, todas as valvulas fica bem acessas, bem "iluminadas por dentro", mas as valvulas de retificação ficam quase apagadas, tipo...elas ficamcom um filamento acesso, e o som do amp sai normal...

    eu queria saber se é normal a valvula retificadora ficar mais apagada q as outras....

    Ela é um 5U4

    abraço

    Raphael cox
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    UP

    Raphael cox
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    up de novo

    electrontubes
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Existem válvulas que o filamento brilha mais e outras menos,
    as vezes até a "tinta" do getter cobre o vidro interno não deixando o filamento ser visualizado.

    o brilho do filamento depende do material escolhido na fabricação,
    podendo usar tungstênio puro,tungstênio toriado e revestido com óxido.

    o brilho depende muito do projeto do fabricante

    http://www.4shared.com/file/35047266/59a7e295/Abb5_Mischer.html?dirPwd Verified=75393521

    http://www.4shared.com/file/35047283/b74e3b94/jogi-bild-2.html?dirPwdV erified=75393521

    abçs

    silvio_rp
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    ideal é ter o STAND/ BY mesmo e esperar 5 minutos pelo menos prá usar o ampli.
    beto crazy

    Só pode estar louco!!! 5 minutos??? Absurdo cara... ninguem precisa dessa paciencia toda não!!! O tempo de aquecimento de uma valvula de pré é bem rápido, poucos segundos mesmo e a de power eh coisa de 22-25 segundos...

    Raphael cox
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    electrontubes

    Obrigado mesmo...

    entao isso é normal?

    pensei q ela tava com pouca emissão ao algo assim

    marfu
    Membro
    # out/16
    · votar


    beto crazy

    Só pode estar louco!!! 5 minutos??? Absurdo cara... ninguem precisa dessa paciencia toda não!!! O tempo de aquecimento de uma valvula de pré é bem rápido, poucos segundos mesmo e a de power eh coisa de 22-25 segundos...


    02 horas é ideal!!! rsrsrsrs

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a que valvula eh essa???