Alto-Falante de até 50w para Baixo.

    Autor Mensagem
    slow-hand
    Veterano
    # mai/12


    Galera, é o seguinte:

    Eu tenho um amp. de guitarra, um Vox Pathfinder 15r. Porém eu tava precisando de um amp. para baixo para estudar em casa mesmo, nada de extraordinário não. Dae fuçando vi q tem uma saida p10 no meu vox escrito 8 ohms 15w ext.spkr um trem assim, ou seja uma saida de 15w 8 ohm. Dae peguei um falante de 6' automotivo que eu tinha aqui em casa, nele tava escrito 120w mais acho q era PMPO então acho q ele aguentava em torno de uns 50w no maximo. Dae testei ele nessa saida, detalhe q quando essa saida está sendo utilizada o alto falante normal do vox fica desativado, o q é muito interessante porque o q eu quero é preservar o falante original do vox :D. Coloquei o Vox no max, cm a distorção desativada e o ganho em 1 quarto mais ou menos, o falantinho começou a retorcer um pouco, se aumentasse um pouco o ganho ja batia a bobina.

    Dae eu queria comprar um falante que aguentasse o vox inteiramente no maximo, que mandasse bem nos graves pra eu fazer uma caixa passiva e quando for usar o baixo eu plugo ela la atras na saida, usando o vox com o falante original desativado, pra eu poder usar o baixo tranquilo sem ter medo de estragar o vox.

    Então eu queria saber qual falante melhor se adequa a essa situação, tanto faz se é de 8', 10' ou 12', contando que n seja mto pesado pro vox ou mto fraco, no maximo ai cauculo uns 50w a 60w.

    É isso.

    slow-hand
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Up.

    Alex guitar man
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    slow-hand

    Vc não é o carinha que tava querendo usar baixo em amp de guitarra? haha


    Olha, cara pra baixo, estudo um de 8" vai, procure por Woofer de 8" pra cima, acima ou igual a 15W, de 8ohms, não use com suspensão acústica (falante com borda de borracha)

    Seria bom uma caixa acústica, bem construída, pois deixar o falante "solto" não vai ficar legal

    slow-hand
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Cara vou mandar fazer uma caixinha mesmo, o falante n vai ficar solto não.
    Mas deixa eu ver se entendi, n pode ter borda de borracha? Tem q ser aqueles com cone de papel (celulose)?
    Ja que vai ser uma caixinha separada to pensando em colocar pelo menos um falante de 10', o q vc acha?

    Alex guitar man
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    slow-hand

    Mas deixa eu ver se entendi, n pode ter borda de borracha?

    Cara, eu usaria Cone de papelão ou Alumínio.


    OBS: Não é melhor comprar um amp barato pro baixo?? O amp de guitarra não foi projetado sons graves, não sei dizer como se comportaria um valvulado...

    slow-hand
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    É q a grana ta curta cara, posso gastar estourando uns 150 reais.
    O falante tava até pensando em procurar um reformado em uma reformadora aqui na minha cidade. Mas é provisório, logo q sobrar dinheiro vou investir num amp de baixo.

    Então ve ser combina: Falante Woofer 10' 40w 8ohms (obs: 40w pra n ter risco nenhum de estragar ou ficar "rachando" cm o baixo). Combina?

    slow-hand
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Quanto ao cone de papel, é esse mesmo de papelão. Ja o de aluminio n conheço. Levantei a duvida porque tbm ja vi de plastico (acho q é polipropileno, PP).

    slow-hand
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    up.

    wiskeria
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    15w não serve para baixo, só vai servir se vc quiser para tocar baixinho em casa... se achar que vale a pena fazer uma caixa com um falante decente para usar o baixo nele vá em frente, mas acho que compensa mais comprar um amp simples de baixo, tipo staner.

    Alex guitar man
    Veterano
    # mai/12 · Editado por: Alex guitar man
    · votar


    wiskeria

    é pra estudo, heheslow-hand

    slow-hand

    Pelo que vc falou ele aguenta sim, só não abuse do volume.


    Ja o de aluminio n conheço

    Falam que da muito problema, mas ele ajuda na refrigeração da bobina, bom, é pra ajudar....

    slow-hand
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    ok. Então acho que vou procurar o falante, woofer 10' 40w 8ohms. Quanto a caixa qual é melhor: selada ou dutada? Qual a litragem? E a forma: quadrada, inclinada, retangular? Qual fica melhor?

    Alex guitar man
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    selada ou dutada?

    Hum, agora a coisa ta seria...

    Creio que a caixa Dutada seria a melhor opção, só que ela iria exigir um pouco da cabeça na hora de criar, qualquer erro pode transformar o duto em um túnel de vento com som de trombeta, então cuidado :D

    Qual a litragem?

    Vou ficar te devendo, peça a um "tecnico de som" de sua cidade, pode ser até automotivo, ve se ele faz pra você ou passa a descrição.
    ----------

    A meu ver a unica vantagem da inclinada é que o "som" fica apontado pra vc, não é necessário...

    slow-hand
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    ok então. Obrigado por esclarescer minhas duvidas :D

    Alex guitar man
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Boa sorte, nos atualize :D

    wiskeria
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    vc não vai ter um som bom, amps de guitarra distorcem rápido, ainda mais 15w... mas se for só para estudo quebra o galho, seria mesma coisa que ligar o baixo num aparelho de som comum tipo micro system, etc...

    Alex guitar man
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    wiskeria


    Então cara, eu falei pra ele, mas ele quer apenas quebrar o galho até ter dinheiro pra comprar um bom amp, enquanto isso ao ivés de ligar no amp de guitarra ele usa esse...

    slow-hand
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Opa. É só pra quebrar o galho mesmo. Pq to querendo pausar as aula de guita e fazer um tempo de aula de baixo. Vou ver se acho o falante...

    slow-hand
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Galera arrumei o falante hj. 8 polegadas o cara disse q da 55w a 8ohms. Cone seco igual vc's recomendaram. Acho q vai dar certo :D. Vou ver se até esse fds faço uma caixinha pra ele cm o cabo e pino p10 saindo atras pra ligar no vox. So tenho uma duvida, o falante é bem duro, n mexe quase nada, é assim msm?

    Alex guitar man
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    slow-hand

    So tenho uma duvida, o falante é bem duro, n mexe quase nada, é assim msm?

    Hehehe, de pendende...

    Cuidado pra não inverter a polaridade, e não abuse do volume, construa uma boa caixa dutada, bem calculada.


    8 polegadas

    Só pra estudo msm em...


    slow-hand

    Mostra depois como ficou :D

    slow-hand
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Cauculei a litragem do meu Vox para ter uma base da caixa q vou fazer pro falante novo.

    O vox deu 22 litros (cauculei as medidas internas).
    Só q dentro da caixa do vox tem o amp, dae medi ele deu 2 litros.
    Por tanto caixa funcional do vox = 20 litros.

    Dessa forma a caixa para o falante seria 30cm largura, 30 altura e 22 cm de profundidade, total 19,8 litros.

    Porem =/ o vox é aberto atras, uma tira de lado a lado, de 9,5cm, pouco maior q o diametro do imã do falante. E a caixa q eu queria pro novo falante seria toda fexada com um duto, como lidar cm essa situação?

    Alex guitar man
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    modelos prontos na net

    slow-hand
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Onde encontro esses modelos?

    slow-hand
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Opa, como ainda n fiz a caxinha pro falante, e tava loko pra tocar amplificado hj, peguei um par de caixinha de um microsystem antigo do meu pai aki, um samsung scm-6700, aquele q tem toca disco, cd e fitas. Dae olhei atras das caixas dele tava la 4ohm 10w o.O, ai eu liguei em serie pra dar os 8ohms do vox e liguei na saida pra speaker de 15w 8ohm dele.
    Cara não acreditei, serio mesmo!!!
    Volume do vox no max e as caixinha dando um gravão do k7, sério msm, sem raxar nem nada, grave purinho msm. Não to acreditando até agr, duvido q essas caixinhas sejam só 10w, n é possivel.
    Essa semana se der, vou fazer um video e coloco pra vc's ouvirem.

    slow-hand
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    up

    Alex guitar man
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    slow-hand

    Que legal véi, faz um vídeo então :)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Alto-Falante de até 50w para Baixo.