Amplificador valvulado queimado

    Autor Mensagem
    damiusc
    Veterano
    # abr/12


    Como dito no título, meu amp provavelmente está queimado. Ele é um Kings AT-50 Valvulado.
    Em um evento que toquei ontem me deram uma tomada 220v dizendo ser 110. Sei que eu deveria ter confirmado a voltagem, usado um voltímetro.
    Por fim, o que eu deveria ter feito eu já sei. É meu primeiro valvulado, então agora não sei o que devo fazer. Levo em eletrônica ou luthier? Será que queimaram as válvulas e terei que trocá-las, quando será que vai me custar??
    Ajuda ai galera, por favor!

    MauricioBahia
    Moderador
    # abr/12
    · votar


    damiusc

    Não tem fusível nesse amp?

    Luiz_RibeiroSP
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    melhor levar em um técnico em amps valvulados mesmo, um de confiança e honesto,o meu tremendão tava com um zumbido,tipico 60Hz de rede elétrica,conversei com um técnico aqui de pinheiros e ele já foi falando que tinha que trocar o trafo da fonte e sairia por 100R$(isso em 2001) sem nem ter escutado o amp,desconfiei e perguntei se ele tinha certeza que era isso e ele se irritou.pois bem geralmente isso é causado pelo desgaste dos capacitores da fonte,o que é natural em um amplificador da década de 70,troquei os capacitores e pronto! .Prefiro não falar o que pode ter acontecido pra vc não infartar ai do outro lado.pode ser coisa simples ou não,de qualquer forma não fica muito barato.

    damiusc
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    MauricioBahia
    Não encontrei nenhum fusível nele.

    Luiz_RibeiroSP
    Pois é, o duro que na minha cidade não conheço nenhum técnico em amp, quem dirá de confiança..

    Alex guitar man
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    damiusc

    O que ta acontecendo? saiu fumaça? ja testou no 110? quanto tempo ficou ligado?

    Em um evento que toquei ontem me deram uma tomada 220v dizendo ser 110

    Eu mandaria os cara ajudar a pagar.

    trendset
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Amigo, a fonte de um aparelho eletronico é um projeto comum, leve em um tecnico em eletronca com experiencia que ele saberá resolver, muito provavelmte o trafo da caixa amplificada estava em 110, ao receber o dobro da corrente, os seus enrolamentos nao suportaram a corrente e entraram em curto queimando o trafo, o fusivel só queimaria em duas hipoteses

    1° - curto circuito tanto na fonte quanto na saida de som

    2° se ele tiver um fusivel para 110v e outro para 220v, mas isso é um gasto a mais que o fabricante nao quer ter.

    Pode leva-lo a uma oficina de confiança que rapidinho eles arrumam
    abraço. e claro, veja com o organizador do evento para pagar, pois a culpa nao foi sua, apesar de quê uma chave teste ia te salvar dessas.

    damiusc
    Veterano
    # mai/12 · Editado por: damiusc
    · votar


    Alex guitar man
    trendset
    Ficou ligado uns 3min. Fui ver ele tava desligado. Não saiu fumaça, mas senti um leve cheiro de queimado.
    Testei em 110, mudei a voltagem para 220 e testei tbm, não ligou o amp.
    O pessoal do evento vai pagar. Até porque era um evento da igreja, nem foi cobrado nada pra tocar.

    marcioguita
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Ja era o trafo....

    wiskeria
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    leve num técnico, pode ser só um fuzível de 20 centavos um um tranformador de 300 reais...

    LeandroP
    Moderador
    # mai/12
    · votar


    damiusc

    Isso não resolve o seu problema agora, mas pode evitar que isso se repita:

    http://i46.tinypic.com/i4ld2q.jpg

    Custa R$ 10,00 no máximo.

    Luiz_RibeiroSP
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    já que vão pagar...eu acho que as válvulas foram tmb,porque quando dobra a tensão no primário do trafo,dobra no secundário ,então pode ter danificado muita coisa,e o trafo se não queimou vai queimar porque quando ele esquenta muito, sai o esmalte do fio,ai ele funciona mas passa a esquentar mais do que o habitual porque algumas espiras entram em curto,ai quanto mais esquenta mais sai esmalte e ai vira um efeito bola de neve,igual acontece com motores tambem...,depende do tempo que ficou ligado. 3 mim é muita coisa

    trendset
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    damiusc

    Ficou ligado uns 3min. Fui ver ele tava desligado. Não saiu fumaça, mas senti um leve cheiro de queimado.
    Testei em 110, mudei a voltagem para 220 e testei tbm, não ligou o amp.
    O pessoal do evento vai pagar. Até porque era um evento da igreja, nem foi cobrado nada pra tocar.


    Olha cara, voce só vai descobrir se levar a um técnico, pode ter cozinhado o trafo e pra enrolar novamente vai ser um pouco salgado, ou pode ter queimado algum componente de proteção já que esses aparelhos mais antigos tinham mais proteção e qualidade do que caixas warm music, meteoro e afins.

    damiusc
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Galera, mandei num técnico em eletrônica muito amigo meu e de boa confiança. Ele conseguiu ligar o amp, mas mal saiu som.
    Eu conversava com um amigo meu e ele disse que possivelmente tenha sapecado as Válvulas.

    Será mesmo?? vou ter que trocar?? Quanto vou ter que gastar nisso???
    Ajuda ai!!

    LeandroP
    Moderador
    # mai/12 · Editado por: LeandroP
    · votar


    damiusc

    Pode ser que tenha queimado as válvulas. O preço vai depender da quantidade de válvulas de pré e de potência. Se tiver válvula retificadora, de reverb, inversora, é bom testar e se for o caso trocar também. Principalmente as que trabalham casadas (potência).

    damiusc
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Então, não entendo muito bem das válvulas. Mas se não me engano são 2 de Power 6L6 e 3 de pré.

    sandroguiraldo
    Veterano
    # mai/12 · Editado por: sandroguiraldo
    · votar


    damiusc

    Pois é, o duro que na minha cidade não conheço nenhum técnico em amp, quem dirá de confiança


    Galera, mandei num técnico em eletrônica muito amigo meu e de boa confiança.

    Estranho sua colocação, mas enfim... o cara não sabe te dizer o que foi exatamente???

    Mais uma coisa, é a segunda vez que te dão uma tomada com voltagem errada hein... queimou a fonte do pedalboard do mesmo jeito... tem que se ligar cara!

    damiusc
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    sandroguiraldo
    Ta precisando de umas aulinhas de interpretação de texto neh irmão?! Realmente não conheço nenhum técnico em Amplificadores e esse meu amigo é sim um bom técnico em eletrônica em geral e não específico em amps. Entendeu?
    A propósito, o que eu deveria ter feito eu já sei, preciso de ajuda em o que fazer agora. Em todo caso obrigado pela crítica “construtiva”. =]

    Ricardo CB
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Aconteceu isso com meu blues Jr, Levei na autorizada fender e saiu 80,00 o concerto. Não foi trafo não, .

    sandroguiraldo
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    damiusc

    Opa, desculpa aí então. Cutuquei só pra ver rsrsrs

    Pra todos os efeitos, sempre que for tocar em lugares diferentes, sempre confira a voltagem, compre um teste igual ao que postaram aqui e dificilmente terá esse problema.

    Outra solução é só usar o ampli em 220v... sempre mantenha a chave seletora de voltagem em 220v.

    Quanto ao que pode ter acontecido com seu amp, fica dificil saber mesmo.

    LeandroP
    Moderador
    # mai/12 · Editado por: LeandroP
    · votar


    damiusc

    Talvez não seja necessário trocar as válvulas de pré. Se tiver como retirar todas as válvulas e testar com um medidor. Já as 2 válvulas 6L6, se você tivesse que trocar algum dia, teria que trocar as duas de uma vez, pois elas precisam ser casadas. No par de 6L6você deve pagar entre R$ 100,00 e R$ 200,00 dependendo da marca. E nas 12AX7 por volta de R$ 50,00 cada. Tô partindo do princípio que as válvulas de pré sejam essas (12AX7), porque é a mais comum. Ao todo, fazendo um bom negócio, dá uns R$ 300,00 só de válvula.

    damiusc
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    sandroguiraldo
    hehehe. Tive que aprender isso na marra.. rsrs"

    LeandroP
    -Como faço pra testar as Valvulas? Que tipo de medidor?
    -Que marca de Valvula boa eu posso comprar que ainda vou ficar com um bom clean e o drive vintage que o amp tinha??
    -Onde posso comprar?

    LeandroP
    Moderador
    # mai/12 · Editado por: LeandroP
    · votar


    damiusc

    Você pode procurar na net mesmo. No Mercado Livre tem um monte de anúncios, com marcas variadas. Sei que 6L6 tem Sovtek, Svetlana, Winged C, Groove Tubes, JJ Tesla. O meu amplificador usar Sovtec, mas não é 6L6 e sim EL84.

    Pra testar eu não sei como faz. Sei que tem medidores próprios. Você pode comprar as válvulas novas (já que vai ter que comprar mesmo, mais cedo ou mais tarde) e guardas as suas, e quando tiver uma oportunidade verificar elas.

    Não sei se tem como mudar o bias do seu amplificador pra EL84. As válvulas EL84 são utilizadas nos Vox Ac 30 (Beatles, Queen), e as 6L6 são comuns nos Fenders, som mais limpo.

    Posso estar dizendo bobagens. Melhor consultar a opinião de outros caras experientes, como nos tópicos do sr. carlos adolphs.

    damiusc
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Corrigindo! Minhas Válvulas são 2 EL34 no Power e 3 12AX7 no pré..

    LeandroP
    Moderador
    # mai/12
    · votar


    damiusc

    Melhor ainda. EL84 é mais barata. Vi no Mercado Livre por R$ 130,00 o para casado (JJ Tesla - a melhor).

    marcioguita
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Para testar valvulas precisa ter um aparelho que mede a emissao ,ela
    visualmente pode nao apresentar indicio de defeito,mas nao amplifica
    (sem ganho).

    1991
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Desculpa entrar no tópico assim do nada mais esses amplificadores kings são boms? pintou a oportunidade de mim trazer um do paraguai mais não achei nada na net!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Amplificador valvulado queimado