【FIXO】Caixas acústicas e alto-falantes - Para tentar tirar todas as duvidas

Autor Mensagem
Ismah
Veterano
# out/15
· votar


Jeff.guitar
Qual seria o "volume" de um amp de 12W num falante de 103db ao lado de um amp com falante de 100db? Algo em torno 18W ?

1W = 103dB
2W = 106dB
4W = 109dB
8W = 112dB
16W = 115dB

Dependendo o palco vai faltar volume para se escutar. Se for um 2x12 começa a ficar interessante.

henriquelhrf2
1) É verdade q o GB12 tem um timbre mais neutro e vai bem com a maioria dos amps?

Isso é relativo;

2) É verdade q o som dele é meio "ardido" com drive?

Existem geralmente um tone stack, que soluciona esse mal.

3) Pra definir se a caixa é adequada pro meu amp atual, o que conta é potencia do amp x potencia individual do falante (4w em 50w) ou amp x caixa (4w em 100w)?

Só tem conta maluca ali rsrsrs
O recomendado é que se use caixa com potência 40% maior que a do amp.

4) Caso eu compre futuramente um cabeçote de 50w, essa caixa vai servir?

Se essa 2x12" render por volta de 70W sim.

Os falantes estão em série (16 ohm), não sei se isso interfere no timbre ou na capacidade de receber sinal do cabeçote.

Interfere um pouco, impedâncias mais baixas tendem a tirar definição, e podar os graves. É mais uma daquelas coisas que acontece, mas se percebe melhor em laboratório.

Invalid User
tem chance de danificar o celestion caso eu toque junto com o mp3 player conectado no 'line in'?

O maior contra dessa ligação é o áudio mp3 estar clipado (não é NADA incomum) numa frequência que o falante não suporta (subgraves principalmente).

É a mesma questão de ligar um baixo num falante de guitarra: o problema é a excursão/incursão máxima que pode danificar, ou até romper (difícil) a borda do falante.

Mas... partindo do princípio de que o HT1 tenha 1Wrms @ 8r, e o V30 suporta 60Wrms @ 8r ou 16r, nem querendo vc reproduz frequências abaixo de uma guitarra, em níveis que vão danificar o speaker rs

henriquelhrf2
Veterano
# out/15
· votar


Ismah
3) Pra definir se a caixa é adequada pro meu amp atual, o que conta é potencia do amp x potencia individual do falante (4w em 50w) ou amp x caixa (4w em 100w)?

Só tem conta maluca ali rsrsrs
O recomendado é que se use caixa com potência 40% maior que a do amp.


Minha dúvida é se o timbre vai ser prejudicado por ligar um amp de apenas 4w num falante de 50w. Suponho q nao faça diferença nessa conta (em relacao a timbre) a potencia total da caixa, mas sim a potencia individual do falante.

Ismah
Veterano
# out/15
· votar


henriquelhrf2

Fará, por questão de que vc divide a potência pelos falantes, logo eles vão soar mais duros, que geram uma atenuação nos graves (tem a ver com curvas de fletche e munson).

Também mais falantes geram cancelamentos de fase entre si. É o que dá o som característico de uma 1x12" soar diferente de uma 2x12", 4x12", etc...

henriquelhrf2
Veterano
# out/15
· votar


Ismah
Fará, por questão de que vc divide a potência pelos falantes

Hmm... Isso é um problema... A questão é qta diferença fará, mas aí só testando pra saber...

Vi um video do Pedrone Titan (8w) ligado numa 1x12 com o GB12 e o timbre tava excelente.

Obrigado.

henriquelhrf2
Veterano
# out/15
· votar


Um forte indício de que dá certo ligar um amp de 4w numa 2x12 com até 130w.

Ismah
Veterano
# out/15
· votar


Não deve ficar ruim. Se tens pretensão de um amp mais potente pro futuro é interessante pegar essa caixa, para evitar ter de comprar duas vezes.

4W com dois falantes de 100dB/W/m de sensibilidade, vai te render 3dB a mais que com um falante só.

BrunoRodrigues
Veterano
# out/15
· votar


henriquelhrf2

Não é indício, é realidade ! ! !

Eu uso uma 2 x 12" para o Cabeçote de 7 Watts e curto bastante.

Abç & Sucesso ! ! !

#BrunoRodrigues

henriquelhrf2
Veterano
# out/15 · Editado por: henriquelhrf2
· votar


Ismah
BrunoRodrigues

O sonho acabou. Questionei o vendedor qto a ausencia do modelo do falante nas fotos. Ele foi verificar melhor e descobriu q na vdd sao GB1258.

Ele foi honesto.

Ismah
Veterano
# out/15
· votar


henriquelhrf2

Então...?

henriquelhrf2
Veterano
# out/15
· votar


Ismah

Desisti.

henriquelhrf2
Veterano
# out/15 · Editado por: henriquelhrf2
· votar


Alguém tem experiencia com o Celestion Rocket 50? É melhor (ou menos pior) ele ou o Seventy 80? Os preços são atrativos.

Prefiro o GB12, mas pra dar 16 Ohm teria comprar 2!

BrunoRodrigues
Veterano
# out/15
· votar


henriquelhrf2

"O sonho acabou."

Procura em outra Padaria ! ! !


Brincadeiras a parte, sei como é chato quando se faz planos, pesquisa e decide um determinado equipamento e no fim das contas, pelos mais variados fatores, acaba não dando certo o negócio.

Procure ver o caso por outro ângulo. Por exemplo, eu queria comprar um mic bom e não tinha grana para os mais top's. Ia comprar um intermediário e a loja acabou vendendo minha reserva por que o cara pagou um pouco a mais (preço do cartão em money). Semanas depois deu certo de achar, em outra loja, um Shure SM57 em oferta num liquida geral organizado pelo CDL da cidade. Paguei quase o mesmo preço por um baita Mic.

Quer dizer, quem sabe não deu certo nesse, pq coisas melhores virão ! ! !

Abç & Sucesso ! ! !

#BrunoRodrigues

henriquelhrf2
Veterano
# out/15
· votar


BrunoRodrigues
Procura em outra Padaria ! ! !

+1!

Hahaha... Era uma 2x12 Pedrone por apenas R$ 800...

Valeu pela força! Certamente outras oportunidades virão.

henriquelhrf2
Veterano
# out/15
· votar


Pessoal,

Meu amp atual é 16 ohm; o q pretendo comprar é 8 ohm.

Caso eu compre uma caixa de 16 ohm, qual o prejuízo de timbre q terei com o futuro amp?

Há alguma solução melhor pro meu caso?

Ismah
Veterano
# out/15
· votar


De timbre é meio complicado, já te disse lá em cima. Quanto mais baixa a impedância, mais difícil de emitir baixa frequência.

Sobre prejuízo, vc terá 60% da potência, ligando o amp, numa caixa com o dobro da impedância.

BrunoRodrigues
Veterano
# out/15
· votar


henriquelhrf2

Simples irmão...

Compra uma caixa de cada, faz os testes e posta aih suas conclusões ;)

Abç ! ! !

#BrunoRodrigues

henriquelhrf2
Veterano
# out/15
· votar


BrunoRodrigues

Não é tão $imple$ a$$im...

Vou pegar uma 1x12 com falante de 16ohm. Só não sei quando, tenho que procurar.

henriquelhrf2
Veterano
# out/15
· votar


BrunoRodrigues

Não é tão $imple$ a$$im...

Vou pegar uma 1x12 com falante de 16ohm. Só não sei quando, tenho que procurar.

henriquelhrf2
Veterano
# out/15
· votar


BrunoRodrigues

Não é tão $imple$ a$$im...

Vou pegar uma 1x12 com falante de 16ohm. Só não sei quando, tenho que procurar.

henriquelhrf2
Veterano
# out/15
· votar


Tem uma baratinha com um Celestion Rocket 50. Alguém sabe desse falante?

henriquelhrf2
Veterano
# out/15 · Editado por: henriquelhrf2
· votar


[site travando]

BrunoRodrigues
Veterano
# out/15
· votar


henriquelhrf2

"Não é tão $imple$ a$$im..."

Sim, sim... Citei só pra descontrair...


"[site travando]"

Pois é. Desde ontem não consegui acessar ou enviar mensagem. Hoje quando consegui postei 6 vezes seguida - kkkkkk...


Abç ! ! !

Ismah
Veterano
# out/15
· votar


henriquelhrf2

Pega uma 2 x 12 @ 16r (8 + 8) com opção para uso em 2 1x12" (stereo) @ 8r.

henriquelhrf2
Veterano
# out/15
· votar


Hoje testei uma 1x12 com Celestion Rcket 50. Foi a 1a vez q liguei meu AC4 numa caixa e achei o som MUITO melhor do q com o falante original. Qse comprei a caixa. O curioso é q o volume saiu menor! Creio q seja questao de sensibilidade do falante. Pra mim q só toco em casa isso n seria problema. E o precinho ó: só 300 reais. Mas dei sorte de nao ter pego pq apareceu uma oportunidade mto boa q vou comentar dps no topico de compra de amp.

Abços e obrigado pelas dicas, Ismah e
BrunoRodrigues.

Ismah
Veterano
# out/15
· votar


As ordens :)

BrunoRodrigues
Veterano
# out/15
· votar


henriquelhrf2

"apareceu uma oportunidade mto boa q vou comentar dps no topico de compra de amp"

Também fiquei curioso sobre o timbre que ficaria com o Celestion. Ia até pedir pra gravar uns sons para vermos as diferenças. Mesmo assim, aguardaremos ! ! !

Abç & Sucesso ! ! !

#BrunoRodrigues

BrunoRodrigues
Veterano
# out/15
· votar


henriquelhrf2

"apareceu uma oportunidade mto boa q vou comentar dps no topico de compra de amp"

Também fiquei curioso sobre o timbre que ficaria com o Celestion. Ia até pedir pra gravar uns sons para vermos as diferenças. Mesmo assim, aguardaremos ! ! !

Abç & Sucesso ! ! !

#BrunoRodrigues

henriquelhrf2
Veterano
# out/15
· votar


BrunoRodrigues
Também fiquei curioso sobre o timbre que ficaria com o Celestion.

O falante original do meu Vox tbm é Celestion, mas é vintage, tem 10 polegadas e apenas 10w de potencia. É feito pra distorcer. Qdo eu plugava a caixa externa, o som ficava mais limpo e a amplitude de frequencias era maior. Os graves apareciam (principalmente com drive) e os medios encolhiam, deixando o som mais equilibrado. Eu diria q o timbre ficou MUITO melhor, mesmo sendo o falante de 12" mais barato da Celestion. O som do combo é "encaixotado".

BrunoRodrigues
Veterano
# out/15
· votar


henriquelhrf2

Nada com um falante de 12" - no mínimo ! ! !

Quanto ao som que "ficava mais limpo e a amplitude de frequencias era maior" e "os graves aparecerem" já era esperado e entendo o que quer dizer com som "encaixotado", pois quando passei a usar amp's com falantes maiores parece que "ganhei vida" ;)

Abç ! ! !

henriquelhrf2
Veterano
# nov/15 · Editado por: henriquelhrf2
· votar


Pessoal,

Décimo terceiro chegando, tô pensando em comprar um falante de 1ª qualidade e gostaria de umas dicas.

Hoje tô com um amp estilo Vox (15w) e penso em pegar um cabeçote na onda Blackface (ainda n sei se será de 8, 15 ou 50w). Entao seria legal um falante q case bem com ambos.

> Não curto som estridente / ardido.

Vou instalar o falante no meu combo de 15w (traseira aberta), mas futuramente pode ser q faça um gabinete fechado.

A facilidade e o valor de revenda sao importantes pra mim.

Seguem as possibilidades q levantei. Gostaria de opinioes de quem já usou:

1) Celestion G12M-65 Creamback (inglês): R$ 812 (novo)
2) Celestion Vintage 30 (chinês): R$ 795 (novo)
3) Celestion G12M Greenback (chinês): R$ 707 (novo)
4) Celestion Classic Lead 80 (inglês): R$ 590 (usado)
5) Celestion G12t-75 (chinês): R$ 514 (novo)
6) Eminence Cannabis Rex: R$ 440 (novo)
7) Eminence GB128: R$ 385 (novo)
8) Pedrone Vintage Golden Tone: R$ 280 (novo)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】Caixas acústicas e alto-falantes - Para tentar tirar todas as duvidas