【FIXO】Caixas acústicas e alto-falantes - Para tentar tirar todas as duvidas

Autor Mensagem
Hendrix Gallagher Straits
Veterano
# ago/13
· votar


davi_t

Só colocando pra saber..

Eu fiz vários teste com varios falantes aqui, 12" selenium, 12" de rádio antigao, 15" Staner bx200, 15" Selenium woofer.

Tudo diferente nenhum é parecido um tem mt agudo outro tem mt grave outro tem pouco medio, o melhorzinho foi o de rádio velho mas esse é fraquinho e vai fica na caixa de um amp valvulado de 10w q vou fazer pra estudo um dia desses quando me sobrar tempo.

Agora vou atras dos celestion, satisfação garantida, mas quero comprar uns dois modelos diferentes e ver o que acho de cada um, com certeza os dois tb serão mt diferentes.

Alguem sabe onde acho celestion novo em uma loja ou vendedor de confiança?


Eminence quem sabe, é q eu uso mais pra estúdio, é complicado, pra saber só escutando.

davi_t
Veterano
# ago/13
· votar


Hendrix Gallagher Straits
É só comprando pra testar. Tentei contactar a empresa mas n obtive resposta.

Eminence voce encontra na CVaudio, comprei meu The Wizard lá. Celestion to por fora.

Hendrix Gallagher Straits
Veterano
# ago/13
· votar


davi_t

Tb ja falei com varios importadores e ninguem traz celestion, tá dificil de achar, se bem que mesmo novos serao fabricados na china, ai ja nei se se era negocio um novo, queria um inglês.

entamoeba
Membro Novato
# ago/13
· votar


Falante para amp de baixo

O mi mais baixo do contrabaixo tem 41,2Hz. Um baixo (de 5 cordas) costuma ser afinado em si, de 30,87Hz. Mas a "Frequency Response" dos falantes de contrabaixo não chegam a valores tão baixos. Por exemplo:

Eminence BassLite C2515: 52Hz - 2.5kHz

O que isso implica, na prática? Imagino que não haja risco de danificar o produto, já que falantes destinados ao contrabaixo possuem estas especificações. Mas quando excedermos esses valores o que acontece? haverá distorção? ruído? perda de volume?

Ismah
Veterano
# ago/13
· votar


hum pelo meu entendimento, esse valor em Hz é a resposta "plana", do falante... ou seja, não que ele não reproduza, mas com queda na amplitude (dB retrógrado quanto mais baixa a frequência)... Em resumo perda de volume... Tente reproduzir 20Hz - na web tem várias gravações de senoidais puras - nas caixinhas do PC... é possível que vc ouça, mas com volume extremamente baixo... mesmo em volume máximo...

Distorção é a formação de uma onda quadrada, num falante, quando a amplitude de uma onda ultrapassa o limite de percurso/movimento do cone (basicamente ele não tem mais como ir pra frente/pra trás do que aquilo)... mesma coisa num amp, que não tem mais energia para dar...

Ruído é causado por problemas de rede, e/ou isolamento basicamente se tem ruído, alguma coisa está em curto...

entamoeba
Membro Novato
# ago/13
· votar


Obrigado, Ismah. Já deu uma esclarecida boa!

Shogo
Veterano
# set/13 · Editado por: Shogo
· votar


pessoal, dúvida rápida, como faço para ligar o tiny terror numa caixa da orange que tem 2 entradas de 16 ohms? ligo 1 cabo da saída de 16ohms do cabeçote em uma entrada de 16 ohms, correto? a outra entrada serve para ligar outro gabinete em paralelo?

mestre_rubens
Membro Novato
# fev/14
· votar


Galera eu tenho um problema; meu amplificador começa a diminuir o som quando esta em um certo volume , o que não era pra acontece pq ele é de 80 wats e o problema acontece quando esta na metade.Minha duvida é se o problema é no falante ou na fonte.

Ismah
Veterano
# fev/14
· votar


Shogo

Não. Cada saída serve para ligar uma caixa por vez, segundo sua impedância.

mestre_rubens

Talvez nem um nem outro. Depende do tipo (SS ou VS)...

overset09
Veterano
# fev/14
· votar


Galera, preciso muito da ajuda de vcs.

Comprei o head Night Train 15H G2 da Vox: http://www.voxamps.com/us/nighttrain/nt15h-g2/

É o meu primeiro valvulado. Gosto de tocar sons limpos e tbm com overdrive/distorção.

Curto rock n' roll (led zeppelin, rolling stones) hard rock (acdc, kiss, guns n' roses, aerosmith), metal (ozzy osbourne, iron maiden, helloween, metallica) mas tbm gostaria de qualidade nos sons limpos.

Sei que é meio difícil termos o melhor dos 2 mundos (ótimo som clean e ótimo drive) mas acho que dá pra chegar bem próximo ao que desejo, visto que não quero nada high gain.

Vale lembrar que não sou profissional. Toco em casa e às vezes junto uns amigos para fazermos um som.
Mas gostaria de ter um equipamento que dê conta de ensaios e pequenas brincadeiras com amigos. Tocar em lugares pequenos, eventualmente um showzinho.

Estou pensando em confeccionar uma caixa para ele. Gostaria da sugestão dos amigos na escolha da caixa e tbm dos alto falantes.

O gabinete será feito pela rox stage, provavelmente com o sistema Easy Open (tampa em rosca para facilitar a abertura traseira da caixa).

Agora que as dúvidas surgem:

- Acredito que uma caixa 1x12'' seja suficiente, o que acham? 2x12'' seria um trambolho para ficar carregando, né? Seria um exagero, visto que para apresentações eu teria de microfonar de qualquer forma.

- Alto-falantes: Estou pendendo bastante para os nacionas Pedrone Golden Tone e Alien Ace, mas ainda não descarto os clássicos Celestion Vintage 30 e o Eminence The Governor. E aí, visando custo x benefício e versatilidade entre som limpo e overdrive, qual falante devo escolher?

Help me! =)

Ismah
Veterano
# fev/14
· votar


overset09

4x12" vc vai achar o escambau pra carregar então kkk

Não acho tanta mão levar uma 2x12"... Penso que qualquer apresentação com um nível mínimo aceitável para mais de 50 pessoas, se microfona a guitarra...

Tens que ver a resposta de frequência do falante e ver qual corresponde melhor com o que teu amp despeja... os Vox tem um médio sobressalente que é a referência deles... Eu ia tentar conseguir um par de 12" semelhante aos que vem no cubo... Acho que é o Vox Bulldog

Thiago Prado
Membro Novato
# fev/14 · Editado por: Thiago Prado
· votar


overset09

Para quantas pessoas você irá tocar?

Olha, como o cabeçote tem 15w, se for tocar pra 500 pessoas ou mais, recomendo que seja uma 2x12. Se o cabeçote fosse 50w, eu te indicaria uma 1x12 mesmo. Depende do falante que você for usar (alta ou baixa sensibilidade). Os gabinetes da Rox são grandes e bem fechados, então eles proporcionam muitos graves e deixam o som gordo. Se for tocar pra menos de 500 pessoas, vai de 1x12 mesmo! Mas o falante tem que ter 100dB de sensibilidade...

Lembrando que você sempre vai microfonar em shows. As recomendações que fiz só valem se você for microfonar!

No caso dos falantes, isso depende da sua verba. O Golden Tone é ótimo, custa menos da metade dos V30. Se você é muito fresco pra timbre, vá de V30, mas se você quer um bom som sem ser fresco e querer fazer seu próprio som, vá de Golden Tone... Por R$ 1200 você faz uma 2x12 com Golden Tone, já com V30 uma 2x12 iria custa uns 2k.

Thiago Prado
Membro Novato
# fev/14 · Editado por: Thiago Prado
· votar


Post duplicado.

Xoole
Veterano
# mar/14
· votar


então.... tenho um Crate Palomino 2x12 que está praticamente condenado , não tem ninguém que ache o problema de não sair som do bem-dito .... mas em fim , minha dúvida é .. consigo tranformar esse combo em apenas uma caixa para plugar um head nele, afinal os falantes estão ok e são celestion , se alguém souber se tem como fazer isso agradeço

no aguardo !!

Ismah
Veterano
# mar/14
· votar


Xoole

Basicamente ligue os falantes no cabeçote, só cuidado com a impedância!!!

Xoole
Veterano
# mar/14
· votar


Ismah

pois é ... conversei com Edson Bruschi , ele disse q é suss pra fazer ... e realmente disse para cuidar com essa questão , porém no caso dos heads dele tem chave pra selecionar .... valew pela resposta man !!

ah ... outra coisa que me passou pela cabeça ( hehe ) mesmo com o combo funcionando normalmente , será q tem como fazer algum tipo de ligação , onde eu possa optar por usar o combo normal e fazer uma entrada para usá-lo apenas como caixa para outro head , sei lá , talvez um cabo para plugar em outro head q na hora de ligado desative o amp do combo ....

seria interessante hein ??

Ismah
Veterano
# mar/14
· votar


Xoole

Um pedal A/B pode ser interessante para a aplicação... Eu uso um Vox Pathfinder 10 (combo) numa caixa 1x12", fiz uma adaptação (porca, diga-se de passagem) de uma chave industrial de 3A, onde seleciono o falante de 12 ou o falante de 6,5(original)

Xoole
Veterano
# mar/14
· votar


Ismah

huumm... interessante ... mas no caso vc usa um "amp " digamos assim , para duas caixas " .... no meu caso seria uma caixa" para dois amps " ( heads no caso ) o do combo e um head externo .... será q essa adptação com o pedal daria certo tbm nesse caso ??

Ismah
Veterano
# mar/14
· votar


Xoole

Daria, mas o A/B é a saída "mais melhor", devido ao alcance na hora do ao vivo, no meu caso a chave eu uso só pra matar a saudade do som original, ou quando transporto ele para tocar em outro cômodo.

O esquema de ligação ficaria

Saída do amp do cubo ---> in A do pedal
Saída do cabeçote ---> in B do pedal
Out do pedal ---> falante do cubo

Como maior contra vc tem alguns metros de cabo a mais, assim mais interferência, talvez menos agudos... Para atenuar o problema vc poderia deixar o pedal próximo aos amps, e para "eliminar" ele praticamente, usar uma chave...

Na chave os esquema ficaria o mesmo, onde A e B são os pinos laterais, e o out o pino central.

Xoole
Veterano
# mar/14
· votar


Ismah

hummm.... saquei .... mas ainda assim no meu caso faria uma chave pra "desligar " digamos assim o head do combo e plugar um head externo nos mesmos falantes ...

e obrigado man!! ta sendo bem útil pra mim as informações

Xoole
Veterano
# mar/14
· votar


Ismah

e esse Vox que vc tem , é bom ??? preciso de um amp pequenino mas que tenha um clean bom , esse seu tem clean "clean " ou vai "sujando" ao ir aumentando o volume ??

Ismah
Veterano
# mar/14 · Editado por: Ismah
· votar


Xoole

mas ainda assim no meu caso faria uma chave pra "desligar " digamos assim o head do combo e plugar um head externo nos mesmos falantes

Precisaria de uma chave A/B dupla... uma para gerenciar a origem do sinal que vai para os falantes, e outro a entrada da guitarra, acho que um 3PDT faria isso...

Cara o Vox pra mim ele é bom... Distorcer só um pouco no falante (TÍPICO dos Vox), como ele é SS a válvula faz uma falta...

quekell_rj
Membro Novato
# abr/14
· votar


Olá, amigos! Tenho um teclado Yamaha e vou começar a tocar em igrejas e preciso comprar um amplificador até R$900,00, pra começar. Me indicaram os da Oneal e Meteoro. Vi um da Oneal com 55W, mas tô achando pouco, o que vocês acham? Poderiam me ajudar?

Alex guitar man
Veterano
# abr/14
· votar


mestre_rubens
Galera eu tenho um problema; meu amplificador começa a diminuir o som quando esta em um certo volume , o que não era pra acontece pq ele é de 80 wats e o problema acontece quando esta na metade.Minha duvida é se o problema é no falante ou na fonte.

Quando o volume começar a baixar verifique se o falante esta quente

Alex guitar man
Veterano
# mai/14
· votar


Quem tem mais SPL, supondo que os falantes tem a mesma caracteristica:

Um amp 1x12 com 100w ou um 2x12 com 50W cada falante??

Alex guitar man
Veterano
# mai/14
· votar


up 4 dias depois da duvida pq a ultima vez com 6hr de diferença foi banido por flood

Alex guitar man
Veterano
# mai/14
· votar


Alguem sabe?

Ismah
Veterano
# mai/14
· votar


Alex guitar man

Mais falantes = mais ar movimentado = mais SPL

Creio que está a se referir a um amp de 100W ligado a um falante 12" VS um amp de 50W ligado a dois falantes de 12"... Ficou meio confuso (pois vc diz 50W cada falante, sendo que a potência do falante é indiferente - o que importaria era a relação dB/W)

Ismah
Veterano
# mai/14
· votar


quekell_rj

Teste e diga vc, se ele atende as suas necessidades...

davi_t
Veterano
# mai/14
· votar


Alex guitar man
SPL como o amigo de cima falou tem a ver com sensibilidade medida com dB/W.
Vc nao foi claro na sua pergunta. Sugiro ler mt sobre o assunto pra entender o lance como funciona.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】Caixas acústicas e alto-falantes - Para tentar tirar todas as duvidas