【FIXO】Caixas acústicas e alto-falantes - Para tentar tirar todas as duvidas

Autor Mensagem
KelvinW_
Veterano
# abr/17 · Editado por: KelvinW_
· votar


Pessoal.. Estou em duvida entre uma POD HD 500 e uma G5n, mas enfim, essa não é minha intençao aqui no momento, vejam bem: eu tenho um amp peavey bandit 112 e pretendo comprar uma das duas pedaleiras. Sei que a pergunta é provavelmente idiota mas vamos lá.

Minha dúvida é: Eu conseguiria usar o amp tipo como um amp pra pedaleira? Digo, simulando os amps, gabinetes e mics q tem na pedaleira por exemplo, e passando isso pelo amp, tipo o som somente sendo transmitido pelo amp.

Tem como? E se sim, qual a entrada q eu usaria e eu perderia qualidade do timbre da pedaleira por estar passando pelo amp?

Obrigado.

acabaramosnicks
Membro Novato
# abr/17
· votar


Se eu não estou enganado, para fazer isso que vc quer, tem duas condições:
- O amp precisa ter loop (send return)
- A pedaleira precisa ser compatível com o método de 4 cabos (send return)

KelvinW_
Veterano
# abr/17
· votar


Mas e o som reproduzido da pedaleira através do amp sairia fiel ao som da pedaleira ou teria alguma perda de timbre e/ou mudança devido a isso?

Ismah
Veterano
# abr/17 · Editado por: Ismah
· votar


KelvinW_

O som simulado será modificado pelo som do próprio amp. Um amplificador voltado para guitarra, passa bem longe de ser um amplificador linear. Assim como o AF, que também não é nada linear.
Mesmo usando no loop, situação um tanto mais adequada, ainda terá a resposta do AF.

O método mais adequado para o que pretende é usar um monitor linear e mandar o sinal em linha para o PA. Nada impede de usar o amp no input, tenho vistou usar assim, e com resultados tão bons como com um monitor.

De qualquer modo, recomendo que crie seus patchs tocando num fone ou monitor de estúdio com excelente qualidade.

FelipeeeeValois
Membro Novato
# mai/17
· votar


Pessoal, seguinte: Eu tenho uma Caixa Acústica ativa que é a Selenium SPM1200A e queria saber se ela é ideal pra tocar guitarra desde que eu tenha um bom set de pedais. Ou será que vale mais a pena investir em um amplificador, que no caso o dinheiro que eu tenho atualmente me deixaria comprar um Marshall MG30cfx? Qual é a melhor opção?

fconde77
Veterano
# mai/17
· votar


FelipeeeeValois

Vai tocar onde e para quantos?

Ismah
Veterano
# mai/17
· votar


FelipeeeeValois

Ela é um amp de guitarra? Se sua resposta for sim, tua resposta está dada.
Só mesmo se tu partir para alguma simulação.

fconde77

Não vai fazer diferença, ficará ruim de qualquer maneira...

FelipeeeeValois
Membro Novato
# mai/17
· votar


FelipeeeeValois

Vai tocar onde e para quantos

Eu toco no meu quarto msm kkkkkk mas é que meu pai que tem essas caixas e queria me dar uma, só que não sei se ela faz o mesmo trabalho de um amp de guitarra.

FelipeeeeValois

Ela é um amp de guitarra? Se sua resposta for sim, tua resposta está dada.
Só mesmo se tu partir para alguma simulação.
Ela é uma caixa acústica, mas sou leigo. Eu consigo tirar um som bom com ela? Ou é melhor comprar o Marshall mesmo?

Obrigado pela ajuda :d

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/17
· votar


FelipeeeeValois
Até pode ser usada para isso, mas eu não gosto.
Guitarra + Amp de guitarra = sonoridade adequada.
Abç

fconde77
Veterano
# mai/17
· votar


Ismah
A pergunta de onde e para quantos vai tocar é em relação a opção de compra do Marshal MG30...

FelipeeeeValois
Existem opções melhores que Marshal MG30 e com custo menor... Se vai tocar apenas em casa veja um Crow 2W com Circuito The 100 Buck... O circuito foi desenvolvido por membros do fórum Handmades. Indico pq tenho um comprado a + de 2 anos

disleptikus
Membro Novato
# ago/17
· votar


Bom dia galera preciso da ajuda de quem entende do assunto:
Eu possuo uma potencia Oneal 2700
(250 Wrms por Canal em 4 Ohms - 165 Wrms por Canal em 8 Ohms
500 Watts de Programa Musical por Canal em 4 Ohms
330 Watts de Programa Musical por Canal em 8 Ohms

E vou montar duas caixas passivas para usar com esta potência, com 1 falante de 15 polegadas 1 um driver titanium para cada caixa,

Gostaria de saber qual a potencia maxima em rms que devo comprar estes falantes, para que eu posso aproveitar ao maximo o som da potencia.

Desde já agradeço.

Ismah
Veterano
# ago/17
· votar


para que eu posso aproveitar ao maximo o som da potencia

Se definir o que isso significa exatamente posso te ajudar.

disleptikus
Membro Novato
# ago/17
· votar


disleptikus
Minha duvida é qual a potencia correta para os falantes para usar com esta potencia.

Ismah
Veterano
# ago/17
· votar


Essa é uma questão bastante complexa.

Existem 3 quadros...

1 - Sistemas de PA, onde se extrai o máximo do equipamento com recursos DSP extremamente bem dimensionado, assumindo com isso os riscos de danos por ir ao extremo, aplicando 200% (duas vezes) da potência nominal do AF.

2 - Sistemas de PA, nos moldes de como era antes do uso de DSP, onde não havia recursos para limitar potência efetuar cortes precisos etc.
Se assume riscos de haver erros, e se tenta minimizar os problemas que possam vir a ocorrer. Assim, a única segurança era operar de forma superdimensionada e com algumas redundâncias, como um corte de frequência na entrada e na saída do amplificador, ou as vezes até só na saída do amplificador; ou diodos em paralelo com a entrada do amp, e já vi também lâmpadas em paralelo na saída. Costumeiramente se aplicando de 80% a 100% da potência nominal do AF.

3 - Sistemas residenciais e de pequeno porte, onde rendimento não é tão importante, quanto a durabilidade e se assume o menor número de riscos possíveis... Normalmente só com filtros na saída dos amps (dentro das caixas na real), e totalmente superdimensionados. Onde se aplica de 50% a 80% da potência nominal do AF.

Creio que teu caso seja o 2 ou o 3. Então já sabe que cada impedância extrairá uma potência diferente do amp, e como calcular a potência do AF.

Indo além...
É preciso saber como tu pretende fazer essa ligação, pois terá cargas diferentes em regiões de frequência diferentes. Precisa assim, haver um divisor de frequência nessa história...
Precisaria-se saber o tipo de caixa para o AF, para manter uma coerência no amortecimento do amp, em função da impedância do AF... etc

Atendendo a isso, creio que

SGExtreme
Membro Novato
# ago/17
· votar


Seguinte vou comprar um amp de 40W, o alto falante que viria é de sensibilidade: 91db não faço a menor ideia do wrms desse mas estaria nos padroes exigidos... só que por uma quantia que vale a pena eu poderia por um falante com sensibilidade: 96db só que a potencia desse é 120WRMS, é 3x mais que o amp... Isso iria prejudicar o som? Ja li diversos topicos mas sempre parecem levar em consideração a mesma sensibilidade... Creio que nessa duvida não faz diferença, mas é transistorizado e o alto falante é de 12pol

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/17
· votar


SGExtreme
Isso iria prejudicar o som?
Não.
Abç

Ismah
Veterano
# ago/17
· votar


SGExtreme

Mal não há, mas poderia conseguir mais rendimento com um AF de menor potência... Isso mexe com o peso do conjunto cone bobina, e a = F / m, logo se a massa é menor a aceleração é maior, que se traduz em mais volume, ou melhor em mais sensibilidade (SPL por watt aplicado)...

96 é um valor deveras baixo... Tentaria conseguir ao menos algo por volta de 100dB, mas o ideal mesmo seria a partir de 105dB.

SGExtreme
Membro Novato
# ago/17
· votar


Tentaria conseguir ao menos algo por volta de 100dB, mas o ideal mesmo seria a partir de 105dB.

Eu até tentaria mas é um cubo barato, e provavelmente alto falantes com essa sensibilidade fugiriam e muito do preço que eu posso pagar agora. Já esses dois a diferença é pequena, compensaria até mais que aumentar a potencia.

Enfim, obrigado aos 2 por responder

Ismah
Veterano
# ago/17
· votar


Então, as vezes vale a pena pegar um AF bom, e guardar muito bem guardado o original. Se um dia for passar adiante o amp, volte com o AF original.

É algo meio trabalhoso mas que compensando um pouco.

Mesmo assim vale pesquisar... De 4dB são mais de duas vezes o volume...

Thiago.Guibu
Membro Novato
# ago/17 · Editado por: Thiago.Guibu
· votar


Boa tarde!

Bom tenho a mesma duvida que o SGExtreme. Vamos ver seconsegui entender o que vc quis dizer!
Se eu tenho um cubo com auto falantes de 10 de 8ohms com 40w Rms eu posso trocar esse AF por um do mesmo tamanho mas com 100w Rms como esse por exemplo?
isso alteraria em que no som final do cubo?

Abc

Ismah
Veterano
# ago/17
· votar


Poder pode, até pro um de vários e vários kW...

Vai mudar que quanto mais potente um AF, mais duro é a parte física (cone, suspensão, centragem/aranha...), porque ele espera impactos maiores que um com metade da potência... Isso se traduz em menos volume...

O alto-falante citado é um automotivo, bem duvidoso... Vai funcionar, mas tem algo muito importante para pesar na conta, ainda antes de volume: TIMBRE...!

Aposto uma jujuba que esse AF vai soar com pouco agudo... Porque ele não é pensado para isso... Ele é para subir até 1~2k e a outra via assume.

Paludo756
Membro Novato
# ago/17
· votar


Thiago.Guibu
isso alteraria em que no som final do cubo?

Como o meu amigo Ismah respondeu ai em cima: TIMBRE...!
E pra pior. A minha opinião, se é que me permite, seria: Não faça isso.
A menos que timbre não seja importante para você...

Thiago.Guibu
Membro Novato
# ago/17
· votar


Ismah
Na verdade esse falante que coloquei é só pra dar uma ideia (foi o primeiro que achei com as especificações aproximadas).


Paludo756
O timbre é importante sim!!

Mas se for pra melhorar o timbre trocando apenas o AF, qual me aconselharia? Ou melhor comprar outro cubo?

Valeu

Ismah
Veterano
# ago/17
· votar


São perguntas muito relativas! A troca do AF muda muda o timbre, em qualquer sistema... Quem decide se mudou pra melhor ou pior é o ouvinte!

Mas também é preciso entender que existem AF's e AF's...

Um AF desenhado para atuar com sub, tem resposta em baixas frequências, mas com toda certeza peca em médias e altas...
Normalmente ele QUEIMA se injetar uma frequência muito alta, mais precisamente, a bobina entra em curto, por derreter o esmalte do fio que a forma... Pois circula corrente pela bobina, mas ele não excursiona o suficiente para refrigeração adequada...

Existem os Mid Bass, que é o AF citado. Como o nome sugere, ele foca no médio grave - normalmente é o suficiente para aplicações domésticas e automotivas, onde a função maior é ouvir música, acompanhado de um tweeter ou super-tweeter geralmente...

Os tweeter, super-tweeters, drives de compressão fenólico ou titânio, são focados nas altas frequências... O driver TI reproduz normalmente de boa acima de 800Hz, mas precisa ser MUITO BEM dimensionado...

Isso nada te interessa em princípio, mas é bom saber...

Qual AF? Tudo depende onde quer chegar...! Tem AF que é mais agudo, mais grave, mais médio-agudo... Um AF com mais grave, melhora o headroom de um amp que já agrada... Um com menos graves, e menos sensível, pode ajudar a distorcer mais, sem precisar irritar o bairro inteiro...

Thiago.Guibu
Membro Novato
# ago/17
· votar


Ismah

Entendi!

Obrigado

kelvis
Veterano
# ago/17
· votar


Fala galera beleza ?
Entao .... gostaria de saber que falantes voces me indicariam para um Soldano SLO , eu estava pensando em um V30 , eu toco muito Ozzy , Whitasnake , iron maiden , guns n roses etc.. eu gosto muito do timbre do zakk Wylde

Ismah
Veterano
# ago/17
· votar


Dá para dividir em dois grupos... Ozzy e G'n'R tem timbres carregados de médios nas guitarras, Iron e Whitesnake tem um som mais mid-scoop.

O Sodano é bem próximo do Marshall de várias formas, e até certo ponto, mas com um pouco menos de sub-graves e um pouco mais de médio-graves. Existem os Electro-Voice EVM-12L Black Label, que são signature do Zakk.

alissow
Membro Novato
# set/17
· votar


Boa tarde amigos. Gostaria de saber se posso fazer a seguinte mudança:
Eu tenho 2 caixas passivas que comprei usadas e foram feitas sob medidas (não são de marca alguma).

Elas tem falantes de 15 de 300 watts RMS, porém esses falantes são de marcas muito ruins...

Gostaria de saber se posso trocar por falantes de 15 mesmo e também de 300 watts RMS, mas que sejam de marca boa! Isso melhoraria a qualidade? Apenas trocando a marca?
Obrigado!

Ismah
Veterano
# set/17 · Editado por: Ismah
· votar


Trocar pode, se vai ficar melhor ou pior é outro papo.

Primeiramente, não existe "trocando só a marca". Cada modelo de AF é único. Existem cópias? Existem, mas dizer que elas são IGUAIS é um grande equívoco.

Uma caixa é desenha para um AF específico (ao menos eu quero acreditar que a sua tenha sido). Se trocar o AF, mesmo por algum com parâmetros muito parecidos vai funcionar apenas mais ou menos, porque não é igual ao anterior. Não significa que vai ficar melhor ou pior - mas tende a ficar pior, por causa da discrepância.

alissow
Membro Novato
# set/17
· votar


Entendi Ismah. Como eu comprei usada eu não sei nem dizer se esse falantes são os mesmos de quando a caixa foi projetada, nem por quantas pessoas anteriormente passou kkkkk

Tem algum site onde eu possa fazer cálculo de litragem e saber quais falantes posso colocar ?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】Caixas acústicas e alto-falantes - Para tentar tirar todas as duvidas