Dúvidas sobre valvulados, wattagem, caixas acústicas.

    Autor Mensagem
    Stalingrado
    Veterano
    # abr/12 · Editado por: Stalingrado


    Tô entrando nesse mundo agora e, como sou um cara que gosta de pesquisar muito antes de comprar, tenho algumas perguntas a fazer:

    - Existe algo que possa ser conectado entre o power-amp e as caixas acústicas para enviar mais "potência" (no caso, não sei se é o certo a dizer, mas seria em relação ao volume mesmo) para as caixas? Suponhamos que um head de 7W trabalhe com o master no 6 antes de saturar, existe alguma maneira de amplificar essa situação fora do head? Sei que há a possibilidade de microfonar e enviar o mesmo som para os monitores, mas não é o caso.

    - Existe alguma relação de volume entre o número de falantes usados em uma caixa? Quanto a mais de volume uma caixa vai ter, a medida que aumentamos o número de falantes dela (se é que é possível estimar)?

    - Mesmo que não existe a possibilidade da questão número um, o volume de um head de 7W no clean é suficientemente alto para microfoná-lo? A questão da monitoração pode ser resolvida de várias maneiras, então o foco da pergunta é saber se um conjunto head+caixa 2x12 vai mandar volume suficiente para um mic.

    MMI
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Stalingrado

    xiste algo que possa ser conectado entre o power-amp e as caixas acústicas para enviar mais "potência" (no caso, não sei se é o certo a dizer, mas seria em relação ao volume mesmo) para as caixas? Suponhamos que um head de 7W trabalhe com o master no 6 antes de saturar, existe alguma maneira de amplificar essa situação fora do head? Sei que há a possibilidade de microfonar e enviar o mesmo som para os monitores, mas não é o caso.

    Impossível não é.Você pode ligar um "power soak" e mandar o sinal para um PA, por exemplo. Também pode ligar o pré apenas num power mais potente. Mas na prática isso não é tão viável. O lance é microfonar.

    Existe alguma relação de volume entre o número de falantes usados em uma caixa? Quanto a mais de volume uma caixa vai ter, a medida que aumentamos o número de falantes dela (se é que é possível estimar)?

    Sim, existe. Mas essa parte melhor deixar para os físicos e matemáticos de plantão, eles te explicam melhor.

    Mesmo que não existe a possibilidade da questão número um, o volume de um head de 7W no clean é suficientemente alto para microfoná-lo? A questão da monitoração pode ser resolvida de várias maneiras, então o foco da pergunta é saber se um conjunto head+caixa 2x12 vai mandar volume suficiente para um mic.

    Sem a menor dúvida. Para você ter uma ideia, o Zvex Nano Amp foi feito exatamente para microfonar em estúdios, tem 0,5 W.

    Stalingrado
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    MMI
    Massa, cara. Muito obrigado pelas respostas!

    Mas sobre a microfonação, em estúdio, eu sei que rola, porque tem todo um cenário preparado (em tese, né) pra isso. Mas e ao vivo?

    MMI
    Veterano
    # abr/12 · Editado por: MMI
    · votar


    Stalingrado

    Mesma coisa, ao vivo é legal usar um microfone cardióide condensador, tipo o SM-57, em "close-miking", ou seja, bem próximo do falante. Isso para captar menos ambiência e vazamentos, mas é a mesma coisa.

    Não pense que é baixinho o som de um amp de 7W não. Eu já testei o próprio Zvex de 0,5W e garanto que não dá para tocar no talo a noite num apartamento.

    Stalingrado
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    MMI
    Nesses lances de microfonação, já tenho alguma experiência, sou leigo MESMO é em amps valvulados... Não tenho a menor noção de quanto volume um 8W pode entregar. Mas, fazendo essa comparação com o de 0.5W, creio que role sim. Eu gosto da microfonação bem próxima mesmo, não curto muito ambiência (mesmo porque em geral não se tem uma sala bacana pra que justifique a captação dela). Tenho um Shure SM57, é dinâmico e ideal pra isso.

    Na realidade, cara, o que tô pensando em fazer é comprar um Sollo Mini8. Achei fantástico os samples do site e o vídeo que eles fizeram, além da construção e design. Já sacaste? É um head valvulado de 8W.

    Foto



    MMI
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Stalingrado

    Não conheço. Parece interessante mesmo.
    A questão não é só ambiência, ás vezes fica legal afastar um pouco. É que um supercardióide, hipercardióide tende a pegar mais som que vem de trás também, pegando mais a ambiência ou vazamentos quando se usa ao vivo. Close miking para tocar ao vivo em banda tem que cuidar dos graves para não embolar com o baixo e o bumbo. De toda forma, o SM-57 quebra bem o galho porque ele já tem um corte de graves. Estou fazendo um texto em colaboração com um colega sobre gravação de guitarras que explica esse papo de microfones. Em alguns dias vamos disponibilizar para a galera aqui.

    Abç

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvidas sobre valvulados, wattagem, caixas acústicas.