Qual um mic bom e barato pra microfonar o ampli e jogar na mesa?

    Autor Mensagem
    OBraga
    Veterano
    # fev/12


    eae galera , mais pra frente vou faezr show com minha banda!

    e tenho umas duvidas!

    1º Qual um mic bom e barato pra microfonar o ampli e jogar na mesa?(o meu é um Meteoro demolidor 50 watts)
    2º ate que tamanho de lugar fexado da pra tocar sem amplificar a batera?
    3º o baixista da minha banda usa um amplificador de 70 watts, tem que usar mic pra jogar na mesa tbm?
    4º vcs que ja fizeram shows , aonde vcs fizeram ja tinha as caixas e a mesa?

    e isso ae , e tipo que lugar fexado mais ou menos da pra tocar com meu ampli (sem microfonar, normal) o baixo (sem microfonar o ampli, ampli normal) batera sem amplificar e o vocal com uma caixa de 50 ou 70 watts!

    VALEU AE !

    punkderile
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    bem cara de microfone bom use o shure 57, ele e proprio para microfonar instrumentos e amplificadores.

    Raphael F. Silva
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    OBraga
    1º Qual um mic bom e barato pra microfonar o ampli e jogar na mesa?(o meu é um Meteoro demolidor 50 watts)
    Na falta de um Shure SM57 que o amigo punkderile indicou, experimente o GPA GM57, é uma cópia chinesa do Shure SM 57, e tem uma qualidade legal, e no ML é bem baratinho!

    2º ate que tamanho de lugar fexado da pra tocar sem amplificar a batera?
    Isso depende de vários fatores, como a acústica do lugar e etc! Não entendo muito de engenharia de som, mas acredito que no mínimo seria legal um mic para o bumbo e um ou dois overheads. Em qualquer tamanho de ambiente!

    3º o baixista da minha banda usa um amplificador de 70 watts, tem que usar mic pra jogar na mesa tbm?
    Seria interessantísimo microfonar o Amp do baixo! Mas na falta, pode ir ligado em linha direto na mesa. Talvez precise de algum periférico entre ele e a mesa para casar as impedâncias. Axo que se chama Direct Box. Me corrijam se estiver errado!

    4º vcs que ja fizeram shows , aonde vcs fizeram ja tinha as caixas e a mesa?
    Depende de local para local. Já fui em lugares que tinha tudo, e em lugares que não tinham nada. É muito relativo....

    Espero ter ajudado!

    carlos adolphs
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    OBraga
    Boas!Para definir o que e como usar em locais fechados, vai depender de diversos fatores.
    -O ambiente é um bar de happy hour?
    -O ambiente é um pequeno clube?
    -O que vc vai tocar?Só instrumental ou vai cantar também?
    -Qual o estilo de música da banda?
    -O local tem PA completo ou nada?(isso vc tem que saber com antecedência).
    -O local tem aparelhagem de palco?(Por exemplo, a casa em que eu sonorizava recentemente, eu tinha PA completo e Palco completo nos dois ambientes da casa, um para 1200 pessoas e outro para 600 pessoas).
    -Qual a altura do pé direito do ambiente?(quanto mais alto o teto, mais acústica tem o ambiente, chegando em alguns casos até a atrapalhar, como ginásios, por exemplo).
    -O palco é alto(mais de 1 metro acima da pista) ou tipo PUB(menos de 1 metro de altura)?
    Como vê, são muitas perguntas que as bandas não fazem e depois se queimam com o público, por não conseguir tirar um som decente.Se vc tocar em um ambiente relativamente silencioso, tipo PUB, para até umas 200 pessoas, sua aparelhagem assim como a batera, não necessitarão de microfonação adicional, ficando um som mais de "raiz", devendo a microfonação ficar mais concentrada na Voz.Os microfones de voz captarão ao fundo, o instrumental, que é o suficiente.Tenha em mente que microfonação de bateria acarreta em ter que usar mais volume no instrumental e Voz, o que fecha um circulo vicioso até chegar ao limite da aparelhagem e do ambiente, quando todos vão notar que é melhor baixar o volume de tudo pois não estão se escutando e o som está embolando.O recurso usado em palco e que evita microfonações desnecessárias é colocar a batera em um "praticável", que é aquele sub-palco que se usa para por a batera acima dos outros instrumentos, mais alta, fisicamente falando.Com isso o som dela se projeta e em pequenos e médios ambientes torna-se desnecessária a microfonação.Ampli de 70 Watts para o baixo é fraco, em relação ao seu de 50W de guitarra.Isso porque o ouvido humano tem em média uma queda de -3dB em frequencias abaixo de 200 Hz.A audição do baixo é feita primeiramente pelos ouvidos e secundáriamente pela nossa estrutura óssea.Sim, para os que não sabem, "escutamos" as frequencias baixas através da transmissão da vibração do ambiente, principalmente as abaixo de 40Hz, que vibram nossos ossos e cavidades internas do corpo, causando a sensação de "pêso" do baixo.Essa vibração interna é passada aos nervos internos do corpo e o cérebro interpreta como "pêso".Para esse pêso existir, é necessário primeiramente compensar as perdas do ouvido, que é o órgão primário de escuta, e como ele cai -3dB, vc precisa amplificar em +3dB ou seja, o dobro da potencia dos outros aparelhos, no mínimo.Então se vc tem 50W na guitarra, tem que ter no mínimo 100W no baixo.Uma pancada no bumbo ou na caixa da batera, gera SPL(nivel de potencia sonora, não elétrica) em torno de 120dB a 1 metro dela.As suas caixas de guitarra geram em torno de 110dB a 1 metro.Então a batera está acima das guitarras, 10 dB, que é 3 X a potencia das guitarras.Como a batida é de curta duração, usa-se um fator de redução de 0,5, ou seja a batera ainda fica 5 dB acima dos outros.Por isso que é difícil "tapar" a batera nos ensaios.É isso, desculpe a extensão do texto mas é para fins didáticos...Abcs.

    GuDaGuita
    Veterano
    # mar/12 · Editado por: GuDaGuita
    · votar


    tente o arcano copia do shure 57, ja usei ele, e guenta o tranco viu, usei em um ampli do pedrone de 100 w, usei mais de 50% de volume e me surpreendeu.....

    de uma olhada nele..... ARCANO

    agora o baixo, tente usar o ampli só para retorno, ligue em linha....

    BruceRamos
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    carlos adolphs
    Ótimas informações!

    Cesinha Realeza
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Carlos adolphs

    Como é bom ter informações como essas. A maioria dos "Engenheiros de som" dos lugares q toco sempre estão de saco cheio, com a fisionomia abatida e nunca ajudam agente quando temos um problema sonoro. Eu confesso que não entendo muito de som, mas sei quando ele está uma merda. hehe.

    juninholiveira
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Ótimas informações![2]

    sandroguiraldo
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    OBraga

    Abriu outro tópico sem necessidade e ainda ofendeu quem te respondeu...
    Se manca rapaz!

    kiki
    Moderador
    # mar/12
    · votar


    carlos adolphs
    o louco, ate sem eu pedir voce me dá boas respostas!

    o único defeito das suas respostas é falta de umas pausas! dá uns "enters" no meio que fica mais facil de ler!
    =p

    no mais, suas respostas completam aquerlas duvidas minhas sobre retorno no outro topico.
    valeu!

    sandroguiraldo
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    carlos adolphs
    kiki

    Manja nada de som esse Carlos Adolphs rsrsrsrsrs

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Qual um mic bom e barato pra microfonar o ampli e jogar na mesa?