Review: Blackstar Ht Club 40

    Autor Mensagem
    Danilo Corrêa
    Veterano
    # fev/12 · Editado por: Danilo Corrêa


    A mais ou menos 1 Mês atrás, adquiri um Blackstar Ht Club 40, foi o tempo de testar e testar novamente o ampli para conhecê-lo melhor a ponto de saber seus pontos fortes e fracos.

    Especificações:

    40w valvulados, o que me fizeram a não passar do volume 1.
    2xECC83 e 2x EL34, o que faz dele soar parecido com os Marshalls.
    2 canais com footswitch, onde é acionado o canal drive e o reverb.
    Falante Celestion Seventy 80's.
    2 tipos de reverb, light e dark.
    Controle ISF, muito interessante, mudando o modo de equalização do amp, britânico para americano e vice-versa.
    Saída para caixa externa e loop de efeitos.

    Canal clean:
    O canal limpo tem o controle de volume, o controle de tone e um botão de voice que muda a equalização, fazendo com que você tenha como se fossem 2 tipos de canal limpo, não tem uma diferença sonora gritante nisso, mas se percebe uma mudança na equalização. O tone eu geralmente uso ele bem aberto, pois particularmente eu acho o clean desse amp meio fechado, mas é só abrir o tone que o timbre lembra muito os Marshalls.

    Canal overdrive:
    De overdrive não tem nada, tem é um hi-gain puro, o que não é ruim, o timbre do canal sujo desse amp é muito bom, hi-gain de primeira, bem versátil na parte de equalização e também no controle ISF, mas o canal sujo é isso: hi-gain, mesmo com o ganho no 4 o ganho é alto, se abaixar ainda o ganho, o som parece ficar um pouco sem vida. O canal sujo também possui um botão de voice para mudar um pouco a equalização dando mais opções de timbre, tornando tanto o canal limpo quanto o canal sujo muito versáteis no quesito timbragem.

    Volume:
    Um grande diferencial desse amp é que ele tem 1 controle de volume em cada canal e um volume máster, o que significa poder fazer varias combinações, o volume máster funciona como um atenuador para o canal que estiver usando, o que é ótimo para quem toca em casa mas que quer aquele timbre de volume mais aberto: deixe o volume do canal no meio ou até mais aberto e controle o volume no máster para obter este resultado.

    Distorção do canal limpo:
    Abrindo o volume do canal limpo no máximo e controlando o volume no máster, você terá um novo tipo de distorção, parecido com a distorção de power, porém com as válvulas de pré. É uma distorção bem fraca, mas é uma saída para quem quer tocar com bem pouca distorção, já que o canal sujo é focado para o hi-gain. Para quem quer tocar com uma distorção nem forte nem fraca, você pode colocar um boost limpo nessa distorção ou abaixar o volume da guitarra no canal sujo, o que funciona muito bem. Mas esse tipo de distorção só acontece com o botão de voice desligado, com o voice ligado, você mantém um timbre limpo até no volume máximo, o que é um outro recurso do amplificador.

    Reverb:
    O amplificador possui um reverb muito natural, é um reverb digital que funciona muito bem, muito natural, o controle de reverb é bem preciso: abaixo do 4 você quase não consegue escutar o reverb, do 5 até o 6 o reverb fica bem legal e presente, daí em diante fica com muita reverbação para o meu gosto.

    Outros recursos e especificações:
    Possui chave stand-by para melhor vida útil do amplificador, basta ligar o amplificador e esperar um pouco, cerca de 1 minuto, depois é só puxar o stand by e tocar. Na hora de desligar é o processo invertido, puxe o stand by e espere um pouco para desligar.
    O cabo de força dele é desses mais novos, de 3 pinos, sorte que a do meu quarto já é assim.
    É um amplificador pesado, e como todo valvulado, sensível. Para locomoção, é aconselhado levar em um carro.
    É muito bem construído, produzido na koreia, tem uma construção bonita e estilosa.
    Pelas fotos pensei que o amplificador fosse pequeno, mas quando chegou em casa... era maior do que eu esperava.

    Sons:
    Infelizmente não tenho como gravar, mas existem vários vídeos no youtube sobre ele, mas... ao vivo ele soa muito melhor, existem vários motivos para eu achar isso: gravação, equalização, equipamento... Comigo ele soa um pouco mais cheio.

    Conclusão:
    Muito versátil, atendendo amantes do hi-gain e cleans ao estilo Marshall, amplificador muito profissional com recursos interessantes e inovadores, como por exemplo, o controleISF.

    Prós:
    Você não se cansa de encontrar recursos nele, e a cada recurso uma nova possibilidade, fazendo dele um amplificador para toda hora, mesmo sendo um amplificador hi-gain, ele funciona em tudo, basta gastar um tempo descobrindo o que ele tem a oferecer.

    Contras:
    O único contra que eu achei nele foi o caso do canal sujo ser puro hi-gain, para se obter uma distorção intermediaria, necessita-se de ajuda de terceiros na distorção do canal limpo ou até mesmo na de Power ou abaixar o volume da guitarra, o que funciona, mas não fica aquele crunch de distorção de Power.

    strinbergshredder
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Danilo Corrêa
    cara, ótimo review!!

    fazendo apenas uma perguntinha: não sei se vc já testou isso, mas esse tal controle ISF no modo americano, deixa o som mais "mesa boogie" mesmo?
    ou a mudança não é tão significante assim?

    Party Boy
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Show de bola cara.
    Ele é tipo cubo? Ou vc pegou o head e a caixa?

    Danilo Corrêa
    Veterano
    # fev/12 · Editado por: Danilo Corrêa
    · votar


    strinbergshredder

    Não é tão significante assim, a equalização em geral muda, nada de radical, é como se mudasse um pouco, tirasse um pouquinho de medios aqui e tal e colocasse agudos ali, nada muito radical.

    Party Boy

    ele é cubo, a série HT da blackstar possui 3 modelos em head, o Ht 20, 50 e 100

    strinbergshredder
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Danilo Corrêa
    entendi então cara...
    valeu aí!

    Danilo Corrêa
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    strinbergshredder
    De nada cara, qualquer coisa é só perguntar, estou indo trabalhar agora, volto a noite para responder.

    Abraço

    Party Boy
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Danilo Corrêa
    Parabéns pela compra cara.

    To pesquisando pra comprar meu primeiro valvulado e esse review me esclareceu mtas coisas, principalmente em relação a distorção dele...

    Só mais uma coisa: vc pagou quanto nele? comprou novo?

    Danilo Corrêa
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Party Boy

    É bom saber que pude esclarecer duvidas com esse review.

    Ele custa R$3.685 na Made in Brazil, você só vai achar esse amplificador la, pois a marca Blackstar é exclusividade da Made in Brazil aqui. Consegui desconto a vista e me entregaram o amplificador em casa via transportadora, sem nenhum problema na entrega, custo total de R$3.300.

    Led Zé
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Danilo Corrêa
    Distorção de Power:
    Abrindo o volume do canal limpo no máximo e controlando o volume no máster, você terá a distorção de Power no volume que quiser! É uma distorção bem fraca, mas é uma saída para quem quer tocar com bem pouca distorção, já que o canal sujo é focado para o hi-gain.


    Desse modo, você distorce o pré no canal limpo. Distorção de power só com o master aberto. Mas, se você abrir o Master e deixar o volume do canal no 1 , ainda sim estará só saturando o pré, pois o master precisa de mais sinal para distorcer. É verdade que o timbre foca melhor, mais aberto , mas continuará sem distorção de power amp. Distorção de power é só com volume alto ou usando um atenuador para volumes mais toleráveis. Abrax

    Danilo Corrêa
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Led Zé
    Distorção de power é só com volume alto ou usando um atenuador para volumes mais toleráveis. Abrax


    Pelo o que eu sei, o volume master desse amp serve como um atenuador, posso estar errado a respeito disso, pois não sou tecnico.

    JC_Junior
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Danilo Corrêa

    Está errado, o Master dele é como qualquer outro Master. Ou seja, pra você ter distorção de power vai ter que colocar volume, aumentar no Master.

    Danilo Corrêa
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Led Zé
    JC_Junior


    Obrigado pelas informações, vou arrumar no review.

    schuler79
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Danilo, vc toca que tipo de som? Chega tocar Blues e Rock Clássico? Pq eu toco do Blues, Rock Clássico até o Thrash Metal e to interessado nesse amp. Agora Que há uns meses que vc está com o BlackStar, o que vc está achando dele? Dá pra tirar uns drives mais bluezis?

    dnguitar
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    eu tambem estou pensando em comprar esse amp, mas preciso saber se da pra fazer pequenos shows com ele... tipo pra 900 pessoas. ajudai galera...

    Shapu
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Danilo Corrêa

    Brother , se quer drive mais vintage, um drive mesmo, vai de pedal no canal limpo hehe e deixa o lead como lead mrm uhahuauhahu, coisa melhor não vai existir; bom mesmo era se vc conseguisse saturar o power dele, o que não vai ser uma tarefa facil devido a potencia hehe.

    O blackstar ht 20 está na minha mira hehe, penso muito nele e no egnater.

    Shapu
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    eu tambem estou pensando em comprar esse amp, mas preciso saber se da pra fazer pequenos shows com ele... tipo pra 900 pessoas. ajudai galera...


    Da pra fazer até pra mais cara, vai sussa que da, e vc não vai nem conseguir abrir o master dele todo no canal drive hehe; pelo contrário, vc vai abrir até pouco :D.

    Tom.Morello
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Shapu
    O blackstar ht 20 está na minha mira hehe, penso muito nele e no egnater.


    Mano, você quer todos os amps <O>
    uhauahuhaua

    Shapu
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Shapu
    O blackstar ht 20 está na minha mira hehe, penso muito nele e no egnater.


    Mano, você quer todos os amps <O>
    uhauahuhaua



    Nada, na lista so tem:

    1- egnater rebel 30
    2- carvin v3m
    3- blackstar ht 20
    4- engl e305 gigamaster
    5- alien ou acedo hehe.

    Ta por ordem de prioridade ai :P, como tem alguns deles que são mais dificeis pra eu conseguir, como o engl, que so achei facilna thomann, e como não tenho experiencia como compras internacionais, to praticamente pulando fora dele; ja blackstar, carvin v3m e egnater to numa duvida daquelas, mas o egnater ainda é o meu favorito hehe. Se bem que a virtual vintage ficou de me enviar a cotação do engl hehe, é tenso.

    Até ja botei na cabeça que só vou comprar só final do ano o amp hehe.

    dnguitar
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Shapu, comprando o ht 40 posso descartar meu blackstar ht dual ou posso usar os dois?

    dnguitar
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Shapu
    só mais uma pergunta: entre o blackstar ht club 40 eo blackstar ht stage 60 qual tem melhor drive?

    Shapu
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Shapu, comprando o ht 40 posso descartar meu blackstar ht dual ou posso usar os dois?


    Cara eu realmente não conheço o ht dual, só ouvi falar dele aqui no FCC, quem pode lhe responder isso melhor é o BOG, pois ele tem um; agora, por ser um pedal valvulado, se ligar no input do amp, não terá problema, vai funcionar como qualquer outro pedal de drive. Eu não usaria, o drive do blackstar é sinistro já hehe. Mas que da pra usar os dois juntos dá, aí será vc testar pra ver se o resultado será bom; creio que sim.

    só mais uma pergunta: entre o blackstar ht club 40 eo blackstar ht stage 60 qual tem melhor drive?

    Então cara, os dois tem o drive parecido hehe, o stage 60 ganha por ser mais completo que o ht 40 e mas carinho tb; mas em relação ao drive os dois tem sonoridades muito semelhantes. Isso eu digo por reviews que vi dos dois, mas não cheguei a ver o stage pessoalmente, o unico blackstar que vi e toquei pessoalmente foi o ht 5. Nosso amigo Alf is Back comprou um, e ta adorando por sinal.

    dnguitar
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Shapu
    valeu pelas respostas cara!!!

    acmro
    Membro
    # jan/13
    · votar


    Danilo meus parabéns pela compra!
    eu acabei de comprar um e to adorando o som dele...

    to com uma dúvida sobre a voltagem dele
    em baixo do plug do cabo de força ta escrito 220 volts 300w.
    to querendo comprar um transformador pra ligar ele na rede 127 la da minha igreja...
    como ele é blackstar ht 40 club to em dúvida se compro um transformador de 40w ou 300w?

    me ajudem por favor!

    alexslender
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Você tem que levar em consideração a especificação de força, ou seja 300w, por se trata de um bom amp e preço considerável eu compraria tranquilamente um transformador parrudinho de 500w pra cima...
    Eu tenho um Mesa Single e uso um tranformador de geladeira nele.

    acmro
    Membro
    # jan/13
    · votar


    Valeu alexlender
    vou comprar um desse então.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Review: Blackstar Ht Club 40