como ligar a mesa de som no amplificador que tenho

Autor Mensagem
otavio c.
Veterano
# jan/12


alguem poderia me ajudar como ligo a mesa de som em um amplificador... devo usar algum cabo especifico?

carlos adolphs
Veterano
# jan/12
· votar


otavio c.
Ajudar a gente ajuda, porém como a nossa bola de cristal foi ligada em 220V e queimou, não dá pra adivinhar qual a mesa que vc tem, nem o amplificador.Lógico que usará um cabo ou dois, mas o tipo, depende da marca e modelo da mesa e marca e modelo do amplificador.

Alex guitar man
Veterano
# jan/12
· votar


carlos adolphs
Nossa Carlos eu querendo uma e você com sua falta de atenção queima a sua, kkkk +1.


otavio c.:

Qual modelo do amplificador?

carlos adolphs
Veterano
# jan/12
· votar


Alex guitar man
Não faz muita falta não, era uma bola valvulada e demorava pra esquentar, mas tinha certificado de autenticidade das Bruxas de Salém...KKKKKK

Gabimm
Veterano
# mar/12 · Editado por: Gabimm
· votar


Bom, no meu caso tentei usar:
Mesa de som Ciclotron (Wattson) 8 canais modelo MXS8S +
Amplificador de violão Crate 60W modelo CA6110DG +
Violão Cort L100.

Não entendo ainda como ligar ampli a a mesa. Testei cabos P10 c/ P10 em todas as saídas e entradas da mesa e do ampli e não funcionou. Alguém sabe me dizer se é necessário usar cabo RCA ou P10, qual entrada, saída?
Segue foto da parte de trás do meu ampli.
http://www.crateamps.com/showpic.php?pic=img/enlarge/CA6110DG_04.jpg

A mesa de som tem:
8 canais de entrada;
canal de saída stereo master L e R;
1 canal para efeitos externos com retorno em stereo;
1 canal stereo de entradas auxiliares (2 entradas);
1 canal para fone de ouvido stereo;
saída para gravação;
leds indicadores de nível de saída individuais — 0dB e;
CLIP — nos canais Left e Right do stereo master;
SMPS — Fonte de alimentação chaveada (fonte automática).

http://www.repel.com.br/audio-profissional/mesa-de-som-stereo-8-canais -mxs8-iii.html

Vlw.

Alex guitar man
Veterano
# mar/12
· votar


Esse amp não tem line out?

Gabimm
Veterano
# mar/12
· votar


Esse amp não tem line out?

Então Alex guitar man, olhei e tem sim, no line out aí da foto tem o controle de volume que o level, uma entrada tipo P10 chamada "high Z ball" e outra tipo entrada de Microfone chamada Low Z Ball. Uma entrada de baixo e outra de alto ganho? O que seria?

Alex guitar man
Veterano
# mar/12
· votar


Olha, essa saída de microfone que você falou é a famosa saida balanceada/XRL, eu pegaria cabo dela e ligaria na mesa :)

Gabimm
Veterano
# mar/12
· votar


Vlw cara! Eu pesquisei mesmo, é a tal XLR, mas preciso de um cabo XLR/XLR ou XLR/P10 praquela mesa que falei?

kiki
Moderador
# mar/12
· votar


Gabimm
nao entendi. voce quer mesa no ampli ou ampli na mesa?

Gabimm
Veterano
# mar/12 · Editado por: Gabimm
· votar


kiki
xiiii, agora me pego. Vou explicar o que gostaria de fazer.
Quero ligar meu violão no amp pra usar alguns efeitos que o amp me proporciona. Meu amp tem dois canais, pode ser 1 mic + violão ou 1 mic+ 1 mic ou, o que mais pensei, 1 violão + 1 violão. Mas queria tb ligar a mesa ao amp, pq na mesa ficará ligado um acordeon, Talvez o segundo violão que n ligaria ao amp e dois mics. Não sei se fui clara. :S

carlos adolphs
Veterano
# mar/12 · Editado por: carlos adolphs
· votar


Gabimm
Não há maiores problemas .Pegue seu violão e plugue em uma das entradas do seu cubo.Esqueça, por enquanto, todas as tomadas traseiras.Pegue outro cabo P10-P10, e plugue um lado no seu cubo, na segunda entrada, e o outro lado, em uma das saídas "master out" da mesa , a left ou a right.Vc não vai poder usar as duas saídas em estéreo pois seu ampli é mono.Nesse caso tanto faz vc usar a saida Left ou a Right, porém é importante observar o seguinte:Digamos que vc escolheu a saída left:Vá em todos os canais e pegue aquele botão rosa-salmão escrito "Pan" e gire todos para o lado que vc escolheu, o left, no caso.Isso encaminhará todos os sinais para o master left.Levante o volume "master left" até uma marca intermediária escrito "0 dB", assim como os volumes de canal que vc for usar.Plugue microfones na entrada "Mic" e violões adicionais na entrada "line in", que está logo abaixo da Mic, cada um no seu canal, lógico.Os controles de high, mid e low,deixe por enquanto no meio curso(posição zero), depois vc vai mexer neles conforme sua necessidade de mais graves(low), mais médios(mid) ou agudos(high).Dê volume para seu violão no cubo e volume da segunda entrada do cubo, para a mesa.Regule para ficar agradável.Tenha em mente apenas uma coisa:Tudo isso ligado em um cubo só, ainda mais sem uma caixa com tweeters ou drives de titânio para os médios e agudos, tem a tendencia de ficar meio "chocha", a não ser que ela já contenha esses dispositivos.Não espere, portanto um som "pesado" e bem definido.Vai dar pra ouvir, só isso.Abcs e boa sorte!Não esqueça de plugar a mesa na tomada...Ahahaha, senão não funciona!

keyhennan
Veterano
# mar/12
· votar


carlos adolphs

mandou muito bem...

Gabimm
Veterano
# mar/12
· votar


carlos adolphs

Muito obrigada, mandou bem msm! vou tocar daqui a pouco e tentarei fazer td que me disse. Caso algo dê errado entro aqui de novo rs. Agora, meu cubo tem um tweeter e um falante, acho que não é de titânio, mas tem controle de tweeter. Vamo ver se fica bom!
Abçs.

carlos adolphs
Veterano
# mar/12
· votar


Gabimm
Por nada, menina!Se enrolar a coisa, chama!Abcs.

Gabimm
Veterano
# mar/12
· votar


toquei mas ainda não fiz o teste da mesa, porque ela não é minha e não está cmg. Mas farei uma hr e verei se dá certo. De qlqr forma, to vendo msm que terei que comprar uma mesa boa de som pq liguei acordeon e violão no meu cubo e ficou uma droga, não sei se é a eletrificação nova do acordeon que ficou ruim ou se o cubo realmente não comporta as duas coisas. Mas td bem, isso eu penso dps...

carlos adolphs
Veterano
# mar/12
· votar


Gabimm
A eletrificação de acordeons geralmente são feitas ou com microfones de eletreto de alta impedância ou dinâmicos de baixa impedância.De qualquer forma nenhuma das versões casa com a impedância do violão, portanto só uma mesa para dar uma melhorada, pois vc pode compensar essas diferenças nela.Abc.

Gabimm
Veterano
# mar/12
· votar


carlos adolphs
então ficará mais ou menos:
Violão Gabi-> cubo canal 1
Mesa-> cubo canal 2
Violão Lis -> mesa canal 1
Acordeon-> mesa canal 2
Mic Gabi-> mic 1
Mic Lis-> mic 2
Beleza. Agora, fizemos um som num lugar e o acordeon da Lis ficou melhor ligado realmente a uma mesa, simples, mas o som ficou melhor, sem chiados. O problema é que as caixas pegam o som das teclas e dos baixos do acordeon, acho isso meio estranho, não sei se está certo. Pra eu testar tudo isso precisarei comprar mais cabos P10 pros instrumentos, pq só tenho 2 (um pro meu violão no cubo e outro pro cubo ligado a mesa), mas eu resolvendo isso testo tudo e te digo.

Agora, outra dúvida: se no lugar/bar que for tocar, tiver caixas ativas, não usarei meu cubo e aí levarei a mesa e ligarei as caixas na master out? ae o resto fica igual né? Pq alguns lugares tem caixas ativas ou passivas (essa última precisaria mesmo do ampli?)

Vlw por hora!

Alex guitar man
Veterano
# mar/12
· votar


O problema é que as caixas pegam o som das teclas e dos baixos do acordeon, acho isso meio estranho,

Pelo que eu sei isso é normal, ele pega todos os "ruidos", inclusive uma batidinha no acordeon.


Pq alguns lugares tem caixas ativas ou passivas (essa última precisaria mesmo do ampli?)

Sim, a caixa passiva é a caixa acústica com altofalante sem amplificador, e a caixa ativa é a caixa acústica com altofalante e amplificador, para "mover" uma caixa passiva é preciso uma potencia de acordo com a características da caixa

Gabimm
Veterano
# mar/12
· votar


Sim, a caixa passiva é a caixa acústica com altofalante sem amplificador, e a caixa ativa é a caixa acústica com altofalante e amplificador, para "mover" uma caixa passiva é preciso uma potencia de acordo com a características da caixa

entendi, ou seja, então se precisasse comprar uma caixa passiva e uma potência iria, talvez, gastar mais do que uma ativa? To vendo o que compensa pra ligar o acordeon; pq como o Adolphs disse, há diferença de impedância entre o meu cubo pra violão e ligá-lo num acordeon, ovbiamente ambos não foram feitos pra ligá-los juntos. Então, pensei na mesa ligada ao meu ampli ou numa caixa ativa. Há menos que houvesse um ampli pra acordeon, o que acho que não existe (tem pra teclado, mas nem sei se rola). Veremos...

vlw.

Alex guitar man
Veterano
# mar/12
· votar


entendi, ou seja, então se precisasse comprar uma caixa passiva e uma potência iria, talvez, gastar mais do que uma ativa?

Depende muito, os preços variam, mas a caixa ativa propõe muito mais praticidade.

Gabimm
Veterano
# mar/12 · Editado por: Gabimm
· votar


entendi.

tb to curtindo mais a ideia de cubo ou caixa ativa do que passiva. To lendo mta coisa a respeito disso.
O bom da ativa é n ter que usar potência né.
Mas e o peso dela? Sei que quanto mais peso maior será a potência e etc. O meu cubo pesa uns 17kg e sofro um pouco pra carregar (sou mulher rs). Mais que 20kg já n compensa pra mim. E quantos Watts vcs me recomendariam? Pra bar, no máximo 200w dá e sobra?

Alex guitar man
Veterano
# abr/12
· votar


Bom, pra guitarra eu sei que 100w da pra toca todo mundo do bar hehe, eu acho que 200w ta otimo

carlos adolphs
Veterano
# abr/12 · Editado por: carlos adolphs
· votar


Gabimm
Boas!O caso do acordeon estar dando o barulho das teclas e baixos, é que a microfonação não foi feita corretamente.Os microfones internos, geralmente dinâmicos ou de eletreto, tem que ficar instalados dentro de pequenas "luvas" de borracha macia ou espuma de borracha, para que seu corpo não capte os ruidos mecânicos das teclas.Esse ruido é transmitido pela carcaça do microfone, instalado diretamente na caixa do acordeon.
Quanto às caixas ativas, elas são mais práticas, porém mais pesadas.Mas isso não vem a ser problema.Basta chegar no local e jogar um "charme", que a gurizada vem correndo carregar pra vc...Ahaha!Abcs.

Gabimm
Veterano
# abr/12
· votar


Boas!O caso do acordeon estar dando o barulho das teclas e baixos, é que a microfonação não foi feita corretamente.Os microfones internos, geralmente dinâmicos ou de eletreto, tem que ficar instalados dentro de pequenas "luvas" de borracha macia ou espuma de borracha, para que seu corpo não capte os ruidos mecânicos das teclas.Esse ruido é transmitido pela carcaça do microfone, instalado diretamente na caixa do acordeon.
Quanto às caixas ativas, elas são mais práticas, porém mais pesadas.Mas isso não vem a ser problema.Basta chegar no local e jogar um "charme", que a gurizada vem correndo carregar pra vc...Ahaha!Abcs.


hahaha gostei Adolphs, é to vendo preços das ativas ou se ficarei com meu cubo msm, por hora. Bom, qt ao acordeon falarei pra minha amiga isso. Sei que ela colocou as espuminhas ao redor dos 3 microfones internos, mas ainda assim não nos acostumamos ao som dela, tem algo estranho. Veremos se alguém que toca acordeon (que ela conhece tantos forrozeiros) falará que está ruim. Dicas são sempre bem vindas!

Vlw gente! Contarei minha saga à vcs dps. :)

walter.guitarra
Veterano
# abr/14
· votar


Acabei de comprar uma mesa de som (Behringer Xenyx X1204 usb) para tocar, com banda, em ensaios, barzinho e pequenos shows. Eu achei que só a mesa era suficiente, mas fiquei sabendo que terei que ter também um amplificador, é isso mesmo? Se for, eu tenho um amplificador antigo da Gradiente System 95/125 Rack. o modelo do amplificador é S-95 AM/FM Stereo Reciver. As entradas que tem atrás do amplificador são: Phono (L,R), AUX (L,R), PLAY (L,R) e DIN. Eu posso usar esse amplificador para conectar na mesa?, em qual dessas entradas eu ligo? Se não for possivel que amplificador você indica? Grato pela ajuda.

Matec
Membro
# abr/14
· votar


walter.guitarra

Vc ligaria na entrada AUX (L,R).

Porém não perca seu tempo ou seu System. Além dessa entrada não ser a recomendada para uma mesa de som (vai distorcer o som rapidinho) Essa potência não dá nem pro cheiro para fazer som ao vivo. Além de pouco potente ela não tem um sistema de dissipação de calor eficiente (Ela vai fritar em poucos minutos)

Vc vai ter que investir mais um pouco e comprar uma potência de uns 500W RMS ou mais, e caixas boas e compatíveis com essa potência. Acha muito? Isso é só pra locais pequenos...

(Existem equipamentos usados mais em conta, que, estando em bom estado, tem ótima relação custo benefício)

Abs

Ismah
Veterano
# abr/14
· votar


Matec

500W só pra (uma) voz e violão é pouco... Recomendaria o dobro ou quádruplo disso e caixas compatíveis.

Matec
Membro
# abr/14
· votar


Ismah

Bom, eu citei 500W RMS e não PMPO ,

Dependendo do ampli de potência pode ter 500W RMS em 8 OHMs , 1000W RMS e 4 OHMS e talvez 1500WRMS em 2 OHMS . VC acha que prá barzinho é pouco?

Abs

walter.guitarra
Veterano
# abr/14
· votar


Ok Matec agradeço pelas dicas. Estou acostumado a tocar em igreja onde tudo já está pronto, é só plugar os instrumentos e tocar, pois quem cuida do som é outra pessoa e por isso não entendo nada, mas pelo visto terei que investir mais um pouco mesmo. Vou tentar achar usado para não ter que gastar muito. Valeu!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a como ligar a mesa de som no amplificador que tenho