Usar "input" como entrada auxiliar - funciona?

Autor Mensagem
Kleber Blacklock
Veterano
# jan/12


Bom dia, pessoal.

Adquiri um novo amplificador, ou seja, o amplificador antigo será usado como "multiuso" para tocar backing tracks enquanto acompanho com a guitarra no novo amplificador. O único porém é que esse amplificador antigo não possui entrada auxiliar.

Posso usar o "input" da guitarra como entrada auxiliar e plugar nele um MP3, por exemplo, para tocar as backing tracks ou não daria certo?

Agradeço desde já!


Kleber Blacklock

Bog
Veterano
# jan/12
· votar


Kleber Blacklock

Como amplificadores de guitarra tendem a modificar bastante o sinal de entrada, a tendência é que fique bem diferente do normal. Além disso, o input da guitarra é mono, e sem preparar um cabo especial para isso, você vai ouvir só um dos lados do som. Então, independente de dar ou não problema, a probabilidade é de que não soe legal. Acho que até caixinhas de PC fariam um trabalho melhor.

Led Zé
Veterano
# jan/12
· votar


Kleber Blacklock
Cara, já fiz isso mas fica ruim. É melhor vendê-lo e usar comprar multiuso mesmo. Comprei uma VoxStorm PSG350 com entrada usb, falante de 12" . Tem ainda 3 canais e 2 entradas pra mic. Dá até pra brincar de Rock Band com os amigos plugando um mic nela. Bem melhor.

Alex guitar man
Veterano
# jan/12
· votar


Apoio a resposta do LED ZÉ

Kleber Blacklock
Veterano
# jan/12
· votar


Pessoal, muito obrigado a todos os que retornaram.

Deixe-me ver se entendi: independente de haver ou não entrada auxiliar, a saída no falante seria ruim? Ex.: meu amplificador não tem entrada auxiliar, teria que plugar no "input", isso deixaria o som ruim. E se tivesse entrada auxiliar, continuaria ruim do mesmo jeito, independente da entrada?

Valeu!


Kleber Blacklock

Deco_ufrj
Veterano
# jan/12
· votar


Kleber Blacklock
amplificadores de guitarra não costumam ter entrada auxiliar, só os multiuso...

E se tivesse entrada auxiliar, continuaria ruim do mesmo jeito, independente da entrada?

Em tese sim, mas como é dificil ter amp de guitarra com entrada line, fica dificil fazer essa comparação... de qq maneira, a ideia do Led Zé é otima... ou usa caixinha de pc tbm, hj em dia tem umas excelentes...

Kleber Blacklock
Veterano
# jan/12
· votar


Deco_ufrj

Então, o problema é que geralmente toco com um amigo que também toca guitarra, tocamos nos fundos do quintal de casa, e tocamos alto, hehe. Nos fundos do quintal de casa não tem computador para usarmos para rolar as BTs e acredito que devido ao volume em que tocamos as caixinhas não aguentariam.

Em relação a não ter auxiliar, o meu amplificador antigo (Demolidor 50w) não tem, já o que adquiri essa semana (Peavey Vypyr 75w - tentarei postar um review dele amanhã) tem, estranho.

Mas valeu pelas dicas.


Kleber Blacklock

juninholiveira
Veterano
# jan/12 · Editado por: juninholiveira
· votar


em vez de comprar um multi-uso eu guardaria o dinheiro pra usar em algo melhor e usar as caixinhas do pc msm.

Alex guitar man
Veterano
# jan/12
· votar


amplificador de guitarra é diferente de qualquer amp que existe, você vai ter um som sem grave, cheio de médio e é capaz de queimar/estourar o falante

Kleber Blacklock
Veterano
# jan/12
· votar


Pessoal, aproveitando o tópico e falando sobre "inputs" de amplificadores.

Esse amplificador novo que adquiri tem umas funções meio que desnecessárias, uma delas é a seguinte: quando a guitarra está desplugada do input, as luzes do amplificador ficam piscando igual a um pisca-pisca de árvore de Natal, ao plugar a guitarra no input, ele desliga essa função. Pergunta: não prejudica o falante desplugar e plugar a guitarra com o amplificador ligado?

Outra coisa: ao desligar esse amplificador ouve-se um tipo de um "estouro", isso é normal também? Nunca tive um amplificador mais "profissional", os que eu tive nunca apresentaram esse estao que estou comentando.

Valeu!


Kleber Blacklock

Alex guitar man
Veterano
# jan/12
· votar


O estouro é normal, quando você desliga faz "TU" bem seco né.......

Eu vejo muitas pessoas plugando e desplugando sem desligar o equipamento, isso não é recomendado pelo fabricante.....É claro que se você fazer isso não vai estourar o amplificador, mas quem sofre é o falante...
Eu não recomendo, a não ser que for um caso que realmente necessite....

Kleber Blacklock
Veterano
# jan/12
· votar


Alex guitar man

Amigo, só tenho a agradecer pela atenção dispendida em meu tópico. Sem querer abusar de sua boa vontade (nem da boa vontade dos amigos), porém, se o fabricante criou uma função sem sentido como essa (piscar as luzes quando desplugado do input), será que realmente prejudicaria? Se plugar e desplugar com o volume no zero, será que dá problema?

Veja bem, é apenas questão de curiosidade, estou apenas tentando entender o porque de criarem algo assim se nem os fabricantes recomendam que se faça algo do tipo.

Valeu!


Kleber Blacklock

Alex guitar man
Veterano
# jan/12
· votar


Kleber Blacklock:

Com o volume baixo não tem problema, mas as vezes acontece de você plugar e dicar um mal funcionamento (chiadinho)...


Onde eu toco o baixista vive fazendo isso com o volume alto!!! ele faz isso com o mesmo amplificador faz exatamente 5 anos e nunca deu problema.

Bog
Veterano
# jan/12
· votar


Kleber Blacklock
se tivesse entrada auxiliar, continuaria ruim do mesmo jeito, independente da entrada?

Aqui é um baita de um DEPENDE. A coloração do amp é afetada pelo preamp, pelo power e pelos falantes. Ligando no input, você passa pelos 3, e ainda perde um dos lados do som. Ligando no aux de um amp normal, você pula o preamp, mas continua com a coloração dos outros dois estágios. Mas existem certos amps que fazem toda a coloração no preamp, às vezes com simulações digitais (ex: Roland Cube). Estes amps costumam ter power e falantes mais neutros que amps normais de guitarra, e por isso o aux deles pode soar ligeiramente melhor. Você ainda vai ter perda de graves (bumbo, baixo) e augdos (chimbal, pratos), com certa ênfase nos médios, mas menos do que teria com um amp normal. Além disso, ao pular o pré você tem menos estridência. Quanto ao stereo, você não perde mais um dos lados do som, mas como o amp tem só um falante o sinal dos dois canais é misturado, e você pode ter problemas estranhos com cancelamento de fases e coisas do tipo.

O ideal para o teu caso é um sistema stereo de propósito geral. Se não tiver, um amp com falantes mais neutros e em stereo (para guitarra, normalmente são amps pequenos feitos para estudo mesmo, como o Yamaha THR10). Se não der, um multi uso ou um amp com um falante mais neutro (ex: Line 6 Spider, Roland Cube). Se não der, um amp qualquer com entrada auxiliar. E em último lugar o input de um amp de guitarra.

Kleber Blacklock
Veterano
# jan/12
· votar


Alex guitar man

Valeu pelo retorno, irmão, esclareceu bastante minhas dúvidas!


Bog

O ideal para o teu caso é um sistema stereo de propósito geral. Se não tiver, um amp com falantes mais neutros e em stereo (para guitarra, normalmente são amps pequenos feitos para estudo mesmo, como o Yamaha THR10). Se não der, um multi uso ou um amp com um falante mais neutro (ex: Line 6 Spider, Roland Cube). Se não der, um amp qualquer com entrada auxiliar. E em último lugar o input de um amp de guitarra.

Putz, como dói ser burro... Eu tinha duas opções: adquirir um multiuso e continuar com meu Demolidor 50w, opção essa que me deixaria desestimulado, já que estava de saco cheio dos dois falantes de 8", e a segunda opção seria adquirir um novo amplificador para a guitarra e usar o Demolidor 50w para as backing tracks. Acontece que esqueci de verificar antes se havia ou não entrada auxiliar no Demolidor, nunca antes havia me preocupado com isso já que eu possuia um Ciclotron multiuso que foi doado a um amigo que precisava de um ampli para a guitarra dele. Enfim, agora tenho um amplificador legal para a guitarra (o Peavey Vypyr 75w que adquiri) e um péssimo amplificador para as backing tracks (o Demolidor 50w).

Kleber Blacklock

Alex guitar man
Veterano
# jan/12
· votar


Putz, como dói ser burro


Hahaha, eu era assim ( e ainda tenho secuelas), sobre amp de guitarra, timbragem, aprendi muito com o BOG

carlos adolphs
Veterano
# jan/12
· votar


Kleber Blacklock
Calma Kleber, essa excitação a mil, com ampli novo, querendo usar o velho, é normal.Agora desacelera e vamos pensar juntos.Primeiro, o fato das luzes piscarem tem um fundamento, quando se trata de plugar a guitarra.Muitas vezes o insert não é feito corretamente e o pessoal desce o pau que o ampli não funciona.Em segundo lugar, está havendo no mercado uma discrepância de padrões entre os plugs P10.Os disponíveis no mercado conforme a procedência estão vindo ou com 1/4" ou com 6mm.Isso está causando um problema do cão!O plug de 6mm fica frouxo no jack de 1/4" e o plug de 1/4" não entra no jack de 6mm.Os amplis importados tem jack de 1/4" e vc deve usar cabos com P10 importados.Os nacionais são 6mm, os importados, de 1/4", são 6,35mm.Daí o problema ser grande para os fabricantes, com reclamações de usuário a cerca de maus contatos, que na realidade são uso inadequado.Quanto ao Meteoro Demolidor, compre um Tweeter, desses de uso automotivo mesmo, ligue um capacitor bipolar de 4,7uF /63V em série com ele e a fiação resultante, em paralelo com os fios que vão para os alto-falantes originais(se o demolidor tiver saida para caixa externa, plugue o tweeter nessa saida(com o capacitor, lógico).Faça um suporte em L para ele e coloque-o sobre a caixa do Demolidor quando for usar com o MP3.O MP3 pode ser usado no input normal desde que vc faça um cabo de P2 estéreo para P10 mono, com dois resistores de 4,7K,1/4W, mixando os dois polos vivos do estéreo em um polo mono para o P10.Descreva assim para quem for fazer o cabo para vc.Quanto aos barulhos ao plugar ou ligar/desligar o ampli, basta reduzir o volume para zero antes de qualquer ação do tipo.Lembre que amplis transistorizados reagem de imediato à ligação, não são como valvulados que demoram a esquentar.Por isso do ruido.Em amplis mais elaborados(leia-se mais caros)existem circuitos anti-pop, em que há um rele de retardo de tempo de 2 segundos na conexão para o altofalante, evitando o POP.Abcs.

Led Zé
Veterano
# jan/12
· votar


carlos adolphs
Sempre preciso e correto BUT...nesse caso , não é pratico essa parada do tweeter. Isso se o cara for leigo. Vou dar aqui meus 2 cents:

Uma multiuso , dessas normais ( O'neal, Master, Wattsom, LL, Voxstorm), além de fazerem o dever de casa (reproduzir BTs) ainda vêm com entradas pra mic, que dá pra fazer uma graça quando se usa BTs sem voz. Tenho feito isso nos churrascões da vida e reuniões de família. Levo meu amp, minha guita, a multiuso, plugo o pendrive com as Bts e o depois plugo o mic e faço um mini showzinho pra galera. Fica legal, divertido e dá pra praticar beleza. Mas aí o sujeito pergunta: " Mas o ideal seria um sistema hi fi, pois a multi colore o som blá blá blá.....Acontece que essas Bts que a galera usa tem uma qualidade meia boca e usar um sistema caro SÓ pra reproduzi-las é um desperdício. A minha opnião é : venda o ampzinho extra e compre uma multiuso. É satisfação garantida.

carlos adolphs
Veterano
# jan/12
· votar


Led Zé
Sim , também entendo assim, mas é que o Kleber deu adiante o Multiuso dele e não quer se desfazer do demolidor, pelo que entendi.O lance do tweeter é um paliativo de baixo preço até que ele use algo mais adequado.Abcs.

Alex guitar man
Veterano
# jan/12
· votar


Não vira usar o demolidor não, mesmo colocando o tweeter você apenas vai colocar agudos, vai ficar Médio e agudo, você não tera grave....

Se você por um woofer também não vira o amp alem de tirar a qualidade da musica não vai mandar os graves para ele....

Kleber Blacklock
Veterano
# jan/12
· votar


carlos adolphs
Caramba, isso que dá estudar. Muito obrigado, amigo, você tem dado aulas nos tópicos que eu crio. Então, realmente eu não gostaria de me desfazer do Demolidor, meu menino de 6 anos vem mostrando interesse em tocar, já até adquiri uma guitarra infantil para ele, esse ampli vai acabar ficando para ele usar. Enquanto isso não acontece, correrei atrás de uma eletrônica e verificarei se o custo do paliativo valerá a pena. Por hora, deixo meu muito obrigado, depois eu conto se deu certo.

Led Zé
Alex guitar man
Pessoal, com certeza um multiuso seria bem mais interessante, porém, esse que vos escreve é um pai de dois filhos, casado, já correndo um risco enorme de ganhar o divórcio por ter comprado o Vypyr + Sanpera II para tocar em casa. Para minha digníssima esposa não há diferença alguma entre o Vypyr e o Demolidor, se eu aparecesse com um terceiro amplificador em casa, nesse caso o multiuso, só terei sexo novamente visitando uma zona.


Kleber Blacklock

Alex guitar man
Veterano
# jan/12
· votar


Então compre caixinhas melhores pra PC e conect elas no ipod/mp3 player.....


Aki em casa tem gente que não ve diferença entre um marshall JCM 800 pra um nitrous drive!

Led Zé
Veterano
# jan/12
· votar


Kleber Blacklock
Cara, com mulher e filho a coisa muda de figura. A minha me enche o raio do saco também mas estou domando a fera. Estou indo pros EUA mês que vêm e pra trazer uma Gibson e um amp novo vou ter dar o mesmo valor em outros presentes pra ela. Sai mais caro do que no Brasil! hahahahahaha

Kleber Blacklock
Veterano
# jan/12
· votar


Alex guitar man
Alex, acha que um desses funcionaria ou é muito fraco? Pergunto porque já tive um home theather de PC de 10 watts que dava um som alto pra caramba:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-212893588-caixa-som-digital-por tatil-com-lanterna-radio-fm-sd-usb-mp3-_JM


Led Zé
Hehe, o molho sai mais caro que o peixe.

Kleber Blacklock

Alex guitar man
Veterano
# jan/12 · Editado por: Alex guitar man
· votar


Kleber Blacklock:

Depende, é incrível, entrada pra cartão e pendrive, equalizador, controle remoto e entrada pra celular/mp3, mas são 10W, acha que ela aguenta o tranco?

Kleber Blacklock
Veterano
# jan/12
· votar


Alex guitar man
Depende, é incrível, entrada pra cartão e pendrive, equalizador, controle remoto e entrada pra celular/mp3, mas são 10W, acha que ela aguenta o tranco?

Aí que tá, não faço idéia... Conforme coloquei anteriormente, já tive um home theather de PC (que nada mais era do que duas caixinhas + subwoofer) de 10 watts que deixava até surdo, porém, não dá para saber se esses 10 watts desse aparelho são iguais (sim, eu sei, 10 watts são 10 watts, porém, o pessoal mente muito).


Kleber Blacklock

carlos adolphs
Veterano
# jan/12
· votar


Alex guitar man
Alex, analize bem a resposta dos falantes:Os 8" respondem perfeitamente até 4200Hz, a faixa do tweeter inicia aos 2700Hz aproximadamente, portanto o extremo de um e o início de outro cobrem bem a faixa de médios.Posso afirmar isso pois os meus monitores de referencia do estúdio tem essa configuração e não perdem nada, nada de médios.O que vc falou valeria se fosse um altofalante de 12" e um tweeter, aí sim estaria correto seu pensamento.Mas é de 8"..
.Kleber Blacklock
Faça um teste com a configuração que lhe falei, tweeters piezo são baratos e as caixinhas de computador, na hora que vc se empolgar, vão sumir, antes dos vizinhos reclamarem...KKKKK.Sei como é com a patroa em casa, apesar de ter o estúdio e equipe de sonorização, cada ampli que compro, a tia chia pra caramba!
Abcs a todos!

Alex guitar man
Veterano
# jan/12
· votar


Bom são RMS, é claro que seu amplificador com volume no 1 da cobre o som das caixas.....

Tem um geito de deixar o atomic como "multiuso" mas vai dar um trabalho....

Porque você não vende o atomic, alem do pessoal criticar eu posso dar varias dicas de amps multiusos com faixa de preço do atomic....

Alex guitar man
Veterano
# jan/12
· votar


carlos adolphs:

O pré vai mudar o sinal

carlos adolphs
Veterano
# jan/12
· votar


Alex guitar man
Desculpe mais uma vez.Se vc colocar o tone stack em flat, não muda não, analizando o esquema elétrico de qualquer pré de guitarra, não há nada lá que indique isso.A mudança de sinal de música gravada só ocorre quando vc reproduz a mesma via disco de vinil, com seu tocador, que precisa uma equalização adicional chamada de curva RIAA.Vc usa prés com essa equalização quando passa vinil para computador para posteriormente gravar em cd/dvd.Após a gravação ser digitalizada, essa equalização não mais é necessária, como em qualquer uma gravação digital, em qualquer formato.Então se vc toca MP3 ou cd/dvd, o ampli de guitarra reproduz bem, desde que vc acrescente um tweeter ou se tiver grana, um driver de titânio, que melhora ainda mais.Fazia muito isso nos bailes tocados em que havia 15 minutos de descanso para a banda.Pode acreditar.O pré de guitarra em clean, é clean, não modifica nada, apenas se vc acionar o drive, aí, sim.Abcs.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Usar "input" como entrada auxiliar - funciona?