Valvulado 7 watts RMS - equivalente a quantos watts transistorados?

Autor Mensagem
Kleber Blacklock
Veterano
# jan/12


Bom dia, senhores.

Sou o proprietário de um Demolidor Meteoro 50 watts, 2 falantes de 8". Estou interessadíssimo em trocar de ampli e li comentários de que amplificador de guitarra tem que ter falante de 12".

Adicionwndo a isso o fato de eu nunca ter tido um amplificador valvulado, um ampli com falante de 12", válvulas 12AX7 e 6L6 e 7 watts de potência soaria melhor que um 2x12 transistorado de 100 watts?

Gostaria de usá-lo com minha Zoom G2.1u em ensaios sem compromisso apenas para lazer, toco heavy metal (Maiden, Metallica, Accept, etc), não sei se um ampli de 7" aguentaria o tranco e nem se seria o ideal para a proposta.

Agradeço desde já a todos os que ajudarem.


Kleber Blacklock

carlos adolphs
Veterano
# jan/12
· votar


Kleber Blacklock
Pelo visto, vc analizou o Borne T7.É um ótimo ampli para estudos com o timbre dos valvulados, mas não aguenta o que vc quer.Para ter o mesmo peso com valvulado, vc teria que ter 25-30W.Vou te dar uma idéia.Faça uma caixa com 2X12 e coloque no seu ampli atual(se não tiver saida para caixa externa, desligue os fios dos alto-falantes originais e ligue na caixa externa).Mesmo uma de 1X12 já melhoraria.Experimente.Abcs.

Kleber Blacklock
Veterano
# jan/12
· votar


carlos adolphs
Rapaz, tu tá ninja, matou a pau o ampli que eu estava pensando, hehe. Valeu pelo retorno!

Vou fechar o tópico porque encontrei um tópico bem parecido com esse meu.
Abraços!

Kleber Blacklock

lemingue
Veterano
# jan/12
· votar


Valvulado 7 watts RMS - equivalente a quantos watts transistorados?

Resposta: 7W

Abs.

Kleber Blacklock
Veterano
# jan/12
· votar


lemingue
Valvulado 7 watts RMS - equivalente a quantos watts transistorados?
Resposta: 7W
Abs.


Mandou bem, hehe. Acho que não expliquei direito, mas tudo bem, já encontrei um tópico relativo que não havia encontrado antes.

Como fecho o tópico?

Abraços.


Kleber Blacklock

francisco2004
Veterano
# jan/12
· votar


Valvulado 7 watts RMS - equivalente a quantos watts transistorados?

Resposta: 7W


É... a diferença é que no valvulado, se você colocar o volume em 50-60% e der uma palhetada forte, o som poderá clipar, mas ainda assim será tolerável. No transistorizado, uma clipada soa tão mal que você abaixará o volume para que a palhetada mais forte não produza distorção. Desta forma, a potência útil de um transistorizado acaba sendo menor dependendo da dinâmica das palhetadas.

Por isso é que existem mil teorias, por exemplo, de que um valvulado de 7W equivale a 14W, 30W ou 60W transistorizado. Isso é muito subjetivo e a verdade é que é possível fazer bem mais barulho num valvulado em relação a um transistorizado de mesma potência. Isso porque um valvulado clipando não é o fim do mundo, além de no valvulado não ser muito evidente essa zona de clipping (na verdade em todos os volumes o valvulado já está distorcendo um pouco, mas vai se tornando mais perceptível quando o volume está mais alto).

Já o transistorizado tem um limiar, um ponto onde, se clipar, ferrou o som; um ponto onde, se passar dali, o som fica abelhudo como um pedal ruim de distorção. Também tem outras coisas, como, por exemplo o decaimento do sinal após um ataque (palhetada). No transistorizado, diz-se que há menos sustain porque o decaimento de volume é abrupto depois da palhetada. Já no valvulado, o decay é mais suave, dando uma impressão maior de sustain (e de volume, já que o mesmo permanece num nível alto por mais tempo).

lemingue
Veterano
# jan/12 · Editado por: lemingue
· votar


francisco2004

Valeu amigo, mas já sabia disso.

Mesmo assim,

7W ainda é igual a 7W.

É que a pergunta que o Kleber Blacklock foi mal formulada, e, minha resposta foi só para descontrair e para ele se ligar que potência e volume não são parâmetros para dizer que o som é bom ou não.

Um decibelímetro não diferencia a qualidade do som, apenas o volume.

Abs.

francisco2004
Veterano
# jan/12
· votar


Outra coisa que eu não mencionei mas é importante lembrar também: dynamic range ou melhor, a compressão da faixa dinâmica que o valvulado promove.

Fazendo uma analogia com a fotografia, imagine duas câmeras, uma digital compacta de 300 reais e outra, amadora semiprofissional de 3000. A máquina de 300 reais vai clipar o céu (vai deixar um céu, que deveria ser de cor azul, branco) se você quiser captaurar os detalhes da superfície; ou irá deixar a superfície toda cheia de sombras pretas sem detalhamento se você tentar capturar o azul do céu. Na câmera digital de 3000 reais, você consegue reter mais detalhes das duas regiões. Isso é um dynamic range amplo: as câmeras boas comprimem as variações de intensidades/brilho, retendo detalhes dos extremos (claros e escuros).

Voltando para o áudio, num valvulado você também tem essa retenção de detalhes tanto nas palhetadas mais sutis quanto nas mais vigorosas, ou seja, as perdas de textura são minimizadas. Quando você toca com uma palhetada mais fraca no valvulado, dependendo do volume em que o ampli está, ele dá uma evidenciada nesses sons sutis. Por outro lado, se você dá uma pancada na corda, ele atenua um pouco o ataque, evitando uma distorção quadrada e grotesca. Ou seja, ele faz o mesmo que a câmera boa da fotografia: levanta o que está baixo e abaixa o que está alto, que nada mais é do que comprimir uma gama de intensidades em um intervalo menor, mas ainda assim com todos os níveis de detalhamento.

Imagine duas retas, uma com 10 cm e outra com 5 cm. Ambas possuem (ou suportam) infinitos pontos, então todos os pontos que cabem numa reta de 10cm você pode enfiar em uma reta de 5 cm; talvez terá de espremê-los mais, mas com certeza cabem. Isso é mais ou menos uma representação gráfica do que ocorre quando se comprime áudio ou luz. O transistorizado praticamente não tem essa habilidade e requer um compressor externo, o que acaba produzindo um pouco de ruído no sistema... e nesse caso não vale a pena usar um compressor só para reproduzir o que um valvulado consegue entregar de graça.

Como o valvulado produz essa compressão, deixando o sinal num nível mais constante e próximo da faixa de clipping sem distorcer, a sensação de volume (e potência) é maior.

Sei lá, essa foi uma explicação bem empírica e informal de algumas razões pelas quais um valvulado de 7W soa mais alto que um transistorizado de 7W... correções, fórmulas, etc, são bem-vindas.

lemingue
Veterano
# jan/12
· votar


Kleber Blacklock

Faz tempo que não fecho tópicos, mas deve ter alguma opção no fim da página ou no teu perfil. Se não achar, pede para um moderador botar o ponto final.

Abs.

francisco2004
Veterano
# jan/12
· votar


É que a pergunta que o Kleber Blacklock foi mal formulada, e, minha resposta foi só para descontrair e para ele se ligar que potência e volume não são parâmetros para dizer que o som é bom ou não.

Beleza, eu entendi a piada, mas aí prossegui com uma resposta não-piada para o tópico não morrer na piada. Eu sei que tem vários tópicos com essa discussão, alguns com um toque mais formal por estudantes de engenharia elétrica, outros por músicos, outros por técnicos em eletrônica, handmakers, etc. Eu quis deixar a minha visão sobre a coisa por aqui também :P

Abraços

Kleber Blacklock
Veterano
# jan/12
· votar


francisco2004
lemingue

Rapaziada, eu tentando fechar o tópico e vocês dando uma aula, hehe. Valeu mesmo, pessoal, só fico triste por saber que o valvuladinho de 7" não me ajudaria, por um instante pensei que mataria minhas lombrigas de ter um valvulado. Vai ter que ser o 2x12 da mesma empresa, quem sabe um dia não consigo um Randall ou algo do tipo?

lemingue

Cara, nem vou pedir para fechar, a coisa tá ficando boa graças aos amigos acima, hehe.

Retomando: um 2x12 de 100 watts seria o bastante? Conforme colocado acima, tenho um Demolidor Meteoro 50 watts que, ao tentar acompanhar o baterista "hammer of Thor", o clean não aguenta e racha.

Muito obrigado até agora, pessoal!


Kleber Blacklock

Bob Mauley
Veterano
# jan/12
· votar


fecha não o/

Suicide Messiah
Veterano
# jan/12
· votar


Kleber Blacklock
Dá uma sacada neste vídeo, que é uma demonstração dos amps da Orange com volume no talo. Exatamente aos 6:07, você verá o Tiny Terror com volume no máximo chaveado em 7W. Acho que ele usou uma 4x12.


carlos adolphs
Veterano
# jan/12
· votar


Suicide Messiah
Só um cuidado, sejam um pouco céticos a respeito dessas demos.A intensidade proporcionada pelos amplificadores pode ser mudada simplesmente pelo posicionamento do microfone que está captando a gravação ou se ela foi feita à partir do PA, que é o que parece.Nesse caso se o operador de PA estiver utilizando compressor/expansor(o que é comum para manter o SPL quase constante), vai mascarar a potencia real.O timbre não, esse pode ser bom mesmo, mas o SPL mascara.Abcs.

Suicide Messiah
Veterano
# jan/12
· votar


carlos adolphs
Cara... pra mim é o som da caixa 4x12 mesmo. Não vi nenhum microfone perto da caixa.

Até por este motivo, creio eu, o som não está com qualidade ideal, pois foi captado pela filmadora.

Confere lá...

Abraço.

lemingue
Veterano
# jan/12 · Editado por: lemingue
· votar


Kleber Blacklock

um 2x12 de 100 watts seria o bastante?
Depende pra que. Eu tenho um de 100 e 2x12. É volume paca, para maioria das situações é demais. No meu caso o clean fica clean até ensurdecer. Eu prefiro assim, não é que não gosto de crunch, mas para isso meu amp tem um boost só para crunchar o clean.

tenho um Demolidor Meteoro 50 watts que, ao tentar acompanhar o baterista "hammer of Thor", o clean não aguenta e racha.
Algo entre 30-50W e 1x12" dá pra maioria das situações. Tem gente que acha que até 15W já dá, eu fico com o pé atrás pois depende do volume do resto da banda, do tamanho do lugar e da configuração de falantes. Pra tocar em casa e em "barzinho ambiente pra um pouco mais" está ótimo. Pra tocar em casa pode ser até menos, mas essa conversa vai longe... Se não tem muita grana e vai usar em diversas situações, e não apenas em casa, eu pegaria um com pelo menos uns 30W ou esses amps mais recentes que fazem render um pouco mais de potência de 2 EL84. Valvulado não é tudo igual, veja o timbre também. O Hot Rod é 40W e tem volume paca, mas, pra mim, só serve para rock pop light, blues e etc (obs: não gosto de usar pedal para drive).

Voltando à potência, se o valvulado tiver um bom falante, dependendo da potência do mesmo, no clean, o som não racha, mas sim cruncha, e fica bonito. Não é clean, mas também não é ruim, tem gente que prefere amps menos potentes justamente para obter esse som.

Respondendo a sua pergunta, 50W não vai crunchar tão fácil no clean. Provavelmente seu batera "hammer sei lá o que" vai pedir arrego e mandar tu baixar o volume.

OBS: Já tive amp de 30W 1x12", e, além do head, tenho um combo de 50W 1x12". Não que precisasse tê-los para saber como são as coisas, mas é só para ficar bem claro que não tô falando "achismos".

Abs.

Kleber Blacklock
Veterano
# jan/12
· votar


Suicide Messiah
Dá uma sacada neste vídeo, que é uma demonstração dos amps da Orange com volume no talo. Exatamente aos 6:07, você verá o Tiny Terror com volume no máximo chaveado em 7W. Acho que ele usou uma 4x12.

Opa, mas peraí, esse ampli de 7 watts passou a ter um volume monstruoso devido a caixa usada por ele, ou seja, já deixou de ser um basicão de 7 watts, seguindo essa lógica, um de 2 watts (um ministack da Marshall, por exemplo) ligado numa caixa 4x12 também funcionaria em qualquer ensaio, hehe.

lemingue

Então, lembro-me de que na época em que eu tocava com bandas há mais de 7 anos, eu usava um Atomic Drive de 50 watts com falante de 12" (hoje ele não existe mais, sabe-se lá o porque mas mantiveram as vendas apenas do Atomic Drive de 30 watts), cheguei até mesmo a tocar em ambientes abertos (praças) sem ligá-lo em linha, ficava uma merda, porém, em termos de volume, dava para ouvir tranquilamente, já esse Demolidor que eu tenho (2 falantes de 8") não chega aos pés daquele Atomic Drive que eu tinha.

Por isso acredito que um 2x12" sirva bem para ensaios e pequenas apresentações, porém, não tenho como testá-lo onde moro, por isso a dúvida de comprá-lo ou não...

Valeu, pessoal!


Kleber Blacklock

carlos adolphs
Veterano
# jan/12 · Editado por: carlos adolphs
· votar


Kleber Blacklock
Opa, mas peraí, esse ampli de 7 watts passou a ter um volume monstruoso devido a caixa usada por ele, ou seja, já deixou de ser um basicão de 7 watts
Sim, foi o que observei também, tá meio estranho.Falei ao Suicide Messiah mas creio que ele não entendeu.Quando me refiro a direcionamento de microfone, pode ser o da própria câmera.Quem já operou cameras profissionais, sabe que elas tem AGC( automatic gain control) que faz com que sons mais altos sejam atenuados e mais baixos sejam amplificados, mantendo o nivel médio de modulação da filmagem.Isso se percebe com o aumento do ruido de fundo nas variações de potencia de áudio.Se usaram o mike da camera, isso acontece, assim como se plugaram a saída da mesa de som nela também, direto.Concordo que os Orange são excelentes e discuto com quem disser em contrário, mas nessa filmagem em especial, está manipulado.Se dá o mesmo volume, ou os grandes são ruins ou o Tiny é um absurdo de bom.

Suicide Messiah
Veterano
# jan/12
· votar


Kleber Blacklock

esse ampli de 7 watts passou a ter um volume monstruoso devido a caixa usada por ele

Não sei. Mas defendo a opinião que 7W dá pra tocar sim, mesmo com o baterista descendo a mão.

carlos adolphs
Será? Mesmo como todos os recursos avançados de captação de aúdio em estéreo e etc..... dá pra perceber pela acústica do ambiente que o amp não foi encoberto pela bateria. É só escutar!

ogner
Veterano
# jan/12
· votar


Suicide Messiah
Tb acho que os 7w no talo + Caixa 2 ou 4 x 12", caps saida alta, o som é alto o suficiente pra uma apresentação do tipo do video.

juninhoxp7
Veterano
# jan/12
· votar


Kleber Blacklock
cara nunca vi esse Borne T7 e quanto a potencia já responderam mais vou lhe falar uma coisa: amp valvulado de 7w compra o meteoro mgv 7 e mto bom testei ele na loja quando comprei o meu mgv 30, já se vc quiser mais potencia pega o mgv 30 q vc terá 30 w.
seri o mgv 7 ta +-1200 reais e o mgv 30 +-1400 reais mais e um excelente custo beneficio, procura uns videos dele pra vc ver.
Abç.

Guilherme Mattos
Veterano
# jan/12
· votar


Amigo esses 7 watts valvulado não é muito não, seria uns 15 watts trasistorisados, no máximo.

juninhoxp7
Veterano
# jan/12
· votar


cara pega o meteoro mgv 30 e n se arrependera 30 watts da conta do recado tranquilamente.
Abç.

mrfelipbr
Veterano
# jan/12
· votar


carlos adolphs
ou os grandes são ruins ou o Tiny é um absurdo de bom.
Sim, o Tiny é absurdamente bom, não tive a chance de testar, mas pelo que vejo nos vídeos e pelo que me falam, ele é bom mesmo.
me corrija se eu estiver errado, mas nessa questão de potencia e volume não existe um padrão certo, tipo, 15 w produz até XYZ decibeis não tem isso que eu saiba, por isso certos amps de baixa potencia acabam por produzir mais volume do que outros.
Guilherme Mattos
bem, vc viu o vídeo acima, tá q tu tem um, mas, já é muito.

Led Zé
Veterano
# jan/12
· votar


Toco com um Tiny Terror em 7w e 1x12 da Orange em apresentações tranquilo. Se preciso de um pouco mais de headroom, mudo a chave pra 15w. Só muda o headroom. O volume é o mesmo. Vou pegar um outro amp apenas por preciocismo/colecionismo , porque o TT segura a onda legal pra quem toca rock. Ao contrário do que a galera imagina, é nos ensaios é que se tem mais dificuldade quando se usa um amp low watt, pois geralmente não se usa microfonar em ensaios. Ao vivo, microfonando, é moleza.

mrfelipbr
Veterano
# jan/12
· votar


Led Zé
Cara, é imprensão minha ou toda vez que vejo seus posts eu me convenço mais ainda a pegar o Tiny ???
se pra rock ele segura legal, na igreja então....hehe
Abç

Guilherme Mattos
Veterano
# jan/12
· votar


bem, vc viu o vídeo acima, tá q tu tem um, mas, já é muito.
[bmrfelipbr][/b]
sim, ta boom, mas olha o gabinete que o cara ta usando, com 4 de 12. aii o soom fico ótimo. Mas se for fazer uns show de um porte um pouco maior (em uma praça por exemplo) o ideal seria uns 30w valvulado ou mais (ou uns 50 transistorizado).
O meu só teem 15.

Suicide Messiah
Veterano
# jan/12
· votar


ogner
Tb acho que os 7w no talo + Caixa 2 ou 4 x 12", caps saida alta, o som é alto o suficiente pra uma apresentação do tipo do video.

Pois é. Estou esperando a chegada do meu Orange Dark Terror, e pretendo usá-lo em apresentações daquele porte. Se eu estiver enganado (o que acho pouco provável) com certeza postarei aqui pedidos de desculpas. Hehehehe...

Led Zé
Veterano
# jan/12
· votar


mrfelipbr
Cara, o Tiny é muito bacana. É pouco versátil mas se tiver um set de pedais de efeitos e drives mais um equalizador você faz miséria com ele. É uma amp bom pra quem quer tocar guitarra e não ficar perdendo tempo fuçando no amp . Até porque, esse negócio de muitos efeitos e canais em amp não funciona muito ao vivo comigo. Gosto de deixar uma configuração só. O resto é pedais, pot de volume e tone. Mais prático do que ficar se virando e abaixando pra mudar eqs de amp entre as músicas.

ogner
Veterano
# jan/12
· votar


Suicide Messiah
Se vc estiver pegando so o head atencao pra escolha dos falntes, mais sensibilidade faz bastante difenca.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Valvulado 7 watts RMS - equivalente a quantos watts transistorados?