Ajuda: Fender Vibro Champ XD 5W vs. Laney Cub 10" vs. Vox AC4TV vs. Bugera V5

    Autor Mensagem
    francisco2004
    Veterano
    # jan/12


    Pessoal,

    Estou atrás de um ampli valvulado com foco na mobilidade, tocar em apartamento e fazer umas gravaçõezinhas caseiras com equipo amador. Testei quatro modelos de amplis e cada um tem seus prós e contras, mas gostaria de mais opiniões antes de eu fechar a questão. Desde já deixo claro que potência não é importante para mim, já que será basicamente um amp de estudos que dê prazer de tocar, ou seja, tenha um bom timbre sem eu receber reclamação de vizinho. Já tenho um Falcon 50W com 2x12" quando quero quebrar tudo.

    Fender Vibro Champ XD 5W:
    Gostei desse ampli. Timbre legal, possui um bom som limpo e drive. Ajustando bem os controles, dá para se obter um som limpo a um drive bem pesado.

    Vantagens:
    - timbre legal e bastante customizável;
    - vários controles para um ampli dessa categoria, com efeitos embutidos que permitem levar o ampli para um ensaio de cordas sem necessidade de levar junto um set de efeitos;
    - falante de 8", bom para gravações, dá aquela equilibrada nos microfones mais baratos, que em geral ficam muito abafados com falantes de maior calibre;

    Desvantagens:
    - falante de 8". Se o falante de 8" é bom para gravação doméstica, ele é ruim para dar aquela pressão nos graves. Se bem que eu me impressionei com esse falante de 8" da Fender... deve ter alguma parada especial no projeto porque ele responde bem nos palm-mutes;
    - Os 5W... tenho um amigo que tem um piano e é praticamente inviável acompanhar um piano com 5W sem dar muito drive.

    Laney Cub 10
    A Laney em geral não decepciona. Apesar deste ampli não ter um timbre tão sexy quanto o do Fender, ele mata a pau em versatilidade. Com 10W e falante de 10", é pau para toda obra. Só não vai para o palco, mas dá até para encarar um estúdio plugando uma faixa externa com falante de 12".

    Vantagens:
    - falante de 10": versatilidade e resposta nos graves;
    - 10W: possibilita um clean mais encorpado e ainda é possível chamar um drive bacana sem incomodar (muito) os vizinhos;

    Desvantagens:
    - poucos controles, embora eu goste de um design simplificado e menos propenso a geração de ruído interno;
    - não é tão bom para gravar em casa quanto um ampli com falantezinho de 8" e 5W;
    - o timbre não tem a sedução do Fender, embora eu ache que colocando o volume perto do talo ele responda bem... enfim, com 10W já é preciso fazer um pouco mais de barulho para as válvulas fazerem bonito;

    Vox AC4TV
    O melhor drive da série. Drive lindaço mesmo, não tem o que dizer. Entretanto, como eu gosto de dar uma suingada com as minhas stratos, ele não seria muito versátil, já que faz crunch praticamente em qualquer regulagem.

    Vantagens:
    - Drive: lindaço, não tem o que dizer. Crunches e overdrives mais nervosos, excelente para gravar aquele timbrão com cara de equipo profissional;
    - Falante de 10": pressão sonora de sobra para os 4W que ele entrega em Class A.

    Desvantagens:
    - Som limpo: praticamente inexiste. Ele produz basicamente variações crunch a drives mais quentes.
    - 4W: pouca potência para qualquer pretensão maior do que estudos e gravação.
    - Pouco versátil, mas o pouco que ele faz, faz muito bem.

    Bugera V5 5W
    Este amplizinho atrai basicamente pelo preço. O timbre é o menos envolvente dos quatro amplis, mas manda bem no custo x benefício.

    Vantagens:
    - Preço: na faixa de 850,00-900,00. Os outros amplis testados ficam na faixa dos 1200-1300,00.
    - Leve: com seu falante de 8" e 5W sem os circuitos adicionais do Fender, este é o ampli mais leve e fácil e transportar.

    Desvantagens:
    - Timbrezinho mais sem sal de todos;
    - Pouca potência, pouca pressão sonora.

    Bom, Depois de tudo isso, estou entre o Vox, o Laney e o Fender. O problema é que nenhum é unânime em recursos. Cada um possui vantagens e desvantagens, seja no drive, na potência, no falante de 10"... então quero ver a opinião do pessoal do fórum para eu tomar a minha decisão. Talvez alguém tenha tido problemas com algum desses amps e isso pode fazer pesar a minha escolha para um deles.

    Abraços!

    igor.schecter
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Vibrochamp cara =D eu escolheria =] é mais tradicional.

    Bog
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    igor.schecter
    Vibrochamp cara =D eu escolheria =] é mais tradicional.

    Cara, o Vibro Champ é tudo, menos tradicional! Ele tem um monte de voicings e efeitos digitais. Nenhum amp que misture "digital" e "válvulas" pode ser chamado de "tradicional".

    Btardelli
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    francisco2004

    Eu tenho um ac4tv e uso para estudar em casa, em 4w eu consigo clean sim, alias, pra usar o drive dele coloco em 1/4 de watt. Para ensaiar com banda eu não sei como ele se sai, nunca testei. Também testei pouco ele com pedais, uso mais guitarra e amp quando estou em casa, as vezes, um TS... Não posso te ajudar muito, porque não cheguei a testar os outros, estava em duvida entre ele e um chanpion 600 da fender, testei e preferi o vox...

    abç

    francisco2004
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Eu tenho um ac4tv e uso para estudar em casa, em 4w eu consigo clean sim, alias, pra usar o drive dele coloco em 1/4 de watt. Para ensaiar com banda eu não sei como ele se sai, nunca testei. Também testei pouco ele com pedais, uso mais guitarra e amp quando estou em casa, as vezes, um TS... Não posso te ajudar muito, porque não cheguei a testar os outros, estava em duvida entre ele e um chanpion 600 da fender, testei e preferi o vox...


    Btardelli... pois é, eu testei o Vox em um ambiente um pouco barulhento, perto da rua e com trânsito, então não sei como ele se comportaria em casa, em ambiente um pouco mais silencioso. O Vox tem um design mais simples aparentemente, com uma válvula de pré + uma de power, mas o acabamento é sem dúvida o melhor de todos. Eu estou seriamente em dúvida entre o Vox e o Laney. O Fender é bem versátil, mas como eu tenho uma tonelada de pedais, fico em dúvida se vale a pena pagar por efeitos embutidos sendo que eu tenho mais de uma dezena de stompboxes.




    Vibrochamp cara =D eu escolheria =] é mais tradicional.
    Só acho o Vibrochamp meio caro para o que oferece. É 5W e falante de 8" contra 4W e falante de 10", no caso do Vox, ou 10W com falante de 10" no Laney. No Fender o cara paga caro pelos efeitos. Os preços são idênticos: 1250+-. Em custo x benefício, tô quase indo de Laney. O melhor clean é o do Fender e o melhor drive é o do Vox. Se o Fender custasse uns 1000,00 seria a minha escolha certa.

    francisco2004
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Mais ninguém? Tá difícil escolher... já tô pensando em ir para o Fender Super Champ de 15W. Se o Vox tivesse uns 8W, aí seria a escolha certa e imediata :/

    Btardelli
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    francisco2004

    Eu se fosse você pesquisaria a respeito do meteoro mgv30, 30w valvulado, 2 canais, reverb e falante de 12"...

    Apesar de eu nao ser muito fã da Meteoro o pessoal fala bem dele, e para o que você quer ele deve ser mais recomendável...

    abç

    francisco2004
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Eu se fosse você pesquisaria a respeito do meteoro mgv30, 30w valvulado, 2 canais, reverb e falante de 12"...

    Apesar de eu nao ser muito fã da Meteoro o pessoal fala bem dele, e para o que você quer ele deve ser mais recomendável...

    abç


    E aí, cara... acabei comprando o Fender Super Champ de 15W. Até acho que deveria ter comprado o Vibro Champ de 5W mesmo ou um Laney Cub 8 que acabei encontrando numa loja. Mas a ganância falou mais alto e levei o de 15W. O clean é ótimo, mas a saturação natural de válvulas acho que só vou poder escutar na hora do rush mesmo, quando chegar mais cedo do trabalho. Nem pensar em tocar pra valer à noite.

    Sobre esse Meteoro, eu já tenho um Falcon de 50W. Testei o MGV 7 de 7W e é muito parecido em sonoridade com o Falcon, embora o Falcon só tenha o canal clean. O que estraga o Meteoro são esses falantes Selenium que não são muito responsivos, tem que botar o volume no talo para ele responder bem. Para o palco, beleza, mas para tocar em casa é muito barulho se tiver que deixar ele sempre no máximo.

    Acho que num futuro não muito distante vou acabar comprando um Laney Cub 8" ou um Vox de 8" usado (que acredito que não existam mais 0km). Esses sim são bons para gravações e estudos em casa...

    chris rocky
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    francisco2004

    Bah, te decidiu rápido na compra, mas mesmo assim vou te dar minha visão sobre o vox ac4tv, acho ele ideal pra gravações em casa ainda que seja um amp simples, combinando ele com os pedais certos dá pra fazer bastante coisa. Apesar de não ser um amp para sons preponderantemente limpos.

    Uso ele em casa com 1/4 de watt e fica alto ainda, não consigo usar ele no talo aqui no apartamento. Para mim, a única desvantagem deste vox é que ele não tem as facilidades de combos maiores como loop, dois canais, etc...

    Quanto a versatilidade dele, discordo um pouco de ti, eu ensaio com ele às vzs com minha banda (batera, baixo, guitara/vocal e guitarra), é um amp pra quem não precisa de som totalmente clean, pois com o volume do 4 em diante ele produz um leve crunch muito bacana. Inclusive toquei com ele num barzinho o Zelig, tu conhece? Pra uso caseiro, na minha opinião e ele dá e sobra.

    E no fim apesar de tudo ainda vais acabar comprando outro amp e dá-lhe GAS, hehehe...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ajuda: Fender Vibro Champ XD 5W vs. Laney Cub 10" vs. Vox AC4TV vs. Bugera V5