Guia dos efeitos não programados (ou que barulho é esse?)

Autor Mensagem
carlos adolphs
Veterano
# dez/11 · Editado por: carlos adolphs


Caros amigos, bom dia!
Com intuito de ajudar na pesquisa de problemas relacionados com barulhos indesejados nos seus amplis, elaborei um rápido guia de identificação e causa, e em alguns casos, soluções possíveis.

1 - Chiado - Barulho semelhante ao da água na chaleira, pouco antes de ferver.Muitos se referem a outros tipos de ruido como sendo chiado.Não é.O chiado é agudo e "soprado".Sua causa pode estar em transistores, integrados, resistores, válvulas e soldas mal-feitas.Nos transistores(e por tabela, integrados que estão cheios deles) ocorre por excesso de ganho, que amplifica o ruido inerente aos electrons livres do semicondutor, que pode ser causado por um mau processo de fabricação ou sobreaquecimento do mesmo devido voltagem acima do normal.O transistor é ruidoso por essas duas causas principais.A troca resolve a primeira, um estabilizador de voltagem, a segunda.Nas válvulas as causas são basicamente as mesmas, construção e sobreaquecimento por excesso de voltagem, somados aos maus contatos por oxidação dos pinos de ligação/soquetes, que tem como causa, o sobreaquecimento.Troca de válvula, limpeza de pinos, e estabilizador de voltagem resolvem os problemas.A solda fria ou mal feita pode causar o chiado na presença de correntes altas ou altas voltagens, que causam centelhas.O remédio é ressoldar.Nos resistores, acontece por centelhamento na camada de carbono que o constitui, que trinca em função principalmente de umidade e ambiente de altas temperaturas.A troca é o remédio.

2 - Ronco de 60 hz - Bastante conhecido como "mau contato do cabo", pode ter como causa o mau contato, realmente, a falta de blindagem em cabos e circuitos de alto ganho.Circuitos de alta impedância feitos com fios comuns, também captam esse ruido , induzidos pelos cabos de entrada de rede.Captadores single captam fácilmente os campos de 60 hz dos trafos do ampli ou fiações de rede, mesmo as embutidas em dutos nas paredes.Um blindagem interna da cavidade da guitarra, resolve, e os maus contatos das malhas de terra dos cabos, com uma ressoldagem, estão novos e silenciosos.

3 - Hum - Semelhante ao ronco de 60Hz, porém mais forte e grave.É um perigo pois denota desequilíbrio de corrente no ampli que pode ser excesso de voltagem, componente em curto no power ou nos trafos, fontes em curto, falta de terra no circuito.Uma análise mais apurada deve ser feita, evitando-se ligar o ampli nessa condição pois pode piorar a condição e a despesa será grande.Pode ainda, na forma soft, ser causado por quebra de trilha ou solda interna nos circuitos de sinal do ampli, nas placas de circuito impresso.Em valvulados pode ainda ser causado por sobreaquecimento das powers e fuga de corrente em capacitores de acoplamento.

4 - Fritura- semelhante ao barulho de fritura na cozinha, tem geralmente como causa o faiscamente de componentes, devido falha ou curto circuito.Este pode ocorrer em trafos ou internamente em válvulas, devido sobrevoltagem de rede.Troca de válvula e/ou uso de estabilizador pode resolver.

5 - Pops,Placks - Podem ocorrer por falta de desacoplamento da fonte entre os estágios de pré(resistores e capacitores de alimentação ruins)ou oscilação parasita devido excesso de ganho.Quando em sequencia esse ruido é chamado de "motor boating" ou barulho de moto em marcha lenta.O barulho de motor é oscilação e pode ser causado por inversão de fases de fios de grade, nas válvulas, ou interrupção do elo de realimentação negativa nos transistores.São de difícil pesquisa e requerem um conhecimento mais profundo de eletronica.Podem ter como causa ainda, os famosos "loops de terra", que podem ser resolvidos com a instalações de "barras onibus" ou Star-Grounds.

Esses são os mais comuns.Por favor sintam-se a vontade para adicionar outros que não relacionados aqui.Um abraço a todos!

Fisherman
Veterano
# dez/11
· votar


carlos adolphs
Bastante didático. Valeu por estar sempre exclarecendo/Ajudando a galera.
Abç.

Ramsay
Veterano
# dez/11
· votar


carlos adolphs

De fato, bem didático e, num tópico que criei tempos atrás, eu falava do fato que o pessoal aqui no Brasil costuma chamar ruídos tipo humm ou ronco de chiado.
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/250973/

macaco veio
Veterano
# dez/11
· votar


Acho que esse chiado, eu conheço como ruido HISSS, acho eu que seria o ruido conhecido como ruido branco semelhante ao ruido de uma radio fora da estação, eu tinha isso como agitação termica dos eletrons livres no semicondutor (ninguem nunca soube me explicar melhor nem vi em nenhum livro), agora aprendi que é ruido inerente dos eletrons livres, parece fazer mais sentido. Mas, acho eu, não por causa do exesso de ganho, o ruido ta sempre lá, amplificando em exesso ele aparece. Isso é mais acentuado nos transistores digamos baratos tipo 2n3055 e os Tips 31 41 etc, numa porçao de pequenos transistores tipos BCqualquer coisa e nos chips baratos tipo Lm741 1458 etc (é justamente ai que perde grande da valvula). Nos amplis de guitarra de circuito barato pra disfarçar esse ruido devido a alta amplificação os fabricantes simplesmente cortam os agudos do controle de agudos, voce vira o pot todo e o ampli não da agudo nem fu****, nos que dão agudo vem o Hisss junto. So não sabia que este ruido acontece tambem em valvula, se acontece acredito que por outras razões. Se eu estiver confundindo tudo, por favor me exclareçam.

carlos adolphs
Veterano
# dez/11 · Editado por: carlos adolphs
· votar


macaco veio
Seu raciocínio está correto, realmente o ruido dos electrons livres está sempre lá, quando amplificamos, aparece.Sua afirmação em relação aos transistores e integrados de baixo preço também.Os caras fabricam zilhões de chips, depois medem, os que tem mais ruido, viram 741, os que tem menos, 301(versão para instrumentação, de baixo ruído, do 741) e por aí vai, é isso mesmo.Eu geralmente compro lotes de transistores e integrados e faço a seleção dos melhores,para áudio, os outros vão para timers e fontes ou ainda, acionar relés.Com as válvulas acontece o mesmo, daí as "especiais de baixo ruido e os "quartetos" e "pares".Na valvula temos como electrons livres aqueles que são deslocados para o vácuo, a partir do impacto dos electrons do fluxo de corrente da válvula, do material da placa.Esse efeito é mais pronunciado nos triodos e tende a ser maior quando o vácuo interno da válvula não é muito bom.São chamados nesse caso, de eléctrons secundários.Os tetrodos e pentodos foram criados para darem mais ganho e diminuir esse efeito do Hiss dos electrons secundários, sendo o mais famoso o pentodo EF86.Eléctron livre aparece nos semicondutores em função de impurezas de metal condutor(não aquelas que criam os tipos P ou N), sujeiras e poeiras em geral, daí que quanto mais qualidade e marca tiver o semicondutor(denotando laboratórios extremamente limpos), melhor seu sinal/ruido.Vcs podem ver isso em documentários em que os caras para entrar na área de dopagem dos semicondutores, tem que passar por diversas portas até chegar ao ambiente estéril com pressão positiva.O mesmo trato de laboratórios que manipulam vírus.A impureza do ar está para o semicondutor assim como o virus e a bactéria estão para o corpo humano.Valeu, Old Monkey, Merry Christmas!

Bog
Veterano
# dez/11 · Editado por: Bog
· votar


carlos adolphs

Nem vou comentar detalhes. Só dizer que este é um dos melhores tópicos que vi por aqui nos últimos tempos. Muito esclarecedor! Valeu!

carlos adolphs
Veterano
# dez/11
· votar


Bog
Valeu, Samurai!Um bom Natal!

macaco veio
Veterano
# dez/11
· votar


é, eu tambem costumava separar os transistores de menor ruido, nos anos 70, eu tinha ate um pre de um estagio com altissimo ganho onde eu encaixava BCs459 so pra escolher os de menor Hiss para os pedais e pre amplis que eu construia, esse ruido me implicava quando eu tocava num transistorizado. Eu não sentia isso nos valvulados, penso que neles esse ruido é muito menor, ate porque o numero de transistores num ampli é muito maior que valvulas, aquilo vai somando o ruido de um por um e no final é uma chieira so. Hoje existe componentes com qualidade melhor e desenhos de circuitos mais sofisticados com todo tipo de filtros e truques pra concertar os efeitos negativos dos transistores e chips ( e mesmo assim não sai 100%), não é como a valvula que poe em cascata e não precisa consertar nada, o som sai limpinho la na frente. Um bom natal e ano novo pra voce tambem.

carlos adolphs
Veterano
# dez/11
· votar


macaco veio
É verdade, vc tem razão.Mas só pra constar, eu tenho uma 12AT7 aqui, da JJ, que estava em um Thundersound, cujo triodo 1 vc passa no teste de válvulas, dá tudo 100%, mas ao colocar no ampli, dá uma chiadeira dos infernos, uma hora dessas vou tacar o martelo nela e vou fazer uma dissecação dos elementos internos para ver o que pode estar causando isso.Boas Festas!

CaioRobertoBR
Veterano
# dez/11
· votar


carlos adolphs

Parabéns, ficou muito legal :D

macaco veio
Veterano
# dez/11
· votar


carlos adolphs
é, mais não vai quebrar ela atoa, teste ela bastante em outros amplis, as vezes ela esta mais sensivel do que outras a algum resistor de placa ruidoso. Dê mais uma chance a ela. Se ela não se endireitar, martelo nela.

Filipe Reis
Veterano
# dez/11
· votar


macaco veio

"Pau que nasce torto nunca se endireita!" HAHAAHAHAAHAAHA

brincadeira ai macaco..

carlos adolphs
Veterano
# dez/11
· votar


macaco veio
Já fiz, testei em um Tremendão e um JCM 800, deu chiado em ambos, vai pro martelo!Abcs.

Higor Leal
Veterano
# jan/12
· votar


Upando pq preciso de uma ajudinha

Meu ampli crate fw15r tem duas semanas que comprei, tem dia que funciona perfeitamente, mais tem dia que fica um zumbido grave irritante nao da nem pra tocar, que chega a tremer a janela daqui de casa, mas quando eu encosto em alguma parte de ferro da guitarra esse barulho some, mas o som fica esquisito parace que fica meio embolado.Eu ligo ele num filtro de linha, a configuraçao da minha guitar é S-S-S. Porfavor eu imploro alguem me da uma luz de como resolver este problema .

Abç!

kiki
Moderador
# jan/12
· votar


rádio!
eu morava perto da av. paulista (aqui em são paulo), onde tem várias antenas de rádio.
meus amplis, minhas caixas de som do pc, tudo tocava radio no fundo.
de madrugada era um saco, eu ouvia mais a mix fm do que as musicas que eu botava no pc...

Higor Leal
Veterano
# jan/12
· votar


kiki

O.o mais eu acho que isso nao tem nada a ver com meu caso

kiki
Moderador
# jan/12
· votar


Higor Leal
ah, nem tava respondendo voce, era pro topico mesmo!

mas quando eu encosto em alguma parte de ferro da guitarra esse barulho some,
é por causa do terra.
tambem some quando voce encosta nas cordas?

tem certeza que é do ampli, e nao da guitarra?
experimenta mudar de posição (levantar, andar pela sala, virar a direção da guitarra pra outros lados). se o barulho mudar, é porque a guitarra ta captando alguma coisa no ar...

Higor Leal
Veterano
# jan/12
· votar


kiki

Quando eu encosto nas cordas o barulho para tbm.É verdade quando eu viro a guitarra para outros lados o barulho muda um pouco(nao para, so muda).

Se for a guitarra oque que eu posso fazer pra melhorar isso ?

carlos adolphs
Veterano
# jan/12
· votar


Higor Leal
Vc está sem aterramento de rede.Só isso.Sua guitarra deve ter captadores single, que são mais sensíveis a isso.Quando vc encosta na parte metálica da guitarra ou nas cordas, a massa do seu corpo funciona como um terra, melhorando a coisa.Já fiz diversas demonstrações aqui no estúdio para os guitarristas que não acreditam nisso.Todos sairam com a cabeça baixa, de vergonha por reclamarem dos ruidos em casa.É incrível a diferença de comportamento do ampli com e sem terra.Abcs.

Higor Leal
Veterano
# jan/12
· votar


carlos adolphs

E voce sabe como que faço esse aterramento ? isso é da rede eletrica da minha casa certo ?(desculpe minha falta de conhecimento). Eu tava ate pensando em comprar um estabilizador, o que que eu devo fazer ?

carlos adolphs
Veterano
# jan/12
· votar


Higor Leal
Vc tem que contatar um eletricista e pedir para fazer um terra no 3º pino das tomadas.É isso. Abcs.

Higor Leal
Veterano
# jan/12
· votar


carlos adolphs

Blz. Mais o mais esquisito é q tem hora que fica bom hj msm ficou ruim de manha ai de tardinha la pras 5 hrs ficou bom agora dps das 8 ficou ruim denovo, isso é o que mais me intriga

carlos adolphs
Veterano
# jan/12
· votar


Higor Leal
Não há nada intrigante se vc ler a teoria da interferencia, ela não é contínua, depende dos aparelhos que estão ligados na sua rede, tanto interna como externamente.Nisso se inclui, computadores, geladeiras, freezers, lampadas econômicas fluorescentes, motores de elevadores, máquinas operatrizes.Todos os dispositivos geram interferências que não são descarregadas ao terra e aparecem no seu som ou por indução externa ou interna, via rede.Aterramento, só o que resolve.

Higor Leal
Veterano
# jan/12
· votar


carlos adolphs

Ta bom, ja entendi que é aterramento, mas agora eu quero saber se a falta de aterramento tbm interfere no que esta acontecendo agora , quando eu uso o drive do ampli, quando toco uma nota parece que ela ta saindo em dobro,acompanhando de outro som, ta muito esquisito isso.Tem certeza que nao deve ser problema do ampli?

carlos adolphs
Veterano
# jan/12
· votar


Higor Leal
Bem,até agora nos referíamos ao barulho que variava em função de colocar ou não a mão na guitarra, ou em algum ponto metálico.Isso é uma coisa.Agora vc está narrando outra coisa.Se há a desconfiança que o ampli está com problemas, devolva e peça outro, pois se o seu tem duas semanas, deve estar na garantia.Outro fato é que para vc pedir para que analizemos um barulho, será necessário postar uma gravação dele ocorrendo, senão não haverá como saber.Descrições do tipo "parece isso" ou parece "aquilo", ficam muito difíceis de analizar.O barulho que varia conforme coloca mão nas cordas já é bem conhecido, mas esse ultimo que vc descreve, é mais complexo.Poste o som.

2Humbucker
Veterano
# jan/12
· votar


carlos adolphs
Cara, daqui a uns 2 ou 3 anos quando me formar engenheiro eletrônico vou ai pra sua terra fazer uma pós contigo e depois abrir uma fábrica de amplificadores e pedais! Tu é fera, grande tópico!

carlos adolphs
Veterano
# jan/12
· votar


2Humbucker
Vai ter que ser na PUC, de vez em quando dou umas palestras lá...KKKForte abraço e obrigado pela consideração!

Alex guitar man
Veterano
# mar/12
· votar


Eu gravei esse ronco do meu nitrous, o volume esta no minimo.

Nota: gravei com o microfone colado no falante, quando ligo o interruptor o barulho é alto :), tem uma hora que eu abro o volume mas é bem rapidinho :)


Que barulho é esse?

http://www.4shared.com/music/457f4lFS/Ronco.html

carlos adolphs
Veterano
# mar/12
· votar


Alex guitar man
Se vc estiver usando aterramento real no plug da tomada de rede, é problema de capacitor de fonte ou indução de 60 Hz do trafo de força no pré.Se estiver sem aterramento, é a falta dele.Abc.

Alex guitar man
Veterano
# mar/12
· votar


carlos adolphs

Realmente, sem aterramento...... isso não prejudica o amplificador né?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Guia dos efeitos não programados (ou que barulho é esse?)