Atenuadores utilizando L-Pad

    Autor Mensagem
    Jandira
    Veterano
    # dez/11 · Editado por: Jandira


    Pessoal,

    Andei pesquisando e resolvi retomar o projeto do meu Atenuador de Potência para o meu Fender Twin Reverb 1965, verifiquei o projeto do nosso querido amigo Ramsay, achei legal e bem fácil de fazer, seria uma segunda opção, pois achei que ficou algo muito grande e gostar de não ter algo a mais pra carregar, o Twin Reverb é pesado pra caramba!

    Logo depois de ler o projeto do Ramsay Attenuator, vi que existem também os L-Pads, que nada mais são que atenuadores resistivos assim como o projeto do Ramsay. Achei o máximo, pois aparentemente o dispositivo é bem menor se compararmos com os outros disponíveis, desta forma, estéticamente ficaria melhor e menor.

    Só que surgiram algumas dúvidas que pesquisando pela internet não consegui saná-las, gostaria que os Dinossauros da Amplificação e os Mestres em Eletrônica, pudem atender as preces de um Guitarrista Mediocre. (hehehe...)

    Meu amp tem as seguintes características que considero relevantes para o assunto:

    Power Handling: 85 Watts into 4 Ohms;
    Speaker: 2-12" Jensen® C12K, 8 Ohm Speakers with Ceramic Magnets;
    Speaker Impedance: 4 Ohms;


    O Amp não tem exatamente esses falantes, mas acredito que os falantes que estão no amp tenham as mesmas propriedades desse acima.

    Poderia usar uma das opções abaixo para atenuar a potencia?
    L-PAD 1
    L-PAD 2

    Se usar um L-PAD com "wattagem" inferior como ESSE o que poderia acontecer?

    Como fazer a ligação em paralelo desses L-PADs 8 Ohms Stereos e chegar a 4 Ohms Mono?

    Valeu galera!

    EDIT: Acertando erros de Português e frases que ficaram estranhas.

    carlos adolphs
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Jandira
    Ok, pode usar o L-Pad 2 paralelado para 4 ohms.O outro de 30W vai queimar.Abcs.

    Jandira
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    carlos adolphs
    Olá! Queria confirmar uma impressão:

    Caso eu pegue um "L-PAD 2" que serve para potencias de 100w RMS e faça o circuito, vai sobrar giro no knob? Melhor dizendo, quando o Knob chegar a altura de dissipar 85w RMS (que é o máximo produzido pelo meu amp) até o restante do giro do knob (85w ou mais) vai ficar sem som? Se sim, tem algum problema isso?

    Como poderia fazer a ligação em paralelo desse L-PAD, teoricamente eu sei fazer, mas tenho medo de queimar o amp, falante, eu... Tem como dar uma dica? hehehe...

    Abraços!

    carlos adolphs
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Jandira
    vc está tendo um impressão errônea do funcionamento.A saída do ampli é ligada nos bornes externos e o alto-falante entre o centro e um dos lados(terra + centro).Assim vc vai do máximo a um mínimo,porém sempre haverá um divisor na estória, e na medida que vc aumenta a resistencia de divisão, a potencia também cai.A função é quadrática e não linear.Abcs.

    Jandira
    Veterano
    # dez/11 · Editado por: Jandira
    · votar


    carlos adolphs
    Obrigado por esclarecer minha dúvida!

    Continuei pesquisando e descobri nessa página que existe uma espécie de Treble Bleed Mod para atenuadores também, em especial os com L-Pad. Ná página do projeto nas fotos do projeto o capacitor instalado no L-Pad. Qual a voltagem do capacitor que eu devo colocar? Pensei em 600v, mas se não for necessário queria diminuir até uma margem segura, até porque esses capacitores são grandes e como eu quero colocar tudo em uma caixa menor possível seria interessante que eles fossem menores.

    Ramsay
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Jandira

    As voltagens no secundário do trafo de saída são baixas, daí que vc pode usar tranquilamente o capacitor com voltagem de 250V.

    E convenhamos que esse L-PAD 2 de 400W por U$28,99 tá de graça.
    Um desses por aqui, feito sob encomenda, não sai por menos de R$400,00.

    Jandira
    Veterano
    # dez/11 · Editado por: Jandira
    · votar


    Ramsay
    Beleza! Obrigado pela ideia!

    Já até comprei meu L-PAD! Agora vou arrumar uma caixinha de metal bacana pra ele depois que estiver com tudo.

    Quando terminar o projeto postarei o tutorial, apesar de não ser muito diferente do seu projeto.

    Obrigado pelas dicas, fiquem a vontade para discutir possíveis melhoras!

    Jandira
    Veterano
    # dez/11 · Editado por: Jandira
    · votar


    Todos

    Fiz um esquema para "transformar"o L-PAD 8 Ohms Stereo em um L-PAD 4 Ohms Mono, ou seja, fiz uma ligação em paralelo, só que não sei se fiz certo, poderiam verificar para mim, por favor?

    http://imageshack.us/photo/my-images/220/esquemab.jpg/

    Obrigado pela Atenção!

    carlos adolphs
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Jandira
    Ramsay
    Correto e operante!Um Bom Natal pra vcs!

    Jandira
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    carlos adolphs
    Obrigado! Boas Festas!

    Jandira
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Todos
    Olá pessoal, enquanto as coisas não chegam andei pensando e vi que poderia usar o mesmo atenuador para atenuar meu Laney CUB10 que tem 1 falante Celestion de 10" e 8 Ohms, para isso vou acrescentar uma chave que comutaria em ligar ou desligar esta ligação em paralelo, que comentei alguns posts acima, de forma que um dos LPADs de 8 Ohms ficaria cancelado, assim só usaria um deles. As minhas dúvidas se resumiriam em 2 perguntas:

    - Qual chave eu deveria usar para ligar/desligar essa ligação em paralelo? Uma 3PDT do tipo 'alavanca' (on-on) acho que resolveria meu problema. Estou certo?
    - Qual a amperagem que essa chave deveria ter? Os fusíveis dos meus amps não passam de 3A (não sei se isso vai ajudar em alguma coisa).

    carlos adolphs
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Jandira
    Bom Ano!Ok, tem que usar a lei de Ohm.Vc tem 10 W em 8 ohms, onde W= E.I . R= E/I e I= E/R.Assim vc pode dizer que W= E²/R, onde 10=E²/8 então E²=10.8=80 ou aproximadamente E= Raiz de 80 = 8,94.Bom vc já tem a potencia(10W), a Voltagem(8,94V) e a resistência(8 ohms), mas para o cálculo de corrente, basta voltagem e resistência.Então I=E/R ou I=8,94/8 ou I= 1,1175A.Na prática uma chave 3PDT de 3A serve(só no caso do CUB).Abcs.

    Jandira
    Veterano
    # jan/12 · Editado por: Jandira
    · votar


    carlos adolphs
    Opa, obrigado pelas dicas, vamos repassar então pra ver se eu não perdi alguma coisa...

    Calculo de Corrente:
    I= E/R

    Lei de Ohm:
    W= E.I logo: W= E²/R

    Seus Cálculos para o CUB10:
    10=E²/8 >> Raiz de 80 = 8,94V
    e
    I=8,94/8 >> 1,1175A

    Meus Cálculos para o Fender Twin Reverb:
    85=E²/4 >> Raiz de 340 = 18,44V
    e
    I=18,44/4 >> 4,6097A

    Se eu usar uma chave como essa Chave de Alavanca 3PDT (ON-ON) que tem como especificações:

    - Características Elétricas: 5A com carga resistiva em 120 VCA ou 2A com carga resistiva em 250 VCA. (Contato Q).
    - Resistência de Contato: máximo de 10 miliohms com aplicação de 1A em VCC.
    - Resistência de Isolamento: mínimo de 1.000 megaohms.
    - Rigidez Dielétrica: 1000 V (RMS) para 1 minuto (mínimo)
    - Temperatura de operação: 0ºC a 55ºC

    Acho que serviria, já que a Amperagem do Fender Twin Reverb deu 4,6097A e essa chave 'aguenta' 5A, eu teria quase 0,4A de gordura, certo? É o suficiente?

    Feliz Ano Novo a Todos!

    carlos adolphs
    Veterano
    # jan/12 · Editado por: carlos adolphs
    · votar


    Jandira
    O cálculo está correto.A chave está OK, a corrente citada na característica da chave é a de comutação, com a chave já acionada e ligando o ampli depois, vc pode aumentar a corrente em 20%, ou seja vc tem uma gordura de 1,4A.Tá bom.Feliz 2012!

    Jandira
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    carlos adolphs
    Mas a chave poderia ser essa? Ou teria que ser uma amperagem maior??

    Abraços!

    carlos adolphs
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Jandira
    Editei resposta anterior.Veja...

    Jandira
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    carlos adolphs
    Obrigado pela paciência e pela passagem de conhecimento! Feliz ano novo!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Atenuadores utilizando L-Pad