Dúvida Ohms 4x12 2x12

    Autor Mensagem
    4x12
    Veterano
    # nov/11


    Meu amp tem duas saídas:

    Left 75W 8 Ohms
    Right 75W 8 Ohms

    Quero montar uma caixa 4x12 e usar os Celestion 70/80 que tenho aqui mas todos os 4 são de 75W 8 Ohms.

    Pretendo ligar 2 em uma saída e os outros 2 em outra.

    Mas pelo o que andei vendo por ai, se ligo dois falantes de 8 Ohms em Serie ele dá o resultado de 16 Ohms. E se ligo os mesmo dois falantes em paralelo ele da 4 Ohms o que força o meu amp.

    Então para usar o que tenho seria possivel de alguma maneira ligar 2 falantes de 8 Ohms e ter como resultado os mesmo 8 Ohms?

    Li bastante o forúm e não encontrei nada do tipo, espero não ser redundante.

    Abs

    Marco

    carlos adolphs
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    4x12
    Não tem como vc fazer isso.Ou deixa os dois com 4 ohms(paralelo)ou 16(série).Leia no manual do ampli, qual a impedância mínima de cada saída, pois pode ter no placar 8 ohms, mas admitir até 4 ohms.Se isso não for possível, faça a conexão para 16 ohms, vai ter uma queda de potencia mas é o que dá.Qualquer outro artifício seria utilizando resistores em série, que de qualquer maneira dividiria a potencia.Abcs.

    4x12
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Carlos,

    Era o que eu já imaginava. O problema é que o manual do amp não fala nada além dos 8 Ohms marcados. Existe uma maneira de eu testar isso?
    Bom, de qualquer forma, se eu ligar em série (16Ohms) só vou perder um pouco da potência, ou é um corte pela metade? E mesmo assim deve funcionar sem problema para o amp correto?. Obrigado pelo help ;D

    Abs

    Marco

    carlos adolphs
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    4x12
    Não chega a perder 50%, talvez uns 30%, com 16 ohms.Qual é a marca do bicho?Abcs.

    lemingue
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    4x12

    Diz qual é o amp aí, posta foto ou link do fabricante. Vai ficar mais fácil ver se o problema realmente existe.

    Quando ligo um cab ou falante de 16 numa saída de 8, além de perder um pouco do volume, sinto que fica o som fica mais grave.

    Mas não estraga nada (no sentido de danificar o equipamento).

    Abs.

    4x12
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    carlos adolphs, lemingue,

    O Amp é um Spider II 150W (Line6).

    Detalhe das saídas
    http://bit.ly/udFl9p

    Manual
    http://bit.ly/nvm3qx

    Abs
    Marco

    carlos adolphs
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    4x12
    Ok, vamos matar essa.Verifica se colocando um P10 nas saidas, corta o som dos alto-falantes internos.Se não corta, significa que os externos devem ter 8 ohms para ficarem em paralelo com os internos e dar 4 ohms no final.Se for assim, vc pode fazer a sua caixa de 4 X 12, com 4 ohms dois a dois, em paralelo, em cada canal, se DESLIGAR os fios dos alto-falantes internos.Vai ficar com toda a potencia de cada canal.Porém se colocar o P10 e cortar o som, significa que tem que ser 8 0hms mesmo, não adiantando desligar os fios dos internos.

    4x12
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    carlos adolphs,

    Colocando o p10 ele corta os falantes sim, vou ligar em 16 Ohms mesmo, fica provisório até conseguir ou trocar os falantes ou até mesmo o amp.

    Valeu pela ajuda!

    Abs

    Marco

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida Ohms 4x12 2x12