Criando mini amplificador caseiro.

Autor Mensagem
Ariel Ferreira
Veterano
# out/11 · Editado por: Ariel Ferreira


Olá pessoal, boa noite.

Então como o título já diz eu tenho interesse na criação de um mini amplificador caseiro, parecido com esse CLIQUE AQUI, mas pretendo por algumas bocas e não utilizar fone de ouvido.

Se algum de vocês poderem me ajudar, postando simples esquemas de amplificadores caseiros, levando em conta que sou leigo em eletrônica e sei que isso vai dificultar, mas de qualquer modo desejo tentar construir um, mesmo que não funcione, pelo menos vou ganhar alguma experiência.

kiki
Moderador
# out/11
· votar


Ariel Ferreira
se voce nao sabe nada de eletronica, melhor começar por algo mais simples.

procure pelo minifuzz do bertola, e faça um dele pra aprender a mexer com eletronica.
tem um milhão de topicos sobre ele aqui no forum, use a busca.
e tem os tutoriais de como fazer ele no fórum handmades.

depois de fazer ele, procure no mesmo forum handmades que lá tem um projeto de miniampli, talvez te sirva.

Ariel Ferreira
Veterano
# out/11 · Editado por: Ariel Ferreira
· votar


kiki

Obrigado kiki, por seu apoio.

Vou procurar o minifuzz, vou dar uma olhada no handmades, obrigado novamente, amigo.

Ariel Ferreira
Veterano
# out/11
· votar


Boa noite amigos, encontrei esse esquema CLIQUE AQUI, e acredito que ele é mais facil de fazer que o mini fuzz, então pretendo fazer ele, mas tou com uma dúvida na parte dos fios terras, tem 3 simbolos de terra no esquema, mas como faço com o terra? deixo ele solto la? são 3 fios diferentes, sendo que 2 vem de capacitadores e 1 vem de um resistor, como faço com eles? puxo o fio e deixo eles soltos la? Obrigado a todos.

carlos adolphs
Veterano
# nov/11
· votar


Ariel Ferreira
Boas!Estude mais um pouco, meu amigo, não saia montando direto, primeiro os principios.Não dá para construir a casa sem saber ao menos como fazer a massa do cimento e como sentar o alicerce.A casa cai.Apenas um conselho de amigo...Ah!Outra coisa, o esquema que vc escolheu contém diversos erros e não funcionará.Abc.

Ariel Ferreira
Veterano
# nov/11
· votar


carlos adolphs

Muito obrigado amigo, sabe, acredito que aprendo mais com a prática, já que com ela por conta disso já queria criar um amplificador simples e depois sim, ir indo para aplificadores melhores, com isso acredito que iria ter uma boa base. Amigo tu tem mesmo certeza de que esse esquema não vai funcionar? é que tem tanta gente falando bem dele, e tem até um video amostrando como funciona, de qualquer modo muito obrigado amigo. Tenha uma boa noite.

carlos adolphs
Veterano
# nov/11
· votar


Ariel Ferreira
Do jeito que está desenhado, não funciona.O fato de pessoas falarem e um vídeo mostrar, não significa que executaram exatamente o que foi desenhado.Prática sem teoria não funciona e geralmente o bolso paga pela teimosia.Quanto a analizar o esquema, vc vai precisar estudar inglês também, pois o erro que eu detectei no esquema também foi encontrado pelo usuário que se identifica como JIMDKC, se vc ler abaixo do esquema, o usuário PYKRETE montou e não funcionou.Outro fato é que o autor usou o esquema básico de aplicação do componente e ainda sim , copiou errado.Creio até que ele fez umas montagens de vídeo, pois diz que não tem fotos e outras dicas pois não documentou durante a elaboração.Quando os outros começaram a perguntar mais coisas, ele simplesmente não respondeu mais.Quanto a ter certeza sobre o esquema, tenho 40 anos de atividade na área e entre outras coisas sou projetista de equipamentos eletrônicos para aviões, creio que eu sei o que estou dizendo.Abcs.

Ariel Ferreira
Veterano
# nov/11 · Editado por: Ariel Ferreira
· votar


carlos adolphs

Amigo, peço humildes desculpas se te insultei, não era minha intenção. Vou seguir teu conselho, e vou estudar algumas apostilas de eletrônica, mas mesmo assim, ainda queria tentar construir um mini amplificador, apesar de todos teus conselhos, acredito quer seria uma boa experiência, vou procurar outro projeto facil, e dessa vez um que funcione. Obrigado por toda sua ajuda amigo, e novamente peço desculpas.

carlos adolphs
Veterano
# nov/11
· votar


Ariel Ferreira
Ok, sem stress, não fiquei insultado, apenas enfatizei a certeza sobre o circuito, que inclusive foi feito com um componente dificílimo de encontrar no nosso mercado.Tem projetos e kits na internet que vc pode fazer em casa.Procure na
http://www.triell.com.br/loja/
Que vc encontra.Porém antes de montar, estude!Um abraço!

DINO EK
Veterano
# nov/11
· votar


Esse ai é quase o mesmo esquema de um que eu fiz. No site handmades.com.br/forum tem um user chamado BigLouis. Ele projetou o ruby mini-amp. Oq construi foi esse e é bem massa!

Ariel Ferreira
Veterano
# nov/11
· votar


DINO EK
Amigo, se possivel tu me mandar os projetos seria de muita utilidade, pois não tenho conta no handmades e por conta disso não consigo acessar o perfil do BigLouis.
carlos adolphs
Obrigado cara, por todo seu apoio, não esquenta, vou estudar sim. =)

fconde77
Veterano
# nov/11 · Editado por: fconde77
· votar


Cara tenho um projeto de um Mini-Amp com distorção que montei e disponibilizei aqui no fórum.

Do início do ano pra cá já montei uns 5, mas nenhum pra min... rsrrs

Se quiser baixar o PDF com passo-a-passo detalhado pode baixar pelo SkyDrive

http://cid-c01f1f438deef1a9.office.live.com/self.aspx/.Public/Mini-Amp %20-%20Peixe%20el%C3%A9trico.pdf

tatus
Veterano
# nov/11
· votar


Ariel Ferreira, vai firme brother!
Só para constar um mini ampli massa que vi no you tube:
http://youtu.be/YhFFKVPfM0I

ogner
Veterano
# nov/11
· votar


tatus

Puts que bonitinho!! Sabe do layout desseamp?!

Ariel Ferreira
Veterano
# nov/11
· votar


fconde77
Cara gostei muito de seu projeto, vou comprar os itens e vou tentar faze-lo, vou estudar antes. Obrigado cara.
tatus
Cara que top esse amp.

tatus
Veterano
# nov/11 · Editado por: tatus
· votar


O esquema tá aqui:
http://pdfcast.org/images/s/1542/sputinik-guingo.jpg
Os componentes eu não lembro pois faz tempo que pedi o esquema pro Guingo. Tentem entrar em contato com ele.

ogner
Veterano
# nov/11
· votar


tatus
Valeu, vou mandar um mail pra ele!!
o/

Ariel Ferreira
Veterano
# nov/11
· votar


Boa Tarde pessoal, onde posso encontrar todos esses itens abaixo para venda? (já procurei no site que o carlos adolphs me indicou mas não encontrei quase nenhum destes itens). Será que nas eletronicas aqui perto vou encontra-los ou são dificeis de encontrar? Obrigado a todos.

clip de bateria de 9v.
02 jacks p10 stéreo.
chave de 5 posições.
placa universal.
lm386 ic.
8 pin socket ic.
capacitor 4.7uf.
capacitor 10uf.
capacitor 100uf.
capacitor 470 uf.
capacitor 0,01.
capacitor 00,47.
capacitor 2.2uf.
capacitor 4.7 uf.
capacitor 6.3 uf.
capacitor 10 uf.

fconde77
Veterano
# nov/11
· votar


Ariel Ferreira

Lojas de componentes elétricos e eletrônicos. Procure no site da Telelistas e filtre por estado e cidade que deve ter aos montes.

Só pra esclarecer:

1º - Chave de 5 posições. Acho que o projeto ficaria melhor com chaves SPST do que com a chave de 5 poisições pq como falei vc pode ir somando as distorções

2º - Placa universal ou "Placa Fenolite Perfurada". Compre uma de 5x10 que dá é sobra. Pra ter uma ideia do tamanho circuito coloquei abaixo 2 fotos mau tiradas com celular.

http://farm3.static.flickr.com/2751/5786575864_d940735aed_b.jpg
http://farm6.static.flickr.com/5030/5786576304_90f1d283b7_b.jpg

Na 1º foto vc vê que a placa tem +- 5 x 2 cm e na segunda a trilha da solda bem simples.

Uma dica pra fazer a trilha de solda é usar as "pernas" dos capacitores (passe pelos furos da placa e dobre até a próxima ligação)

Esqueci de citar no PDF, compre +- 75 cm de fios coloridos (25 cm de cada cor pra identificar a ligação) dá e sobra

Socket de CI de 8 Pinos. Não é crucial, mas caso solde errado vc não corre o risco de perder o CI.

4º - O correto é: CI LM386, e não lm386 ic.

Ariel Ferreira
Veterano
# nov/11 · Editado por: Ariel Ferreira
· votar


fconde77

Pow amigo, obrigado por tudo ai, vou domingo em algumas eletrônicas para ver se encontro tudo isso ai.Será que esse circuito serve, amigo? Obrigado amigo.

carlos adolphs
Veterano
# nov/11
· votar


Ariel Ferreira
Aqui vc encontra tudo que precisa, eles mandam pelo correio e são de confiança.Compro bastante deles.
http://loja.multcomercial.com.br/ecommerce_site/categoria_2060_4689_Co mponentes-Eletronicos.
Os circuito com LM386 são ideais para quem inicia.
tatus
Brother, o circuito que linkou para o amigo tem erros e é de difícil entendimento para quem inicia, não deve ser o circuito original do sputnik,Abcs.

tatus
Veterano
# nov/11
· votar


carlos adolphs, fala mestre!
Sério?
Eu até entendi a parte da válvula mas a parte "SS" não é comigo não, até porque teria que saber o modelo, coisa tal. Mas foi oque ele me passou em cdr.. Falta muito pra funcionar?

Ariel Ferreira
Veterano
# nov/11
· votar


carlos adolphs

Amigo obrigado por todo seu apoio, vou dar prefêrencia para as eletrônicas de minha cidade por causa do frete e tals, mas se não encontrar vou utilizar esse site que tu me mandou. Obrigado novamente amigo.

carlos adolphs
Veterano
# nov/11
· votar


tatus
Precisaria saber o valor dos componentes, pois tá meio estranho o desenho.Manda uma cópia pro meu e-mail que tá no perfil, de preferencia traduz pra PDF pois não uso Corel.Abcs.
Ariel Ferreira
Material para estudo
http://www.somaovivo.mus.br/download.php?acao=pesq1

tatus
Veterano
# nov/11
· votar


carlos adolphs,
Hospedei aqui em pdf.
http://pdfcast.org/pdf/sputinik-guingo
Será que com uma 12AT7 não fica mais fácil?

Chad Stroke
Veterano
# nov/11
· votar


Pô, muito bom esse tópico!
Vendo esses vídeos aí que vocês postaram dá até vontade de fazer um!
uhauhaua

carlos adolphs
Veterano
# nov/11
· votar


tatus
Tá chegando do mesmo jeito, e incompreensível, sem valores de componentes nem p/n de integrado ou válvula, além de conexões estranhas.Abcs.

tatus
Veterano
# nov/11
· votar


carlos adolphs, ele me mandou assim o esquema.
Na época desencanei porque queria só saber de válvulas (hoje tb, rs); mas o pessoal esta interessado então vou pegar o embalo e tentar desenvolver.
Qual integrado você aconselha para balancear simplicidade/audibilidade?

carlos adolphs
Veterano
# nov/11
· votar


tatus
Sinceramente não sei, o esquema tá mal desenhado, a bateria de alimentação tá errada, o que penso ser a chave de by-pass tá mal desenhada e faltando ligações, faltam os pontos de união.Pelo vídeo a unica coisa que dá pra ver é que usa uma 12AT7 ou 12AX7 sovtek, não é ampli, é apenas um pedal. O som de ampli é do que usa atrás, provávelmente é um desenvolvimento do tube driver com 12AX7 ou do real tube overdriver, mas não é ampli, é pedal

tatus
Veterano
# nov/11
· votar


Saquei mestre.
Agora eu encanei! rsrs
Vou fazer um mini-amp hibrido ou all tube de 1W ou 0.5W alimentado com baixa tensão e vai funcionar!
Abç

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Criando mini amplificador caseiro.