Tópico pra quem usa amplifcador no chão. Sem condição! :(

Autor Mensagem
MauricioBahia
Moderador
# out/11 · Editado por: MauricioBahia


Fala pessoal!

Parece algo bobo, mas não é! Diria até que é fundamental.

Tenho lido muitas pessoas reclamando de alteração de timbre com cabos, true bypass com muitos pedais, buffered bypass, calibre de cordas, captadores, etc. e outra minúcias. Tudo bem. Mas se tocam com o amp no chão o resultado é um timbre opaco, sem "expansividade", o que resulta numa alteração 10x maior que um cabo de má qualidade ou de perda de sinal em outos cantos. O som fico uma droga!

Enfim, antes de culpar "tudo", arruma uma cadeira ou suporte próprio e coloca seu amp em cima, dando espaço pro falante soar com mais "liberdade" nas frequências, em todas as direções. :) É outro papo!

Abs

ps. esse posicionamento não vai diminuir a perda de sinal (caso haja), é óbvio, mas pode melhorar muitíssimo o som que você ouve.

ps2. quando me refiro a "posição do amplificador", isso implica especificamente a "posição do falante". Usei a palavra "amplificador" por abrangência.

rafamoraes
Veterano
# out/11 · Editado por: rafamoraes
· votar


Quanto às diferenças timbrísticas não percebi muita coisa, mas tb já notei que ouço melhor quando ponho o ampli em cima de alguma coisa.
Agora, os mais entendidos da parte técnica da coisa poderiam explicar melhor como esse fenômeno se dá. Seria simplesmente o fato de que, quando em cima de algo que o deixe mais alto, o ampli emite as frequencias mais "diretamente" ao nosso ouvido? Ou o que ocorre?

abraço

MauricioBahia
Moderador
# out/11
· votar


rafamoraes: Agora, os mais entendidos da parte técnica da coisa poderiam explicar melhor como esse fenômeno se dá.

Timbre, percepção auditiva e Curva de Fletcher & Munson. Um caso de estudo e debate!
http://forum.cifraclub.com.br/forum/10/259935/

Abs

guizimm
Veterano
# out/11
· votar


de acordo com o pai de um integrante da minha banda(p cara eh musico profissional),a gente soh fazia barulho,pq a gente n ouvia direito oq tava tocando
cara,quando ele pôs meu amp em cima de uma cadeira,nossa,melhoro mto
agora eu sempre uso o amp em cima de uma cadeira

Hawklord
Veterano
# out/11 · Editado por: Hawklord
· votar


será q é por isso q esses amps da Vox tinham um suporte pra "erguer" eles?
http://www.musiciansbuyline.com/webstore/images/VOX-AC-30-Amplifier-fo r-sale-01281.jpg
http://www.voxshowroom.com/northcoast/images/products/stands_trolleys/ ac15-std.jpg

ta bom,com um amp pequeno até entendo que faça diferença colocar ele no alto.
mas e com um amp maior?
tipo,uma caixa 2x12?Ou 4x12?

carlos adolphs
Veterano
# out/11
· votar


MauricioBahia
rafamoraes
guizimm
parte técnica da coisa poderiam explicar melhor como esse fenômeno se dá
Buenas gurizada! Não tem fenômeno algum. Os graves não tem direcionalidade e os médios e agudos tem. Colocar num suporte ou cadeira, só faz levar os médios/agudos na sua direção (se vc inclinar o ampli para cima ou vc deitar no chão ao lado do ampli, o efeito é quase o mesmo, respeitadas as reflexões e colorações do som em função do posicionamento em relação às paredes). Porque nos PAs, os caras penduram bem alto os Médios e Agudos e os Subs ficam no chão? Pela mesma razão. Por isso as Marshalls 1960A são anguladas, por isso existem suportes para cubos e por aí vai. Agora, se o malandro senta em cima do cubo, com as pernas na frente, fala mal dele e ainda quer tapar a bateria, sinto muito, mas entende muito de chocalho, pandeiro, menos guitarra e ampli! Um abraço!

Bog
Veterano
# out/11
· votar


rafamoraes

Tem alguns fatores envolvidos aí. Vou mencionar um: falantes de guitarra são bem direcionais. Mesmo com o amp no chão, faça o teste: toque de pé do lado do amp, e vá se abaixando até ter o centro do falante apontado para a orelha. Você vai ouvir frequências agudas aparecendo aos montes só de fazer isso.

rafamoraes
Veterano
# out/11
· votar


carlos adolphs

É verdade, faz todo sentido. Sei que desde que me entendo por guitarrista (1998) eu já notei essa diferença, e costumo sempre colocar ele em cima de algo. É fato.

Abraço

Bog
Veterano
# out/11
· votar


carlos adolphs

Heheh, ops, você respondeu enquanto eu escrevia...

MauricioBahia
Moderador
# out/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


carlos adolphs

:) O cerne da questão é alertar para a perda/ateração monstra de timbre que há usando um amp (falante) no chão. Ninguém fala nisso, mas soltam os cachorros com perdas/alterações muito menos significativas com cabos, bypasses de pedais, captadores, etc... hehe

Enfim, um simples posicionamento do amp pode fazer a diferença no timbre.

Abs

Del-Rei
Veterano
# out/11
· votar


carlos adolphs
Os graves não tem direcionalidade e os médios e agudos tem.

Quer dizer que os graves vão para todas as direções, enquanto so agudos e médios vão... para frente, apenas?

Um aceno de longe!!!

rafamoraes
Veterano
# out/11
· votar


Agora que ficou claro pra todos que a altura do ampli em relação ao chão altera nossa percepção, queria que vcs explicassem se altera (e como isso ocorre) a timbragem. Seria apenas esse lance dos agudos e médios que teriam mais "dificuldade" em atingir nossos ouvidos quando o ampli tá no chão, e com isso passar a idéia de que o timbre alterou (pra pior)?

Abraço

Btardelli
Veterano
# out/11
· votar


eu uso esse suporte só ao vivo, em casa uso o amp no chão... pensei que o amp soasse melhor por o volume estar maior, pode ser por causa do suporte também então?

depois eu testo o suporte (não estou em casa agora...)

sandroguiraldo
Veterano
# out/11
· votar


Nunca gostei de tocar com o ampli em suporte...sempre percebi que no chão ele ficava melhor, inclinado ou em suporte, perdia muito grave e o som ficava "opaco e quebradiço".

Del-Rei
Veterano
# out/11
· votar


rafamoraes
queria que vcs explicassem se altera (e como isso ocorre) a timbragem. Seria apenas esse lance dos agudos e médios que teriam mais "dificuldade" em atingir nossos ouvidos quando o ampli tá no chão, e com isso passar a idéia de que o timbre alterou (pra pior)?


Cara, creio que não haja diferença em termos de ganho (quantidade de drive), então, o X da questão é sobre as frequências mesmo (altas, médias e baixas).

Carlos Adolphs.... Pronuncie-se mais!! \o/

Um aceno de longe!!!

joaormrt
Veterano
# out/11
· votar


Concordo, já percebi essa diferença....tenho a impressão que ouço mais os graves com o amplificador mais alto, alguém concorda ou estou louco?

AlanPPS
Veterano
# out/11
· votar


Não só o fato de estar no chão que altera o timbre, mais sim o material que é feito o chão também né !! Quando toco no banheiro, o azulejo da um tom diferente e quando toco num quartinho da casa do meu amigo de madeira o timbre é diferente também ! Não necessariamente melhor , DIFERENTE !

rafamoraes
Veterano
# out/11
· votar


Del-Rei
Cara, creio que não haja diferença em termos de ganho (quantidade de drive), então, o X da questão é sobre as frequências mesmo (altas, médias e baixas).

Nem sou expert, mas faz todo sentido mesmo. Como as frequencias baixas tem a onda "maior, mais abrangente, cobre uma área maior entre uma curva e outra", consegue atingir melhor nossos ouvidos mesmo estando o ampli no chão. Já as médias e agudas, seriam "mais curtas e menores, menos área de abrangência", daí a dificuldade maior. Seria isso, Doutores???

Abraço

JC_Junior
Veterano
# out/11
· votar


Tinha um problema parecido que o sandroguiraldo. No meu caso toquei com o amp em uma cadeira levemente inclinado, só recebi agudos na minha cara. E tentei ficar ao lado da caixa e continuava com os agudos pentelhos, tudo o que consegui foi perder completamente os graves e o som ficou bastante magro e sem peso.

Btardelli
Veterano
# out/11
· votar


sandroguiraldo

comigo é exatamente o contrario, o som fica bem mais vivo e brilhante com o amp no alto...

abç

Del-Rei
Veterano
# out/11
· votar


JC_Junior
Btardelli
sandroguiraldo
rafamoraes
Isso deve ter relação com o lance da microfonação.

Se o mic estiver na cara do falante, vai captar muito agudo e pouco grave...
Eu sempre deixo na borda externa do falante, que fica com muito mais grave, e os agudos na medida certa....

Será?

Um aceno de longe!!!

rafamoraes
Veterano
# out/11
· votar


Pelo visto o ideal é manter o meio termo, nem colocar o ampli na altura da orelha, nem deixar no chão. Acho que deve aproveitar ao máximo todas frequencias agindo assim como o Del-Rei disse, e posicionar o ampli numa altura em que nem fique no chão e nem à altura da orelha. Me parece o mais adequando.

Abraço

JC_Junior
Veterano
# out/11
· votar


Del-Rei

Não estava microfonado, foi em ensaio.

TitoOliveira
Veterano
# out/11
· votar


Não só o fato de estar no chão que altera o timbre, mais sim o material que é feito o chão também né !! Quando toco no banheiro, o azulejo da um tom diferente e quando toco num quartinho da casa do meu amigo de madeira o timbre é diferente também ! Não necessariamente melhor , DIFERENTE !
Tu leva o instrumento e o amp pra ficar tocando no banheiro? xD

Del-Rei
Veterano
# out/11
· votar


JC_Junior
Não estava microfonado, foi em ensaio.

A microfonação foi por minha conta, hehehe. Apenas fiz uma relação das frequências com o posicionamento do mic.
:D

Um aceno de longe!!!

AlanPPS
Veterano
# out/11
· votar


TitoOliveira


Ás vezes sim porque gosto da acústica que dá heuheuhuehuhe !! Pode parecer estranho mas fica legal !! Só paro de tocar quando alguém usa ele ai fica sem condições né kkk !! Faça o teste de bobeira pra ver como fica legalzinho !!

Btardelli
Veterano
# out/11
· votar


Del-Rei

cara, tanto em ensaio quananto ao vivo, o som do PA ou do amp fica diferente...

nem sei aonde meu mic fica... nunca fui bom em microfonar... com a minha "banda de verdade" quem microfona pra mim é o outro guitarrista e com a dupla é o roadie...

ps: viu meu recado la?

abraço!

nichendrix
Veterano
# out/11
· votar


sandroguiraldo
JC_Junior
Nunca gostei de tocar com o ampli em suporte...sempre percebi que no chão ele ficava melhor, inclinado ou em suporte, perdia muito grave e o som ficava "opaco e quebradiço".


Caras, o problema que se tu for microfonar o amp, o som que vai sair não é o que tu ouve. Por isso a microfonação muda muito o som, porque o microfone no caso é como um ouvido, e em cada região, vai captar o som de forma diferente.

JC_Junior
Veterano
# out/11
· votar


Não estava microfonado, foi em ensaio.


nichendrix

Conforme coloquei anteriormente.

E quanto ao lance da posição do mic, creio que isso é básico pra maioria aqui. ;)

carlos adolphs
Veterano
# out/11
· votar


Del-Rei
rafamoraes
Btardelli
sandroguiraldo
joaormrt
AlanPPS
JC_Junior

Aí, gurizada. Sem enfeitar muito o assunto, o que falou o MauricioBahia tá certo, dá diferença. Quanto a ficar mais agudo quando tira do chão é pelo fato que como antes vc não ouvia os agudos, devido a direcionalidade, colocava muito ganho de agudos no tone stack, no momento que subiu na cadeira, ficou demais. Lógico, se tirar do chão terá, necessáriamente que retocar o tone stack: óbvio. Vcs sabiam que todo o sistema THX, de Home Theater, baseia-se nas direcionalidades das caixas satélite, enquanto o sub-woofer, vc instala em qualquer canto. Graves não tem direção devido ao grande comprimento de onda, sabe-se isso desde 1932, quando teorizou-se o estéreo, só levado a efeito na década de 50, devido à 2ªGuerra, enquanto os médios tem mais direcionalidade, os agudos mais ainda. Imaginem como sendo assim: Os graves são uma lampada normal, pendurada no meio da sala, os médios são o spot que ilumina um quadro da parede e os agudos são a lanterna de mão, com foco bem definido na direção que vc aponta, mais ou menos isso. Não esqueçam, quando tirarem o ampli do chão, reforcem os graves, e atenuem os agudos, um retoque de leve nos médios. Pronto! Feita a mágica do velho ampli renascido! Abcs.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tópico pra quem usa amplifcador no chão. Sem condição! :(