Colocar uma Chave 110v 220v no amp

    Autor Mensagem
    Zedosal
    Veterano
    # out/11 · Editado por: Zedosal


    Seguinte galera, eu a 2 anos comprei um Behringer Vtone GMX 212 no paraguay, ele era 220V, como a rede aqui na cidade é 110V eu procurei na net e vi que os trafos da Behringer vinha com a opção 110/220, só nao tinha a chavinha. Daí abri o amp e mudei pra 110V, não satisfeito peguei uma chavinha que estava na fonte de um pc e com as ligações certas fiz funcionar 110V ou 220V pelo acionamento da chavinha. Funciona BEM até hj.


    Agora vem o drama, comprei um Laney Cub10 no Py e o bichinho é 230V.

    Procurei na net e vi que o trafo dele é assim:

    Esquema CUB10

    observando bem, vi que talvez fosse possivel colocar uma chave seletora pra ficar como esse esquema:

    Chave 4 Fios




    Pelo que vi é possivel dar certo, mas funciona mesmo???

    Esse é o esquematico completo dele: 4shared


    Se der essa semana eu corto o chassi boto a chavinha igual fiz no outro!!! rsrsrsrs

    carlos adolphs
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Zedosal
    Pô, Zé, não precisava por a chavinha no Behringer, era só inverter a gaveta do fusível, são todos assim.O esquema da chave funciona sim, pode fazer.Abcs.

    tatus
    Veterano
    # out/11 · Editado por: tatus
    · votar


    Zedosal, o problema é que são dois primários de 115V nesse transformador e nossa rede é 127V. Isso quer dizer que se o trafo receber 127V ele vai entregar ao circuíto tensões superiores às projetadas.
    Por exemplo, se ele recebe 115V e transforma em 300V; recebendo 127V ele transforma em 330V.
    Para evitar isso mande fazer um trafinho que receba 127V(primário) e entregue 230V por 250mA no secundário.
    Assim quando foi ligar em 127V liga no trafo e do trafo na tomada do ampli, quando usar em rede de 220V liga direto na tomada do ampli.
    Pode mandar fazer com aquelas braçadeiras simples de dois furos e parafusa-lo no próprio gabinete.
    Assim não tira a originalidade do ampli se um dia quiser vender ele e ainda diminui as chances de dar defeitos.

    EDIT:: kkkkkkkkk O mestre falou tafaldo!
    Eu tava escrevendo, todo cuidadoso, pensando num jeito de explicar, quando termino o mestre já leu, pensou, escreveu, resolveu e foi embora. rsrsrs

    Zedosal
    Veterano
    # out/11
    · votar


    carlos adolphs

    O meu Behringer era um modelo que vem sem aquele esquema da chavetinha, ate tinha procurado, tirei o porta fuzivel, mas não tinha o esqueminha de vira-la para ficar em 110V. Era diferente dos modelos que vem para o Brasil.

    Mas valeu Carlos, vou fazer sim...

    quanto a essa variacao de tensão, vejo que não tem como vc se livrar de estar empregando ao amp uma tensão diferente da ideal, já que a cada tomada que vc plugá-lo, sempre terá uma tensão diferente... todos sabemos que a rede eletrica não tem um valor constante e nem fixo.


    tatus valeu pela ideia, mas comprei o amp já pela praticidade, e carregar mais coisas com ele, já não me deixa feliz...


    aaaa ia me esquecendo rsrsrsr

    deem uma olhada no esquemático dele no arquivo do 4shared, lá aparece que para ligá-lo a 115V é a mesma coisa que no 230V. Essa parte do esquema parece estar errada...

    carlos adolphs
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Zedosal
    Entendí.São daqueles modelos destinados ao mercado Europeu, não tem o "macete".Mas beleza!Na prática é só paralelar os primários, para 115V.Haja estabilizador!Ontem medí a rede de 127 do estúdio:Voltagem:135V...Frequencia:64HZ...distorção harmônica:17%...É difícil ser feliz assim!Eita governinho!Abcs.

    Zedosal
    Veterano
    # out/11
    · votar


    carlos adolphs
    Mas já está valendo... vou mexer nisso hj ou amanha a noite, falta saber onde vou fazer o furinho pra colocar a chave seletora...

    agora seria bom ter uma broca dessas

    Link


    acho que vou colocar também um porta fusível desses


    facilita bastante na hora que um queimar

    carlos adolphs
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Zedosal
    Esse tipo de porta-fusivel é fácil de instalar, mas tem o modelo para fusivel pequeno, esse aí é para o 3AG, é meio grande.Compra de boa marca, pois esses dias me apareceu um ampli com um desses aí que desmanchou na minha mão!Abcs.

    Zedosal
    Veterano
    # out/11
    · votar


    carlos adolphs
    Já desmontei um aparelho com um desses que também virou pó ao encostar nele, o plástico tava ressecado e não aguentou...


    quanto ao tamanho, vou colocar um pequeno mesmo, só passei o link para ver o modelo mesmo...



    ps.: ainda não mexi no Tremendão II, preciso tomar vergonha na cara...

    Zedosal
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Ontem a noite fiz a cirurgia e o paciente passa muito bem...

    Mais tarde posto as fotos de como ocorreu a operação...

    Zedosal
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Tá aí pra quem quiser conferir como ficou a "solução de baixo custo"

    Antes

    Antes 2

    Por dentro

    Por Dentro 2

    Fusivel antes com dificil acesso

    Nova situacao

    Foto

    Foto1

    Foto 2

    ferbluiz
    Membro Novato
    # nov/13
    · votar


    Ótimo post, o arquivo do 4shared está quebrado, tem como upa-lo novamente, vlw.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Colocar uma Chave 110v 220v no amp