Microfonando um valvulado - Que trabalhão!

    Autor Mensagem
    Die Kunst der Kleinen Schwanz
    Veterano
    # out/11


    Olá pessoal.

    Eu to abrindo o tópico para desabafar minha indignação sobre como é difícil gravar um amplificador valvulado microfonado!

    Eu estou usando um SM57, uma interface com entradas XLR, propria para microfone, e só. Ai, tenho um daqueles clamps de pregar o microfone no gabinete. Então ta né, primeiro de tudo, a dificuldade é deixar os volumes do teu amp, e do microfone compatíveis. Aquele sobe e desce de volume. Depois, tu vai mudando de posição de gravando uma de cada vez até achar a mais adequada, mas mesmo assim tu NUNCA consegue o timbre que ta na sala naquele momento, sempre se perdem algumas frequencias e outras se tornam mais evidentes. Ou fica abafado demais, ou fica estridente, ou com muito ganho, ou com pouco ganho, e sempre fica com aquela cara de som cru. E depois de gravar tu ainda tem que tratar o audio com equalizadores, compressores, reverb, plugins ao caralho, e depois de horas tu ve o resultado.

    É um trampo demorado assim? Ou tem alguma formula mágica pra facilitar o processo?

    Valeu!

    _________________________________

    [EDITADO PELA MODERAÇÃO]

    Por favor, leia as regras do Fórum http://forum.cifraclub.com.br/?action=regras

    1. Criação de tópicos

    "1.3. Antes de criar um tópico, use a busca e verifique se o assunto já não foi ou está sendo discutido. Caso não encontre a resposta exata, UTILIZE UM DOS TÓPICOS EXISTENTES. Tópicos repetidos podem ser apagados caso a moderação ache necessário."

    http://forum.cifraclub.com.br/?action=busca&ordenacao=1&q=microfonando &boolean=1&forum3=1&forum10=1
    http://forum.cifraclub.com.br/?action=busca&ordenacao=1&q=microfonar&b oolean=1&forum3=1&forum10=1

    Arimoxinga
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Die Kunst der Kleinen Schwanz

    cara esse video abaixo o cara tira um puta timbre sem precisar de edição pós gravação eu nunca mexi com microfonação e muito menos toquei os dedos num knob de um valvulado então mas, acho que o segredo é a posição do microfone mesmo.




    Peace!!!

    Vingança Troll
    Veterano
    # out/11
    · votar


    É um trampo demorado assim? Ou tem alguma formula mágica pra facilitar o processo?

    Valeu!



    costume ...

    tem gente q eh acostumada a fazer isso ... porem no começo dizem q eh mt dificil mesmo

    fui tocar uma vez com um desses amps pequenos tal do tiny terror ... o cara q mexia la no som rapidinho botou o bagulho na frente do amp e pronto haha

    Stalingrado
    Veterano
    # out/11
    · votar


    ntão ta né, primeiro de tudo, a dificuldade é deixar os volumes do teu amp, e do microfone compatíveis
    Acredito que o grande lance é regular bem o volume de entrada na interface, para que não ocorra clippagem. Li em alguns livros que o resultado é melhor quando se grava com o máximo de volume possível antes da clippagem.
    Depois, tu vai mudando de posição de gravando uma de cada vez até achar a mais adequada, mas mesmo assim tu NUNCA consegue o timbre que ta na sala naquele momento, sempre se perdem algumas frequencias e outras se tornam mais evidentes. Ou fica abafado demais, ou fica estridente, ou com muito ganho, ou com pouco ganho, e sempre fica com aquela cara de som cru
    Vejo muito o pessoal falando de microfonar no centro do falante e também na borda. Tente essas posições. Quanto ao lance de ficar cru, isso é natural... Acredito que você nunca vá pegar uma gravação natural e igualar com uma processada... Além de equalização, compressão, mixagem em si, ainda existe o processo de masterização... Enfim, não dá pra comparar.

    Nunca microfonei um amp, mas estou falando baseado no que já li a respeito. Corrijam-me se eu estiver errado.

    Azian
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Die Kunst der Kleinen Schwanz

    Cara, é uma saco sim, digo por mim de quando queria gravar alguma coisa de ensaio, fazia a seguinte historia, usava/uso um mic condensador bem no fundo distante e regulando na interface e um shure (de voz) bem na boca do amp pra captar os detalhes, quem me deu essa dica foi um cara especializado em audio e pra soloções bem imediatas. Fiz isso em mais de um ambiente, a equalização do lugar conta e muda bastante. Depois dava um trato no Cubase. E o som é tipo de ensaio mesmo. Lembrando que com esse 2 mic que tenho nao da de fazer milagre.

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Microfonando um valvulado - Que trabalhão!