Liguei 127v no 220v - Meteoro Demolidor Baixo 50w

    Autor Mensagem
    Renan Gonçalves Flores
    Veterano
    # set/11


    Uma coisa bem comum aqui no forum, mas como tipo é meu único amp eu faço questão de abrir um tópico pra saber todas os possíveis resultados.

    Eu sempre ligo ele no 220v, mas acho que mudei ele pra 110v pra testar um pedal.
    Eu liguei ambos, só dei uma lapada no mizão e senti o cheiro. Puxei na hora. A fonte do pedal e o pedal continuam funcionando (o cheiro veio da fonte do pedal), mas o amp não liga mais (deste não veio nenhum cheiro de queimado).

    Eu pesquisei que pode ser o fusível. Na parte traseira do amp tem o seguinte texto:

    FUSE

    127v ~ T1, 6 A L
    220v ~ T0, 6 AL

    Não tenho a mínima noção de eletrônica. Quando eu for comprar um fusível, o que tenho que pedir? E aliás, onde eu compro?

    Gostaria de saber todos os resultados possíveis, tipo no mais trágico o que pode ter acontecido, e, se eu precisar levar numa assistência técnica, até quanto esse orçamento pode chegar.

    Link para o amp

    Valeu galera!

    carlos adolphs
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Renan Gonçalves Flores
    Boas.Primeiro troque o fusível.Se queimar de novo , comunique, aí veremos o que vc pode fazer.Leve o antigo em alguma loja de material eletrônico e peça um igual.Pronto.Coloque e teste para ver se tudo funciona ou não.Abcs.

    Renan Gonçalves Flores
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Opa!
    Então, o problema foi só no fusível mesmo, por sorte. Mas meu amigo me disse que o fusível que ele colocou só serve pra mim tocar em 220v, que se eu colocar em 127v o fusível pode queimar.

    Eu fiquei com cara de "mas hein?", ele me falou uma cacetada de termos técnicos que eu não entendi nada.
    Alguém pode me dar uma explicação mais prática sobre essa coisa de fusíveis?

    Abraços!

    carlos adolphs
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Renan Gonçalves Flores
    Existe uma coisa na Eletronica, chamada Lei de Ohm.Por essa lei, a corrente é diretamente proporcional à voltagem e inversamente proporcional à resistencia.Um transformador em 220V tem uma resistencia, em média, o dobro da em 110V.Nesse caso, para manter a corrente, ou vc aumenta a voltagem ou diminui a resistencia.Mas isso são teorias que são difíceis aos leigos.Então, na prática, o que fazer?A potencia(vc usa ela para fazer o som...)tem que ser mantida.Se vc tem 220V e um fusível de 0,6A isso quer dizer que sua potencia de consumo, será no máximo 220 X 0,6 = 132 Watts(consumo).Acima de 0,6A, o fusivel queima para proteger.Agora suponha que vc use o mesmo fusível em 127V.Para manter a potencia de uso(132 Watts),vc terá que gerar o seguinte: 132 /127= 1,04 Amperes, pois 127 X 1,04 = 132 W.Se o seu fusivel é de 0,6 e vc agora faz passar 1, 04, ele queima.Isso é quanto a escolher o fusivel adequado às voltagens normais.Só que vc deixou em 127 e ligou em 220.Com isso vc aplicou o dobro da corrente, que se fosse o normal , já seria 1,04A, e agora ficou com no mínimo 2, 08A.O fusível queima de imediato.Então se for usar 220V, use fusivel de 0,6A,se for usar em 127V(ligando em 127 mesmo) o fusível será de 1,6A, conforme escrito no aparelho.Abcs.

    Guilherme Nau
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Renan Gonçalves Flores
    Não tenho a mínima noção de eletrônica. Quando eu for comprar um fusível, o que tenho que pedir? E aliás, onde eu compro?

    Eu recomendaria que um profissional faça isso amigo já que você não tem a minima noção de eletrônica.É a mesma coisa que colocar um jardineiro pra editar um vídeo.

    Se eu fosse você bancava o melhor fusível que o profissional pode te oferecer.


    O seu queimou o fusível,e o meu que queimou a fonte inteira.

    Renan Gonçalves Flores
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    carlos adolphs
    Por increça que parível, eu entendi. Valeu carlos adolphs!

    snd
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    se você liga na metade da tensão ele puxa o dobro da corrente e adeus fusível

    se ligar no dobro da tensão é que fudeu. o fusivel não vai queimar e vai fritar os componentes :D

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Liguei 127v no 220v - Meteoro Demolidor Baixo 50w