Projeto Tiny 800 1x12 - Saindo do forno!

Autor Mensagem
Die Kunst der Kleinen Schwanz
Veterano
# set/11


Olá pessoal!
Eu gostaria de abrir este tópico aqui para começar uma saga, que é a da construção deste amplificador por um handmaker de São Paulo, que ainda não revelarei o nome, mas vou aos poucos postando as fotos do projeto, do amp por dentro, da montagem da caixa 1x12(esta ai eu comprarei pronta), da instalação do falante no amp, pedirei dicas aos amigos do fórum, e por fim, postarei o resultado final e quem foi o handmaker em questão.

O projeto, é um clone do tiny terror com 30W RMS, loop de efeitos, e um pre mais elaborado do que o do tiny terror original, com controles de treble, mid e bass, 4 valvulas 12ax7 no preamp e 3 EL84 no Power amp. É um amp mais nervoso que o terror, e com alguns incrementos no circuito para recriar o timbre do TT com uma apimentada alá Marshall JCM 800.

Estou muito empolgado com o projeto e não vejo a hora de poder compartilhar o resultado final para vocês, e se Deus quiser essa será uma porta para uma nova opção neste mercado!

Um abraço galerinha!!

bicinh
Veterano
# set/11
· votar


Que isso velho !
até eu me interessei nesse projeto agora.. hahauhsauhas
mantenha-nos informado..
até acho que sei quem é o seu handmaker. haha

abç

Die Kunst der Kleinen Schwanz
Veterano
# set/11
· votar


bicinh
hahaha manterei informado, pode deixar!
A caixa, eu mesmo montarei. Tipo, eu vou comprar a estrutura da caixa pronta e o falante separado (será um Eminence The Governor, clone do V30 da Celestion!),
Mas aqui, ainda não vamos falar de nomes, porque antes de falar quem é, eu quero mostrar o trabalho do cara e ter oportunidade de ser bem transparente quanto ao processo. Eu não sou amigo dele, nem moro no mesmo estado dele, mas se for um cara firmeza, eu vou fazer questão de divulgar o trabalho dele.

Um abraço!

bicinh
Veterano
# set/11
· votar


Die Kunst der Kleinen Schwanz
Cara, te dou uma dica...
antes de comprar esse eminence
da uma olhada nos falantes da RK amps.. estão comentando bastante por aí e custam a metade do Eminence.. da uma procurada pelo Ricardo rk no orkut e troca uma ideia com ele.. é bom voce pesquisar antes de gastar uma fortuna nesses eminence..

abç

Die Kunst der Kleinen Schwanz
Veterano
# set/11
· votar


bicinh
Putz =/
Agora que eu ja dei o lance no eminence do maluco lá!
Sério?
Se eu soubesse eu pegava até dois pra montar uma 2x12...

Van_Lorien
Veterano
# set/11
· votar


Die Kunst der Kleinen Schwanz
3 EL84 no Power amp
Como que três EL84 vão funcionar juntos? Ao meu ver isso é inviável, ainda mais fazendo render 30w. Normalmente as EL84 trabalham em push-pull ligadas em pares ou individualmente em amplificadores single ender, nunca vi elas trabalhando em trio e nem acho isso possível (não que eu entenda muito disso). Não seriam quatro EL84?

e um pre mais elaborado do que o do tiny terror original, com controles de treble, mid e bass
Na minha opinião isso é descaracterizar completamente o Tiny Terror. O "charme" dele é justamente ser simples e ter "um som só". No momento que se faz essas mexidas nele, ele deixa de ser um Tiny Terror, sendo apenas um amplificador com um pré de alto ganho com quatro 12AX7.

Acho bem difícil que ele soe como o Tiny Terror. Ele vai soar como um amplificador de alto ganho com EL84 no power (não que o TT não seja isso, mas acho que me fiz entender). Creio que o que vai dá a característica tonal final vai ser o falante e o gabinete.

Boa sorte aí no projeto!

Die Kunst der Kleinen Schwanz
Veterano
# set/11
· votar


Van_Lorien
Entendi! Cara, são 4 mesmo, eu que escrevi errado =/
Então velho... eu gosto do TT, mas eu queria uma versão dele com mais controles e mais sofisticada. E depois que vi o video desse mesmo amp que o cara faz, era aquilo mesmo!
E queria um amp ALTO que aguentasse um clean em bons volumes. E sobre ser single channel, eu achei isso interessante, e para compensar isso, pretendo fazer como você e pegar um MXR Custom Badass, pois achei o pedal SENSACIONAL!
Falando nisso, já gravou video dele??

rgmanica
Veterano
# set/11
· votar


Die Kunst der Kleinen Schwanz
será um Eminence The Governor, clone do V30 da Celestion!

Não vai nessa que não é bem assim...

Die Kunst der Kleinen Schwanz
Veterano
# set/11
· votar


rgmanica
Bem, eu gostei muito do som do falante pelos demos do youtube. E a curva dele é parecida com a do V30. Eu não estou procurando pelo timbre de um falante específico, simplesmente um bom falante, com boa definição. Pelos reviews da internet e a descrição deste falante pelo fabricante, parece ser uma boa opção, pena que 330 reais é um preço de certa forma salgado.

Van_Lorien
Veterano
# set/11
· votar


Die Kunst der Kleinen Schwanz
Aham, te entendi. Ainda não consegui gravar nada com o Badass, especialmente vídeo. Acho que vou acabar gravando algo com VST mesmo, já que não tenho um equipamento legal pra microfonar o amplificador. Quando eu gravar algo eu posto. =)

Abs

janderimperium
Veterano
# set/11
· votar


tem previsao de preço cara????

Die Kunst der Kleinen Schwanz
Veterano
# set/11
· votar


janderimperium
Sim, mas quando eu tiver com o amp na mão, vídeo gravado, e OK do handmaker para publicar, eu publicarei tudo isso por aqui!

Um abraço!

carlos adolphs
Veterano
# set/11
· votar


Die Kunst der Kleinen Schwanz
será um Eminence The Governor, clone do V30 da Celestion!

Não vai nessa que não é bem assim...

(2)
Uma pergunta:4 12AX7 com 4 EL84 e monocanal?Dá uma revisada, porque com 2 12ax7 vc já tem ganho pacas para usar com EL84.Provávelmente vai ter problemas de oscilação por excesso de ganho.Não deixe a ansiedade na frente da razão.Outra coisa, com 4 EL84 vc se aproxima do VOX AC30 e não do JCM800 e o TT fica bem longe dos dois, só pra dar uma noção de timbre.De qualquer maneira, boa sorte com o projeto.

Die Kunst der Kleinen Schwanz
Veterano
# set/11
· votar


carlos adolphs
São 2 EL84 e uma inversora, eu falei merda.

Cara, eu ainda não vou postar o vídeo, nem vou ficar falando demais. Vou apenas gravar o vídeo e mostrar o som que eu mesmo ouvi!

Eu acho que nego tem picuinha demais, gosta de implicar com todos pequenos detalhes. Eu disse que o falante é similar, e tem caracteristicas parecidas, e que o que ele me oferece, me interessou muito, por ser um bom falante.

carlos adolphs
Veterano
# set/11
· votar


Die Kunst der Kleinen Schwanz
Não se trata de pequenos detalhes ou picuinhas, mas sim que em amplis valvulados, se vc não atentar aos detalhes, o resultado pode ser desastroso.Mas como vc está demonstrando que está seguro, quem sou eu para me meter.Seja feliz!Não interfirirei mais nos seus posts.

Die Kunst der Kleinen Schwanz
Veterano
# set/11
· votar


carlos adolphs
Pelo que eu conversei com o handmaker, este falante se encaixa perfeitamente na proposta que eu procuro, assim como meu amp. O profissional em questão, não está ganhando nada na minha escolha de falante e até me aconselhou ir por ele do que gastar menos em falantes que me recomendaram como bravox, novik e cia. Seguindo a opinião de profissionais da área, de usuários de tais falantes e de vários reviews lidos e ouvidos, me decidi que fiz uma boa escolha, tanto do handmaker, tanto dos outros componentes!
Espero muito em breve postar o resultado aqui, estou ansioso pelo momento!

carlos adolphs
Veterano
# set/11
· votar


Die Kunst der Kleinen Schwanz
Puxa, vc falou tanto em profissionais da área, que me senti um amador, depois de trabalhar com isso, por 40 anos.Acho que até vou dar baixa do meu registro no CREA...KKKK.

Die Kunst der Kleinen Schwanz
Veterano
# set/11
· votar


carlos adolphs
Olha, eu abri este tópico como um espaço para debatermos construtivamente acerca deste projeto que está por vir. Carlos, se este for o seu propósito, você é bem vindo, senão, ficaria chateado de ter um membro a menos afim de colaborar nesta proposta interessante que está vindo através deste tópico...

carlos adolphs
Veterano
# set/11
· votar


Die Kunst der Kleinen Schwanz
Descupe,não é meu propósito bagunçar seu tópico e muito menos não colaborar, quem me conhece, sabe disso.Só achei estranho vc não aceitar as dicas e ainda dizer que pequenos detalhes não interessam ou são picuinhas.Quem faz um bom projeto escuta todos, eu pelo menos, ajo desta maneira.Ninguém é dono da verdade, muito menos eu.Desculpe mais uma vez.

bicinh
Veterano
# set/11
· votar


Quem faz um bom projeto escuta todos, eu pelo menos, ajo desta maneira.Ninguém é dono da verdade, muito menos eu.Desculpe mais uma vez.

(2)

Die Kunst der Kleinen Schwanz
Veterano
# set/11
· votar


Olá! Atualizando o tópico, eu tinha conversado com o handmaker, e ele me falou que para 30w, o aconselhável era 6L6, por causa da potência, e que EL84 ficava legal para 15w. E já que o som de amps com 6L6 na saida não é a minha praia, eu decidi ficar nos 15w.

Porém, para compensar a diferença de preço (desconto) que eu tive por reduzir a potência, eu tive mais caixa disponível, o que me fez inveredar por uma ideia:

Comprei 2 falantes ACE do Ronaldo da Alien amps, e estou para encomendar um Gabinete 2x12: O head tem saidas para 4 ohms e para 8 ohms. Então, eu pensei em ligar os dois falantes do Ronaldo (80w, 8 ohms) em paralelo para conseguir 4 ohms.

Desta forma, eu terei mais volume ou pressão sonora, ou headroom?

Abçs

Blonde Hammet
Veterano
# set/11
· votar


Die Kunst der Kleinen Schwanz

Ae cara!
Acho que vc vai curtir os Alien Ace!
eu posso estar enganado mas acredito que com uma caixa 2x12 o que aumenta em relação a 1x12 é a pressão sonora...
A caixa vc que vai fazer? ontem eu comprei as madeiras pra minha 1x12 e já to montando aos poucos, acho que sabado ou domingo finalizo ela.

Abraços!

Die Kunst der Kleinen Schwanz
Veterano
# set/11
· votar


Blonde Hammet
Eu vou comprar de um doido na Paraiba que faz umas caixas legais pra caramba!
Eu mesmo não tenho proeficiência NENHUMA para montar uma caixa dessas, meu negócio é pegar tudo pronto, e por pra funcionar!

Então, o Ronaldo falou que a diferenção não vai ser exatamente em volume, no sentido total da palavra, mas em punch, graves e pressão sonora, pois o som terá uma fonte a mais para se propagar, que é o outro falante, apesar de que ambos vão estar trabalhando em 4 ohms, não em 8 ohm como trabalharia uma 1x12.

Blonde Hammet
Veterano
# set/11
· votar


Die Kunst der Kleinen Schwanz

Legal cara!
O ronaldo tinha os falantes a pronta entrega né?
Já estão a caminho?

Abraços!

carlos adolphs
Veterano
# set/11 · Editado por: carlos adolphs
· votar


Die Kunst der Kleinen Schwanz
Boa escolha!Os ACE são muito bons.Vc terá mais área de cone em pol², porém para aumento real de pressão sonora, vc teria que aumentar a potência até próximo do total permitido por sua caixa, no caso 160W, para que os alto-falantes tenham o deslocamento a pleno.Para aumento efetivo de Headroom, é necessário sobreexcitar os alto falantes, e isso seria colocar o dobro da potência nominal, para manter a média RMS, próxima do nominal, fazendo com que o deslocamento do cone seja pleno.Esse artifício só é válido se vc possuir um processador de áudio digital para fazer a proteção dos alto-falantes, pois do contrário, a queima é certa.O volume tende a ser maior por maior área de cones, porém tenha em mente que vc vai dividir 15W entre dois alto-falantes, ou seja, 7,5W para cada um, se estiver tocando a pleno.O ideal, Diego, seria ver se o Ronaldo tem um modelo de menor potência e maior sensibilidade, tipo 35W/100 dB.W.m, e então fazer a caixa com eles.Assim, efetivamente, vc teria um ganho sistêmico maior, com mais SPL.Como a área de cone é uma função de PI e o deslocamento do cone uma função linear, o ganho de audibilidade em função da área será um pouco maior que as perdas de excursão do cone por divisão da potência.OK?.Abcs.

Die Kunst der Kleinen Schwanz
Veterano
# set/11
· votar


carlos adolphs
Então, com a potência que eu estou usando no head, 15w, 2x12 seria uma boa escolha, ou não teria um aumento significativo?
Minha ideia, era pegar 2x12 porque: O breakup do amplificador, acontece muito cedo. Entre 1 e 2 horas, ele começa a crunchar, isso com o preamp ainda em 9 horas. E eu gostaria de mais headroom, um clean mais proeminente e com mais massa sonora. Então, pensei; será que uma 2x12 ao invés de 1x12 resolve o problema?
Ou neste caso, não tem nenhuma relação?
Blonde Hammet
Tem sim! Ele ta com alguns lá! O segundo eu vou confirmar hoje se compro com ele ou não. Vou seguir o que vocês me indicarem aqui!

Edu_Afram
Veterano
# set/11
· votar


Die Kunst der Kleinen Schwanz

passa o contado do cara ai.. n esconde o ouro não

Die Kunst der Kleinen Schwanz
Veterano
# set/11
· votar


Edu_Afram
Ainda não, depois que tudo tiver pronto, eu passo o contato para quem se interessar no trabalho do cara! =)
Tenha calma!

Blonde Hammet
Veterano
# set/11
· votar


Die Kunst der Kleinen Schwanz

Saquei cara!
Eu acho que em relação ao headroom é mais do cabeçote, se ele começa a crunchar ali onde vc disse acho que a caixa não interfere muito nisso não...
Mas acho que com a 2x12 o som fica mais encorpado com mais medios graves do que só a 1x12.
Te falei que a minha caixa do Duovox tá só com 1 falante Alien Ace né? Eu até ia comprar outro, mas por enquanto o som ta muito legal só com 1 falante...

Abraços!

carlos adolphs
Veterano
# set/11
· votar


Die Kunst der Kleinen Schwanz
Sinto te desapontar, mas com 15W, pra vc conseguir o que quer, e me parece pelos termos que usa, algo entre Punk e Metal, com peso no clean, só fazendo o lance de alto-falante mais sensível.Raciocine assim, um alto falante para 80 Watts tem um excursão linear da bobina móvel, em torno de 7,5 mm, movimento esse que é transmitido e aumentado pelo cone.Mas isso com 80Watts, pois o conjunto mecânico da suspensão foi "endurecido para a bobina não bater no batente com essa potência.Então, com seus 7,5 Watts, vc deve ter que usar cerca de 4 W só pra vencer a inércia do sistema de suspenção(cone/aranha).Com baixas potências, temos que usar alto-falantes mais sensíveis, e pense bem, se vc conseguir, mesmo com um alto falante mais fraco em Watts, mas mais sensível em dB/m, um deslocamento maior do cone, vc tem o volume quase igual a um ampli de mais potência.Isso porque 12 pol são 12 pol, seja com 1 ou com 100W, se vc tem o mesmo movimento linear do cone em mm, o resultado em pressão sonora será identico.O brabo é a tal inércia mecânica do sistema de suspensão.Abcs.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Projeto Tiny 800 1x12 - Saindo do forno!