Amps handmades valvulados super versáteis, será possível?

    Autor Mensagem
    Fred Gtr
    Veterano
    # ago/11


    Pessoal,

    Alguns fabricantes de amplificadores handmades aqui no Brasil, anunciam alguns amps com 2, 3 canais que prometem ser super versáteis.

    Nas especificações desses amps, costuma-se ver coisas do tipo:

    "Possui um canal clean com um som de um Fender Bassman, e um canal lead com o som de um JCM 800."

    Não exatamente isso, mas as especificações dão a entender que o amp tal possui muita versatilidade.

    Alguns exemplos:

    http://pedrone.com.br/produtos_detalhes.asp?id_produtos=10

    http://www.tmiranda.com/amplificadores/tube_amps_port/amplificador_val vulado_drive_n_sync_100_dumble_overdrive_special_od100.htm

    Então será que estes amps possuem mesmo essa versatilidade?

    carlos adolphs
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Fred Gtr
    Quando vc executa um esquema elétrico, observando estreitamente os componentes e seus valores, alimentações, etc, estamos fazendo exatamente o que a fábrica faz.Espera-se então que o resultado seja muito próximo do pretendido.Mas sempre tem o fator casual, algo pequeno e imprevisível, que impede os timbres de sairem conforme planejado.Um dos fatores é o guitarrista, por exemplo. Fazer um ampli sob medida para o Guilmour ou para o Slash é certeza de sucesso, porém construir o mesmo para alguém que pretende tocar como o Guilmour ou o Slash, não é tão garantido assim.O talento sempre acompanha a qualidade.Assim são os amplis, bons guitarristas sempre admirarão um Pedrone ou um TMiranda, pois conseguem extrair deles o melhor.Já tem guri por aí que mal aprendeu a fazer a 1ª,2ª e 3ª de Dó e sai apregoando defeitos e qualidades de famosos amplis.Na prática, os amplis cumprem o escrito, principalmente os dos handmakers reconhecidamente competentes.Abcs.

    Fred Gtr
    Veterano
    # set/11
    · votar


    carlos adolphs

    Concordo com você, gosto muito do trabalho dos handmakers, porém de forma geral sabe-se que os amps possuem características que os tornam mais adequados para determinado estilo musical, claro que um bom músico consegue se virar, porém tocar Metal e Jazz em um único amp, é complicado, você não consegue atingir esses estremos com qualidade em apenas um amp.

    Por isso eu fiz a pergunta anteriormente, afinal é complicado atingir extremos em um único amp, independente da qualidade do músico.

    Ldmk
    Veterano
    # set/11 · Editado por: Ldmk
    · votar


    A ideia dos amps 3 em 1 não me agrada muito, mas nunca tive experiência suficiente com nenhum para criticá-los.

    Mas não arriscaria investir uma dinheirama em nenhum, também. São milhões de knobs, chaves, funções, canais... Eu, sinceramente, não utilizaria nem metade.

    Só que isso não significa que não possuam tal versatilidade. Pode ser que o timbre não seja exatamente igual, mas com certeza será uma cópia fiel.

    É mais a questão da sub-utilização do produto, mesmo.

    Abraços.

    ROo
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Fred Gtr
    Bom, nunca toquei em nenhum amp tão "monstruoso" assim. Tem o LeMarc II do Pedrone também, díficil imaginar que com tantos controles independentes por canal e configurações de EQ o amp não seja versátil, já que essa provavelmente seja uma das principais características do próprio. Creio que ele seja mais versátil que a maioria das pessoas que venham a tocar nele :P.

    carlos adolphs
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Fred Gtr
    Entendo seu ponto de vista, mas posso dizer que vc consegue sim, em ampli monocanal, excursionar entre o Metal e o Jazz, porém, entre um e outro vc tem que mexer no tone stack.Se vc tem boa memória é até fácil memorizar a posição dos botões.Porém é mais versátil ter dois canais selecionáveis.Te digo que é possível, pois na década de 70 eu tinha uma banda que tocava de Roberto Carlos à Led Zeppelin e a unica coisa que fazíamos era virar no painel e retocar os tone stacks, conforme o estilo da musica que se seguia no repertório, com os Tremendões Giannini.A gente tocava 5 horas direto com um intervalo de 15 minutos no meio.Hoje as bandas fazem shows de 10 musicas e acham difícil regular um ampli...Mas dá, sim.Abcs.

    Velvete
    Veterano
    # set/11 · Editado por: Velvete
    · votar


    carlos adolphs

    Mestre! nos mostre a formula do sucesso: como regular o ampli de forma a abranger todos os timbres?rs

    Brincadeiras a parte,

    A experiência e tempo de dedicação devem fazer total diferença na hora de conseguir o som que deseja.

    Abraços

    Vitor Bossa
    Veterano
    # set/11
    · votar


    minha opinião é simples, lembrem-se é minha opinião...

    ... quanto mais knobs mais chances de cagar no som ...

    Pra quem sabe mexer em tudo que tem, isso não se aplica muito, mas aos novatos que acham que quanto mais botões tem mais possibilidades também vão ter, mais possibilidades terão de ferrar o som também, mas isso é o meu jeito de pensar, acho que independente do equipamento, com muitos ou poucos knobs, o essencial é você sentar na frente dele e aprender a mexer em todos, tirar várias sonoridades com o mesmo equipo, e tirar o melhor que você tem em mãos

    Fred Gtr
    Veterano
    # set/11
    · votar


    É isso aí galera, valeu pelas opiniões.

    É muito bom ver uma discussão saudável aqui FCC.

    carlos adolphs
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Vitor Bossa
    Fred Gtr
    Velvete
    Isso aí, garotada!O Vitor disse a palavra mágica.Aprender!!!Como já falei diversas vezes em diversos posts, aqui na minha cidade tem um guitarrista(professor), que timbra até rádio de pilha.Cada vez que vc apresenta um ampli a ele, ele senta e fica uns dois, tres dias só mexendo e experimentando, até extrair tudo que o equipo sabe dar.Já ouvi o cara diversas vezes com amplis que qualquer um do fórum torceria o nariz e tirou som, e bom!Abcs a todos!

    rgmanica
    Veterano
    # set/11
    · votar


    É isso povo! Não adianta o amp ser versátil se o dono não é...

    É aquilo que sempre digo. É a mania do google. O pessoal não quer aprender, quer achar pronto. Nas escola e faculdades tá do mesmo jeito. A molecada em vez de ir pro google buscar o pdf de um livro, não, vai buscar direto o resumo... Daí pensa que sabe tudo sobre o livro. Preguicite.

    Com o som, faz o mesmo. Entra no google e digita "amplificador guns". Daí vê que o Slash usa modelo tal, compra igual e pensa que que quando chegar em casa, é só plugar a guitarra e vai ser igual. Jamé.
    É aquilo. Tem gente que olha e pensa que passar 3 dias apanhando e lidando nas regulagens é perder tempo, quando na verdade é ganhar tempo e muitas outras coisas.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Amps handmades valvulados super versáteis, será possível?