Como ligar meu amp de estudo em uma caixa mais potente para ensaios.

    Autor Mensagem
    SeteTroxas
    Veterano
    # ago/11 · Editado por: SeteTroxas


    Bom, eu tenho um amp Blackstar HT-1R que uso para estudo em casa e tambem tenho uma caixa Oneal OCM 200.

    Tem como eu ligar a Blackstar em uma caixa mais potente para usar nos ensaios sem perder a qualidade do som? Sabendo que a Blackstar tem um Speaker output pra 1 Watt RMS e 4-8 Ohms.

    SeteTroxas
    Veterano
    # ago/11 · Editado por: SeteTroxas
    · votar


    Eu pensei em comprar uma caixa parecida como essa.

    Só não sei como instalar e se daria certo.

    Bog
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    SeteTroxas

    Cara, acho que tem umas pequenas confusões aí.

    A primeira é que o speaker output vai continuar mandando 1w para a caixa que você ligar. A potência que você vê na especificação de uma caixa passiva é o máximo que ela aguenta receber. Se você ligar o teu amp em uma caixa com falante de 12" de boa sensibilidade, o volume vai aumentar, mas muito provavelmente não o suficiente para ensaiar com um baterista, especialmente se você quiser qualquer coisa remotamente parecida com um som limpo. Imagine que o teu amp vai simplesmente virar um amp de 1w com falante de 12".

    A segunda confusão é que caixas para áudio em geral NÃO são iguais a caixas para guitarra. Os falantes de um amp de guitarra têm papel fundamental no timbre que você ouve, atenuam e realçam certas frequências, e cortam sons muito agudos. Falantes para áudio de propósito geral, por outro lado, são projetados para serem o mais neutros possível. Se você ligar o speaker out do teu amp numa caixa para áudio em geral, o som vai ficar BEM diferente do que você ouve normalmente no falante do amp, provavelmente vai ficar com graves embolando e drive mega-ultra-hiper abelhudo. A não ser que você esteja tocando jazz com uma guitarra hollowbody e som impecavelmente limpo, você não quer fazer esta ligação.

    Se você quer aumentar o volume do amp e manter as suas características de timbre, o melhor é microfonar. Mas como nem sempre é fácil achar um microfone decente e posicionar ele do jeito certo na frente do amp (não é simplesmente colocar de qualquer jeito), você pode usar a saída "Emulated Output & Headphones". Basta ligá-la no PA ou em uma boa caixa ativa (para áudio em geral, daquelas normamente usadas para amplificar voz ou teclado). Esta saída de linha simula aquelas características de falantes para guitarra que eu mencionei acima. O som vai ficar diferente do que você normalmente ouve pelo falante do amp, mas pelo menos vai continuar parecendo "som de guitarra". Infelizmente, eu já tive um pedal da Blackstar (HT-Dual), e se eles tiverem reaproveitado o circuito da emulação de falantes (prática comum na indústria), está longe de ser a melhor que eu já ouvi. Mas pelo menos é uma opção.

    SeteTroxas
    Veterano
    # ago/11 · Editado por: SeteTroxas
    · votar


    Bog

    Bah, valeu cara, ajudo bastante mesmo.

    Então eu posso ligar a saída "Emulated Output & Headphones" na OCM 200 até eu comprar uma boa caixa ativa? Os cabos podem ser os normais em série ou precisam ser em paralelo?

    PA seria pré-amplificador?

    Bog
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    SeteTroxas

    posso ligar a saída "Emulated Output & Headphones" na OCM 200 até eu comprar uma boa caixa ativa?

    Sim, mas lembre-se que a qualidade final que você pode obter é limitada pela qualidade da Oneal.

    Os cabos podem ser os normais em série ou precisam ser em paralelo?

    Como assim paralelo? Stereo, você diz? Pode ser cabo normal, mono.

    PA seria pré-amplificador?

    PA é um sistema que joga áudio para o público (e quando tem algum retorno, para a banda também). Ligar no PA é o que popularmente se diz "ligar na mesa". ;)

    SeteTroxas
    Veterano
    # ago/11 · Editado por: SeteTroxas
    · votar


    Bog

    Ok, a OCM 200 vai ser provisória até eu conseguir comprar uma caixa boa.

    Como assim paralelo? Stereo, você diz? Pode ser cabo normal, mono.

    Pois é, eu tambem não entendi quando me falaram para usar cabo em paralelo. Mas vou usar mono como você disse.

    PA é um sistema que joga áudio para o público (e quando tem algum retorno, para a banda também). Ligar no PA é o que popularmente se diz "ligar na mesa".

    Agora entendi, sempre pensei que quando falavam em PA fosse Pré-amplificador, talvez por isso que não entendia muito bem...

    Valeu amigão, ajudo muito. Acho que agora os ensaios fora de estudio serão melhores...

    agony_fate
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Gente, vou aproveitar o topico pra tirar uma duvida, se um amp de 15w tem saida de audio normal(o vermelho e o branco) ou p10, se eu ligar num home theater, (o p10 com uns adaptadores que eu tenho aqui) o som vai ficar muito ruim? ou vai ficar com tanto atraso que ficará insuportavel tocar?

    Bog
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    agony_fate
    o som vai ficar muito ruim?

    Depende do circuito do amp, e da existência de uma boa simulação de falante.

    Vale também lembrar que, se o amp for daqueles que cortam o power quando a saída de linha é usada (bem comum), o volume vai ser determinado pela potência e outras características do sistema de som usado. Nesses casos o amp fica responsável apenas por dar a timbragem, tenha ele 15 ou 150w.

    ou vai ficar com tanto atraso que ficará insuportavel tocar?

    Atraso? Não vejo por que teria atraso. Pode ficar ruim, mas por outras razões.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como ligar meu amp de estudo em uma caixa mais potente para ensaios.