Review vox ac4tv

Autor Mensagem
ghn05
Veterano
# ago/11 · Editado por: ghn05


Recentemente adquiri meu primeiro valvulado, o vox ac4tv, e agora que já aprendi a ter bons timbres com ele resolvi fazer esse meu primeiro review.

Especificações:
Controles: Tone, Volume, OP Level (4W, 1W, ¼ W)
In/Out Jacks: Input, External Speaker Jack 16 Ohms (¼')
Output: 4 Watt RMS 16-Ohm
Falante: AC4TV – 1 x 10" 16-Ohm Celestion VX10 custom speaker;
Válvulas: 1 x 12AX7 (pre) / 1 x EL84 (power)
AC4TV Dimensões: 13.78" (W) x 8.46" (D) x 14.76" (H);
AC4TV peso: 19.84 lbs.

Primeiras impressões:
Quando eu vi seus controles achei que ele iria ser um amp muito limitado, mas eu estava errado ele na verdade é muito versátil por ter apenas volume e tone. Consegui tocar com ele desde jazz até um black sabbath, mas quando a distorção passa da metade com humbuckers o som começa a sofrer compressão, mas com single-coils e p90 isso não ocorre.

Volume:
Quando eu pluguei minha guitarra no amp não achava que iria ser muito alto pois eram apenas 4w mas quando toquei o primeiro acorde quase cai de costas pois ele fala muito alto por ser 4w, superando meu antigo meteoro atomic drive 20, mas ainda bem que tem um atenuador que pode fazer mudar de 4w para 1w e até incríveis 1/4w sem muita mudança no timbre.

Timbre:
O timbre dele é muito variado dependendo da guitarra com humbuckers o som dele e sujo e gordo onde não da para colocar muita distorção sem ter compressão, já com single-coils e p90 o som dele é muito brilhante e limpo onde é possível tocar com a distorção no talo que não há compressão. Sua distorção é ótima pois não é o pré que distorce e sim o power dando uma distorção gorda, cheia e dinâmica. Seu som limpo é aquele som limpo característico dos amps da vox, brilhante, bonito e com toque quente. Ele é muito amigo de pedais.

Conclusão:
Se você estiver atrás de um amp valvulado de baixa potencia com um timbre vintage esse amp é para você. Mas para tocar musicas mais pesadas recomendo uso de pedais, um bad monkey da digitech já resolve o problema.
Prós: ótimo som valvulado a um preço acessível, muito parecido com os vox ac15 e ac30
Contras: haver compressão do som quando tocado com muita distorção quando usado humbuckers como é possivel perceber no sample "metal". mas um equalizador resolve o problema.

Samples:
Os samples a seguir foram gravados com uma memphis les paul mlp100 com captadores ativos dragonfire, o vox AC4TV, microfone superlux pro-258 ( muito parecido com o shure sm-57 ), interface usb behinger e guitar rig para reverb e delay.

limpo

limpo reverb + delay

crunch

overdrive

distortion

metal

Bog
Veterano
# ago/11
· votar


ghn05
é possível tocar com a distorção no talo que não há compressão

Desculpa cara, mas acho que você está fazendo alguma confusão com o significado da palavra "compressão". Tecnicamente, o som de guitarra com overdrive/distorção ocorre exatamente por causa da compressão. Quer dizer que não existe drive sem compressão.

Mas no mais, parabéns pelo primeiro valvulado. Muita diversão para você! :)

ghn05
Veterano
# ago/11
· votar


Bog
Seria compressão mesmo pois perde a dinâmica alem da compressão esqueci de falar que o som também fica abafado com humbuckers com grandes níveis de distorção.

Bog
Veterano
# ago/11
· votar


ghn05

Então, sempre que existe overdrive ou distorção, existe compressão. Você talvez esteja querendo dizer que o som fica com compressão DEMAIS. Mas mesmo que tenha só um tiquinho de drive, o som já está com alguma compressão.

ghn05
Veterano
# ago/11
· votar


Bog
Eu quis dizer compressão DEMAIS mesmo. Mas entendi que sempre que existe overdrive ou distorção, existe compressão.

Mas no mais, parabéns pelo primeiro valvulado. Muita diversão para você! :)

Obrigado

abraço

jervieira
Veterano
# ago/11
· votar


Como adimirador do timbre Vox eu só posso te parabenizar pela excelente compra.

Uma dúvida, em 4W até que volume você consegue som limpo?

ghn05
Veterano
# ago/11
· votar


Depende da sua guitarra com humbuckers o som limpo só é possivel com volume muito baixo ou abaixando o volume na guitarra mas com singles é possível ter um volume bem alto e limpo, mas não o suficiente para ensaios, mas nada que micrófona-lo não resolva

Leomju
Veterano
# ago/11
· votar


ghn05
Cara parabéns pelo amp... o som que eu mais gostei foi dele limpo mesmo!

DanGomes
Veterano
# ago/11
· votar


ghn05
mas não o suficiente para ensaios, mas nada que micrófona-lo não resolva
Tenho um desses, consegui ensaiar de boa, em 4w com volume +/- no meio e o som limpo dele ficou bem bonito com minha guitarra. :D

ghn05
Veterano
# ago/11
· votar


Como meu baterista é "pedreiro" e não consigo ter um bom clean acima de 1/4 do volume não é possível ouvir oque estou fazendo durante o ensaio

chris rocky
Veterano
# set/11
· votar


Realmente no quesito som limpo, devido ao seu pequeno head room, ele tende a crunchar muito cedo mas dá para ensaiar na boa com ele sem som muito limpo.

No ensaio de sábado passado com minha banda este amp se mostrou muito interessante o drive dele é espetacular utilizei-o no modo 4 watts com volume em 65% e tone em 70% a guitarra atuou com o volume em 70% e nos solos abria todo volume da guita e saía a maior tibreira!!!

Isso que onde ensaiamos é uma sala grande com 7m por 6m, ou seja, temos muito espaço mas o amp deu conta tranquilo.

Coloquei ele em cima de um case pra ficar com o falante mais alto em direção ao meu ouvido, o que ajuda bastante, até pq se deixar ele no chão ele perde bastante da sensação de volume.

henriquelhrf2
Veterano
# fev/12
· votar


Bom dia

Gostaria de saber de algum proprietário do AC4TV qual pedal de drive cai bem nele.

Meu Bad Monkey deixou o som com excesso de médios.

Tô achando que drives a la TS não caem bem nesse amp.

Obrigado.

ogner
Veterano
# fev/12
· votar


henriquelhrf2

Olha, ts clone fica muito bom nesse amp, experiencia própria...

henriquelhrf2
Veterano
# fev/12
· votar


ogner
Testei melhor ontem e realmente fica legal.
Mas testei melhor ainda hoje e, sem querer cometer sacrilégio, as simulações de Guvnor e Hot Box da Zoom G1 soaram muito melhor que o Bad Monkey... Complicado vir aqui dizer isso, mas é a verdade...

Abraços.

Led Zé
Veterano
# fev/12
· votar


henriquelhrf2
Mas testei melhor ainda hoje e, sem querer cometer sacrilégio, as simulações de Guvnor e Hot Box da Zoom G1 soaram muito melhor que o Bad Monkey... Complicado vir aqui dizer isso, mas é a verdade...

Cara, se gostou tá valendo. Não interessa se é digital. Se te agrada, beleza. Eu ainda estou para encontar uma distorção digital que me agrade, não em questão de timbre, mas na dinâmica . Aquela que responda ao contato da palheta da mesma maneira que um bom amp e bons pedais fazem, e que obedeça o pot de volume da guitarra da mesma maneira. O dia que encontar, não terei vergonha nenhuma de usar . Abrax

ghn05
Veterano
# fev/12
· votar


henriquelhrf2
Os overdrives que mais me agradaram nele dos que eu testei foi o Screaming Bird da electro harmonix, um ts 808 handmade e o boss sd1.

obs: O Screaming Bird esta mais para um booster de agudos que para overdrive

henriquelhrf2
Veterano
# fev/12
· votar


Led Zé

Importante destacar que me referi somente ao timbre; quanto à dinâmica, são outros quinhentos...

chris rocky
Veterano
# fev/12
· votar


Bom se levarmos em consideração que este amp tem um falante de 10 polegadas e uma estrutura (caixa onde fica o falante) pequena, a tendência é que o drive do amp tenha bastante médios até pq trata-se de m amp rock 'n' roll. Adicionando um ts like, isto com certeza fica mais aparente ainda, eu particularmente, assim como o ogner, gosto bastante.

Nunca testei um drive porradão ou que tenha um grave muito aparente para adicionar este contraste (graves) ao drive do amp, mas acredito que deva haver algum pedal, neste universo de milhões de pedais de overdrive no mundo que consiga isto.

maze
Veterano
# fev/12
· votar


Um falante Celestion de 10" teria uma melhor resposta de graves que um chinês xing-ling de 12"?

francisco2004
Veterano
# fev/12
· votar


DanGomes
Tenho um desses, consegui ensaiar de boa, em 4w com volume +/- no meio e o som limpo dele ficou bem bonito com minha guitarra. :D

Acho que o seu conceito de limpo é diferente do meu. Esse ampli cruncha num volume muito baixo mesmo. Até dá para tocar bases bem suingadas, mas sempre crunchadas. Para tocar com um som limpo mesmo, só em casa. Na loja onde eu testei, com o barulho da rua, eu não consegui nada que pudesse ser chamado de som limpo.

Fora isso, ele tem um timbre animal. Eu vejo esse ampli como um pedal de drive com um alto falante embutido. Pena que é muito caro só para ter um timbre a mais na minha coleção. Prefiro poupar mais e levar um AC15 por pouco mais que o dobro do preço.

henriquelhrf2
Veterano
# fev/12
· votar


as simulações de Guvnor e Hot Box da Zoom G1 soaram muito melhor que o Bad Monkey

Ontem testei em volume baixo a 4 watts (ou seja, 100% limpo) e achei que ficaram excelentes tanto o Blues Breaker II quanto o Bad Monkey.

Não sei o que fiz de errado das outras vezes...

Acho que preciso aprender a regular o amp direito antes de vir dá opinião aqui. É meu 1º valvulado e tô com ele só há 1 semana...

ogner
Veterano
# fev/12
· votar


henriquelhrf2
É meu 1º valvulado e tô com ele só há 1 semana...
Hehehe, ta explicado. Apesar dos SE serem amps relativamente simples, sempre existe manha pra timbrar valvuado. COm o tempo vc vai achando os sweetsss spots do brinquedo. Volumes, knobs da guitarra atuam bem, mais volume no amp ou no pedal..tudo faz diferença. Tipo de guitarra(captador) e etc...

Abço

chris rocky
Veterano
# fev/12
· votar


maze

Bom acredito que um falante de 12, mesmo sendo genérico tenha uma resposta maior de graves que um de 10, se levarmos em consideração a a maior área de falante que consequentemente acaba produzindo mais graves. Mas cabe uma ressalva, um falante melhor, independente do tamanho produz seu som com mais qualidade que um genérico.

maze
Veterano
# fev/12
· votar


chris rocky
Realmente faz todo sentido.

Vendi uns pedaizinhos que não estava usando e acho que vou investir num AC4TV também.

chris rocky
Veterano
# fev/12
· votar


maze

Cara pode comprar que é muito bom o amp. Ele faz uma linha clássica de amp, ou seja, sem frescuras hehehe... É volume e tone, drive é só aumentar o volume e ainda tem uma chave bem legal que alterna 4w, 1w e 1/4w diversão garantida.

Utilizo ele pra ensaios, sem som limpo e pra estudar em casa também.

maze
Veterano
# mar/12 · Editado por: maze
· votar


Atualizando aqui.

Comprei um AC4TV alguns dias depois da última postagem, melhor amp que já tive até hoje, muito cremoso e com muitos médios. Como já disseram aqui, pouco headroom, mais pra tocar em casa e gravar tá ótimo, dá pra ter som limpo de verdade em até 1/3 do volume.

Acabei trocar a válvula do pré por uma JJ 12AX7 (ECC83S) e o som ficou divino, pedeu o excesso de médios, ganhou agudos e uma definição incrível. Com o tone em 1/4 parece até um Fender Blues Jr, com aquele brilho caracterísco. Mais tarde vou postar fotos dele aberto.

Agora quero trocar a válvula do power por JJ ou Svletana.

chris rocky
Veterano
# mar/12
· votar


maze

Parabéns pela aquisição! Trata-se de um ótimo amp pra se ter em casa. Daqui mais um tempo também vou trocar as válvulas do meu e tentarei experimentar outras marcas pra ver o resultado.

A propósito, qual guitarra tu utiliza com ele?

maze
Veterano
# mar/12
· votar


chris rocky
Valeu velho, realmente to muito feliz com a aquisição. Uso uma Ibanez RG 370 com captadores Breed no braço e ponte.

chris rocky
Veterano
# mar/12
· votar


maze

Legal, tenho uma ibanez rg270 toda stock, mas ainda não utilizei ela com o vox. Aliás nem tenho tido muito tempo pra "brincar", hehehe...

henriquelhrf2
Veterano
# mar/12
· votar


chris rocky
maze

Vcs sabem qual a marca das valvulas q vem no AC4TV? Espero q as do meu ainda durem bastante... Pelo q to vendo valvula é caro pra caramba! (É meu 1º valvulado)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Review vox ac4tv