Válvula queimando ou algo assim?

    Autor Mensagem
    lipe_2104
    Veterano
    # ago/11 · Editado por: lipe_2104


    Então, tenho um mgv30, uma das válvulas de pré está ficando azulona e a outra está normal, o som continua a mesma coisa..
    Percebi em um ensaio que essa válvula que tá azul, aquele negócio cromado que é bem apertado nelas, está mais frouxo que na outra de pré, e ela parece estar mais solta que a outra também..
    Alguém poderia me ajudar?
    Devo levar na assistência?
    O som está normal!
    Obrigado =)
    PS: ás vezes, quando desligo o amp, continua saindo som do amp..

    carlos adolphs
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    lipe_2104
    Não mexe, nada que vc relatou é anormal.Abcs.

    lipe_2104
    Veterano
    # ago/11 · Editado por: lipe_2104
    · votar


    carlos adolphs

    Muitíssimo grato, carlos =)
    É que é meu primeiro valvulado hehe

    ssantoss
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    aproveitando o tópico oque, vc acho dele? o clean puxa pra q tipo de som e a distorção? fala alto? vaiz um review, se n for pedi muito.

    lipe_2104
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    ssantoss

    Desculpa, mas não acho que eu tenha embasamento para fazer um review decente do amplificador, o que posso te dizer é que é um amp bem legal, o clean acredito que puxe pro fender.. a dist não sei te dizer, é alto demais sim!

    Pois é, hoje testando, vi que meus sons limpos no ensaio estavam meio estranhos, quando cheguei perto do amplificador parecia que tinha uma cobra no meu amplificador o.O
    E como no ensaio agente toca bem alto, quando cheguei no volume depois da metade, do nada surgiu uma microfonia maluca e mesmo eu zerando o volume com o pedal de volume não sumiu, daí abaixei o volume do amplificador e voltou ao normal o.o

    Agora sim, acho que tenho problemas .. =/

    carlos adolphs
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    lipe_2104
    Tocar alto não é absolutamente colocar o gain no máximo.O controle de gain vc usa para ajustar o nivel de drive, até a saturação chegar a um timbre que vc considera legal.Depois vc vai aumentando o volume até o som chegar a um bom nível.Com valvulados, não ocorre o mesmo que com transistorizados, que vc esgaça e tudo bem.As válvulas,internamente, tem elementos mecânicos que podem vibrar sob volumes muito altos, causando essa microfonia que vc experimentou, ainda mais com as válvulas de pré que ele usa, as 6BQ7, que tem tendência de serem microfônicas.O que vc experimentou, a microfonia, me desculpando o termo, é mau uso do ampli.Vc precisa pesquisar mais seu ampli e esquecer essa coisa de tocar exageradamente alto, que para os olheiros especializados dos estúdios representa uma banda que esconde suas deficiências musicais atrás de volume exorbitante.Isso, eu sei, é coisa da idade, vem com a experiencia.Quanto antes vc adquirí-la, melhor pra vc e mais qualidade terá seu som e mais possibilidade de sua banda chegar ao estrelato.Banda de maluco surdo, tá cheio por aí.Que toca de verdade, faz tempo que não aparece.Não seja mais um, seja o UM.Seu ampli não tem nada, só precisa ser tratado como deve.Abcs.

    lipe_2104
    Veterano
    # dez/11 · Editado por: lipe_2104
    · votar


    carlos adolphs

    Então, Carlos, obrigado pela resposta. Agora que vi..
    Eu jogo o volume um pouco depois da metade porque "atenuo" com o master da pedaleira, pra aumentar o master do amp, não é que eu use mais da metade da potência real do amp, entende? Até porque, nem em quadra aberta, não precisei disso tudo.
    HAHA, eu entendo o que você quis dizer, esse negócio de volume, é complicadíssimo. Obrigado demais pelas dicas, foram muito valiosas.
    Aliás, eu queria te mostrar o vídeo, só pra tu confirmar que é normal.
    Tô achando mesmo que é normal, parece até algo como ressonância ou sei lá, quando eu toco a nota "A" fica mais forte a "microfonia".
    É um vídeo de celular, mas espero que dê pra ver +/- como é..

    Acho que em 0:30 dá pra perceber

    lipe_2104
    Veterano
    # dez/11 · Editado por: lipe_2104
    · votar


    Aliás, mesmo no volume 3, se eu tocar G#, A, ou Bb em algum dos bordões, acontece esse som esquisitíssimo.. o.O

    rodsom
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    lipe_2104
    normal isso ai, é porque qdo vc fica perto do ampli, a corda costuma vibrar com a vibraçao do alto falante, e essa vibraçao é amplificada, sai pelo alto falante, e´captada pela corda de novo, é amplificada de novo e por ai vai. experimenta tocar mais longe do ampli

    juninholiveira
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    tb to pensando em comprar o mgv 30, mas pelo visto da muito problema, será que é caro a média de conserto dum amp vavulado? pq é o valvulado mais custoxbenefício que eu achei, e eu sou meio sortudo nunca tive problemas de estragar nenhum aparelho, ai fico mais tranquilo pra compra um meteoro (eu tenho um meteoro que até hj nun deu problema. Mas é bom se prevenir, se um dia der qualquer tipo de problema, será que fica caro arrumar? me ajudem por favor.

    lipe_2104
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    rodsom

    hmm, vou testar amigo brigadão!
    Dps posto aqui o resultado =)

    juninholiveira

    Rapaz, não dá muito problema não, inclusive isso aí provavelmente são válvulas microfônicas, o que é meio comum em amps com "6bq7a".
    Relaxa, se eu fosse você comprava.
    Depende do que problema for, por exemplo, se uma válvula de pré queimar, é uns 20 reais cada uma..
    Abraço

    georginho_gallagher
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    lipe_2104

    E aí cara, tudo certo?

    Resolvi postar aqui depois de ler o que vc postou, sobre reduzir o volume da pedaleira e tentar compensar no master. No meu ponto de vista é errônea esta prática, não digo errônea, cada um faz o que quer, mas acredito não ser a ideal. Vc reduzindo o volume da pedaleira e aumentando o master, não vai saturar adequadamente o master, porque vc não estará jogando todo o sinal para o master. O master precisa que o sinal da guitarra chegue lá para ser saturado. Quanto mais sinal no master, mais saturação do master (ou power). É a mesma coisa que plugar a guitarra direto no amp, deixar o pré em 1 e master no talo. Não vai sair o som 100%, pois o timbre da tua guita estará amplificado apenas em parte.
    Para saturar o power vc necessitará de um atenuador, esse dispositivo fica no caminho depois do master (ou power amp) , após o seu timbre estar pronto e amplificado, entre o power amp e os falantes, dissipando o excesso de volume em calor. Reduzindo o vol. da pedaleira vc só vai estar diminuindo o volume da guitarra.
    Já fiz isso de baixar o vol. da pedaleira e tentar compensar no master e fica muito ruim. Uso atenuador externo, aí posso aumentar um pouquinho mais o vol. em casa e saturar em ensaios.
    O timbre em casa fica muito melhor com o amp no volume 1-2 do que nesse esquema de aumentar o power e baxar em algum lugar, fica chocho demais.
    Espero ter ajudado., abraço

    lipe_2104
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    georginho_gallagher

    Ahá, entendi como funciona, faz muito sentido, até porque, a pedaleira direto no return pula o pré do amp né..
    Obrigado pela dica, foi muito valiosa.
    Burrice é brabo lol ! vivendo e aprendendo.
    Abs

    georginho_gallagher
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    lipe_2104

    Poxa cara, que burrice que nada, ninguém aqui é dono da verdade.

    Legal é ir testando e ver no que dá. Depois posta aí para gente o que vc achou.

    Abraço

    lipe_2104
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    georginho_gallagher

    Aham, essa semana tô meio sem tempo, mas assim que tiver um tempinho aqui, eu testo hehe!
    Abs

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Válvula queimando ou algo assim?