Jay Mitchell e a "Rosquinha do Timbre"

    Autor Mensagem
    Zeraus
    Veterano
    # ago/11 · Editado por: Zeraus


    Bom... esse é um assunto já um tanto discutido em fóruns estrangeiros, mas não me lembro de ter lido nada a respeito por aqui.

    Existe uma solução para eliminar o excesso de agudos que atinge quem está com os ouvidos na reta do amplificador. E também torna a dispersão do som mais homogênea em diversas alturas e graus em relação ao amp.

    Foi desenvolvida por Jay Mitchell e compartilhada gratuitamente. Consiste em posicionar uma placa de espuma acústica na frente do cone do falante do amp, e nela cortar um orifício de 3 polegadas no centro.

    Isso mesmo.

    Não sou físico e nem compreendo direito as razões pelas quais isso soluciona a questão. E confesso que estava meio cético, até experimentar, pois, na minha cabeça, meter uma espuma da frente do falante estragaria o som.

    Contudo, de fato, funciona.

    A fórmula é mais indicada para caixas 1x12 e tem que ser seguida à risca. Espuma acústica de poliuretano, com no máximo 2 centímetros de espessura, densidade entre 26 e 32kg/m3, com um orifício central de 3 polegagas, instalada de forma a cobrir toda a abertura onde o falante é parafusado, sem tocar no cone.

    Não há comprometimento no timbre, embora talvez seja necessária uma pequena compensação no EQ. Deixa a dispersão sonora muito mais agradável e não frita os ouvidos de quem está te assistindo próximo ao palco.

    E para quem toca é mais confortável para timbrar, pois o som percebido no palco, ao redor do amp, fica muito semelhante àquele que está saindo rumo ao público.

    Eis alguns links, para quem tem facilidade com inglês, com detalhes e tutoriais.

    http://www.tgpwebzine.com/?page_id=443

    http://www.thegearpage.net/board/showthread.php?t=470956

    http://www.instructables.com/id/Guitar-Amplifier-Speaker-Directivity-M odifier-Bea/

    http://www.stratopastor.org.uk/strato/amps/prii/speaker/foamdonut/foam donut.html

    http://forum.grailtone.com/viewtopic.php?f=31&t=41349&hilit=Mitchell+d onuts

    Fica aí a dica.

    Abs!

    Magrinho123
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Dahora mano... apesar de eu não fazer shows eu sempre toco fritando o valvulado, dai eu fico andando pelo quarto percebendo a mudança do timbre kkkkkk
    vo tenta faze a parada ae

    carlos adolphs
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Zeraus
    Buenas!Vc acaba de ser apresentado ao famoso "Plug de Fase"!O mérito do Jay é que ele deu um jeito de fazer isso pelo lado de fora, sem mexer no alto-falante, novos materiais em velhas descobertas.O plug de fase coloca em fase os graves e os agudos, cujo fator de propagação é diferente, fazendo com que o angulo de dispersão seja agora limitado ao angulo de abertura do cone e não mais ao centro do cone.A "rosca" causa um retardo na emissão direta dos graves, "esperando" pelos agudos, que saem pelo centro da mesma, já em fase com os graves.Boa sacada!Abcs.

    edalko
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    A empresa Weber tem um outro dispositivo, com finalidade semelhante: Beam Blocker

    http://www.webervst.com/blocker.html

    carlos adolphs
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    edalko
    Eheh!Plug de Fase...Abcs.

    ogner
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Zeraus
    carlos adolphs
    edalko

    Não conhecia isso!! Preciso muito dum tréco desses!!

    Telemarketing ON
    Estaremos providenciando um tréco desses hoje mesmo.
    Obrigado

    o/

    Vou tentar os 2 esquemas!!

    Valeu

    Zeraus
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    carlos adolphs

    Ummm então isso tem um nome!

    Lá fora chamam de Mitchell Donuts, e eu traduzi livremente como Rosquinha do Timbre haha.

    Muito interessante, procurei no google sobre plug de fase e vi é muito utilizado em diversos equipamentos de som.

    Como você frisou, boa sacada de quem adaptou isso para a guitarra. Eu gostei bastante do resultado final.

    edalko

    O Beam Blocker do Weber (também conhecido como Tone Bra - Sutiã do Timbre) já não tem uma aceitação tão boa quanto as rosquinhas. Não testei porque teria que comprar, ao passo que a idéia do Mitchell podia ser levada no "faça você mesmo".

    ogner

    Nem eu. E a princípio nem botei fé. Mas faz o que promete.

    edalko
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Zeraus

    Vou fazer meu donuts hoje!!!

    Será que no Ac30 (2x12) tbém fica com resultado positivo?

    renatocaster
    Moderador
    # ago/11
    · votar


    Zeraus

    Poxa, esse lance do Jay MItchell parece ser bem interessante, além de ser bem simples de se fazer. E se não agradar, é algo totalmente reversível, sem traumas.

    Vou tentar fazer uma donuts dessa pro meu amp :)

    Homer Simpson agradece, hehe!

    carlos adolphs
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    edalko
    Faça um Double-Donut, em super oferta + Coca-Cola...ehhehehe

    edalko
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    carlos adolphs

    Comprei hoje a espuma.
    De lambuja, acabei levando um head Giannini Thunder Sound Bass II que tinha numa loja de usados perto hahahaha

    Só tinham com 20mm e densidade 33.
    A outra que tinha era densidade 23, mas achei melhor essa de 33.
    Paguei 25,00 o m2.
    Comprei 1/2 metro.

    Coloquei no Mesa MarkIII, bastando apenas retirar a grade "vovozinha".
    Ao recolocar a gtrade ela ficou levemente "estufada" pela espuma, mas pouca coisa.
    Ao ligar o amp, a surpresa. Pensei que o som seria abafado. Que nada, para mim, em pé, nao mudou,
    Mas ao ficar na frente do falante, acabaram-se os agudos pentelhos.

    Muito obrigado por esta dica. Meus companheiros de banda vão agradecer.

    Agora é colocar no Ac30...

    Leomju
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Zeraus
    Pô cara valeu... baita dica!!!

    Zeraus
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    edalko

    Legal que funcionou para o seu gosto!

    Eu tava pra postar um link do MercadoLivre onde podem ser obtidas placas iguais às que comprei pra mim (http://www.mercadolivre.com.br/jm/item?site=MLB&id=191933646).

    Peguei 3 de 50x50cm, densidade 26kg/m3, 20mm de espessura (pra fazer 3 amps). Foi $7 e alguma coisa cada placa.

    Ao invés de colar a espuma na tela do amp, preferi aplicar cola de contato na parte interna do corte na tampa de madeira (onde é parafusado o falante)

    Outra dica aí para quem quiser fazer um test-drive simples, é cortar o donut e afixá-lo com fita adesiva na parte de fora da tela do amp, alinhado com o falante. Daí, se gostar, passa pra instalação propriamente dita (certos amps dão trabalho pra desmontar), que é bem detalhada no terceiro link (http://www.instructables.com/id/Guitar-Amplifier-Speaker-Directivity- Modifier-Bea/)

    Hoje fiz o primeiro ensaio em estúdio com a banda toda, e levei o amp com o donut. Nesse ambiente eu senti necessidade de dar uma pequena compensada no EQ, nada de mais. Ficou bem bacana o som, sem aquele canhão de agudos, dispersando legal na sala.

    Tá aprovado mesmo.

    Só preciso pesquisar e testar um pouco com relação à eventual microfonagem do amp. Tem gente que faz o furo na rosquinha estilo "off axis". Mas acho que no centro vai funcionar bem se tiver que ser microfonado.

    Abs

    edalko
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Zeraus

    Legal que conseguiu uma densidade um pouco menor. Mas não notei um abafamento no caso da minha espuma.
    E outra: a de 33 era cinza escuro, ao passo que a de 23 era rosa (ui!).

    Ontem coloquei no AC-30.
    Seja neste ou no Mesa, não colei a espuma.
    Como fiz o recorte do tamanhoda cavidade do falante, a espuma fica presa pela borda externa do falante e pelo tecido/grade do amp. Dai que achei desnecessário meter uma cola ali.

    Contudo, espero dicas para corte da espuma.
    Fiz a marcação com um compasso e o corte com um estilete. Porém, senti imensa dificuldade em proceder a cortes finos com o estilete, pois a medida da espuma ficou levemente maior que o buraco do falante do AC30, e eu queria retirar o mínimo do diâmetro e isso tornou-se impossível, pois o estilete nao consegue retirar apenas uma fina camada.
    Alguma dica de como fazer essa redução mínima do diâmetro do circulo de espuma?

    carlos adolphs
    Veterano
    # ago/11 · Editado por: carlos adolphs
    · votar


    Zeraus
    edalko
    Amigos, atentem só ao fato que o Jay se refere à espuma acústica,que não é absolutamente a espuma para estofamento.A acústica é usada em estúdios, para correção de reflexão ambiente e seus poros são diferentes em tamanho e formato em relação à espuma de colchão.Esses poros são diretamente responsáveis pela forma com que a mesma absorve o som e dissipa o calor gerado por friccção das moléculas, literalmente "matando" algumas frequencias.Quando se fala em densidade de espuma acustica, ela tem direta relação com a frequencia que será trabalhada.O aquecimento provocado chega a levar ao aumento de 2 a 3 graus na temperatura da espuma.Claro que não dá pra ferver água, mas vc pode não obter o correto efeito, que é retardar, mas não abafar, as frequencias fora de fase.A espuma de alta densidade retarda agudos e a de baixa retarda os graves.No caso do Jay ele usa alta densidade porque o objetivo é colocar os agudos em fase com os graves, assim os agudos precisam ser retardados( no meu PA isso é feito pelo processador digital), e a espuma adequada é a acústica de alta densidade.Não vão retalhar o colchão ortopédico da véia pra fazer experiencia.Há!Em tempo.O aquecimento da espuma não vai causar a "queima da rosca"...Ahahahahah!

    edalko
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    carlos adolphs

    É, eu procurei exatamente esta espuma acustica, daí tinha a caixa de ovo ou a lisa, nessa densidade (33).

    Mas vou dar uma vasculhada nas casas especializadas aqui, e conferir. Eita!

    thmenezes_RJ
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Zeraus
    Putz. É por esses momentos que mantenho minha conta no FCC e de vez em quando venho ler algumas coisas. Tópico simplesmente fantástico. Vivendo e aprendendo, está aí algo de que nunca tinha ouvido falar e que sempre me gerou certo incômodo.

    carlos adolphs
    Você, como de costume, não emite opinião. Você dá aula cara. Show.

    Abraços a todos e não vejo a hora de testar !!!

    carlos adolphs
    Veterano
    # set/11
    · votar


    thmenezes_RJ
    Bom dia, Grande!Rapaz, não é aula não, é que quando da montagem da minha equipe de sonorização e do meu estúdio, eu que já trabalhava com eletronica e valvulados(voltei, ao me aposentar),tive que entrar de cabeça no estudo de acustica e coisas afins.É, essa é a grande parada, estudar sempre.Nunca sabemos o suficiente.Parodiando o sábio, "Quanto mais eu sei, apenas sei que nada sei...".Dividir o conhecimento faz com que o mesmo se perpetue e mantém a civilização.Muitas delas desapareceram porque seu conhecimento não foi dividido.Mas agradeço as palvras gentís.Grato e um forte abraço!

    trashit hc
    Veterano
    # set/11
    · votar


    se todo dia fosse criado pelo menos um tópico assim...

    Zeraus
    Veterano
    # set/11 · Editado por: Zeraus
    · votar


    edalko
    Contudo, espero dicas para corte da espuma.
    Fiz a marcação com um compasso e o corte com um estilete. Porém, senti imensa dificuldade em proceder a cortes finos com o estilete, pois a medida da espuma ficou levemente maior que o buraco do falante do AC30, e eu queria retirar o mínimo do diâmetro e isso tornou-se impossível, pois o estilete nao consegue retirar apenas uma fina camada.Alguma dica de como fazer essa redução mínima do diâmetro do circulo de espuma?


    Ih, pra reduzir a espuma já cortada é difícil! Não consegui pensar em alguma técnica. Acho que o melhor é medir bem, tentar cortar com precisão.

    No meu caso, medi o diâmetro da abertura do falante na tampa de madeira, e a partir disso desenhei os círculos externo e interno na espuma, cortando com uma boa tesoura.

    Fiz para 3 amplificadores, mas uma das rosquinhas ficou um pouco maior, assim como aconteceu com você. A solução que achei foi posicionar a espuma na área interna da abertura do falante e correr os dedos no sentido centro > borda. Aos poucos ela foi se acomodando e ficando plana. Até deu uma firmeza no encaixe.


    carlos adolphs
    Amigos, atentem só ao fato que o Jay se refere à espuma acústica,que não é absolutamente a espuma para estofamento. A acústica é usada em estúdios, para correção de reflexão ambiente e seus poros são diferentes em tamanho e formato em relação à espuma de colchão

    Exato, tem que ser espuma acústica de poliuretano (ou poliéster-uretano). Poros do tipo "open cell".


    thmenezes_RJ
    Bem interessante esse lance.
    Caso faça o teste, conte pra nós se foi do seu agrado!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Jay Mitchell e a "Rosquinha do Timbre"