【FIXO】 Dicas para quem quer comprar amplificadores de guitarras.

Autor Mensagem
Phileas Fogg
Membro Novato
# mai/15
· votar


Ismah
Tive uma ideia doida aqui. E se eu microfonasse o amp dentro de casa? Poderia ter clean mais do que suficiente, e drive de power a qualquer hora.
Meu plano inicial era pegar um blues junior, é o timbre que curto e ainda vem com reverb de mola. O problema é que eu quase nunca conseguiria abrir o volume dele, fora os preços absurdos praticados ultimamente...

Hilcky
Membro Novato
# mai/15
· votar


Bom dia, comprei minha primeira guitarra (nem coloquei as mãos nela ainda), e vou me virar com o guitar rig enquanto não discolo o amp+pedais, gostaria tirar certas dúvidas e se possível que me recomendem um amp que caiba a minha necessidade:

Amp de baixa potência (pelo que entendi um de alta potência com volume baixo não fica legal além de elevar o valor, certo?), resumindo, quero qualidade com volume baixo.
Viajo bastante, então o quanto mais compacto/leve melhor (sem exageros)
Com um clean bom, pretendo comprar os pedais aos poucos, então não usaria o canal do drive (certo?)
Com loop (ainda nem sei como se usa/pra que é isso, mas me pareceu útil, haha)
Que não tenha efeitos embutidos, já li tantas vezes que costumam dar problema que peguei aversão.

Meu estilo: Guns, metallica, ac/dc, muse, nirvana, scorpions, megadeth, iron, blues (a medida que estou aprendendo a tocar passei a admirar mais o estilo), resumidamente um pouco de tudo que presta...
Tenho uma Les Paul Vintage V100PGM

Estava "observando" os valvulados de 3W, mas tenho muitas dúvidas com relação a isto, nesses casos é necessário comprar separadamente a caixa com o falante certo?
Um valvulado é mais frágil com relação ao transporte?
Eu prefiro esperar e comprar com uma qualidade razoável do que comprar algo que vá trocar posteriormente, porém não quero gastar mais de 2k pois ainda vou comprar os pedais depois.

Hitman
Veterano
# mai/15
· votar


Hilcky
Amp de baixa potência (pelo que entendi um de alta potência com volume baixo não fica legal além de elevar o valor, certo?), resumindo, quero qualidade com volume baixo.
Mais ou menos, se for um amp high gain, nem sempre. Mas grande parte do tempo, essa geralmente eh a regra.
Com um clean bom, pretendo comprar os pedais aos poucos, então não usaria o canal do drive (certo?)
Voce pode ter os dois canais e usa-los tranquilamente. Ou pode pegar um valvulado de 1 canal e tirar o drive dele com volume. (eh o que eu faco)

Estava "observando" os valvulados de 3W, mas tenho muitas dúvidas com relação a isto, nesses casos é necessário comprar separadamente a caixa com o falante certo?
Nao sei de qual amp esta falando. Da proxima vez por o nome e talvez umas especificacoes mas..
Se for um cabecote (provavlemente pequeno e retangular) Precisa sim de uma caixa, se for um combo, o falante da esta embutido.
Um valvulado é mais frágil com relação ao transporte?
Nao necessariamente.
Tem amp rodando por ai decada apos decada, mas diz a lenda que sao frageis. Eu pessoalmente nunca tive problemas quanto a isso.

Espero ter ajudado um pouco.
Abraco!

Hilcky
Membro Novato
# mai/15
· votar


Hitman
Ajudou bastante!

Abusando um pouco mais, sabe de algum amp que atenda a necessidade de entregar uma boa qualidade com volume baixo?
Vi este exemplo a duas páginas atrás, meu conhecimento sobre amps é zero... traduzindo, valvulados são sempre sinônimo de boa qualidade?
Apesar de estar disposto até a pagar mais, se esse tem um clean e qualidade sonora em volume baixo já me atende, ainda sobraria mais para investir em pedais.

Hitman
Veterano
# mai/15
· votar


Hilcky
Antes de mais nada,

Eu pessoalmente nao te sugiro a comprar pedais logo de cara se voce nao tem experiencia com outros instrumentos e principalmente com guitarras.
O mundo dos pedais eh imenso com varios diferentes. Sabendo o que voce quer ja eh dificil decidir, comprar sem conhecimento algum, muito provavel que pegue algo e que se arrependa e queria vender/trocar no futuro.
Minha melhor entrada no mundo dos efeitos foi uma pedaleira. Tem tudo la, talvez nao seja a melhor qualidade porem voce vai entender o basico de cada efeito e pegar gosto por alguns, indiferenca por outros, etc e dai com um ouvido mais maturo ir escolhendo seus pedais com calma.

Ja quanto ao amp, nao.. So porque eh valvulado nao quer dizer que eh bom. Pessoalmente eu nao conheco esse que voce postou.
Tenho pouco conhecimento dos amp brasileiros mas lendo bastante no forum e ate o que ja foi indicado pra mim, um amp do pedrone geralmente eh "sem erro" em termos de problemas. Manutencao eh inevitavel em qualquer amplificador (valvulas ou outra coisinha aqui e ali, mas eh raro)
Esses tempos tinha visto um Alien usado no ML tambem. Bastante gente tem ele aqui no forum.

Abraco!

Hilcky
Membro Novato
# mai/15
· votar


Hitman
Quanto aos pedais já tenho uma boa ideia de quais começar, ainda não comecei a pesquisar as marcas/modelos, vou passar um bom tempo treinando com guitar rig pois além de me evitar o barulho vou poder ter uma noção básica de cada um, tem também o atalho menos barato e cômodo, pesquisar os pedais que os guitarristas de bandas q eu ouço e adquirir os mesmos, porém tenho a ligeira suspeita que isso não deve sair barato kkkkk

Muito obrigado pela ajuda, ainda continuarei na busca de um amp com baixa potência e alta qualidade.

krixzy
Veterano
# mai/15
· votar


Galera, um valvulado de 60w, mais especificamente o Peavey 6505+ 112 (versão combo), da pra tocar em casa com um bom timbre distorcido em baixo volume?

Nunca tive um amp valvulado por isso não faço ideia de como se comporta o timbre X volume, estava pensando em um nacional de 8w mas com o preço dele eu coloco mais 1k e posso pegar esse Peavey, o que é mais confiável e mais fácil revender caso eu precise ou enjoe dele, sem falar que tem mais volume pra um ensaio ou show. Mas estou preocupado se vai dar ou não pra tocar em casa num volume baixo, porque a principio é onde vou usar mais ele, alguém ai mais experiente com válvulas pode dar uma luz de como ele soaria em baixo volume?

Charlizard
Membro Novato
# mai/15 · Editado por: Charlizard
· votar


Galera, estou atrás de um amp novo (toco há uns 10 anos no mesmo Meteoro Nitrous Drive HU3).
No entanto, estou tocando em ensaios com este meteorozinho e ele meio que "dá pro gasto", mas não tava afim de injetar uma grana numa parada que ficaria obsoleta para outras situações.

A ideia era arranjar um amp com uma potência boa suficiente para que eu pudesse microfonar, caso fosse fazer algum show, e que eu pudesse me ouvir tranquilamente nos ensaios.

Recentemente, testei um Orange CR20L, mas o vendedor me disse que eu sairia perdendo, já que ele só seria suficiente para estudos, em casa. Depois teste um Peavey Envoy 110. O problema é o preço que quase dobra (Orange é R$ 700 e tantos e o Peavey R$ 1.300).

Queria uma sugestão de vocês, sobre um amplificador que seja compatível com a intenção, mas que não me arranque 5 meses de trabalho.

PS: Fui atrás de valvulados, mas não tenho 5k+ pra dar em um amp.

Obrigado galero.

Edit: andei lendo uns posts mais antigos e, sinceramente, fiquei de cara como 99% dos amps que a galera perguntava entravam automaticamente na categoria "Estudo em casa".

Edit 2: acabei de ler aqui sobre os valvulados Handmades da Crow. Vi o tópico oficial dos produtos e todo mundo que testou, falou bem. O problema é o pé atrás com esse lance de valvulado barato, por conta desse topico: http://forum.cifraclub.com.br/forum/10/246788/
De qualquer forma, um valvulado, que seria tranquilo para tocar em casa, ensaios e pequenos show, teria que ter quantos Watts de potência?

Edit 3 (e espero que seja o último): dei uma lida considerável neste tópico e acabei me linkando pros amps da Borne e da Maverick. Dois modelos me deixaram interessado para os propósitos que eu quero:
Maverick: MV3012
Borne: Vorax 1250 (ainda tem o 12100, mas acho que pra tocar num quarto seria doideira).

São marcas nacionais. Li alguns relatos de problemas com a Maverick, mas já que mudou para a Digitech, ficou mais confiável? Alguém pode opinar se, no fim, seria uma boa compra?

Se servir de algo, toco com uma Epiphone Standard e uma Condor CT-20.

Charlizard
Membro Novato
# mai/15
· votar


Alguém? :|

silvagt
Membro Novato
# jun/15
· votar


Preciso de um amplificador para tocar com a banda da igreja, inicialmente tô pensando em pegar um pequeno de 15w~30w no máx com falante de no máximo 12". Vou microfonar ele mesmo, não pretendo ligar na mesa, nem tocar sem microfonar.

Já tem um amplificador lá na igreja, mas como vamos tocar com duas guitarras, pretendo ter um meu pra não depender de ninguém. O que tem lá é um Meteoro RX100.

Fui na loja de música da minha cidade e me recomendaram o Micro Terror com um falante da orange de 8' por R$1,400, o que vocês acham?

Mais alguma recomendação nessa faixa de preço?

boogieBt3
Membro Novato
# jun/15
· votar


Charlizard
Cara com 5K da pra comprar uns amps bons !!!! qual o seu estilo musical??

boogieBt3
Membro Novato
# jun/15 · Editado por: boogieBt3
· votar


silvagt
Eu não compraria o Micro não a potencia é muito baixa!!!! cara quanto vc pode gastar???
vc vai usar drive do amp?? ou só o clean???

silvagt
Membro Novato
# jun/15
· votar


boogieBt3

No máximo no máximo, uns 1,5k. Pretendo usar drive do amp sim, porém pretendo colocar um jackhammer no set mais tarde.
Tava pensando no Borne Clássico T7 também.

boogieBt3
Membro Novato
# jun/15 · Editado por: boogieBt3
· votar


silvagt
Então com 1,5 K eu tentaria pegar um Marshall valvestate usado tipo um 8080 ou um 8040 que ja seria melhor que esses que vc falou ou um Laney da linha TF por exemplo todos usados, essa marca Borne não conheço então não posso falar. Mais eu iria de Valvestate 8080 ou 8240 veja ae o exemplo. tem ou de menores potencia tambem os Vs 65R ou o 8040 veja ae.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-655583427-marshall-valvestate-m od-8080-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-658774389-marshall-valvestate-v s-102-r-_JM

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/15
· votar


boogieBt3
silvagt
Tanto o VS65R, quanto o (mais antigo) 8080 são bons amplificadores.
Mas não os confunda com os Marshalls valvuladões...
Abç

boogieBt3
Membro Novato
# jun/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola


silvagt

Sim ambos tanto os Marshall quanto os Laney que falei são Pré- valvulados ou seja Potencia transistor e pre com uma valvula 12aX7, ja tive 2 valvestate pode ter certeza que é bem melhor que o microterror ou o Borne.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/15
· votar


boogieBt3
Os Laneys TF também são muito bons, melhores que os Marshalls (VS e Valvestate).
Abç

Charlizard
Membro Novato
# jun/15
· votar


boogieBt3
Então brother, eu não tenho 5k. HAOIEhAIOHEAIH

O meu teto tá em 1,3k no máximo do máximo.

silvagt
Membro Novato
# jun/15 · Editado por: silvagt
· votar


boogieBt3
Mauricio Luiz Bertola

Ih, os Marshall passa um pouquinho mais do que eu posso gastar. :(
Na verdade 1,5k até passa do que eu posso gastar.
Na faixa de 1k mais ou menos vocês tem alguma recomendação?

Achei interessante o Borne 1250 por uns 600~700 reais. Como vou microfonar e transportar ele todo fim de semana, tava pensando em algo pequeno, no máximo 50w mesmo.

OBS: Tenho uma Gibson com P-90, não sei se isso influencia muito na hora de escolher o amplificador.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/15
· votar


silvagt
) Borne 1250 é suficiente para 90% das aplicações "ao vivo", e, dependendo do lugar, nem microfonar precisa.
Tenho uma Gibson com P-90, não sei se isso influencia muito na hora de escolher o amplificador.
Não influencia nada. Ao contrário, Gibson com P90 é tudo de bom!
Abç

Charlizard
Membro Novato
# jun/15 · Editado por: Charlizard
· votar


Alguém sabe qual é o alto-falante que vem no Borne 1250?
A marca, digo.

silvagt
Membro Novato
# jun/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola
A diferença no som do Borne 1250, é muito grande pra do Evidence 100?

E a diferença de preço pro Clássico T7 compensa? O 1250 tá pela metade do preço.

Borne 1250: uns R$700~800
T7 Clássico: R$1400~1500

Lembrando que vou usar bastante o clean, pois pretendo usar um jackhammer pra distorção.

Falei de usar microfonado, porque o outro amp da igreja é microfonado também. Mas nos ensaios usa sem microfonar mesmo.

Valeu pelos conselhos, mestre!

Bertinelli
Membro Novato
# jun/15 · Editado por: Bertinelli
· votar


Olá pessoal!

O bias do Borne clássico T7 é ajustável?Queria colocar um EL34 ou KT66 na potência,e caso não poder ajustar,posso substituir pelo 5881,6L6GB ou 7027?Ou eu vou ter que trocar o transformador?

Obrigado!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/15
· votar


silvagt
Cara, o Borne Clássico T7 é valvulado, é "outra praia".
Bertinelli
Não.
Abçs

DragonRib
Membro Novato
# jun/15 · Editado por: DragonRib
· votar


Pessoal, me ajudem a escolher um ampli, baseado nas infos abaixo ?

- Acabei de comprar minha primeira guitarra (só tocava violão). É uma epiphone sheraton 2 (semi acústica).

- Usarei para estudar no quarto e ensaiar com 3 amigos (violão elétrico, bateria eletronica roland e vocal)

- Tocaremos, música brasileira (anos 80, zeca baleiro, new mpb), pop/rock, classic rock e com umas pitadas de blues, tudo no formato meio que acústico, sem muita distorção/efeito, no máximo um pequeno drive/reverb.

- O local de ensaio é a cobertura de um prédio, com teto mas aberto na lateral. De vez em quando rola uns churrascos pra 20/30 pessoas que iremos tocar também.

- Gostaria de gastar um pouco mais ou um pouco menos que R$1000. E não me importo em pegar um ampli usado.

- Já me indicaram o Fender Mustang 2, mas como eu não tenho necessidade de interface usb e nem aquele monte de efeitos, não sei se conseguiria uma qualidade maior com menos recursos, pelo mesmo valor.

- Hoje eu tenho Onerr Block 20 FX , de 20watts. O volume dele até que me atende. O que eu procuro é um ganho de qualidade, timbre e um drivezinho decente, porque nesse onner além do drive ser ruim, não consigo controlar o volume, é apenas um botão on/off

Obrigado!!!!!!

Charlizard
Membro Novato
# jun/15
· votar


Caras, testei um Landscape Predator 65 hoje, achei o som limpo muito bom e o drive ótimo pra um rockzinho/blues leve. O lance é que ele tava custando R$ 1.180,00 na loja que fui (acho que não fica muito longe dos preços das lojas online).

Em contrapartida, um Borne Vorax 1250 sairia por uns 900 reais, com frete (ou comprando em loja). Na opinião de vocês, o que seria mais interessante? Ponderando o fato do 1250 ter falante de 12".

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/15
· votar


DragonRib
Cara, já te dei essa dica em outro tópico....

Ismah
Veterano
# jun/15
· votar


Phileas Fogg
O problema é que eu quase nunca conseguiria abrir o volume dele

Sinceramente, ensaio e em casa, pode tocar até com um rádio se facilitar.

drive de power

Cara isso num SS é horrivel. Ainda não vi nenhum SS com drive de qualidade pra ser sincero. São exceção os com simulador DIGITAL.

Drinho
Veterano
# jun/15 · Editado por: Drinho
· votar


DragonRib

Isso ai é complicado....

tem que se ter em mente que muito da qualidade do som depende de você, de como você toca e de como você timbra....

esse negócio de que só valvulado resolve existe no mundo de quem é amador, sonhador e etc....
no mundo real a gente vê muito mais meteoros sem valvulas do que soldanos e mesa boogies (inclusive semana passada testei um royal atlantic que meu amigo, o negócio é meio do mau)
mais ainda, se nego não sabe usar um valvulado pode ficar tranquilo que vai sair uma porcaria também....

agora vamos lá... drivezinho de qualidade....

eu lembro que quando comecei a tocar eu tinha um amplificador chamado staner.....
E ele era uma vespa!
Mas porque era uma vespa?
Será que não era porque eu não sabia achar um som pelo menos aceitável nele?
Enfim, me desfiz do amplificador....
e fui para um marshall valvestate que tinha um som melhor e me diverte até hoje (só enquanto não sobra uns trocados pra comprar algo com o som um pouco maior)

só que em pararelo eu ensaiei durante esse tempo em muitos studios, com dual rectifier, jcm 800, 900,2000 (aqui em santo andré só tem esses amplificadores nos estudios, os caras nao experimentam mudar um pouco kk) e mesmo peavey bandit, marshall MG e até warm music que creio que nem tenha mais no mercado.....

e a minha conclusão levando em consideração agora seu orçamento é que acho que pouca gente aqui vai ter muito critério pra te indicar um aparelho desse valor.
Quem tem critério já está usando aparelhos de categorias acima....
E quem não tem critério não tem critério.....

Mas tinha um amplificador nessa categoria que eu conseguia tirar sim um som honesto que era o marshall mg.... de todos os amplificadores economicos que toquei meteoro vulcano, fender frontman, peavey bandit, ... foi de fato o de melhor qualidade no som com um pouco de esforço para regular.....

Mas nao encana com isso.... porq 9 em 10 casos quem fala mal de uma coisa normalmente não sabe usar ou não sabe tocar, se preocupa em tirar teu som direitinho.

Eu acho o peavey 5150 uma porcaria.... só que eddie van halen não acha.....
Eu acho o carvin legacy uma porcaria, steve vai nao acha....
Eu acho meteoro uma porcaria.... o faiska não acha.....

Seria muita pretensão da minha parte se eu achasse que eles são os otários e eu sou o fodão.....

E aprenda que o primeiro parametro de comparação do universo é a faixa de preço..... se alguem te falar que um jcm é melhor que um mg... voce manda o infeliz pra casa do kct..... porq isso é o mesmo que eu dizer que uma mercedes é melhor que um golzinho...
um custa 20 mil e outro 300 mil....

talvez você ficar com o seu aparelho para desenvolver seu senso e seu bolso para investir em algo profissional ou pelo menos semi-profissional no prazo de 1, 2, 3 anos seja uma alternativa mais interessante pois no momento que você afinar seu ouvido, principalmente se voce for guitarrista de rock, blues ou coisas parecidas a probabilidade de transistors não te atenderem é grande e você inevitavelmente vai querer gastar duas vezes o que no meu ponto de vista não é nada inteligente....

falo isso porque quando comprei meu valvestate eu não tinha muita informação... comprei em uma viagem para os estados unidos, paguei 600 dolares no meu valvestate na época... do lado dele tinha um jcm 2000 (que é um amplificador que eu acho bem legal) por 899....

se você soubesse o que é arrependimento....

e atenção para os preços de mg... ve se acha usado em bom estado caso for atras...


porq novo isso ai é uma faca desnecessária....

Ismah
Veterano
# jun/15
· votar


um custa 20 mil e outro 300 mil....

Gol por 20 barão? Esse eu compro rsrs

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Dicas para quem quer comprar amplificadores de guitarras.