【FIXO】 Dicas para quem quer comprar amplificadores de guitarras.

Autor Mensagem
Drive30
Veterano
# ago/11 · Editado por: Drive30
· votar


Del-Rei

Fazer o fio? putz, desanimei, não entendo nada de eletrica , nao entendi nada , o ampli liga aonde? e o variac? tem que fazer tomada tambem? acho que voce ta querendo dizer 'plugue' certo? comprar um macho e femea , descascar a crianca e ligar no variac, é isso?

Del-Rei
Veterano
# ago/11
· votar


Drive30
Fala, cara!!

É, quis dizer plugue! Hehehe... Não tem que ficar metendo a mão em eletricidade não!!

É o seguinte, o Variac vem sem fios (pelo menos o que eu comprei, veio sem).
Vc terá que comprar um fio (desses normais, baratinhos).
Vai comprar um plugue macho e um fêmea, ok?

Vai colocar cada plugue numa extremidade do fio, e vc vai ter uma extensão, certo?!
Tu vai pegar essa extensão e cortar no meio, ou no tamanho que vc preferir.
Vai desencapar as pontas cortadas, e enrolar os fios nos parafusos do Variac, sacou?!

É que eu não estou em casa, e não tenho como tirar fotos do meu.
É ridículo de fácil de fazer. Certamente eu entendo MENOS que vc de elétrica, e fiz. Na verdade, não precisa entender.

Basicamente o que vc vai ter que fazer é cortar e desencapar o fio, hehe.

Se ainda não tiver ficado claro, me avise que eu tento ajudar melhor.
Se precisar eu tiro uma foto em casa, pra ilustrar!!

Valeu, cara!!

Um aceno de longe!!!

Drive30
Veterano
# ago/11
· votar


Del-Rei

ja entendi , mas não seria mais fácil comprar logo uma extensao, cortar no meio e desencapar , ai já teria as 2 pontas já prontas para ligar no variac?

no input vc liga o fio que vai na tomada de casa e o output seria o que vai no ampli, é isso?

Del-Rei
Veterano
# ago/11
· votar


Drive30
ja entendi , mas não seria mais fácil comprar logo uma extensao, cortar no meio e desencapar , ai já teria as 2 pontas já prontas para ligar no variac?

Até seria, mas eu não achei nenhuma extensão simples dessa. Todas que eu procurei eram desse tipo, com várias fêmeas.

E como cortar o fio e colocar no plugue é mole, preferi fazer.


no input vc liga o fio que vai na tomada de casa e o output seria o que vai no ampli, é isso?

Exatamente!!!
Já chegou o teu?!

Um aceno de longe!!!

Drive30
Veterano
# ago/11
· votar


Del-Rei

Poxa cara extensão assim é mole de arrumar. Eu até acho que tenho 1 em casa. Só joguei no google e apareceu mil, na propria lojas americanas tem, eu achei até o contrario, nao encontrei nada sobre plugs.

entao nao sei se chegou, nao estou em casa, mas tarde eu vejo, comprei pelo ML tb, dizia entrega em 2 dias.

Del-Rei
Veterano
# ago/11
· votar


Drive30
Poxa cara extensão assim é mole de arrumar.

Opa, na verdade, eu devo ter me expressado mal... hehe.
Essa extensão com várias fêmeas era o que eu NÃO queria, mas só achava desse tipo quando procurei.

Mas beleza, depois vc me diz o que achou do Variac.

Eu queria um tipo desse aqui, mas não encontrei nenhum quando procurei.

Seria só comprar as tomadas prontas, tipo de computador e plugar.

Valeu, cara!!!

Um aceno de longe!!!

Drive30
Veterano
# ago/11
· votar


Del-Rei

ah ta, ah mas custa uns 15 R$ uma extensao dessas mesmo com 3 femeas, to nem ai. corta no meio , desencapa e pronto , certo? acho mais facil do que comprar 2 plugs juntar tudo e tal. Procurei esses com entrada de tomada direto , e so vi na gringa e nao muito barato.

agora outra pergunta de leigo, vi que tem 4 parafusos no variac, 2 para input e 2 para output, marcados com letra x e a, o que seria isso? qual fio liga em qual?

Del-Rei
Veterano
# ago/11 · Editado por: Del-Rei
· votar


Drive30
É, comprar a extensão pronta é mais prático mesmo, hehe.

Sobre o a e x, não sei o porquê disso não.... Hehe.

Só sei que os 2 parafusos da direita são os fios que vão ficar com a parte fêmea, e vc vai plugar o amp.
E os da esquerda são pra parte macho e ligar na tomada.

Acho que esse lance de "x" e "a" muito técnico... Talvez o carlos adolphs saiba, hehe.

Valeu, cara!!

Um aceno de longe!!!

Drive30
Veterano
# ago/11
· votar


Del-Rei

chegou o VARIAC. Já instalei os fios e tudo. Bom primeiro eu gostaria de saber de uma coisa. A voltagem final (output) é o que marca em cima ou no medidor no ponteiro ?

Eu liguei primeiro com a marcacao de Voltagem em cima em torno de 100V, o ampli mal ligou, os leds tavam mais fracos e o volume baixissimo, no medidor do ponteiro marcava pouco mais de 50V, ai cheguei a conclusao que a voltagem final deveria ser da marcacao do ponteiro, aumentei a vontagem até que o mesmo marcasse por volta de 100V - 110V, pronto.

Ai senti a diferença brutal de timbre, achei que fosse ser algo minimo , mas nao, o ampli ficou muito mais balanceado e menos estridente, menos agudos (eu costumava tocar com os agudos em 3,4) agora coloco no 6, achei o timbre bem melhor e outra o volume ficou um pouco mais baixo, o que eu achei excelente, ainda mais para quem toca em apartamento (ainda uso atenuador) , o melhor rendimento encontrei por volta de 105V, achei muito legal a experiencia com o aparelho, dá até para brincar com timbragem, só nao sei se ficar mudando sempre estraga, por via das duvidas vou deixar nessa regulagem e nao vou mexer mais, a nao ser que alguem me diga ao contrario.

Valeu Del - Rei, ajudou muito.

Del-Rei
Veterano
# ago/11 · Editado por: Del-Rei
· votar


Drive30
Fala, cara!!!

A voltagem final (output) é o que marca em cima ou no medidor no ponteiro ?

Cara, isso vou ficar te devendo agora. Não lembro, porque confesso que mal olhei essas medidas. Fui direto no multímetro pra evitar problemas.
Volto pra casa no domingo e te confirmo.

Eu sei que a marcação superior dele não é fiel, porque lembro que na posição 3h marcava uns 110-115V no multímetro... Algo assim.
Acho que só seria fiel se vc plugasse na tomada de 220V.

Já o ponteiro, não lembro mesmo.. Acho que nunca nem olhei, hehe.


Ai senti a diferença brutal de timbre, achei que fosse ser algo minimo , mas nao, o ampli ficou muito mais balanceado

Pois é!!!
Eu curti também! Eu estava com medo de setar ele abaixo dos 100V (meu amp é 120V). Mas segundo o carlos adolphs, dá pra abaixar até uns 20%.
Vou fazer esse teste quando for tocar.


só nao sei se ficar mudando sempre estraga

Vc se refere a quê? Ao Variac ou ao amp?
De qualquer forma, acho que não estragaria, a não ser que vc fique brincando com o botão, girando toda hora.

Se não me engano, o Variac é um aparelho de laboratório, e foi feito exatamente pra esse tipo de testes. Já o amp, se não ultrapassar a voltagem limite, não deve dar problema....

Mas vamos deixar pros experts!!

Valeu, cara!!!

Um aceno de longe!!!

Calime
Veterano
# ago/11
· votar


Drive30
Del-Rei
Muito legal, já tá na minha mira esse ítem. Acho que vai ficar legal no meu amp tbm...abç

jimmy vandrake
Veterano
# ago/11
· votar


carlos adolphs

Ola. Gostaria de fazer uma consulta. É o seguinte estou produzindo um Foot Switch para Marshall e descobri que é possível ligar os leds no foot sem o uso de capacitores ou circuitos, apenas soldando o + e - na posição correta em relação ao acionamento do efeito. Contudo observei que; Ao acionar o drive, quando o Led do foot liga apaga o led do painel do amplificador que também sinaliza o drive ligado. A dúvida é : Isto pode causar algum dano no amplificador ? Agradeço pela atenção e não se importar em responder.

Abçs.

Rafa fgs
Veterano
# ago/11
· votar


Galera, boa noite!

Eu sou iniciante e estou querendo comprar um amplificador. Encontrei um da marca marshall modelo mg 100 fx la nos hermanos (paraguai) no valor de 435,00 dollars, eu gostaria de saber se alguém ja comprou lá e se é bom? Ou se alguém puder me sugerir algum amplificador até 1400,00 reais. Eu acho que dá pra começar né. Galera valeu, e aguardo opiniões.

Bruno_Rock and Roll
Veterano
# ago/11 · Editado por: Bruno_Rock and Roll
· votar


Bem interessante a ideia do tópico..
Muito bom pra ajudar o pessoal, e evitar que alguem, como eu, gaste grana em vão e seja o [ironia] feliz [/ironia] dono de um WarmMusic 20W. =S
HAHAHAHAHAHAHAHA'

Del-Rei
Veterano
# ago/11
· votar


Calime
Drive30
carlos adolphs
jigo__

Galera, só pra dar um relato sobre o Variac....

Fiz uns testes aqui, com o gravador H1 (não ficou muito boa a gravação), mas estranhamente não percebi diferença nos médios e agudos...

Medi a tensão com o multímetro, e usei 3 tensões:
- 127V (!!)
- 120V
- 96V

Percebi 2 coisas:

1 - Quanto mais tensão eu colocava no Variac, mais alto ficava o volume do amp! (Eu não sabia dessa relação, hehe).

2 - Quanto mais tensão, mais GRAVE ficava o som, talvez pela maior quantidade de volume, correto, carlos adolps?

O que aconteceu, foi exatamente o contrário do que eu esperava.


Drive30
Cara, se tu puder, grava umas paradas aí com o Variac e posta pra gente. Tu disse que notou uma diferença considerável, talvez alguns amps possam ter mais diferença e outros menos....

Bom, é isso!!!
Escutem ae... O som ficou meio abafado, e a tocabilidade está péssima, hehe.

Um aceno de longe!!!

Drive30
Veterano
# ago/11
· votar


Del-Rei

fala cara, qual o ampli que voce testou o VARIAC? no MESA, nos canais high gain dele, a diferença nos agudos é bem perceptivel sim, mas confesso que nos modos mais low gain e clean não é tanta, pode ser isso. Eu vou tentar gravar algo tambem para ver. Quanto ao volume , realmente, como eu isse é gritante tambem.

Del-Rei
Veterano
# ago/11
· votar


Drive30
Fala!!!

Cara, testei no Vox AC15.

O clean foi só o amp, e o drive foi com um pedal da Barber. Será que o pedal pode ter mascarado o teste?!

Mas de qq forma, sempre usei com pedal, até quando achava estridente.
Estranho.

Realmente meu teste me deixou perdido.......

Um aceno de longe!!!

Drive30
Veterano
# ago/11
· votar


Del-Rei

Cara no clean no meu nao tem diferença de timbre tambem nao, mas tenta fazer o teste de voltagem com drive do ampli no talo, acho que ai que esta a diferenca.

Del-Rei
Veterano
# ago/11
· votar


Drive30
Hum, vou tentar fazer esse teste.
O problema é colocar ele no talo, hehehe....
Fica absurdamente alto... E são só 15W!
:)

O que me encuca é que mesmo quando eu notava que havia essa diferença no timbre, eu estava usando a mesma configuração que usei nos testes: amp crunchado empurrado pelo pedal.

Mas vou fazer o que vc sugeriu. Depois posto o resultado!

Valeu, cara!!

Um aceno de longe!!!

Drive30
Veterano
# set/11
· votar


Del-Rei

pois é, no meu caso eu uso um atenuador, e mesmo assim é impossivel colocar o mesa no talo, mas da para notar diferença sim, sei la, achei mais balanceado os agudos/medios e graves. Cade o Carlos Adolphs para dar o seu parecer?

Del-Rei
Veterano
# set/11
· votar


Drive30
Cade o Carlos Adolphs para dar o seu parecer? (2)


:)

Um aceno de longe!!!

GustGuitar
Veterano
# set/11
· votar


Up!
Caramba!
Então um ampli de 15w e um de 10w com mesmo falante e etc diferem minimamente?

Del-Rei
Veterano
# set/11
· votar


GustGuitar
A diferença é só no preço, hehehehe.

Um aceno de longe!!!

GustGuitar
Veterano
# set/11
· votar


Del-Rei
Hahahaha!
Depois dessa notícia, vejo o mundo com outros olhos!

Abraço

carlos adolphs
Veterano
# set/11 · Editado por: carlos adolphs
· votar


Drive30
Del-Rei
GustGuitar
Bem gurizada, não tinha visto que postaram mais coisas.Diferenças de timbre devido a variac, acontecem sutilmente e variam de um para outro ampli.A diferença acentua-se mais quanto maior for a potencia do ampli.Claro que quando vc colocar uns volts a mais, o +B vai subir e com ele, a potencia.Assim um ampli de 100W ganha mais 5%, fica com 105W, já um de 15W, ganhando 5%,ganha 0,75 W, o que é quase nada, porém em ambos os casos, vai haver o aumento da indutancia do trafo, devido a maior corrente circulante.Só que quando esse efeito acontece, se o trafo está muito perto da saturação do nucleo, esse chega à saturação e nada mais modifica, pois não tem como forçar mais linhas de força a passar pelo núcleo.Diz-se que chegou à máxima saturação.Agora, se o trafo está super dimensionado e tem reserva de potencia, ele realmente ganha essa indutância a mais, sem saturar, o que aumenta a resposta de graves(quanto maior a indutância, maior a resposta de graves, em compensação vc perde resposta de agudos.Então, para mais médios e agudos, tire voltagem com o variac, para mais graves coloque mais voltagem(não recomendado, só a título de rápida experiencia).Se nada acontecer, é porque o trafo tá meio Vagaba(o de saída, lógico).Um abraço!

Del-Rei
Veterano
# set/11
· votar


carlos adolphs
Então, para mais médios e agudos, tire voltagem com o variac, para mais graves coloque mais voltagem


Fala, mestre!!!

Ué, agora realmente nada mais faz sentido pra mim, hehe.
O papo de que o Van Halen usava o Variac pra deixar o som mais "brown" abaixando a tensão, é balela, né?

Já que o que acontece é o contrário.....

Tô sem pai nem mãe agora... hehehe....

Drive30
Chupa essa manga ae agora, cara..................................... Não sei de mais nada!!!!!
O.o

Um aceno de longe!!!

carlos adolphs
Veterano
# set/11
· votar


Del-Rei
Calma!Não é isso, como eu disse, cada aparelho responde de uma maneira.Temos que ver o quanto ele tira ou põe de voltagem, assim como o que ele considera "brown".No aspecto eletrônico puro, é o que falei, mas tem outros aspectos, que podem modificar os resultados.Não sejamos tão simplistas assim...Ele pode estar interpretando uma queda de potência, a vibração no peito diminuida, como "brown", esse termo,lá fora é o nosso "chocho".Representa apenas um timbre diferente, não necessáriamente mais agudo ou grave.Abcs.

Drive30
Veterano
# set/11
· votar


Del-Rei

Realmente nao entendi nada, contrario do que eu havia falado, hehe eu vou postar uns sons aqui.

O meu amp que é high gain , com menos voltagem eu achei o som mais balanceado , com reducao de um pouquinho no ganho e consequentemente nos agudos, no mesa quanto mais ganho voce coloca, mais agudo ele fica, alias posso ta me expressando mal, nao sei nem se é agudo, ele fica mais cortante, rasgado e estridente. Eu gostei mais do som com menos voltagem, achei mais balanceado. Pode ser que em outros amplis nao seja assim, sei la..

Del-Rei
Veterano
# set/11 · Editado por: Del-Rei
· votar


carlos adolphs
Hum... Captei a vossa mensagem!!

Muito estranhamente, quando eu tocava sem o Variac, em alguns dias eu notava que o amp ficava bem estridente nos ensaios.
Resolvi levar um multímetro e medir as tensões. E realmente, num dia que eu achei estridente, a tensão estava mais alta, com picos de 132V(!!).

Comecei a buscar umas coisas na net, e vi que algumas pessoas falavam sobre isso, inclusive achei os textos que falavam do Van Halen.

Quando comecei a usar o Variac, achei o som melhor, sem os agudos. Mas talvez tenha sido psicológica a diferença, hehehehe.

Mas no teste que eu fiz, o que notei foi o contrário... O que imaginei foi que os graves apareceram mais devido ao volume maior, gerado pela tensão maior.... Maior deslocamento de ar, e tal (Saco zero de eletrônica)
Estranho.

Enfim, o que importa é que agora estou satisfeito com meu amp, hehehehe.


Drive30
carlos adolphs
Não sei se isso pode interferir, mas eu fiz os testes usando o Variac, mesmo na tensão de 127V.
Talvez, se eu tivesse usado os 127V direto da tomada teria diferença

Um aceno de longe!!!

carlos adolphs
Veterano
# set/11
· votar


Del-Rei
Drive30
BLZ!Sejam felizes com seus variacs, eu tenho uns dois aqui, que de vez em quando uso para fazer homologação de equipamento de uso aeronáutico, mas são de 400Hz de rede(é a frequencia dos geradores de avião).Só cuidem para não por a voltagem pra cima, só pra baixo!Um abraço!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Dicas para quem quer comprar amplificadores de guitarras.