【FIXO】 Dicas para quem quer comprar amplificadores de guitarras.

Autor Mensagem
MauricioBahia
Moderador
# ago/11
· votar


Bog: Eu trabalhei no desenvolvimento de um medidor para a qualidade do fornecimento de energia elétrica, e lembro que nos testes que fiz no centro de Curitiba, era comum a tensão passar dos 130v em certos horários, e de vez em quando aparecia alguma aberração bem acima disso. É nessas que teu amp que funciona perfeitamente vai se desgastando aos poucos, ou mesmo pifa sem motivo aparente.

É nessas horas que a gente culpa tudo, menos a rede elétrica! hehe

Valeu!

jigo__
Veterano
# ago/11
· votar


Del-Rei
pô é tranquilo de mexer msm, no caso vc liga ele somente ao amp??

a pergunta é pq onde ensaimos tem pouquíssimas tomadas 1 por pessoa, e como tenho q ligar numa extensão de 3 tomadas queria saber ao certo como funciona...

tenho medo de sem querer bater nesse "regulador" colocar 220v e tostar meu amp!!!

kkkkkkkkk

abçs

Del-Rei
Veterano
# ago/11
· votar


jigo__
Fala, cara.
Não tem mistério.

O Variac é como se fosse uma extensão com um regulador de tensão no meio dela.

Resumindo:
Ligo o Variac na tomada, e ligo o amp no Variac.

Normalmente vc usa 3 tomadas...? Pra quê?
Bom, vc pode ligar o Variac numa dessas 3 saídas.

É sempre bom ter um multímetro pra medir a tensão.
Na verdade, mesmo sem o Variac, acho essencial todo guitarrista (que usa seu próprio amp nas casas de show) sempre andar com um multímetro.

De qualquer forma, na frente do Variac há um medidor que mostra mais ou menos qual a tensão de saída.

Bater nele e jogar pra 220V?
Bom se na sua cidade a tensão for de 127V, seria impossível o Variac chegar a 220V. O máximo que ele chega é uns 140V.
Mas se for 220V na sua cidade, se vc for MUITO sem-noção até conseguiria chutar o Variac e aumentar pra 220V, mas acho isso quase impossível.

Mas se vc achar pra comprar, seria muito mais prático e barato comprar um transformador de 127V para 120/110V. Eu não achei qdo procurei....

Falou!!

Um aceno de longe!!!

jigo__
Veterano
# ago/11 · Editado por: jigo__
· votar


Del-Rei
é medo besta, baixista cavalar q pula pra todo lado, trash ferrado de rapido, essa combinação é perigosa...

vou dar uma procurada, o lugar q ensaio tem a fiação dos inicios do ano 1900 então é certo usar alguma coisa pra filtrar...

na verdade uso os 3 plugs da exensão (e uma tomada só hehe) uma pros pedais, outra pro amp e outra pro nova delay.

Ahh só mais uma ultima coisa, qual deles vc comprou, como eu devo escolher?? tem varios modelos uns de 1,0 kVA outros de 2...

abçs e vlw

Del-Rei
Veterano
# ago/11
· votar


jigo__
Cara, o que eu comprei foi esse aqui:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-182088590-regulador-de-voltagem -variac-05-kva-tdgc-05-controlador-_JM


0,5 Kva.
Pra falar a verdade, nem sei direito o que isso quer dizer... hehe.

Um aceno de longe!!!

carlos adolphs
Veterano
# ago/11
· votar


Del-Rei
jigo__
0,5 Kva.
Pra falar a verdade, nem sei direito o que isso quer dizer... hehe

Buenas.Ok, 0,5Kva = 500 VA ou 400W(considerando rendimento médio de 80%).Abcs.

Drive30
Veterano
# ago/11 · Editado por: Drive30
· votar


carlos adolphs
Del-Rei

Excelente topico galera, tava precisando saber sobre VARIAC, já encomendei um. Graças ao Del-Rei a minha GAS nao acaba nunca, hehe, achei interessante o lance de mudança no 'timbre' e acho que pode estar acontecendo o mesmo comigo .

Eu tenho um Mesa Single Rect 50W. O som dele é fantástico, mas ele é 117v , não tenho medidor mas com certeza deve tá recebendo mais do que isso, trouxe o amp dos EUA , la na gringa na loja o som parecia um pouco menos agudo do que aqui na minha casa, isso me deixou com a pulga atras da orelha e me incomodou um pouco, e outra na pior das hipóteses , mesmo não mudando o timbre, vai evitar que traga algum dano maior ao amp.

carlos adolphs

Mestre , tenho outra pergunta, meu outro amp é 240V , pois é inglês da gema hehe, para ele eu tenho um transformador normal de 110 p/ 220v. Voce acha que ele recebendo 220v e nao 240v pode dar a vir algum problema? Na minha casa tem 1 tomada 220v q nao uso para nada, liguei ele lá e achei o timbre mais estridente , nao necessariamente pior ,sei la pode ser maluquice minha tambem, mas eu notei um pouco isso, será que é porque ta vindo mais de 220v? o transformador p/ 220v entrega realmente 220v no final? mesmo vindo 120 ou 130v da rua? O que é mais recomendável para o meu caso? usar o transformador ou ligar numa tomada de 220v? Obrigado

Del-Rei
Veterano
# ago/11 · Editado por: Del-Rei
· votar


carlos adolphs
Grande!!!


Buenas.Ok, 0,5Kva = 500 VA ou 400W(considerando rendimento médio de 80%).Abcs.

Esses 400W querem dizer exatamente o quê? Que teoricamente eu poderia plugar um aparelho de até 400W nele?

E esses tais 80% médios seriam.......??



Drive30
Graças ao Del-Rei a minha GAS nao acaba nunca, hehe

Graças ao FCC!!!
Já gastei rios de dinheiro por causa desse fórum, hehehe.

Cara, sobre seu Mesa, depois dá uma testada com calma no lance do timbre. Eu até hoje não sei se a diferença que ouço é real ou psicológica. Tenho que fazer um teste com calma, com gravador pra saber se há diferença no timbre.

Dizem que o Van Halen usava um Marshall de 120V e usava o Variac setado pra 90V. Logo, deve haver uma diferença de timbre sim.
E, acho, que isso pode responder sua dúvida sobre ligar o amp de 240V em 220V.
Aliás, mesmo assim, creio que o Variac (pelo menos o meu) ultrapasse os 220V se estiver setado no máximo.

Não tem como vc medir com um multímetro essa saída do transformador de 220V?
Se não tiver um, é bom arrumar... Tem multímetros baratos e fáceis de usar. Ainda mais tu, que tem equipos caros, acho importante poder avaliar a voltagem, cara.

Valeu!!!

Um aceno de longe!!!

carlos adolphs
Veterano
# ago/11
· votar


Drive30
Mantém o trafo que é melhor, vc tem uma isolação a mais da rede. Abcs.

Del-Rei
Quando vc tem algo especificado em Volt-Ampere (VA), esse valor se refere a isso mesmo, potencia pura, matemática, sem perdas, voltagem x corrente. Mas acontece que na vida tudo tem ágio e assim também é com os VA, ou seja a potencia que vc realmente pode usar, é a matemática menos as perdas, que se o trafo for de qualidade, é em torno de 20%. Então seu rendimento é de 80%, (100% deduzidas as perdas (20%)) = 0,80 X 500 = 400 W reais usáveis.

Drive30
Veterano
# ago/11
· votar


Del-Rei

Cara, em relacao ao amp de 240v , eu to tranquilo, não é possivel que a voltagem numa tomada de 220v seja maior que 240v, o variac em questao nao é para regular isso e nem quero. Eu quero é para o outro que é 117v, esse sim deve ta sofrendo , vamos esperar chegar aqui e ai eu digo o que achei.

Del-Rei
Veterano
# ago/11
· votar


Drive30
Saquei.
Beleza!!!

carlos adolphs
Entendi... Então, todos esses equipamentos (transformadores, nobreaks, etc) eu considero como útil apenas 80%?
Beleza! Não sabia disso!!
Obrigado, cara!!!

Outra coisa, cara (já abusando, hehe).
Considerando essa opção de abaixar a tensão no Variac para mudar o timbre, qual o percentual mais ou menos que posso abaixar a voltagem sem danificar o amp?!
Aliás, isso gera danos no amp? Ou apenas não funcionaria se a voltagem estiver muito baixa...?

Caso prático: Meu amp de 120V... Até que voltagem posso setar o Variac sem prejudicar o amp?! Dizem que o Van Halen jogava pra 90V, sendo o amp dele 120V tmb.

A última, prometo:
De acordo com a teoria e prática da eletrônica/física, faz sentido essa alteração de timbre pela diminuição da tensão?!

Se estiver desvirtuando (muito) o assunto do tópico, me perdoe.

Obrigado, cara!!!

Um aceno de longe!!!

carlos adolphs
Veterano
# ago/11
· votar


Del-Rei
Dentro de 20% sem problemas(para menos, claro), a alteração de timbre se dá porque ao variar a voltagem vc situa o funcionamento em outro ponto da curva de funcionamento das válvulas, o que altera levemente o timbre.Os 80% da VA só quando especificado VA, se vier em W é direto.Abcs.

Del-Rei
Veterano
# ago/11
· votar


carlos adolphs
Opa!!

Entendi. Então, considerando 20%, esse papo do Van Halen jogar de 120V pra 90V é uma meia-verdade, né?
Teoricamente, deveria cair pra uns 95V no máximo.

Atualmente eu mantenho o meu na casa dos 110V-105V.
Vou tentar abaixar um pouco mais e fazer uns testes de timbres.

Obrigado, cara.
:)

Um aceno de longe!!!

Calime
Veterano
# ago/11
· votar


Del-Rei
Me interessei sobre o assunto do Variac, mas estava olhando sobre e só existem modelos com entrada em 220 V. Posso utilizar o mesmo para 127~130 V ?

Del-Rei
Veterano
# ago/11 · Editado por: Del-Rei
· votar


Calime
Certamente. É o mesmo caso que o meu.

O lance é que como sua rede só tem 127V, o máximo que vc conseguiria chegar com o Variac seria uns 140V.

Vou logo avisando: É um porre carregar esse trambolhinho sempre que for tocar, hehe.
E tem que fazer os fios pra ele. Acho que todos vêm sem fios.
:)

Valeu, cara!!

Um aceno de longe!!!

lemingue
Veterano
# ago/11 · Editado por: lemingue
· votar


Esse estresse todo sobre tensão tem solução...

No dia que levarem seu amp para um técnico (regulagem de bias, por exemplo), peçam para ele deixar a tensão de entrada no amp igual a da rede (não estou falando em trocar trafo ou coisa assim). Lembro que era coisa bem simples, só não lembro direito o que era, não alterou o amp nem nada, no meu head eu fiz isso. Ele até sugeriu de fazer um switch 110-220 nele, preferi não mexer, pois, nesse caso, ele mexeria no trafo.

carlos adolphs
Veterano
# ago/11
· votar


lemingue
Acho que vc está trocando as estações... Isso que vc relatou não existe. Só se o trafo já tem o tap, mas não serve para qualquer um. Abcs.

MauricioBahia
Moderador
# ago/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


carlos adolphs

Esse tópico é demais! Tava faltando algo assim, com seu aval, é claro. :)

Stick!

Abs e obrigado pelas aulas gratuitas! :)

lemingue
Veterano
# ago/11 · Editado por: lemingue
· votar


carlos adolphs

A alteraçao no trafo eu não quiz que ele fizesse pois o meu é toroidal, provavelmente não dá e, mesmo que desse, eu não mexeria.

Ele me disse que regulou o bias para compensar a diferença de tensão na rede.

Ah... eu, certamente, estou longe de dar aulas.

Não estou aqui para me indispor com ninguem, não falo por entrelinhas e não fico contando mentira só para parecer "culto". Se não existe isso ok, da próxima vez que levar o head lá vou perguntar direitinho o que ele fez.

MauricioBahia

Tem tópicos muito piores que esse.

Abs a todos.

Del-Rei
Veterano
# ago/11
· votar


lemingue
Fala, cara!
Tudo bem?!

Por acaso você ficou chateado com alguma coisa falada aqui?!
Se ficou, certamente não foi a intenção de ninguém.



Tem tópicos muito piores que esse.

Você achou esse tópico ruim, ou eu que interpretei mal?!
O.o

Valeu, cara!

Um aceno de longe!!!

MauricioBahia
Moderador
# ago/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


lemingue: Tem tópicos muito piores que esse.

Pior pq? Acho que vale uma explicação pois seu comentário ficou "vazio".

Abs

Ramsay
Veterano
# ago/11
· votar


Ele me disse que regulou o bias para compensar a diferença de tensão na rede.

lemingue

Essa alteração de bias só faz com que as válvulas de saída do amp trabalhem nas curvas de resposta ideais, como se fossem alimentadas pela tensão da rede elétrica correta.

Mas, se o amp estiver sendo alimentado por uma tensão maior do que a normal, por exemplo 127V ao invés de 120V, os filamentos de todas as válvulas ao invés de receberem 6.3V vão receber 6.8V ou mais o que encurta a vida útil dessas válvulas.

Então, essa solução que vc propôs é paliativa e tem por objetivo preservar o som original do amp e não o de adequá-lo a tensão da rede elétrica.

lemingue
Veterano
# ago/11
· votar


Ramsay

Minha rede é 220, meus amps trabalham de 100 - 120. Eu uso um rack "tomada" da oneal que dá a tensão da rede. Dicilmente passa de 220 ou fica menos de 210, na maioria da vezes está em 219. Quanto a torrar o amp eu estou tranquilo, não vai acontecer.

Então, essa solução que vc propôs é paliativa e tem por objetivo preservar o som original do amp e não o de adequá-lo a tensão da rede elétrica.

Eu sei disso. Não estava pensando em fazer isso e colocar um amp de tensão diferente da rede na tomada. Eu estava me referindo ao som, e ao timbre do amp, pois não adianta nada regular o bias bonitinho, e, depois, espetar o amp em uma rede que te dá uma tensão diferente. Teve um post anterior que o cara reclamava do som estridente e etc (do Drive30). Se não for usar um daqueles equipamentos que dão a tensão exata ou se a variação não for tão grande, eu acho uma boa fazer essa regulagem que o técnico fêz pra mim, do contrário, o amp vai estar sempre com o bias "desregulado".

Pra mim isso serviu, dificilmente vou sair por outros estados para tocar (onde há variação na rede), não sou profissional e etc... e, acredito que a maioria aqui esteja numa situação semelhante.

Del-Rei

O tópico é bom, só devo ter me enganado em relação ao post do nosso moderador, pensei que ele tinha sido irônico.

MauricioBahia

Achei que tinhas sido irônico..., que esse tópico estava desvituando ou coisa assim..., pois, em outro tópico, você deu uma resposta dando a entender que eu não sabia do que estava falando, e, depois, não falou mais nada.

Eu não quis falar nada em comtrário ao que o carlos adolphs disse, apenas falei o que o técnico fez no meu head para regular o bias de acordo com a rede que eu tenho, e não com a ideal (que não tem).

Eu já fui mais participativo no FCC, às vezes desanimo um pouco. Desculpe aí se fui grosseiro ou coisa assim.

MauricioBahia
Moderador
# ago/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


lemingue: pois, em outro tópico, você deu uma resposta dando a entender que eu não sabia do que estava falando, e, depois, não falou mais nada.

auhhahau! Cara, eu nem sabia disso. Só falei da papo dos racks pois só conhecia 3 users que tinhas racks. Eu não havia lido seu post! Bem agora sei que tem mais gente com racks por aqui!

E, quem sou eu pra dizer algo sobre racks! Eu não entendo bulhufas. O comentário, foi apenas pra enfatizar ser raro users com racks e nunca menosprezar alguém.

Cara, a leitura de posts, se não bem redigidos, pode ser um paraíso pra má interpretações. ;)

Abs e desculpe se aquele post foi meio vago.

lemingue
Veterano
# ago/11
· votar


MauricioBahia e demais

Blz! Na paz. Se meu amp pegar fogo eu aviso aqui!

Calime
Veterano
# ago/11
· votar


Del-Rei
O lance é que como sua rede só tem 127V, o máximo que vc conseguiria chegar com o Variac seria uns 140V

Ué, nem entendi...vc não quer dizer "o mínimo" não? Se o Variac é de 220 V....ou estou errado?

Calime
Veterano
# ago/11
· votar


Del-Rei
E que lance de "fio" é esse que vc tá falando? é a ligação dele na tomada?

Del-Rei
Veterano
# ago/11
· votar


Calime
Ué, nem entendi...vc não quer dizer "o mínimo" não? Se o Variac é de 220 V....ou estou errado?

Não, não. É máximo mesmo.
Mesmo ele suportando 220V, se vc plugar na rede de 127V ele não passa de uns 140V.
Ele não é um transformador propriamente... Está mais pra um regulador manual.


O fio é o seguinte:
Pelo menos o que eu comprei, veio sem fios. Saca esses 4 parafusinhos na parte dianteira inferior? Então vc vai ligar os fios ali.


Vc vai precisar de uma tomada fêmea pra receber a tomada do teu amp, e uma tomada macho pra plugar na rede elétrica.

Vc vai ter que comprar um pedaço de fio, tomada macho e fêmea, sacou?!

Mas isso é tranquilo, e baratinho!
:)

Um aceno de longe!!!

Calime
Veterano
# ago/11
· votar


Del-Rei
Agora sim entendi. Então pra mim essa especificação de ser 220 v tá de boa, uma vez que meu amp é 110 e a rede fica oscilando entre 125 e 130 V...estou certo?

Del-Rei
Veterano
# ago/11 · Editado por: Del-Rei
· votar


Calime
Exatamente.

Ah, deve ter modelo com fios já.

Se for comprar um mesmo, depois faça o teste, e jogue a tensão lá pros 80V e compare depois com 110V pra ver se percebe diferença no timbre, ou eu estou ficando louco, hehe.

Teoricamente, deveria ficar mais "brown" o som, mas às vezes essa mudança é bem sutil, e eu tô ouvindo coisa demais, hehe.

Valeu, cara!

Um aceno de longe!!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Dicas para quem quer comprar amplificadores de guitarras.