Pessoal perito em timbres, vejam bem: O drive dos amp Fender All Tube viram sempre em fuzz?

Autor Mensagem
Leomju
Veterano
# ago/11


Então pessoal,

Não achei um tópico que tratasse disso especificamente...

Acontece o seguinte... o amp que eu quero comprar é mesmo um Fender Hot Rod Deluxe... por uma série de motivos, entre elas o de gostar de sons clean e tal, Utilizo uns drives de vez em quando, sem contar que aquele visual vintage xique de doer desses amp são o que há!

Mas esses dias testei um Fender Deluxe All Tube de 40 wats... e quase escorreu "lágrima dos zóio" com aquele "clean"... que mesmo a volumes altos mantém-se orgânico e não gritante... é coisa doutro mundo, o agudo está lá e não agride!

Mas quando saturei o bichinho... lá veio aquele drivezão espalhado... parecendo um fuzz.

Um amigo meu disse que os fender são tudo assim, e observei que mesmo na simulação do GT2 a distorção Fender no Hot... é quase um fuzz também!

Ae fiquei um pouco descontente, porque curto o drive tradicional mesmo!

Um pedal de drive "boostando" tiraria esse som de fuzz do amp??

Os amp fender all Tube, que sempre sonhei em comprar... todos tem essa distorção após saturados?

Ajudem ae!!!

Principalmente os fanáticos por timbres... haha... Edalko e companhia Ltda!

Então galera... dá um grito ae... que até o fim do ano to guardando uns R$ 4.500,00 pra comprar um amp de responsa! E gostaria de sanar essa dúvida... porque caso contrário penso em pegar um AC30 usado!

Valeu!

macaco veio
Veterano
# ago/11
· votar


nos anos 50 todos amplis a valvula eram cleans, a preocupação era ter som clean, então nos anos 60 veio a Marshal fazendo pedais de distorção valvulados de potencia em forma de cabeçote de amplificador, ainda assim a fender permaneceu fiel ao som clean por muito tempo, depois de um tempo, ela, a fender raciocinou e disse pra si propria: a é? ja que pra botar pra f***, vou distorcer tambem e entrou na suru**, resultado, o rock tá indo pro saco, ouvido de pessoas normais que não são musicos, ja não aguentam mais. Compre o fender, pelo menos é dos poucos que ainda tem o clean.

informal
Veterano
# ago/11
· votar


macaco veio
Sem noção total...

Binohendrix
Veterano
# ago/11
· votar


Leomju
Cara...Incrível. Eu penso a mesma coisa. Acho que eles são ideais para cleans e leves overdrives, tipo SRV. Ideais não, imbatíveis. Mas na hora do hi gain, é melhor usar um pedal . E fica bom demais. É a característica do amp. E também acho que com o Vox, vai ficar na mesma . A distorção da saturação é leve, tem que empurrar com pedal. Eu sempre tomo como base o som que eu toco, e timbro sempre no overdrive, pois é o que ue procuro no amp. Você tenm que procurar um amp que se adpate ao seu som. Não adianta eu querer um Fender, por mais lindo que seja o sem som e visual, pra ficar tocando Sabbath, Ozzy, AC/DC, Maiden, entendeu? Não que não dê pra tocar, mas vai precisar de ajuda de pedais. Nada contra. Tem que ver o que você prioriza mais, o clean/saturação leve ou overdrive/distorção.

Leomju
Veterano
# ago/11 · Editado por: Leomju
· votar


macaco veio
Compre o fender, pelo menos é dos poucos que ainda tem o clean.
Cara, minha opinião ... (embora não seja bem essa, porque não tenho acesso aos dados que você conhece) ... se parece mesmo com a sua... estou tendendo a pegar o Fender pelo clean mesmo, mas a dúvida é sobre o drive que ele pode produzir sobre o "booster" de pedais.
Pra mim um bom clean é mais raro que um drive! Valeu mesmo pela opinião!

Binohendrix
Você tenm que procurar um amp que se adpate ao seu som. Não adianta eu querer um Fender, por mais lindo que seja o sem som e visual, pra ficar tocando Sabbath, Ozzy, AC/DC, Maiden, entendeu? Não que não dê pra tocar, mas vai precisar de ajuda de pedais. Nada contra. Tem que ver o que você prioriza mais, o clean/saturação leve ou overdrive/distorção.

Cara, seu post me ajudou muito, porque as informações que eu coloquei acima, saíram do meu próprio ouvido... quando testei o amp, me apaixonei com o clean, e quando usei o drive dele, ae ficou meio fuzz, meio drive, então tomei um choque e me perguntei: "Tanto tempo tocando em transistorizados, e olhando mil reviews na net, como não tinha percebido que a distorção dos fender são assim?" Há de se afirmar que o drive dele é de extrema qualidade, os Fuzz maníacos devem adorar, só que não uso fuzz. Então como não estava com meus pedais quando testei, nem tinha nada perto... (é que o cara dono do amp toca jazz em uma semi-acústica) fiquei com a dúvida se eu usar pedais de drive e distorção ele ia "falar bem". Mas obrigado pela ajuda de todos...

Vivendo e aprendendo!

ogner
Veterano
# ago/11
· votar


Leomju

Nao sei se ja fez isso, mas coloca Fender cranked no youtube!!

Abço

Leomju
Veterano
# ago/11
· votar


ogner
Valeu cara... vou dar uma olhada!

Van_Lorien
Veterano
# ago/11
· votar


Leomju
Não tenho certeza, mas creio que esse "drive fuzzy" é característica das 6L6/6V6 usadas nos amplificadores Fender, especialmente com o amplificador cranked. O falante também deve influir bastante para que esse drive final fique assim.

Abs

Leomju
Veterano
# ago/11
· votar


ogner
Van_Lorien

Então, pessoal... com um drive empurrando, um TS da vida, consigo um som mais tradicional?

ogner
Veterano
# ago/11
· votar


Leomju
consigo um som mais tradicional?

Mais tradicional que Fender crunch + TS = impossível!!!

Oq seria o SEU tradicional?!?! ahuehuahuhe

ogner
Veterano
# ago/11 · Editado por: ogner
· votar


Leomju

fender Staile amp + TS e drive fromm hell!!! o/ ( from hell pra mim ) hehe

http://www.youtube.com/watch?v=KjLUZg719ZU&feature=related

EDIT: Tem um RAT ae tb!!!

Leomju
Veterano
# ago/11
· votar


ogner
Então velhinho, quis dizer "tradicional" assim...

... um drive não espalhado, mas sim, orgânico e encorpado... que não pareça com fuzz, entende...

Mas pelas características "limpas", eu já estou decidido a comprar um Hot Rod Twin mesmo... o que acha?

ogner
Veterano
# ago/11 · Editado por: ogner
· votar


Leomju
um drive não espalhado, mas sim, orgânico e encorpado

Com pedal consegue sim...Um OCD ou um Direct Drive faz o serviço!

EDIT: Eu acho que consegue, nunca toquei em Hot Rod ( só no Jr ), mas em outros Fenders, tipo o Twin, bassman já...O Bassman é o mais chato e menos versátil na minh opinião, mas é unico tb!! hehe..

Twin que vc diz é o Deville 2x12"? Nao sei qual é o ..HRtwin

tem link ae!?

Leomju
Veterano
# ago/11
· votar


ogner

O Deville 1x12", só que o acabamento é com tecido na cor bege... eu tenho dúvidas se esse twin no nome se dá somente pelo tecido!

Sei que os Hot Rod Deville são com acabamento preto, e os Twin são bege... acho que é isso, vou dar uma conferida no site da fender... ok!

Leomju
Veterano
# ago/11 · Editado por: Leomju
· votar


ogner
Cara, você tem razão... é o Deville mesmo... essa terminação "twin" é um nome usado pra alguns amps valvulados da marca, mas não sei o porque dessa denominação... agora o Deville de cor bege... esse amp é o meu alvo... acho xique demais!

MMI
Veterano
# ago/11
· votar


Leomju

Entendo o que você diz, mas acho que os Fender não são tão fuzz assim (mas entendi!). O que vejo bem evidente é uma questão de equalização. Dá uma lida neste site para você entender.
O que o macaco veio disse é a mais pura verdade (quem sou eu para dizer que não? rs). Por outro lado, na hora de tocar ao vivo mesmo, eu prefiro som de amp acima de pedais. Tanto que meus pedais de drive estão encostados. Só que não nego que é a opção mais cara, mas acho legal pra caramba - "It's a Long Way to the Top (If You Wanna Rock 'n' Roll)".

Leomju
Veterano
# ago/11
· votar


MMI
Legal cara... "Este é um looongo caminho... haha... realmente"

Então... mas pra se "abolir"... não sei se esse é o termo, os pedais... ae teríamos que ter uns três amps em linh, pelo menos!

Mas valeu cara, sei que você tem um GRANDE conhecimento em equipamento vintage... e tal... e é dessas opiniões que eu preciso...

na verdade vou jogar um drivezinho no canal sujo de um Deville desses e ver o som que consigo tirar, se me agradar... ae casei com ele!... "clean" certinho e drive agradável... vo tá montado!!!

Valeu mesmo amigão!

Leomju
Veterano
# ago/11
· votar


MMI
Ah... obrigado pelo link... que site legal cara... meti ele na minha barra de favoritos ligeirinho!

É meio obrigatório pra quem quer saber sobre amps hein!

Valeu mesmo!

MMI
Veterano
# ago/11
· votar


Leomju

Principalmente os fanáticos por timbres... haha... Edalko e companhia Ltda!

Eu estava incluso nessa Cia LTDA??? kkkkkkkkkkkk
Eu estava lendo quietinho aqui...

ae teríamos que ter uns três amps em linh, pelo menos!

É, pelo menos 2, né? Como disse, é mais caro, que é mais legal, isso é. Mas se você escolher bem os pedais e regular direitinho, fica duca, apesar do Bahia achar que não tem muito disso de pedal casar com amp.

Leomju
Veterano
# ago/11
· votar


MMI
Eu estava incluso nessa Cia LTDA??? kkkkkkkkkkkk
Eu estava lendo quietinho aqui...

Hahahaha... Você e o Nichendrix com certeza... hahaha...
Na verdade tem mais gente, só não citei pra num ficar injusto..., vcs são uma turma que respeito, pelo conhecimento, interesse, e resposta coerentes... sempre ajudando a galera... so fanático por aquipo vintage... tá na veia... rs

É, pelo menos 2, né? Como disse, é mais caro, que é mais legal, isso é. Mas se você escolher bem os pedais e regular direitinho, fica duca, apesar do Bahia achar que não tem muito disso de pedal casar com amp.
Então, meu sonhe seria esse... ter uns três amps no palco, mas ainda não dá! Hahaha!
Ah o tópico do Bahia, eu gostei muito, li todos os posts, mas o que ele quis dizer, é que a galera anda meio preguiçoso pra timbrar... a turma quer uma fórmula meio pronta de pedal e amp e isso não existe... acho a colocação dele até certo ponto correta, porque valoriza a individualidade e a coragem de criar um som diferente com fórmulas, digamos não tão recomendáveis!!! Quer ver? O Rafael do Angra, usando uma GT-10 e nenhum analógico... talvez ele não grave assim, mas a pedaleira está lá no pezinho do cara...

Valeu pela ajuda amigo!

MMI
Veterano
# ago/11
· votar


Leomju

Verdade. A moçada hoje está afim é de baixar um patch na internet e sair tocando com o som de um fulano por aí. Eu já acho que analógico, digital, tanto faz, tem é que soar bem. Já leu este texto sobre isso? É isso que se precisa ter em mente.
Particularmente, eu tenho uma GT-10 e não achop isso tudo, mas serve bem para estudo em casa, à noite, com fones de ouvido. E acho que o rafael usa isso por motivos $$extras$$ além do timbre. Igual ao Ardanuy que não dispensa os Mesa dele na hora de gravar.
Vou polemizar um pouco... Na minha concepção existem dois pólos no som de guitarra. Um é no som limpo, onde a qualidade da guitarra faz muita diferença e o amplificador nem tanto, os SS se destacam e em alguns casos podem até ser dispensados, ligando em linha, mantendo um timbre fora do normal. Na outra ponta está o timbre distorcido, onde com um captador EMG a qualidade da guitarra nem faz essa diferença toda, mas o amplificador valvulado faz toda a diferença, com as válvulas mostrando o som(esquece esse papo de Pantera, Randall e Dimebag, que para mim tinha uma pegada monstra e um timbre sofrível). O duro é tirar um coelho da cartola que cubra esse leque todo satisfatoriamente. Por isso que eu acho um caminho longo, esse coringa que vale para tudo ainda não vi...

Leomju
Veterano
# ago/11
· votar


MMI

Rapaz... resumiu a coisa... hahaha falow e disse! O certo é experimentar!!!

Valeu mesmo cara, enriqueceu o tópico!

Leomju
Veterano
# ago/11
· votar


Dando um Up'zinho aqui... quem sabe alguém tem mais alguma coisa a acrescentar!!!

Lu_Soares
Veterano
# ago/11
· votar


Leomju

Tenho um Fender Hot Rod Deluxe, o clean dispensa comentários e realmente o drive dele com muito ganho também não me agrada. Uso 2 pedais, um Radial Tonebone Classic (distorção) e MI Audio Blues Pro (overdrive) e o resultado é muito bom, consegue-se tocar de tudo com ele.

Abç !!

MMI
Veterano
# ago/11
· votar


Leomju

Só para confundir sua cabeça então. Quer um amp animal com som limpo, sujo, variação de potência e possibilidade de gravação em linha? Olha aqui.

Leomju
Veterano
# ago/11
· votar


Lu_Soares
Pô cara, que legal, é bom a opinião de quem tem um né... mas veja só... ele é all tube, porém os drives dos all tubes de outras marcas, é o que o pessoal procura, e seria o diferencial dos valvulados... um Hot Rod empurrado por um pedal, produz um drive senão igual, mas de mesma qualidade que um Laney all tube (sem pedais boostando) por exemplo?

MMI
Cara, que boa pedida, sempre achei legal esses amps Hughes & Kettner cara... imagina a versão combo dele então, deve ser lindo hein! Mas e o preço, será o equivalente ao Fender?

Leomju
Veterano
# ago/11
· votar


MMI
Um TubeMaister desses por U$ 899,00 nos EUA é tentador, só que reparou pra um detalhe, a versão combo tem falante Celestion de 10". Será que o grave "chega"?

Pelo preço do Combo, acho que tá compensando comprar a cabeça e a caixa! Só pelo motivo do falante de 10.

Lu_Soares
Veterano
# ago/11
· votar


Leomju
Sim, com pedal vai bem sim, consigo timbres muito bons com meus drives nele. Quanto ao Laney nunca toquei num all tube, não posso opinar.

Abç!

nichendrix
Veterano
# ago/11
· votar


Leomju

Cara, alguma coisa errada tem aí, eu já tive do HRD, hoje tenho o Blues Deluxe, e não vejo esse drive a la fuzz não, o drive do canal drive é bem vintage, já o more drive é bem pancada mesmo, embora mais agudo do que eu gostaria.

Leomju
Veterano
# ago/11
· votar


Lu_Soares
Puxa, que bom, na verdade, eu uso muitos timbres limpos, e muitos drives suaves, acho que o Fender vai ser o que eu vou comprar mesmo!

nichendrix
Então na verdade, nem é o Hot Rod, mas o Blues Deville 2x12 que eu busco mesmo! Eu sempre tive essa impressão de que o drive era um leve vintage, mas quando testei esses dias, com ganhos altos, me pareceu um pouco espalhado. Mas sei que vc, MMI, Edalko e esta turma ae, fão dos vintage, tem muita propriedade pra falar, e se disse acredito. Ah uma pergunta, o seu é tweed?

Acho que reforçaram o que eu imaginava mesmo, vou comprar um Blues deville no fim do ano, se Deus quiser!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Pessoal perito em timbres, vejam bem: O drive dos amp Fender All Tube viram sempre em fuzz?