EPX3000 - Esquema de ligação para meu som

    Autor Mensagem
    Starllan
    Veterano
    # jul/11 · Editado por: Starllan


    Bom, estou comprando um amplificador behringer EPX3000 e estou com algumas dúvidas de como obter o melhor resultado para melhor qualidade do meu som. Vamos lá.....

    No primeiro canal do amplificador eu pretendo utilizar minhas 2 caixas juntas ao qual cada uma é composta por ( 1 alto falante de 12 8ohms com 300 rms drive de 100 rms e um super twiter selenium )

    No segundo canal eu pretendo utilizar 2 caixas juntas estilo sub, e cada uma é composta por ( 1 alto falante de 15 8ohms 250 rms )

    As caixas de 12p possuem crossover internos ao qual comprei e instalei dentro das mesmas.

    Meu Rack de som é composto por mesa behringer 12 canais, equalizador behringer 31 bandas, compressor benhringer, limiter, expander behringer de 4 canais.

    Então o que eu poderia fazer?

    ligar as caixas de 15 em paralelo para obter 4 omhs?
    Ligar as de 12 em paralelo?
    Na realidade estou começando a aprender sobre ligações em alto falantes agora, então se possivel eu gostaria que alguém postasse um link que tenha fotos dos modelos de ligações de auto falantes, inclusive conversão de 2 auto de 15 8ohms para tornasse 4 omhs.

    carlos adolphs
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Starllan
    Bom, vamos lá.Auto falante é carro que fala ehehehehe.A maioria se confunde, alto falante sim, esse se liga em amplificador.Meu amigo, vc não está fazendo a menor idéia da potencia desses EPX, não é?As suas caixas, se vc der volume 3 nesses powers, vão fundir.Para vc ter uma idéia, uso 4 desses, sendo 2 deles em subs, com 4 subs em cada canal,total de 8 por ampli, 16 no total e volta e meia, tenho que baixar a coisa para os alto falantes não abrirem o bico.Faça a conta, as suas duas caixas de sub com 250W, em paralelo, 4 ohms, vão somar 500W de potencia que aguentam.O EPX em 4 ohms dá 900W por canal, vão faltar 400w de caixa ainda.Para usar o que vc tem vai ter que colocar as caixas em série, para fazer 16 ohms, quando então a potência baixa para uns 550W por canal, o que ainda vai ser muito para suas caixas, se vc não tiver processador digital, apesar que os EPX tem dispositivo de proteção(contra picos de potência).Os bichos são um patada no peito.Se suas caixas de 12" tem crossover, vc pode ligá-las em paralelo com as subs, uma de 12 e uma de sub por canal e não duas de 12 em um canal e duas de sub no outro como vc quer, pois assim seu sistema ficaria mono.As conexões vem bem explicadas no manual do EPX, com desenho e tudo, não precisa pedir a ninguém.Tome cuidado, os amplis EPX mandam muito e fundem alto falantes fácilmente.Abcs!

    Starllan
    Veterano
    # jul/11 · Editado por: Starllan
    · votar


    Brigado Carlos, que erro grotesco da minha parte, inclusive foram em todos os "alto" , depois dessa acho que mais nunca na vida eu esqueço rs.

    Bom, então não seria melhor utilizar tudo em 8omhs? e deixar o volume baixo no amplificador?

    Brigado pelas informações tb. Abraço !

    carlos adolphs
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Starllan
    Vc pode usar na impedância que quiser, mas com certeza vai ter que segurar o volume, como vc vai operar com compressor no rack, põe o limiter do EPX ligado, e segura um pouco no compressor comprimindo em -6dB, que daí não passa da potencia e não ferra tuas caixas.Posso te dizer de cátedra, que logo logo vc vai notar que vai ter que reforçar os subs.Dai faz com 18", que segura mais a onda e bota os de 15" nas caixas com crossover.Um abraço!

    Starllan
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Na realidade eu já notei que preciso reforçar meus subs, pois alto falantes de 15 de 250 rms é muito pouco para sub.... Porém como eu toco mais em barzinhos, eu utilizo eles mais como um complemento para a voz ter um pouco de peso, voz mais encorpada.. porém para eventos abertos realmente vou precisar de alto falantes com mais potencia. Então, já pensando no futuro, eu comprei logo a EPX para dar conta dos novos alto falantes no futuro.

    Starllan
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Tenho mais uma dúvida, pergunta de leigo mesmo.

    A EPX3000 tem 3 tipos diferentes de entrada e 2 tipos diferentes de saida.

    Existe alguma diferença de audio para cada saida ou entrada ou é só questão de gosto e funcionalidade de plug mesmo?

    carlos adolphs
    Veterano
    # jul/11 · Editado por: carlos adolphs
    · votar


    Starllan
    Funcionalidade.Abcs.Entre no site da Behringer e baixe o manual.
    www.behringer.com

    http://www.behringer.com/EN/Products/EPX3000.aspx

    Starllan
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Aproveitando este tópico para não abrir outro desnecessário.

    carlos adolphs, gostaria de pedir mais uma ajuda a você, pois como você viu, sou leigo nestes assuntos de amplificadores e voltagens etc, porém nunca é tarde para começar.

    Bom, minha pergunta é: Eu tenho um filtro de linha que atrás dele vem dizendo que a carga máxima é de 2.200 VA, eu poderia ligar esta EPX3000 + mesa de som + compressor + equalizador neste filtro de linha e o filtro ligado na tomada comum 220v?

    Eu fui nas eletrônicas e me informaram que nenhuma potência pode ser ligada no filtro de linha, pois é muita carga para qualquer filtro de linha e a mesma deve ser ligada diretamente na tomada, porém o resto do equipamento poderá ser ligado no filtro desde que não passe da carga máxima do mesmo. Estas informações procede?

    Desde já agradeço. Abraço!

    carlos adolphs
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Starllan
    Procede.O Epx com volume no máximo, consome 3.800VA, o filtro não aguenta, mas pode sim, ser usado com os outros equipamentos.Não se preocupe pois o EPX tem seu próprio filtro de linha, é de fábrica.Abcs.

    Starllan
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Olá Carlos... eu tenho uma triste noticia...... Não faz nem 3 meses que comprei a minha EPX3000, e simplismente no inicio da festa o amplificador parou de tocar e entro no modo de proteção ( limiter ) e não sai disso. Meu som é de pequendo porte e não exige quase nada do amplificador.... Entrei em contato com o vendedor e ele pediu para enviar de volta para garantia. Você teria idéia do que aconteceu com ela? Ouvi falar de pessoas que tiveram o mesmo problema.. mas não consegui localizar estas pessoas.

    Starllan
    Veterano
    # out/11 · Editado por: Starllan
    · votar


    ?????

    carlos adolphs
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Starllan
    Foi defeito mesmo, pois o ampli é protegido contra sobrecarga e curto-circuito na saída.Quando ocorre, 5 min depois ele volta a funcionar.Se não voltou, ta com problema.Manda pra garantia.Abcs.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a EPX3000 - Esquema de ligação para meu som