Racks, pré amplificadores, efeitos, etc

    Autor Mensagem
    fabiotropia
    Veterano
    # jul/11 · Editado por: fabiotropia


    Olá galera, andei procurando aqui no fórum, mas nenhuma informação encontrada me satisfez completamente.

    Pois, então, aí está minha dúvida.

    Eu gosto muito dos timbres High Gain, principalmente dos Mesa Boogie Rectifier's e dos ENGL's.

    Mas como não tenho muita grana e devido às dificuldades em trazer um amp dos EUA, devido a peso, dimensões, etc, não conto com a possibilidade de comprar um novo amp, no caso um Head néh..

    Andei dando umas olhadas no Youtube, alguns reviews de pré-amps, vi alguns vídeos de bandas que eu gosto (RAMMSTEIN e Metallica) , usando certos racks e efeitos que me agradaram..

    Enfim, já escrevi um tópico parecido, mas não foi esclarecida minha dúvida, me indicaram o Axe FX, eu gostei do som, simula, pelo menos, os MESA, como os head's, mas não o encontrei novo por aqui, e ainda por cima, estava acima de 6000 pila kk. Procurei nos sites gringos, também nada...

    Enfim, gostaria de saber alguns racks, de preferencia, pré amps que tenham um bom timbre. Ouvi falar do MESA BOOGIE Dual Rect recording pre-amp, gostaria de saber se ele é bom mesmo.

    Dei uma olhada nos racks da ENGL, dê suas opiniões e sugiram. =)

    Poderiam me indicar alguns racks (pré-amps), e alguns outros racks (efeitos) que sejam de qualidade e não sejam extremamente caros.. Também gostaria de saber algumas possibilidades de efeitos, canais, timbres, etc..

    Se servir de ajuda..

    Eu toco apenas dois tipos de som, Thrash Metal (Metallica, Megadeth, Exodus, Kreator, Nuclear Assault etc..)
    E também toco Metal Industrial, no caso, somente Rammstein ;)

    Amp: Laney GH100L - Marshall MG100DFX
    Guitarras: Epiphone Les Paul - Satellite Les Paul
    Pedais e pedaleiras: Behringer X V-Amp, Marshall Jackhammer JH-1

    OBS: Eu poderia ligar esse (s) rack (s) direto em um amplificador?? No caso meu Head Laney.

    Queria saber quais são as possibilidades de ´´ligação`` entre eles (racks, amps, pedais).


    Agradeço ;)

    MMI
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    fabiotropia

    Bom, a percepção de "caro" e "barato" é bastante pessoal, mas de qualquer forma Mesa Boogie é uma marca que não se pode chamar de barata. Especialmente no Brasil que há anos não existe mais importador oficial por conta de uns calotes que o antigo importador oficial aplicou nos caras. Ironicamente nos "hermanos" argentinos tem.
    Os rectifiers são amplificadores que a principal característica é muito ganho de pré e power de potência alta. Ou seja, a distorção dele vem bem mais do pré e são muito potentes via de regra. Em vista disso, a Mesa criou prés principalmente pensando em gravações com menos volume (os atuais):

    - Rectifier recording preamp, com um pré bastante parecido com o dual recto, 3 modos para cada canal (são dois).

    - Triaxis, 2 canais limpos e 6 distorcidos, som todo analógico, mas com controle digital e programação MIDI. Som voltado para a série mark, de limpo até hi-gain.

    Raramente a Mesa os produz para exposição nas lojas, geralmente são produzidos por encomenda, demora um pouco. Custam nos EUA aproximadamente 1400 dólares o rectifier e 2000 dólares o Triaxis (traduzindo, se achar muito barato, uns 5 mil reais no recto novo aqui). Como prés, foram pensados em gravação em linha nos estúdios, inclusive o recto tem saída e controles específicos para isso. Para liga-los em falantes, é necessário plugar em power amps, que se for da Mesa, ela diponibiliza atualmente os 2:fifty, 2:ninety e 2:100. Variam pouco, além da potência, mas teoricamente o ninety foi pensado no Triaxis e o 100 para o Recto. Só afim de esclarecimento, o "2" na frente de todos os power se refere ao fato de serem estéreo, tem 2 canais de power independentes. isso é muito legal para ligação de 2 gabinetes, que podem ser de características diferentes, além do uso de efeitos em estéreo.
    O Triaxis tem um circuito de loop nele mesmo e controlado por ele por MIDI, para loop em paralelo. Tanto o Recto como o Triaxis são muito fiéis ao som que se propõe.
    É até possível ligar estes prés no return de amplificadores, anulando o pré, o que deixa de ser ideal.
    Eu tenho ambos os prés e uso um power antigo da Mesa, um 20:20. Por ser de menos potência (apesar de ser muito alto), permite tocar em casa e ter o requinte de adicionar distorção de power quando quero. Usa válvulas EL-84, um pouco diferente das válvulas dos outros. Uso um GCX e Ground Control para o controle deles e ligação de pedais, que uso só em série, sem usar o loop paralelo do Triaxis.

    felipelfln
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    fabiotropia

    A EFX faz uns pres valvulados simulando alguns amps. Vai la ver. Tem um do Soldano SLO... Vc deve gostar.

    fabiotropia
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Valeu ai galera pelas dicas..

    Eu realmente estou atrás de um MESA, porque já que irei microfonar os amps para chegar até os PA's, não necessita de um volume tao grande, e o meu outro problema e que meu amp, tem mais distorção de power, portanto, é meioo tenso ficar tocando no 6 - 7, em diante, ainda microfonando....

    Eu quero principalmente tirar do amp, sons high, como os dos MESA e dos ENGL, que inclusive encontrei um pré interessante, o e530 E o e570..

    Eu não entendi o que o MMI disse, em relação às potencias, eu tenho um head, posso usá-lo como potencia para o pré??? e utilizar, tanto o recto pre amp, quanto o triaxis, como PEDAIS???

    Para sons como os meus, citado no início do tópico, qual me indicariam ( Triaxis, Recto preamp, os ENGL, ou até outros???)



    OBS: encontrei, fuçando la no eBay, um triaxis 2.0, NOVO, por U$1175,00

    MMI
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    fabiotropia

    Como eu expliquei acima, vc pode usar um desses prés no seu amp, ligando no return e anulando o pré do seu amp. Está longe do ideal, mas quebra o galho.
    Não rola usar como pedal.
    Parece que você precisa entender o que é pré e power, tem uma explicação legal fixada no fórum de amps.
    O recto tem a distorção bem pesada, característica dessa família de amps. Por outro lado o Hetfield do Metallica baseia o seu som no Triaxis.

    fabiotropia
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Então, qual seria o ideal para que eu consiga um maior aproveitamento do equipamento??

    MMI
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    fabiotropia

    Olha, para você recomendaria o Recto preamp e um power como o 20/20. Tem um da Marshall também, além de outras marcas. Dá para você usar pedais antes e depois do pré e não necessita um controlador MIDI, é mais simples. Talvez fosse uma boa pedida, mesmo porque ele é mais barato que o Triaxis, porque não tem os 128 presets. Mas tem que ver bem o som que você deseja, um amigo queria a distorção do Metallica (Hetfield), isso é fácil no Triaxis. Tem uma diferença sonora entre o Triaxis e o Recto.

    Brunnnao
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Kra esqueça realmente de todos e só pense nesseç, te aconselho sem duvidas o pre amplificador jmp 1, e pra mim rammstein e metallica sao lixos em efeitos, apesar do jmp 1 ser usado pelos MAIDENS, tem uns effects fod.... Abraço ! UP THE IRONS !!

    fabiotropia
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Brunnnao Já ouvi falar do JMP, e acho que tem outro da Marshall, nunca os testei, mas estou procurando, primeiramente, é timbre, não to ligando muuitoo para efeitos, de efeito o que eu tava precisando era wah wah e um whammy, apenas!


    MMI Caso eu pegue essa potência ai 20\20 da mesa neh?! o meu antigo amp, terá algum tipo de utilidade?? ou apenas usarei os cabinets dele??

    O meu head tem 100W, anteriormente, nunca tinha saturado totalmte suas válvulas, até que fui algumas vezes em estúdios e pá..

    Para falar verdade, agora estou querendo um de maior potencia, eu usei o meu amp, no volume total, nem mata! haha

    Provavelmente essa potencia ai sera de menor capacidade certo??

    Me explique melhor, por favor

    Abrass à todos

    Brunnnao
    Veterano
    # jul/11 · Editado por: Brunnnao
    · votar


    Ué kra... pega um JCM2000 ou JCM800...tem um timbre ótimo e tem efeitos tbemm...bons tbem !!!

    Brunnnao
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Deixa o rack...pré e etc pra la... pega um desses que falei aew... sei la...

    fabiotropia
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Brunnnao , Desses que citou, ainda nao toquei, já usei o JCM 900, gostei, apesar que não é ''AQUELA COISA TODA'', mas enfim, na internet, procurei, e acabei encontrando o JVM, gostei demais do som dele, isso eu estou falando dos Marshall's, que ainda não boto muita fé, pro tipo de som que eu vou tirar.

    É difícil explicar, mas ao mesmo tempo que quero brilho, quero bastante peso nos graves, e no mesa, eu já percebi isso, em vídeos, e quando também toquei há uns tempos atrás no DUAL...


    Não tenho muita grana, se eu for pegar, qualquer coisa que seja dessas ai, irei aos states, e como disse, fica meio tenso de trazer o cabeçote, o rack é mais tranquilo, digo por experiencia propria, além que o preço e inferior..

    MMI
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Bom... Acho que tietagem não é nessa seção de amplificadores. Não vou cair na besteira de falar que Metallica é melhor que Iron Maiden (putz...) e por isso o Triaxis é melhor que o JMP-1.

    O JMP-1 é um bom pré, programável por MIDI, tem vários sons Marshall nele. Prato cheio para quem gosta, mas eu não curto tanto. O JMP-1 não é mais produzido já há alguns anos, então só se vai achar um (bem) usado. Ele é famoso nos fóruns por dizerem que tem "válvulas de enfeite", porque o som dele é menos dinâmico e responsivo que normalmente os valvulados tem. A questão é que por ter a proposta de "vários Marshall" num rack de pré é meio complicada. Os Marshall famosos tem um som muito mais dependente de power do que os Mesa Rectifier. Não vai dar certo simular num pré a distorção de um Plexi. Então, na minha humilde opinião, antes um Rocktron como o Prophesy 2 ou um Fractal, todos SS, do que um JMP-1. (sem polêmicas...)

    Um amp de 100W no talo não mata, mas mata células de seu ouvido. Cuidado, não é bom.

    Se você comprar um pré e um power, seu cabeçote não terá utilidade nenhuma. Dependendo do power que você comprar, você terá uma timbragem específica do tipo de válvulas usadas e o mais importante, um headroom diferente. Daí vai de gosto e de utilização, mas acho besteira um 2:100, é muita potência a não ser que só vai servir para tocar em estádios.

    Joel_ESP
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    fabiotropia
    Eu gosto muito dos timbres High Gain, principalmente dos Mesa Boogie Rectifier's e dos ENGL's.
    Ah muleke \O/
    Até que enfim alguém assim por aqui!
    Abç.

    Joel_ESP
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    fabiotropia
    Cara, se você tá atrás de uma distorção forte, fala com o Pedrone que ele faz cabeçotes por ecomenda com as suas especificações.
    Eu acho que pelo que você procura, ele te recomendaria o Special 50.
    Abç.

    Joel_ESP
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    fabiotropia
    Ah desculpe eu lehe entendi mal.
    Acho que esses rack's são usados no lopp do amp.
    É o mesmo esquema de ligação do Metallica, mas os roadies firezera uma máfia pra ligar vários cabeçotes, ai eu já não sei como é., mas se for só um cabeçote o rack vai no loop caso seja um rack de mudelações, se for de distorção vai no input mesmo, mas nada impede de colocar no loop.
    Abç.

    Magrinho123
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    fabiotropia
    Cara, já que vc curte Mesa/Boogie, curte hi-gain, e quer um préamp, dá uma olhada no 56inc. É um preamp relativamente pequeno, produzido semi-artesanalmente aqui no Brasil, e simula justamente os Mesa... Na minha época custava uns 600 reais, hj em dia devem ter mais de um modelo e se Deus quiser (lol, nem acredito nele) os preços não sairam muito disso, o preamp é valvulado e também pode ser usado como pedal no input do amp, apesar de não ficar tão bom, e ter que tomar cuidado pra não queimar a entrada do amp euaheuhaeuhaue Pelo motivo de ele poder ser usado como pedal, ele é produzido neste formato, um pedal... só que grande, maior que qualquer pedal, porém, menor do que qualquer preamp de rack.

    fabiotropia
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    MMI ta tudo sob controle, eu uso aqueles tampoes de ouvido de silicone, e claro, tomo uma boa distancia.. kk

    Joel_ESP eu acredito que seja minha unica opcao os high gains, todos os outros tipos de amp que ja toquei tem pouco ganho, além que depois de 10 minutos, o timbre ´´fica`` meioo clean demais! kkk sempre querendo dar mais ganho

    Gente, andei dando umas olhadas, eu realmente queria comprar o amp, mas devido as limitações citadas acima, fica tenso, portanto acho que por enquanto vou ter que me contentar '' '' hahaha com algum (uns) racks (que seja, prés, power, efeitos)

    Mas enfim, eu vi alguns vídeos do Axe Fx, que primeiramente, vi no setup do chris broderick (megadeth), entre outros vídeos, gostei das simulações, principalmente do MESA, mas encontrei la fora pelo preço do DUAL, e aqui usado por 7 mil..

    =[

    acho que as opcoes estao se limitando ao preamp mesa e ENGL's

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Racks, pré amplificadores, efeitos, etc