Pequenas informações/discussões de Amps + Pedais

    Autor Mensagem
    Gareth
    Veterano
    # jun/11


    Olá Pessoal!

    Seguinte, gostaria de abrir esse tópico para esclarecimento de duvidas com alguns casamentos de amplis + pedais.

    E eu vou começar com uma duvida/chatice minha.

    Seguinte, tenho uma Ibanez RG370DX, uma GT-10 e um Fender Frontman 212R.

    Vamos lá... desde que obtive o triangulo amoroso, eu tenho usado a GT-10 com o sistema de 4 cabos, e criei timbres baseando-me desse jeito.

    Porém eu estava com uma curiosidade enorme de ligar a guita direto no Fender, sem ligar nada... achei o resultado extremamente LINDO.

    O Clean melhorou horrores, e o canal de drive pareceu muito mais nitido e de certa forma, "limpo".

    A minha duvida é a seguinte: Amplis tendem a mudar o som mesmo os pedais/pedaleiras estarem em BYPASS? Pq eu usando o BYPASS da pedaleira o timbre limpo fica ótimo, mas só guita + amp ficou PERFEITO.

    Além de que, no canal clean, minhas confs normais são:
    Treble: 3
    Mid: 5
    Bass: 5

    Eu tirava esses 2 de treble pra não ficar abelhudo, pois ele tendia a ficar juntamente com a GT-10.

    E quando liguei direto no amp, sem a GT-10 no casamento, tive de voltar tudo pro 5, e melhorou ainda mais.

    Dae eu "inventei" um metodo 3 cabos...
    Guita -> Fender
    Fender -> Input GT-10
    Out Put GT-10 -> Fender

    O som não ficou bom, obviamente, a menos que eu usasse a distorção do Fender e só usasse efeitos e modulações na GT-10.

    Enfim, é possível diminuir essa diferença?
    Pois o que eu gostaria é ter o som que tive com a guitarra direto no ampli, porém com as distorções e modulações da GT-10, mas me parece inviável.

    Alguem tem alguma sugestão/explicação?

    Espero que seja um tópico saudável!

    Abraços!

    God Bless!

    Magrinho123
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    O que vc quer é um pedal de true bypass masterloop. Tem um tópico sobre isso aqui.

    Gareth
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Magrinho123

    Brother, pelo que eu entendi, o TBP só "anula" um pedal, o que não é exatamente o que quero.

    Pensei aqui, se eu ligar a guitarra no TBP, dele passar pra GT-10 e depois ir pro Ampli pelo Send da pedaleira, iria estar alterando o timbre, e ao ativar o TBP, ele iria ignorar a pedaleira, onde eu estaria usando apenas a caixa... ou estou "calculando" errado?

    felipelfln
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Gareth

    A GT-10 sem simulação de amplis altera o timbre? Se vc por só ambiência muda muito? Senão deve ser só tirar as simulações de amp... Ou não, sei la..

    carlos adolphs
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Gareth
    Boas, vamos ver se dá pra dar uma luz:
    1- Vc realmente sabe o que é true bypass?Bem, o true bypass é como vc já relatou, faz com que o sinal passe por "fora da pedaleira", como se o cabo estivesse direto no ampli, como vc gostou tanto.No bypass da GT-10 isso é feito via amplificador interno de ganho unitário(isolador), ou seja, apesar do sinal estar em bypass, ele continua passando por um amplificador de ganho 1, o que entra, sai igual em valor de sinal, porém a inserção desse traz diferenças ao timbre.
    2- a utilização da GT 10 na entrada normal do ampli, sempre trará diferença de timbre, assim como quando ligada no loop.
    3- O que vc precisa para chegar onde quer?Ou vc usa o drive da ampli, ou usa um pedal latinha tipo Boss, com true bypass, na entrada, para drives e distortions, usando a GT-10 apenas para modulações, como phaser/flanger/delay/reverb, inserida no loop de efeitos.
    4- Tudo isso tem como responsável, a topologia de construção do loop de efeitos.Enquanto nos Fender essa topologia é tipo série(vc insere o efeito entre o pré e o power), nos Orange, por exemplo(não todos), temos loop de topologia paralela, quando o sinal direto continua chegando ao power, enquanto uma parte é desviada para o send do loop e recolhida pelo return, sendo então mixada com o sinal direto.Isso quer dizer que a primeira palhetada vai ser sempre direta, seguida pelo efeito.Essa topologia nos Fender é usada apenas para o reverber de mola interno, quando existe.
    O que o Magrinho123 quis diser a vc é que se vc colocar uma chave de bypass externo, vc pode voltar ao timbre direto do ampli, tanto em clean quanto em drive, deixando a GT10 completamente fora do circuito quando pressionado.Se vc colocar um resistor de 10K ohms entre a entrada e a saída desse bypass, vc vai poder ter o efeito de um loop paralelo, pois quando a chave tá ligada o sinal bypassa direto e quando desligada, uma parte do sinal passa pelo resistor e outra pela pedaleira, restabelecendo parte do timbre.
    Espero ter ajudado.Abcs.

    felipelfln
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    carlos adolphs

    Sei que vc só quer ajudar, mas com essas palavras meio profissionais as vezes vc só confunde. Nesse caso foi mais facil de entender, ams as vezes... Vc podia dar uma simplificada em todo esse seu conhecimento pras nossas simples mentes normais...

    Gareth
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    carlos adolphs
    Brother, já me deu uma esclarecida.

    Eu tinha noção do True Bypass e creio que minha noção está correta...
    É o que eu suspeitava, eu teria de ter um pedal de distorção fora da pedaleira ou usar o drive do ampli.

    Obrigado pela explicação.

    Eu já imaginava que seria algo muito improvável usar a distorção da própria GT-10.

    E, teoricamente eu perderia tambem o compressor e Wah Wah da GT-10, certo? pois eles soam melhores antes da Distorção...


    felipelfln
    brother, meu problema não são as modulações nem simulações de amps, longe disso, só que ao ligar a guitarra na gt-10 e o sinal passar pela GT-10 em Bypass, ela ja altera um pouco o timbre, a guitarra direto no ampli ficou com um timbre mais vivo, saca?


    Enfim, então eu teria de ter latinhas de Compressor, Wah e Distorção, certo?

    Obrigado!

    Abraços!

    God Bless!

    felipelfln
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Gareth

    Sei la então.. Tenta ligar a pedaleira direto no loop e um line select com saída pro input puro do amp.. Sei la..
    E seu sistema de 3 cabos chama-se Ligar Pedaleira no Loop...

    carlos adolphs
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    felipelfln
    Desculpe, mas tem coisas que não dá pra simplificar mais, pois só existem certos termos aplicáveis.Não seria melhor pra vcs que são novos darem uma estudadinha e aprender as coisas mais a fundo, do que eu burro véio baixar o nível para satisfazer suas vontades?O caminho do conhecimento é para frente, nunca de ré.Para a maioria do pessoal , quando me solicita, procuro simplificar a linguagem, mas quando tinha a sua idade, e escutava ou lia algum termo que não compreendia, saia lendo à respeito, até entender.Isso foi a base do conhecimento que tenho hoje.Para piorar, no meu tempo não tinham facilidades do tipo Internet ou Google.Mas vou dentro do possível facilitar a linguagem, se vc prometer que vai estudar!Um abraço!

    ogner
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Gareth

    Pedaleira é coisa do diabo!!!

    CAOS!!

    felipelfln
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    carlos adolphs

    Entendo vc... Mas é que lendo o que vc escreve parece que tão torcendo meu cérebro... Mas tudo bem, vou procurar saber...

    Vix... Que exagero o meu.. Mas é que lendo o que vc escreve parece que tão torcendo meu cérebro

    felipelfln
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    ogner

    O.o

    MauricioBahia
    Moderador
    # jun/11 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Gareth

    Porém eu estava com uma curiosidade enorme de ligar a guita direto no Fender, sem ligar nada... achei o resultado extremamente LINDO.

    Deve ser isso: http://forum.cifraclub.com.br/forum/10/230301/#6695197 Portanto, vc pode colocar 1 singelo pedalzinho TBP que o timbre vai mudar. Isso é normal.

    Na boa, você nota alteração tocando com outros instrumento e/ou com pedias ligados? Se não nota, para que se preocupar com isso?

    Abs

    Gareth
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    ogner
    eaUHAuehUEh, um CAOS que ajuda e muito!

    MauricioBahia
    Entendo, é que vendo como eu vi(ouvi) aqui, parecia que a gt-10 era a vilã da história...

    Vou ver o que faço, se pego latas (nunca usei latas) ou então me viro com o que tenho aqui, isso que é ruim, vc ta feliz com seu timbre, dae do nada aparece uma coisa de doido que te dá "chances" de melhorar ele, e vira um ciclo vicioso ><

    Abraços!

    MauricioBahia
    Moderador
    # jun/11 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Gareth: Entendo, é que vendo como eu vi(ouvi) aqui, parecia que a gt-10 era a vilã da história...

    Já culpei muito equipo meu antes daquele tópico. Ainda bem que eles me perdoaram! :)

    dae do nada aparece uma coisa de doido que te dá "chances" de melhorar ele, e vira um ciclo vicioso ><

    Cara, tocando com outros instrumentos, noutro ambiente é "A" realidade e tudo pode mudar. O resto é utopia.

    Abs

    carlos adolphs
    Veterano
    # jun/11 · Editado por: carlos adolphs
    · votar


    felipelfln
    Sem terror, vc não é o culpado disso.De maneira geral, o ensino tanto por parte da familia quanto da escola, vem se deteriorando dia a dia.Passar o dia no MSN escrevendo em internetês, não dá vocabulário a ninguém.É só verificar as "pérolas" de redação em ENEMs, Vestibulares, etc.Faz com que termos comuns a 10, 20 anos atrás, pareçam altamente cult.Bem, isso é a culpa de 90%.Os outros 10% somos nós mesmos.Mas fique à vontade, mas sem torcer o cérebro, basta usá-lo.Um abraço!
    MauricioBahia
    Grande Bahia!Sabe quem se comunicou e estabelecemos amizade via e-mail?Ninguém menos que o Carlos "Sossego"Lopes, o pai de todos os Tremendões!Cara, fiquei muito lisonjeado com o contato e creio que será uma relação proveitosa, pois o Sossego, além de grande Cara, possui um acervo técnico enorme, e continua na ativa!Um abraço!

    MauricioBahia
    Moderador
    # jun/11
    · votar


    carlos adolphs: Ninguém menos que o Carlos "Sossego"Lopes, o pai de todos os Tremendões!

    Que bacana!!! Imagino o papo de vocês! :) Bem que podiam abrir um negócio de amps pra quarto, a nova onda! hehe Ele ainda tem a marca Palmer?

    Abs

    Gareth
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    MauricioBahia
    Já culpei muito equipo meu antes daquele tópico. Ainda bem que eles me perdoaram! :)

    Cara, tocando com outros instrumentos, noutro ambiente é "A" realidade e tudo pode mudar. O resto é utopia.

    Po brother, digamos que eu tenho esse pensamento pq os melhores instrumentos que toquei foram os meus, os outros que usei/testei são inferiores, preciso conhecer "A Verdade", hehehe.

    Carlos o grande técnico dos amps! Hehehe


    Mas agora confesso uma coisa, fiquei curioso pra ver o som da minha guita + patches da GT-10 em outro amp, só por causa do seu tópico, Bahia!

    (obs: só posso testar isso se for num Meteoro Nitrous Gs100 que tem na igreja, mas ah, me recuso a desplugar do Fender e ligar no Meteoro hehehe)

    Abraços!

    carlos adolphs
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Gareth
    me recuso a desplugar do Fender e ligar no Meteoro hehehe)
    Lembre-se das palavras do Mestre dos mestres, todos merecem uma chance.Que atire a primeira pedra quem nunca plugou(ou pecou).Em tempo:Não sou grande não, tenho só 1,69 m e sou apenas um aprendiz da vida.Responder as dúvidas exercita a cabeça e mantém o Alzheimer longe!Deus seja louvado!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Pequenas informações/discussões de Amps + Pedais