Albuns clássicos com valvulados de 5w

Autor Mensagem
derek_70
Veterano
# jun/11 · Editado por: derek_70


No álbum Layla and Other Love Songs do Derek and The Dominoes. Clapton utilizou um um combo Fender Champ de 3 watts da década de 50.




Em 'Cat Scratch Fever' de Ted Nugent, gravado com um Fender Deluxe do início década de 60 em tolex tweed.




Em 'Rocky Mountain Way' de Joe Walsh, do álbum The Smoker You Drink, The Player You Get, de 1973. O solo em slide foi feito com um Fender Champ, o mesmo de Layla.




Em todo álbum Honkin' on Bobo, de Aerosmith. Joe Perry e Brad Whitford gravaram todas as guitarras deste disco adivinha em qual amp!? No Fender Champ Tweed,



Mais um album clássico do ZZ Top gravado de cabo a rabo com um Fender Champ.



Cause we ended as lovers, do álbum Blow By Blow de 1975 de Jeff Beck foi gravada com um a versão blackface do Fender Champ.




Country Home do álbum Ragged Glory de Neil Young é um ótimo exemplo de sua paixão pelos Fender Tweed Deluxe.




FONTE: http://mundoguitarra.wordpress.com/2009/05/30/os-10-melhores-timbres-d e-guitarra-gravados-em-amplificadores-pequenos/

Magrinho123
Veterano
# jun/11
· votar


Agora descobri pq eu sempre achei estranho o timbre do aerosmith desse álbum! Timbre muito tosco na minha opinião... mas os outros ficaram realmente muito feras, esses caras sabem mesmo o que fazem.

Hendrixano
Veterano
# jun/11
· votar


putz... timbrão!

MauricioBahia
Moderador
# jun/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


derek_70

Legal o tópico. Microfonando, até caixinha de fósforos pode soar alto e bonito! :) Não estou falando isso pra desmerecer qq amp, apenas pra quem acha que só amp com falante de 12'' e com um montes de watts é que é "bom".

Esses clips provam que as circunstâncias e a aplicação do equipo é que definem se ele será bom ou não. Enfim o "bom" e "ruim" não são fatores estáticos. Uma coisa pode "estar" boa ou "estar" ruim e isso não define que essa coisa "é" ruim ou boa.

Abs

The Man Who Sold The World
Veterano
# jun/11
· votar


MauricioBahia
cara, mas assim na boa, vc nao acha que pra tocar ao vivo nao é beem melhor um amp como vc disse "bom"...
tipo o fender desse é com certeza um icone no blues, mas cara, é pra que tem a manha e pode fazer o que quiser com o timbre: microfonar pra gravaçao em estudio e equalizar alem de que, para tocar em casa e em shows é muito mais negocio pegar um amp potente e com falante de 12'. que obviamente um amp desse nao tem potencia o suficiente para um show (apenas para quem nao puder microfonar, o que é o caso de boa parte das pessoas daqui) e o falante dele é um comum para sua época vide os bassman que usavam falante de 10'.
abraço (lembrando que nao quero arranjar briga, e sim postar minha opiniao) obrigado

Marcelo Bico
Veterano
# jun/11
· votar


derek_70
Ô, cara ! Sabe o que mais gostei nesse seu tópico? Você ter mencionado grandes guitarristas que quase não são mencionados por aqui, e outros praticamente ignorados ( Ted Nugent e Joe Walsh ) . Boa, moleeeeque!!

makumbator
Moderador
# jun/11 · Editado por: makumbator
· votar


The Man Who Sold The World
para tocar em casa e em shows é muito mais negocio pegar um amp potente e com falante de 12'

para tocar em apartamento 5w de um valvulado é mais do que suficiente, caso contrário pode incomodar vizinhos, sem contar a própria família. Para mim show é uma coisa, e tocar em casa(com civilidade e respeito aos demais) é outra bem diferente.

Mas o propósito de tópico é mostrar que peqeunos amps podem e são usados com sucesso em gravações há décadas. Muita gente pensa que os grandes álbuns foram gravados sempre com caixas enormes e amps com potência absurda, mas a verdade é bem diferente.

Em estúdio um amp pequeno pode soar grande depois de gravado, uma vez que o importante é o timbre final(e a intenção sonora de determinada faixa pode ser obtida até com amps fracos e inclusive com os que são considerados ruins)

MauricioBahia
Moderador
# jun/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


The Man Who Sold The World: cara, mas assim na boa, vc nao acha que pra tocar ao vivo nao é beem melhor um amp como vc disse "bom"...

Eu tô falando especificamente de amps "pequenos" microfonados pra gravação, que é o assunto do tópico.

Pra tocar ao vivo, é outro papo. :) Sem microfonar, dependendo do local é jogo levar um amp que atenda a demanda, seja ele volumoso ou não, e todos os sentido. :) Isso envolve local e portabilidade! Eu não teria como tocar na semana passada se eu só tivesse um amp com caixa 4 x 12'', por exemplo pois não daria no carro e, se vacilar, nem no "micro" palco que tocamos. E olha que somos apenas 4! hehe Essas "circunstâncias e a aplicação" que postei antes pode se enquadrar nisso.

lembrando que nao quero arranjar briga, e sim postar minha opiniao

Brigar por causa de uma opinião? Cruzes! :P

Abs

Velvete
Veterano
# jun/11
· votar


Ou seja, cada equipamento tem suas características.

Num show é esperado volume-potencia e etc, afinal o som precisa chegar em muitas pessoas... para isso há n equipamentos de qualidade diversas.

No caso de um estúdio, o que o tópico vem discutir; a realidade muda. Eu nunca entrei em um para saber o funcionamento, mas não é novidade (inclusive sobre o J. Perry) o uso de ampli pequenos.

Não é difícil imaginar que, um Marshall anos 60-70, projetado para ser usado como um verdadeiro PA de guitarra não é a melhor escolha para um estúdio de gravação que deve ter uns 10 mts quadrados.

De qualquer forma, o tópico serve para alertar sobre as eternas verdades absolutas...

Algumas partes dos albuns do Queen eram gravos num pequeno SS...

Abraço

PS: Eu não disse que falante de 8' é melhor que 12' e nem que SS = valvulado. rs

T-Rodman
Veterano
# jun/11
· votar


Velvete
não é você quem disse isso, e sim, é o padrão de resposta daqui do FCC.

Velvete
Veterano
# jun/11
· votar


T-Rodman

Nãe entendi.

O padrão do FCC é "detonar" 8' e amplificadores SS, não?

Abc

makumbator
Moderador
# jun/11 · Editado por: makumbator
· votar


Velvete

Exato. Mas o que T-Rodman disse foi isso:

1. Ele citou que você não afirmou que SS é melhor ou pior do que valvulado

2. Ele citou que você também não afirmou que 12' é melhor ou pior que 8'

3. Ele citou que o padrão médio de resposta do FCC sobre o assunto é que SS é sempre pior que valvulado e 8' é sempre pior que 12', independente de qualquer situação.

P.S. Ele reafirmou o que vc escreveu antes.

derek_70
Veterano
# jun/11
· votar


Pra quem está escrevendo que um Fender Champ de 5W não serve pra show, olhem só o que o Jeff Beck usou na sua turnê ano passado:

http://www.thegearpage.net/board/showthread.php?t=707555

The Man Who Sold The World
para tocar em casa e em shows é muito mais negocio pegar um amp potente e com falante de 12'. que obviamente um amp desse nao tem potencia o suficiente para um show

Velvete
Veterano
# jun/11 · Editado por: Velvete
· votar


makumbator

Eu desconfiava disso, mas ando meio cansado e não tive certeza!

Acho essa discussão extremamente produtiva e torço para que nesse tópico apareça inclusive dicas de gravações e etc.

Creio que a massificaão de uma opnião ("a ditatura do valvulado de 12") impeça muita gente boa de manifestar sua criatividade.

Claro que quero ter o meu valvulado de 12 também, mas isso não é definitivo em termos de guitarra.

Abraços

EDIT pelo bom português!!!rs

ogner
Veterano
# jun/11
· votar


derek_70

Ia comentar isso, ele tem usado ( Não é sempre ) um par de Pro Jr no palco..

MauricioBahia
Moderador
# jun/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Eu insisto muito aqui no fórum de que esse papo de ser "pior" ou "melhor" é ilusão. O certo seria "bom para isso" ou "melhor para aquilo", dentro tem contexto prático, de preferência. Esses conceitos sem um objetivo ficam subjetivos! Daãã~~a~! o.O

Abs

makumbator
Moderador
# jun/11
· votar


derek_70
Pra quem está escrevendo que um Fender Champ de 5W não serve pra show, olhem só o que o Jeff Beck usou na sua turnê ano passado:

Exato. Pois se a gente refletir, irá concluir que sozinho nenhum amp no mundo realmente tem a potência para um grande show. Como é tudo microfonado para o PA mesmo, pode-se usar qualquer amp, pois não será ele o responsável por alimentar o som para o público.

O que muita gente não percebe é que o timbre é o mais importante para o artista nesses casos, e não o tamanho do falante ou potência.



Velvete

Creio que a massificaão de uma opnião ("a ditatura do valvulado de 12") impensa muita gente boa de manifestar sua criatividade.


Verdade!

Velvete
Veterano
# jun/11
· votar


MauricioBahia

Lembro de um post (ou topico) seu sobre amplificadores de baixa potencia que, com volume mais elevado) melhoravam muito a definição do timbre. Se não me engano eram SS...

Enfim, creio que enrriqueceremos o FCC trazendo melhorais práticas pro nosso som, e não críticas destrutivas a um tipo de equipamento.

PS: Afinal, qual motor de carro é melhor, alcool ou gasolina???? rs

makumbator
Moderador
# jun/11
· votar


Velvete

PS: Afinal, qual motor de carro é melhor, alcool ou gasolina???? rs

O melhor é esse aqui!

Velvete
Veterano
# jun/11
· votar


makumbator

Me lembrou o Van Halen que, entre o corpo da Strato e Paf da Les Paul optou por misturar tudo numa guitarra só, incluir uma Floyd Rose e revolucionar o rock!

PS: O velódromo é alimentado por lixo, e me parece tão gambiarrado e sujo quanto à Frankiestein do EVH.rs

The Man Who Sold The World
Veterano
# jun/11 · Editado por: The Man Who Sold The World
· votar


derek_70
vc esta distorcendo os fatos meu caro...
nao citou toda a minha frase (leia o que esta dentro dos parenteses)
cuidado.. vc esta lendo só o que quer ler...
eu disse que é possivel microfonar, mas nao é a realidade de muitos musicos daqui (vide a fala do mauricio, onde ele disse que aqui todos recomendam amp's potentes e com falante de 12 polegadas).

hsuahsuahs MauricioBahia disse isso, pq muita gente daqui arranja briga por qualquer opiniao oposta... pelo visto voçe nao é assim, bom saber

derek_70
Veterano
# jun/11
· votar


The Man Who Sold The World eu reli toda a sua mensagem e não mudou muita coisa. O que foi que eu distorci?

jervieira
Veterano
# jun/11 · Editado por: jervieira
· votar


Calma pessoal.

Hoje é Sexta (uhu!!!!). Se continuarem essa discussão, vcs vão ficar irados que nem nosso amigo do vídeo aqui:

http://youtu.be/yZe8Tc_Gp4A

E como ele disse "Foda-se a bossa nova, ..."

MundoGuitarra
Veterano
# jun/11
· votar


derek_70

Legal esse blog. hihi =)

abraço a todos

derek_70
Veterano
# jun/11
· votar


Muito legal mesmo !!
ah, a fonte tá lá embaixo...

Legal esse blog. hihi =)

derek_70
Veterano
# jun/11
· votar


Mais uma descoberta. Eric Clapton usou um Pignose 7-100 de 5w pra gravar "Motherless Children" do album Ocean Boulevard, um amp de U$40.

O mesmo Pignose foi vendido num leilão por U$ 9.760 !!






wiskeria
Veterano
# jun/11
· votar


amps de baixa potencia são muito utilizados para gravação, são mais fáceis de gerar saturação natural valvulada.
Já em palco a história muda, depende o tamanho do palco e os equilamentos utilizados pelos outros musicos.

MMI
Veterano
# jun/11
· votar


derek_70

Você se surpreenderia se soubesse o quanto esse amplificadores menores são usados em estúdios. Os grandes não são adequados para ambientes pequenos, por isso se grava muito com os menores, mas nem sempre se pode falar isso. Lhe digo isso mesmo em estúdios nos EUA que fui, via sempre amps pequenos como regra geral.

Aqui um texto a respeito:

In a recording situation, you stick microphones in front of guitar amps and hope for the best, but often the sheer sound pressure level necessary to get what sounds like a really cool tone is so ungodly high that it causes mic distortion that wrecks the sound. You might try putting a nice Coles ribbon or a Beyer M160 in front of the amp, but at 140 dB it could easily cause weird sounds as the ribbon rattles around in the magnetic field, stretching and possibly striking the magnet as it goes past the boundaries of its gap. A classic condenser microphone under that kind of crushing pressure can end up with a stretched diaphragm that can touch from front to back, suddenly shutting down, or overloaded preamp circuitry, adding unwanted harshness. Even a dynamic mic like a Shure 57 or 58 can have problems as the severe magnetic field developed by high-wattage amps couples through the air into the mic's own windings, causing a blistering crispiness that seems very unnatural when it shows up in your recording. You can spend hours trying to find a safe spot to put your mics when trying to accurately capture the sound of a roaring high-wattage amp, and in the end, find that the best sound is miced so far from the cab that you begin to hear the room and everything else that's bleeding in. By the time you've got a sound you like, someone has called the cops and you have to shut down for the night.

(fonte)

Timbrado
Veterano
# jun/11
· votar


Tópico excelente!

Assim como o Velvete citou lá em cima eu também comecei a "estudar" o timbre do meu amplificador.

Fazem uns 8 anos que eu comprei um Meteoro Atomic Drive, 20 watts rms, falante 8". Esse sempre foi meu amp de estudo porém de um mês pra cá tive uma baita surpresa. Li o tópico/post (se não me engano do Mauricio Bahia) sobre pots de equalização do ampli e da guita, cheguei em casa e comecei a mexer.

Nossa! Meu timbre ficou infinitamente melhor... Isso prova que não interessa o equipamento que você tenha. Se você não sabe com o que está mexendo, nunca terá um timbre que lhe agrade. E com certeza será muito mais difícil escolher um ampli, mesmo testando.

Então só tenho a agradecer ao fórum e aos membros que dividem experiências e informações e se preocupam em fazer o melhor com o que se tem.

E segue a velha dica: Explore seus equipamentos!

abç

londrer
Veterano
# jun/11 · Editado por: londrer
· votar


A wattagem do ampli definitivamente não é tão critica assim pro timbre. É até bom c vc quer som de valvula saturada sem ter q ter um volume ensurdecedor dentro da sala de gravação.
Coloque um de 4W no talo q ele vai saturar assim como o 100W saturaria no talo tbm.
O de 100W tem mais valvulas para poder chegar a essa poteência e, com certeza, vai ter um timbre diferente, mas isso não significa timbre melhor. O de 4W aguenta uma gravação como qq outro. É só aproveitar ele bem, usar os mics corretamente, bons mics, valvulas legais q o bicho pega.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Albuns clássicos com valvulados de 5w