Saturandoa potencia de um JCM 800 2204- sample

    Autor Mensagem
    PEMAMETAL
    Veterano
    # jun/11


    Pra quem nunca ouviu como funciona o saturação de potencia de um amp valvulado, aqui vai um teste que eu fiz com o meu jcm 800. O meu microfone é uma verdadeira bosta, mas da pra sacar.

    Coloquei o preamp no 1 (gain) e master volume no 0,5 , a partir daí fui aumentando o master volume ate chegar no 10.
    Toquei a mesma coisa nessa sequencia:

    1 - master vol no 0,5
    2 - master vol no 1
    3 - master vol no 2
    4 - master vol no 4
    5 - master vol no 6
    6 - master vol no 8
    7 - master vol no 10 + ac/dc

    Aos meus ouvidos o som continua clean até o volume 4. Com o master no 6 da pra perceber o começo da saturação. Mas isso não significa que as valvulas de power só saturam depois do 6. O preamp e o master volume funcionam em conjunto. Se eu tivesse colocado o preamp no 3, as valvulas de power começariam a saturar um pouco antes, mas tb ja teria alguma distorção de pré misturada.

    Eu quis colocar o pre no 1 pra ter certeza que a distorção vem só da potencia.

    http://www.4shared.com/audio/FYEM9Ccg/saturando_a_potencia.html

    PEMAMETAL
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Po, ninguem mesmo?

    emaniox
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Eu escutei. Legal.
    Flw.

    Filipe Reis
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Muito bom!

    Hendrixano
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    putz, sonzeira demais... muito bom gosto... todos os foristas poderiam demonstrar seus timbres... ficam aí uma sugestão!

    Mayco.
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Parabéns! Muito bom.

    LipeGuitarrero
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Muito bom.
    Ótimo mesmo.

    ogner
    Veterano
    # jun/11 · Editado por: ogner
    · votar


    PEMAMETAL

    Bem bacana!!

    Só nessa de brincar com as combinações entre os controle de Volume e Ganho ( power e pré ) , ja da pra ter variados timbres num valvuladão bom!!

    PEMAMETAL
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Filipe Reis
    Hendrixano
    Mayco.
    LipeGuitarrero
    ogner

    Valeu moçada. A ideia aqui era mais mostrar pra quem nunca ouviu um valvulado de verdade distorcendo as el34, espero que tenha servido pra alguem.
    Só é uma pena, que é meio inviavel tocar desse jeito com banda. É muito alto e encobre todo mundo. Mas em casa, na salinha que eu toco com isolamento é bem massa tocar alto com esse timbre.

    rafael_cpu
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    PEMAMETAL

    Show, cara. Muito legal mesmo, Pema!

    Você sentiu muita diferença entre saturar apenas as válvulas de potência (como no som postado) e saturando com o pré empurrando?

    Pode comentar a respeito?
    T+

    PEMAMETAL
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Cara, o que da pra perceber de diferença é entre a distorção só de potencia e só de pré.

    Mas entre só de potencia e potencia+pre é meio dificil, voce só percebe que a distorção vai aumentando, mas não da pra saber quando começa a entrar a de pré junto com a power. É tudo distorção misturada

    salton
    Veterano
    # jun/11 · Editado por: salton
    · votar


    PEMAMETAL
    Muito legal, ainda não tinha ouvido um sample assim, destacando cada nível... Com o master no 2 já se tem a impressão de estar alto pra caramba. Mas como é a configuração dos alto-falantes aí....? é 4x12?

    CaioWT
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Muito legal
    Eu nunca tinha ouvido a saturação de um valvulado, vlw ai velho (:

    PEMAMETAL
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    salton
    Realmente, a partir do 2 começa a ficar bem alto.
    Sim, é uma 4 x 12 com celestion g12t75

    Zeraus
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    PEMAMETAL
    Usou qual guitarra e captadores?

    PEMAMETAL
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Zeraus

    Usei uma Gibson les Paul Custom 57 reissue. (Aquela Black beauty com 3 captadores)

    SharedBR
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    cara mto bom o topico esse eh um puta amp com uma puta de uma guitarra deve ser mto bom tocar algo assim concordando com o Hendrixano,

    putz, sonzeira demais... muito bom gosto... todos os foristas poderiam demonstrar seus timbres... ficam aí uma sugestão!

    excelente topico!

    gucrispim
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    PEMAMETAL
    Eu quis colocar o pre no 1 pra ter certeza que a distorção vem só da potencia.
    ainda assim há distorção de pré sendo enviada para o power e amplificada (em maior quantidade quando o master ta mais alto).
    vou escutar, mas com essa combinação, seja la pre ou power o q for é dificil o som ficar ruim, deve ter ficado fodasso!

    PEMAMETAL
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    gucrispim
    Tenho que discordar de vc cara. Nao ha distorcao de pre. Ouve ai vc vai ver.
    Acho que vc ta confundindo as coisas. O pre amp controla o sinal que entra nas valvulas de pre e o master volume controla o sinal que entra nas valvulas da potencia. Se com o pre no 1 e master v 1 estava clean, nao tem como voce aumentar a distorcao de pre apenas mexendo no master volume por que simplesmente nao eh no pre que ele atua. A distorcao que foi surgindo conforme aumentei o master volume eh distorcao de potencia pois foi aumentando o sinal que passava pelas valvulas de power, enquanto o sinal que passava pelas valvulas de pre continuava igual. quando por exemplo tava pre no 1 e master 10..

    PEMAMETAL
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    gucrispim
    Tenho que discordar de vc cara. Nao ha distorcao de pre. Ouve ai vc vai ver.
    Acho que vc ta confundindo as coisas. O pre amp controla o sinal que entra nas valvulas de pre e o master volume controla o sinal que entra nas valvulas da potencia. Se com o pre no 1 e master v 1 estava clean, nao tem como voce aumentar a distorcao de pre apenas mexendo no master volume por que simplesmente nao eh no pre que ele atua. A distorcao que foi surgindo conforme aumentei o master volume eh distorcao de potencia pois foi aumentando o sinal que passava pelas valvulas de power, enquanto o sinal que passava pelas valvulas de pre continuava igual. quando por exemplo tava pre no 1 e master 10..

    gucrispim
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    PEMAMETAL
    entendo cara, mas só deixar o pré em 1 não isola o fato de que ele vai mandar um sinal (mesmo que for pouco) distorcido para o power, e isso é amplificado com o power em 10 p.e., dá uma pesquisada aí. abç.

    PEMAMETAL
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    gucrispim

    Cara vc ja tocou num jcm 800 com o pre no 1? Ouve aí o sample bixo, o som é limpo!
    Não sei o que voce ainda esta discutindo, é só ouvir o sample e voce vai constatar que não há dstorção com o pre no 1 e master 1. Não precisa de pesquisa, precisa de ouvido.
    Aliás isso aqui explica todo o funcionamento da cadeia de distorção num amp valvulado com master volume.
    O que eu fiz é exatamente o que ele faz e explica em 7:40.

    Abraço


    gucrispim
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Tranquilo cara. Quando postei já havia escutado o som, muito foda.
    Seu jcm tem loop? Caso tenha, faça um teste, veja se o som que sai com a guitarra na entrada do amp com o pré em 1 é o mesmo que sai com a guitarra plugada no in do loop.

    PEMAMETAL
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    gucrispim

    O amp não tem loop.
    Mas mesmo que tivesse, no meu modo de ver, não faz sentido fazer essa comparação, pois o sinal que sai da guitarra é muito baixo. Colocando a guitarra direto no in do loop o level do sinal que entraria nas valvulas de power seria muito baixo, aí não ia distorcer a potencia.
    Colocando a guitarra no input e usando o pre no 1, as valvulas de pre aumentam o sinal porém sem distorcer o som, aí sim esse sinal que já foi elevado vai pras valvulas da potencia ja num level bem mais alto e aí as el34 distorcem, por que não conseguer fazer esse sinal ficar ainda maior. Mas vale lembrar que o pre no 1 é o limite pra não ter distorção de pré, no 2 o som ja começa sujar.

    É o mesmo raciocinio de quem usa pedal de boost pra ter mais ganho de pré. O boost aumenta o sinal da guitarra sem propriamente distorce-lo, aí quando ele chega nas valvulas de pré, voce consegue ter mais ditorção exclusivamente das valvulas do que teria se não estivesse usando o pedal.

    gucrispim
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Isso tudo aí é você que está dizendo. E aí é que está seu engano.
    Um amp de 100w, se você ligar a guita no loop o power vai amplificar muito mesmo o sinal da guitarra, você não acreditaria se escutasse...

    a mínima distorção de pré, imperceptível com baixo volume, seria também amplificada pelo power. Por isso é que a distorção que ouvimos aí não é pura distorção do power amp saturado.

    Procure o EHX Magnum 44, por exemplo. Ele é um power isolado, se você plugar a guita nele e ele num falante, e estourar ele no volume, ali você ouve a distorção de power isoladamente. É o que aconteceria se seu amp tivesse loop e você fizesse o mesmo.

    Nesse seu teste não existe certeza de que a distorção vem só do power. Na verdade, ela vem do pré e do power.
    Sem mais.

    obs.: o som não deixa de estar incrível e foda.

    PEMAMETAL
    Veterano
    # jun/11 · Editado por: PEMAMETAL
    · votar


    gucrispim

    Não existe certeza de que a distorção vem exclusivamente do power, assim com não existe certeza que ele vem do pre + power. Como voce pode provar que o pré está distorcendo?
    É perfeitamente possível para um amp, que as valvulas de pre amplifiquem o sinal sem necessariamente distorce-lo. Todos sabemos que as valvulas de pré distorcem mais facil, mas é possivel amplificar sem distorcer. Isso é fato
    Voce não tem como provar que está certo, nem eu como provar que eu estou certo.
    Aos meus ouvidos o meu amp com pre no 1 soa clean. Pra voce não.

    dieguito guitar
    Veterano
    # jun/11 · Editado por: dieguito guitar
    · votar


    Minha opinião :

    - Volume master no amplificador valvulado dá corpo de som e o pré da saturação (overdrive). A saturação é do pré não do power, o power aumenta exclusivamente o volume do amplificador !!!

    abrçss

    PEMAMETAL
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    dieguito guitar
    Hahahaha olha a merda que eu tenho que ouvir. Vc precisa se informar um pouco mais sobre amps all tube. A distorcao de potencia (master no talo) eh a distorcao desejada pela maioria dos guitarristas de rock classico. Todas as bandas classicas sem excessao usaram distorcao de potencia. Se o master nao desse saturacao de potencia, qual o sentido de comprar um all tube? Um valvestate que eh pre valvulado resolveria

    PEMAMETAL
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    dieguito guitar
    Hahahaha olha a merda que eu tenho que ouvir. Vc precisa se informar um pouco mais sobre amps all tube. A distorcao de potencia (master no talo) eh a distorcao desejada pela maioria dos guitarristas de rock classico. Todas as bandas classicas sem excessao usaram distorcao de potencia. Se o master nao desse saturacao de potencia, qual o sentido de comprar um all tube? Um valvestate que eh pre valvulado resolveria

    CaioWT
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Hahahaha olha a merda que eu tenho que ouvir. Vc precisa se informar um pouco mais sobre amps all tube. A distorcao de potencia (master no talo) eh a distorcao desejada pela maioria dos guitarristas de rock classico. Todas as bandas classicas sem excessao usaram distorcao de potencia. Se o master nao desse saturacao de potencia, qual o sentido de comprar um all tube? Um valvestate que eh pre valvulado resolveria
    [2]

    dieguito guitar
    Veja aquele vídeo que postaram la em cima que vc vai entender bem (:

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Saturandoa potencia de um JCM 800 2204- sample