Retorno de palco vs potência do amp

    Autor Mensagem
    kyo_ryo
    Veterano
    # mai/11


    Pessoal, tenho tido algumas dúvidas de acordo com minhas últimas experiências em pequenos shows.

    Em um show menor utilizei meu próprio amp (Hiwatt G100R - 100W - Transistorizado - 1x12'). O amp ficou em cima de um suporte próximo a mim. O amp foi microfonado mas eu praticamente não tive retorno dos outros instrumentos. Eu acabava diminuindo o meu volume mas após reclamações que meu som estava baixo acabei tocando o resto do show com o volume alto, sem retorno.

    Na segunda situação, com uma estrutura melhor, toquei utilizando um JCM 900 com 4x12'. Novamente quase não ouvi os outros instrumentos, apesar dos vários retornos no palco.

    Então pergunto: há real necessidade de amps grandes e volumes altos em um show? Não seria melhor tocar mais baixo e não ter o retorno pelo próprio amp? Em uma próxima vez que eu tocar com amp microfonado vou tentar utilizar o volume baixo e me escutar apenas pelo retorno...

    Aos mais experientes, como vocês lidam com essas situações? Vocês tem alguma preferência na hora de ajustar o volume do amp?

    Edu_Afram
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    geralmete eu toco com o amp mas não me guio por ele, é o que vc falou, eu uso retorno de chão tanto pra minha guitarra como para os outros instrumentos.

    eu uso um marshall de 15w microfonado, gosto do resultado.. na minha opinião vc n precisa de 200w pra tocar em um show onde vc microfona o amp, claro que tem a questão de timbre de ter mais grave etc.. mas eu acho que amp grande as vezes atrapalha(só se vc for tocar no maracana essas coisas rs)

    Ryan Sambora
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    kyo_ryo

    Fala!

    Eu também prefiro escutar minha guitarra no retorno ao invés de me guiar pela caixa do amp.

    Voce comentou do JCM 900 e uma 4x12, é uma combinação que já me deixou mto perdido. Já toquei com esse half stack em palco grande, e além de não conseguir timbrar (ainda não desisti, JCM 900 ainda temos o que "conversar"), não consegui conciliar os volumes dele com retorno e com o técnico muito "gente boa"(MTF) uma vez...

    O que me adaptei um tempo depois em palco grande foi com um Falcon 50g com a caixa 2x12 dele, mesmo assim se abusar dele, aquele som alto e seco(devido a distancia) vindo por trás(...) atrapalha o seu retorno também.

    Mesmo falando isso, eu sempre sofro tentando achar um meio termo para o volume do amp e os retornos, principalmente quando são lugares com pouco espaço para tocar.

    O ideal que é que vc escute aquilo que te interesse no seu retorno e não economizar muito na guitarra, as vezes vc se preocupa trabalhando a dinamica do seu instrumento junto a banda quando na verdade vc esta apagando-a do show.

    Para concluir, eu particularmente ja tive experiencias ótimas de regulagem de palco, onde tudo ficava num volume que não incomodasse, não precisa ser alto, mas tem que ter nitidez.

    kyo_ryo
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Edu_Afram
    claro que tem a questão de timbre de ter mais grave etc.. mas eu acho que amp grande as vezes atrapalha(só se vc for tocar no maracana essas coisas rs)

    A impressão que eu tive foi que até em maracanã um fullstack é exagero. De qualquer forma você só vai tocar se for com um line-array/pa monstros, certo?

    Ryan Sambora
    Eu nem usei o pré do JCM900 foi uma correria tão grande que nem arrisquei e joguei minha pedaleira direto no power. Certamente não tirei um som melhor do que tiro no meu amp...

    O pior é que parece que os caras investem pesado no som pro público mas deixam os músicos na mão. Da próxima vez que eu for tocar com o amp microfonado nem quero ouví-lo. Quem sabe seja melhor até ligar a pedaleira em linha...

    jimmy vandrake
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    kyo_ryo

    Tudo isto deve ser resolvido na passagem de som. A questão aí é a equalização dos volumes de toda a banda.
    Se. . . veja bem, se o técnico de som for no mínimo bom, vai pedir a todos que deixem os volumes baixos o suficiente e colocará a banda toda no retorno, ou seja, vc ouvira além do seu ampli mais a banda inteira no retorno. O PA é outro assunto, o que interessa é poder se ouvir no palco, ok ?
    Dentro disto ele incluirá sua guitarra junto ao retorno assim, mesmo que vc se desloque pelo palco continuará ouvindo tanto a sua guitarra como a banda.
    Para tanto além do técnico a participação e colaboração de todos da banda na passagem de som é fundamental.
    Deixa o cara acertar a bateria e o baixo primeiro, as frequencias graves tendem a embolar o som. Um de cada vez. A bateria principalmente deve ser passada peça por peça. Depois o baixo deve procurar acertar as frequencias com o bumbo e surdo.
    Daí para frente é bem mais fácil. Passa o vocal para ver qual o limte máximo admissível para evitar as malditas microfonnias e distribuir o vocal por todos os retornos. Depois guitarras e teclados. Como disse antes o PA é outro assunto.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Retorno de palco vs potência do amp