enquete séria: filtro de linha, estabilizador, no break? Usei a busca.

Autor Mensagem
Luciano SJ
Veterano
# mai/11


Galera, é o seguinte, cheguei à conclusão que preciso proteger meus head's valvulados - JCM800 e Tiny Terror.

Pesquisei bastante - estou com calo no olho de tanto ler tópicos sobre o assunto.

Tem gente que diz que estabilizador não funciona, que tranformador é dispensável, que filtro de linha para nada serve e etc.

Mas não tieve ou não vi uma conclusão sobre o assunto.

Assim é que pergunto: o que vocês usam e por quê?

se pudrem ser suscintos e sem muitos termos técnicos de eletrônica, agradeço.

estou para comprar um filtro de linha de boa qualidade - APC P7T 7, mas gostaria de ouvir um pouco mais os Chacais do FCC.

Grato desde já.

lpeko
Veterano
# mai/11
· votar


Luciano SJ

Bem eu uso,um estabilizador,porque pode haver queda de tensao ou aumento e o estabilizador corrige isso,aí fico aliviado.

PS:De verdade é um nobreak com 8 tomadas,sendo 4 com estabilizador+nobreak e 4 só estabilizador,e como as 4 do nobreak ja tao ocupadas pelas coisas do meu PC,uso no estabilizador mesmo.

Valeu

Btardelli
Veterano
# mai/11
· votar


que filtro de linha para nada serve e etc.
será?


Btardelli
Veterano
# mai/11
· votar


p.s. de Gilneyparson só o nome dele no titulo, deve ter reupado....
abç

carlos adolphs
Veterano
# mai/11
· votar


Luciano SJ
Btardelli
Boa tarde!Bem, proteger equipo, tudo bem, mas do quê?Primeiramente tem que entender para que serve cada um.
1- O filtro de linha:Serve para o que está demonstrado no video acima, tirar ruidos de interferencia.Para isso deve conter internamente um circuito elaborado com reatores e capacitores, para filtragem eficiente da linha.O problema é que todos procuram produtos de baixo preço e origem duvidosa, que possuem apenas um dispositivo VDR, que protege apenas contra picos de voltagem, queimando o fusível associado.Para ruidos, nada.
2-Estabilizadores-Apropriado para uso com amplificadores, e é o que mais protege, mas novamente a máxima entra em cena:Produto barato e de procedência duvidosa, não contém os elementos necessários para eficiente atuação.Estes equipamentos devem ser procurados em lojas especializadas em equipamentos HI-END de áudio.Entretanto, preparem-se, o preço deles pode ser superior ao dos seus amplis.
3 No-breaks-Úteis apenas para quem quer salvar dados em caso de falta de energia, pois não tem potência para uso por mais de 15 minutos com amplis, e uma UPS com capacidade custa quase o preço de uma moto zero.
Nos sites de eletrônica vcs poderão encontrar projetos de filtros de linha eficientes, e construí-los.Não requer grandes conhecimentos.Estabilizadores são mais difíceis, sendo que os antigos, de núcleo saturado, usado com velhas TVs a válvulas, são os melhores.Talvez seus avós tenham um, ou o tio da casa da esquina.Coisa antiga e boa.Pode usar um trafo redutor de 127V/110V ou 220V/110V, que já melhora bastante, se usado com eficiente filtro de linha conjugado.É por aí, sem ser técnico demais...Abcs.

Luciano SJ
Veterano
# mai/11
· votar


carlos adolphs


Quais filtros de linha você recomenda, então?

carlos adolphs
Veterano
# mai/11
· votar


Luciano SJ
Que vc consiga por aqui, conheço esse:
http://www.videosonic.com.br/produtos_detalhe.asp?codigo_produto=R1100 &ord=0
Ou procure aqui o que vc pode comprar.A maioria está Ok, mas lembre-se que com estabilizador é melhor que qq filtro sómente.
http://www.videosonic.com.br/produtos_detalhe.asp?codigo_produto=AF05& ord=0
OK?

cavera_cromada
Veterano
# out/11
· votar


Boa tarde amigos do FCC! Só dando uma upadinha básica, hehehe.

Tenho problemas sérios de ruído na rede elétrica, até assustei quando levei meu amp para um local diferente da minha casa, um estúdio, conclusão: -80% de ruído, logo constatei o problema. Minha rede elétrica =(.

Obs. Minha casa possui aterramento.

Vou comprar um Filtro de Linha Profissional Upsai FHT-1200 (1300W) - 220V, é o correto ? Não tenho grana para comprar um Estabilizador de energia UPSAI ACR – 1100, o que seria o ideal.

Veja bem, meu amp. é 115v e tenho que usar um transformador de 115v para 220V logo, o filtro de linha deverá ser o primeiro a ser ligado na tomada correto ?
Nesta ordem: tomada 220v >> filtro de linha 220v >> transformador >> amp

Esse efeito de conversão tende a ter ruídos? Mesmo com o filtro de linha?

Só a titulo de esclarecimento meu setup é:

SG G400 Epiphone 1998 Koréia, com captadores Gibson 490R E 490T humb.

LV 300 1X12 115V

2 Cabos Tecniforte High Clear 3,05m
5 cabos 30cm handmade


Crybaby GCB 95 mod. EFX >> SD-1 boss mod EFX >> NIG Amp Simulator AS1>> Chorus rocktron deep purple blue>> Delay groovin dd 900 >> Equalizer groovin.


Agradeço desde já, a todos os companheiros do fórum pela atenção.

carlos adolphs
Veterano
# out/11
· votar


cavera_cromada
Boas.Vc tem que se ligar em uma coisa.Se está usando um trafo, o terceiro pino da tomada existe?Pois se a tomada é aterrada, tem 3 pinos, para o filtro de linha funcionar tem que ter o terra na real, senão não adianta.Depois do filtro, o trafo tem que ter 3 pinos na entrada e 3 na saída, sendo que o 3º pino tem que ser linkado a todos os outros 3ºs pinos, para dar continuidade ao aterramento.Se em algum ponto(trafo, por exemplo) vc ligou só os dois terminais de energia, sem linkar o 3º, teu terra não existe , de fato, na conexão do ampli.Confirme.Abcs.

wiskeria
Veterano
# out/11
· votar


ou seja, aquele estabilizador de computador tradicional não estabiliza nada e nem é muito recomendado para amps valvulados! certo?
É pq quando se fala filtro de linha e estabilizador aqui não estamos acostumados com os aparelhos realmente bons como o carlos falou, mas estes de uso doméstico...

cavera_cromada
Veterano
# out/11
· votar


carlos adolphs e wiskeria

Muito obrigado pelas explicações, então estou correndo risco usando um trafo =/ e não resolveria meu problema, o que você me indicaria em relação ao custo beneficio? Fazer um conversão de vez do amp? Em 220v? ou comprar um estabilizador mais um filtro de linha ?
Tem um estabilizador com preço acessível?
Por que pagar 900 pila em um estabilizador é melhor vender o meu e comprar outro amp 220v rs...

wiskeria
Veterano
# out/11
· votar


enfim... aqueles estabilizadores tradicionais de computador fazem bem, fazem mal ou melhor nem usar num valvulado?

carlos adolphs
Veterano
# out/11
· votar


cavera_cromada
wiskeria
Os estabilizadores podem ser usados(os de computador),mas vc tem que colocar uma reserva de potencia dinâmica maior , devido a natureza da carga.O fato principal é que estabilizador não tira ruido, e se vc tem aterramento, mas no meio do caminho passou de plug de 3 pinos para 2 pinos, vc perdeu o aterramento.É o chassis do amplificador que tem que estar ligado ao 3º pino.Se ele tem o 3ºpino, a continuidade desse tem que ser verificada até chegar na tomada da parede.Quanto ao estabilizador, faça as contas de potência para o dobro do consumo máximo do ampli, aos menos.Abcs.

Chibatocaster
Veterano
# out/11
· votar


Carlos adolphs, então o filtro tem ação no quesito ruídos de interferência, o estabilizador para proteger as válvulas e o outros componentes, de variações de energia e nobreak no caso dos amps não tem tanta razão de uso como os dois acima? Outra dúvida: uma fonte Landscape PS16 tem eficácia contra ruídos e interferências no uso de um pedalboard como o meu por exemplo, que tem 10 pedais? Obrigado Carlos Adolphs.

Bob Mauley
Veterano
# out/11
· votar


sempre liguei amplis direto na tomada e nunca tive problema

no mais, acho besteira comprar um no break pra ligar o ampli

carlos adolphs
Veterano
# out/11
· votar


Bob Mauley
Enquanto vc usar aparelhos nacionais fabricados para 127V, não tem problema mesmo.Já se for um valvulado importado de 115V...Deus te proteja, pois o bolso vai pagar pela boca.No break eu também não usaria.Chibatocaster
Tome cuidado!Cada pedal latinha usa em torno de 80 a 100mA(miliamperes), já os digitais em torno de 300a 500 mA.A PS16 é para 16 latinhas se vc usar a parte Master e a parte AUX, se vc usar 10 pedais, o bom seria colocar 6 no master e 4 no aux.Se colocar todos no master vai passar a corrente máxima(lógico, se todos estiverem ligados ao mesmo tempo).Abcs.

Chibatocaster
Veterano
# out/11 · Editado por: Chibatocaster
· votar


Carlos Adolphs, já fiz os cálculos de consumo. Tudo certo nesse quesito. Mas a dúvida é se ela é eficaz na diminuição de ruído. E tenho outra dúvida: ligo o FM4 na tomada AC auxiliar. Este procedimento está correto?

O set é esse:

Polytune
Fulldrive 2
ProcoRat 2
Big Muff tone Wicker

FM4
Ring Thing
Black Label Chorus
Phase 90
Memory Man Hazarai



Obrigado pelos esclarecimentos Carlos Adolphs

harpsychord
Veterano
# out/11
· votar


Continuando o tira-dúvidas. Onde entra o módulo isolador nessa parada?
Eu elimino tb a necessidade do aterramento em relação a amps?

carlos adolphs
Veterano
# out/11
· votar


Chibatocaster
Tá correto!O PS16 é bem feito, isola bem ruidos mas tem que usar tomada aterrada.Os circuitos de redução de ruido fazem isso levando as frequencias e ruidos interferentes para descarga no terra.Se não tem eles apenas atenuam um pouco, não eliminam.Quando o pessoal leva algum aparelho pra conserto lá no estúdio, eu sempre demonstro o ampli deles com e sem terra.Todos saem de lá impressionados.Terra, ground, soil, tem que ter.Evita choque, evita ruido, evita problemas em geral(poucos donos de casa noturna sabem disso).Respondendo ao harpsychord
módulo isolador só elimina choque e filtra alguma coisa, mas não elimina aterramento.Abc.

Chibatocaster
Veterano
# out/11 · Editado por: Chibatocaster
· votar


Muito Obrigado carlos Adolphs, mas desculpando minha ignorância elétrica(rsrs), o que fazer para aterrar a tomada? Como obtenho esse aterramento para minha fonte? O filtro de linha aterra? Mais uma dúvida: o amp que peguei foi usado e o dono anterior tirou o terceiro pino(o redondo) sabe-se lá porquê cargas d'água. Este pino é o aterramento não é? Como consigo outro cabo de energia? O amp é o Egnater Rebel 30 combo.

Muito obrigado pelos esclarecimentos Carlos

Ramsay
Veterano
# out/11
· votar


Chibatocaster

Vc tem que conseguir um terra confiável.
Se mora em casa, tem que criar no quintal um terra formado por 3 barras de cobre formando um triângulo equilátero e enterradas a pelo menos 1m no solo cada uma.
Se mora em apartamento, o ideal é usar o terra do provedor de internet e/ou de tv a cabo.
E vc tem que recuperar esse 3º pino que o dono anterior cortou.

carlos adolphs
Veterano
# out/11
· votar


Chibatocaster
O Ramsay já deu as dicas.O cabo vc vai ter que aproveitar de um computador antigo, pois os novos já vem na nova configuração de tomadas.Procure no Google "Aterramento de equipamentos elétricos" para ler e verificar sobre o que estamos falando, pois senão ficaremos andando em circulos, OK?O esquema tem que estar na sua cabeça, pois do contrário nada funciona.Ampli, trafos de isolamento, estabilizadores, filtros de linha, todos, sem excessão, precisam do terra, isso é uma lei elétrica.Mirabolantes "terras eletrônicos" são coisas que na real, não protegem e quando tiram algum ruido, o fazem por um meio que não adianta agora te explicar, teria que teorizar muito.Faça o terra e coloque o terceiro pino em tudo.Abc.

Chibatocaster
Veterano
# out/11
· votar


Valeu Ramsay e Carlos Adolphs

Chibatocaster
Veterano
# out/11
· votar


Então o filtro de linha deste Link é bom para sua função no amp? E estabilizador só nesta faixa de preço de 800 e lá vai fumaça?

Chibatocaster
Veterano
# out/11
· votar


Carlos, um desses não serve?

carlos adolphs
Veterano
# out/11 · Editado por: carlos adolphs
· votar


Chibatocaster
Ambos são caros e não vão adiantar muito pra vc, são mais voltados para Home Theater/TV a cabo/Internet.Use um simples de 2 tomadas.Mas volto a dizer, de nada adiantará se não tiver aterramento.Dinheiro posto fora.

Melhor aqui.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-192623185-estabilizador-tenso-g eladeira-side-by-side-freezer-todos-_JM

Chibatocaster
Veterano
# out/11
· votar


carlos adolphs

era exatamente esse link que eu ia postar, mas achei que era muito barato depois das sugestões anteriores. Vou comprar este. Vou fazer o aterramento aqui em casa. Já fiz este de 3 pontos com haste de ferro em outro lugar. Mas o que eu me referi antes era algo portátil para eu levar onde eu for tocar ou ensaiar.

Obrigado Carlos

Chibatocaster
Veterano
# out/11
· votar


Carlos Adolphs. Mais uma dúvida.
Este serve? O preço é mais em conta.

Obrigado.

carlos adolphs
Veterano
# out/11
· votar


Chibatocaster
Tá fazendo confusão.Esse ultimo link que postou é só filtro de linha, não é estabilizador.Esse link postei faz tempo e era um exemplo apenas de filtro de linha, mas é exagerado, pois vc vai usar no máximo 3 tomadas, e não precisa de proteção de linha telefonica e tomada de antena.
Pode usar esse aqui:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-206202493-estabilizador-sms-100 0va-revolution-vi-1000s-115v-black-_JM.

Die Kunst der Kleinen Schwanz
Veterano
# out/11
· votar


Tem um produto da Microsol que é o G3, que é um aterramento artificial, sabe? O circuito dele é feito pra suportar equipamentos com até 500w se não me engano, da e sobra pro teu JCM, até se ele variar a tensão abruptamente!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a enquete séria: filtro de linha, estabilizador, no break? Usei a busca.