Digital+Válvulas e simulação analógica em amps - Serão essas as novas tendências?

Autor Mensagem
Ramsay
Veterano
# mai/11
· votar


didio7

Isso é só a opinião do seu tio.
Há um bom tempo atrás, uma banda que eu tocava só tinha valvulados, tipo Fender Twin Reverber, Gianinnis e afins.
Amps de guitarra solid-state não existiam aqui na época.
E quando o Mustang Solid-State chegou, quebrando tudo, botando os Fender e Gianinni no chinelo, eu passei a só acreditar nos solid-state.
E nesse tempo só comprei, construí e usei amps solid-state que teoricamente teriam uma qualidade sonora superior a dos amps valvulados.
E só há uns 6 anos atrás é que eu comprei o meu 1º amp valvulado, mas, até agora (afora a ampla superioridade dos valvulados em termos de volume) ainda não consegui vislumbrar "toda" essa superioridade do valvulados, até porque toco num quarto e, mesmo com atenuador de potência não dá pra abrir o volume todo como seria desejável para se ter todo o som que os valvulados dão.
Então, essa é uma questão polêmica.
Eu tenho alguns valvulados, e gosto do som deles, desde que haja algum pedalzinho solid-state ou um pedalzão valvulado empurrando!!

felipelfln
Veterano
# mai/11
· votar


didio7

As bandas mais modernas usam bastante SS. Acho que os caras do Korn usam. Essas bandas de metal novas... E nos anos 50, 60 não tinha amplis SS. Se eu não me engano só começaram a fazer amps SS em ~70. E tem vários músicos da noite e outros menos conhecidos que usam SS e digital. Até pela praticidade e resistência. Mas os valvulados tem sua vantagem.. Mas nunca toquei com uma POD pra ver.. Mas o que vc escreveu nesse ultimo paragrafo é tudo bem verdade..

Ramsay

Vc me desanimou agora.. Achei que ele fosse o amp perfeito pra mim... Mas isso é a SUA opinião, né... Mas vc testou com varias regulagens, usou todas aquelas chavinhas? E com que guitarra tocou?

Magrinho123
Veterano
# mai/11
· votar


Bom, já toquei no peavey vypyr tube, mas acho que não era o 60 (amp do vídeo la no primeiro post). Sinceramente? não gostei muito não, um timbre mais quadrado que o outr.o... poucos timbres me agradaram, só gostei mesmo do clean dele. Mas isso é apenas UM amp que mistura tecnologia analógica(não necessariamente valvulada) com digital. Eu acho muito importante frisar que transístor também é analógico, que nem a válvula, e sinceramente, acho que no timbre final a diferença entre transistor e válvula não é tão grande assim (mas é perceptível).

Magrinho123
Veterano
# mai/11
· votar


Dei uma olhada nos videos daquele cabeçote da line6 que tem ali no primeiro post tbm, e acho importante frisar que neste amp em questão não foi utilizada essa tecnologia digitalzona de logaritmos, CIs de 1937643 pinos que só dá sinal quadradão como é presente em muitos line6, estem amp tem aquelas chavinhas que mudam parcialmente o circuito, fazendo as válvulas se comportarem de maneira diferente. Isso foi uma idéia totalmente genial da line6, pois apesar de vc não ter toda a versatilidade dos digitalzões, vc ainda tem um monte de timbres na mão, e todos eles tem a característica valvulada purista. Resumindo a ultima parte, esse cabeçote da line6, não é digital.

felipelfln
Veterano
# mai/11
· votar


Magrinho123

Como assim timbre quadrado? E tem certeza que era o Tube? Porque tem o normal tbm...

acho que no timbre final a diferença entre transistor e válvula não é tão grande assim (mas é perceptível).

Nossa, cara... Pra mim a diferença é muito clara. O som da valvula é mais quente, tem mais médios, é diferente. É a mesma diferença de uma tv antiga (valvulada) pra uma nova. Fora a diferença de quem ta tocando, que tem a dinamica e tudo mais. Mas não to dizendo que valvula é melhor. E se o amp tem circuito de emulação de valvula ele fica muito mais parecido com um valvulado. Até imperceptivel. O LV100 tem esse simulador de valvula. A linha Transtube da Peavey tbm.

transístor também é analógico, que nem a válvula

Isso eu sei...

esse cabeçote da line6, não é digital

Isso eu tbm sei.
Isso que vc disse no ultimo post resume tudo, todos os objetivos desse amp da line6. Fora que ele pode ser interligado com as PODs, controladores. É pronto pra isso. Tem varias saidas de gravação...

Homem Cueca
Veterano
# mai/11
· votar


Fractal Axe FX Ultra + Power Valvulado. Meu sonho de consumo, ao lado de um Mark V e um Stilletto.

felipelfln
Veterano
# mai/11
· votar


Homem Cueca

Hehe. Set legal msm.

Angelopes
Veterano
# mai/11
· votar


Fractal Axe FX Ultra + Power Valvulado. Meu sonho de consumo, ao lado de um Mark V e um Stilletto.

Pra mim só falta o Stilletto!!! hehehe

felipelfln
Veterano
# mai/11
· votar


Se eu tivesse uma POD HD e um valvulado com um bom clean já tava com meu set feito. Alternaria entre o pré do amp e as simulações de pré da pedaleira. E com todos os efeitos da pedaleira... Talvez uma distzinha, um TS... Set bem versátil e bom pra mim que gosto de ambiências mais The Edge... Aí a pedaleira ia ligada direto no return do amp... Mas não sei se isso cancelaria o pré. Porque quero poder usar os dois prés, da pedaleira e o do amp. E mudar só com toques em switches, etc. Me ajudem a dizer como seria esse sistema de ligação.
Digital+válvulas!!

Caxito
Veterano
# mai/11
· votar


É a tendência mesmo!!!!!!!

Sem volta!!!!!!

felipelfln
Veterano
# mai/11
· votar


Caxito

É...

Caxito
Veterano
# mai/11
· votar


E o mais interessante que essa conbinação funciona e é boa.......

felipelfln
Veterano
# mai/11
· votar


Caxito

Claro. É o ideal pra quem quer valvulas, mas faz cover de trocentas bandas. Mas eu ainda defendo a ideia de criar os seus timbres com seus equips, sem ficar simulando equips. Mas ultimamente tenho achado isso meio idiota...

Homem Cueca
Veterano
# mai/11
· votar


Angelopes
Pra mim só falta o Stilletto!!! hehehe
Huahua, tá bom então! hahaha

felipelfln
Veterano
# jul/11
· votar


Vou subir o tópico porque o assunto é legal. Comentem mais!

nofear
Veterano
# jul/11
· votar


Semana passada comecei a testar meu valvulado com o Amplitube 3 de pré ( com um Fast Track Ultra) e ficou bem legal, a versatilidade é fantastica. Mas quando tu volta a usar só o amp tu percebe que é mais legal o pré do próprio. Embora seja mais limitado!

Magrinho123
Veterano
# jul/11
· votar


nofear
como vc fez? ligou o PC no loop? Vou tentar uehauehauehua

nofear
Veterano
# jul/11
· votar


Magrinho123

Exato, mas não sei se fica bom com qualquer placa, tem que ter uma qualidade mínima!

felipelfln
Veterano
# jul/11
· votar


nofear

Sério, legal! Perdeu muita dinâmica? A simulações ficaram convincentes?

nofear
Veterano
# jul/11
· votar


felipelfln

Cara o lance da dinâmica nem pude testar direito... Mas ficou legal sim os sons. Aaah e testei também com o Guitar Rig no qual não consegui algo legal!

felipelfln
Veterano
# jul/11
· votar


nofear

Ah, sim.... O Guitar Rig soa mais morto. Ele é tão bom quanto, mais tem muito mais regulagens e possibilidades, é mais difícil tirar um bom timbre dele. É muito importante mexer naqueles controles dos elementos do GR4 que ficam escondidos... Aqueles que aparecem quando vc aperta a setinha que tem do lado direito do pedal... Faz muita diferença.

Caxito
Veterano
# jul/11
· votar


De fato, essa tecnologia é muito interessante, mas vendi minha HD e agora estou com um blackstar amp...e já estou na batalha dos pedais....mas é isso.....

felipelfln
Veterano
# jul/11
· votar


Caxito

É...

Magrinho123
Veterano
# jul/11
· votar


Caxito
Batalha dos pedais? Nada se compara à batalha dos falantes... eu to nessa euaheuaheuae
O foda é que vc demora um tempão pra escolher alguns falantes, depois que vc escolheu vc ainda enfrenta mais duas batalhas: uma pra conseguir finheiro e outra pra achar pra comprar

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Digital+Válvulas e simulação analógica em amps - Serão essas as novas tendências?