Como os guitarristas profissionais gravam seu som?

    Autor Mensagem
    -King
    Veterano
    # mai/11


    Hoje eu estava pensando, e surgiu uma dúvida que parece meio tosca, mas eu não achei a resposta. Cheguei a procurar no google e no fórum só que não achei nada.... Não pelos termos que procurei pelo menos, então se já tiver um tópico sobre isso me desculpem.

    Seguinte, a maioria dos guitarristas profissionais, usam amplificadores valvulados. E boa parte desses que usam, são amplificadores de grande porte (50W, 100W) . Mas como, pra um valvulado ter um som bom mesmo, do que jeito que ele é capaz, é preciso saturar.

    Então como que eles fazem para gravar? Não saturam? Atenuador? Obrigado.

    Spect
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Não saturam?

    Atenuador?

    Para que? Estúdio, cara. É só aumentar o volume sem se preocupar. Muitos costumam ou costumavam usar amplificadores menores em estúdio, como o Jimmy Page, que usou bastante os tais Supro.

    -King
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Spect
    Mesmo em estúdio, saturar 50W? é complicado..

    MauricioBahia
    Moderador
    # mai/11
    · votar


    -King: E boa parte desses que usam, são amplificadores de grande porte (50W, 100W)

    Será? The Edge usa Blues Jr. e Vox AC30. Enfim, não sei até que ponto dizer que usam 50W/100W é verdadeiro. Pelo que tenho lido por aí, essa potência toda não é utilizada em gravações pelos profissionais. Tudo gira em torna da música/timbre/vibe e não da potência. Eu acredito que os profissionais tão cagando se amp é de 100w ou de 5w!

    Abs

    makumbator
    Moderador
    # mai/11
    · votar


    MauricioBahia

    Esse lance de querer potência sonora antes de qualquer coisa deve ter um fundamento fálico. Talvez no inconsciente liguem potência sonora à virilidade, poder, etc...

    -King
    E boa parte desses que usam, são amplificadores de grande porte (50W, 100W)

    Para gravar eu acho que não se prefere potências absurdas. É muito mais palatável gravar um amp de 30 a 50w do que monstruosidades de 100, 150 ou 200w. E como o Bahia falou, muitas gravações clássicas foram feitas em amps de pequeno porte. Alguns até que se enquadram no tamanho de amp de estudo.

    Rafael A.
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Eu não conheço de gravações, mas como os colegas disseram, existem diversas opções de amplis menos potentes com belíssimos timbres.

    Acredito também que nos estúdios de ponta deve existir algum esquema de isolar o ampli - em altos volumes - em alguma outra sala, e o cara fique ouvindo o som através de algum retorno. Também tenho essa curiosidade...

    E para timbres na praia do hi-gain, as distorções vem do pré amp, aí creio que não há o objetivo de saturar o power.

    makumbator
    Moderador
    # mai/11 · Editado por: makumbator
    · votar


    Rafael A.

    Sim, em estúdios médios e grandes pode-se colocar a caixa em uma sala e o músico fica em outra(mais frequentemente na técnica, usando headphones ou ouvindo nos monitores). Claro que o cidadão não precisa ficar no mesmo recinto que uma caixa cuspindo som, pois é muito prejudicial a saúde.

    MMI
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    -King

    Como gravam é dificil dizer, porque tem de tudo. Desde os que usam esses monstrengos, os que usam pequenos, os que usam em linha, os que usam simuladores.
    Gravar um amplificador de 100 ou 150W ligado numa 4x12, tudo no talo é bem difícil. Chega uma hora que nem os microfones aguentam e se estraga um bom microfone fácil, fácil, na frente de de um desse. Por isso é comum ver amplificadores menores, muitos voltados mesmo para estúdios.
    Uma opção é o uso de preamps valvulados em linha, como os Mesa Boogie, que são bem difíceis de se regular dessa forma, mas dá certo - dá certo porque muito do som dos Mesa não se deve ao power distorcido e esses prés tem saída específica para isso.
    Outra opção é usar um atenuador como o THD Hot Plate como dummy load e mandar dele um cabo para a mesa, substituindo os falantes. Apesar que existem muitos "speakers simulators", que só substituem os falantes. Um dos mais modernos é o Torpedo VB-101, bem bacana. Acho que para gravar esses grandes é meio que por aí... Mas como disseram, os pequenos trabalham muito nos estúdios. E hoje em dia os "amps de plástico" devem rolar adoidado e a galera corre para os valvulados querendo tirar igual... hahahahahahha

    -King
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Valeu aí galera, estou vendo que é mais complicado pra quem tem um valvulado um pouco mais potente.

    MMI
    No caso desse THD Hot Plate existe muita perda de timbre?

    Obrigado a todos pelas respostas.

    MauricioBahia
    Moderador
    # mai/11 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    -King: No caso desse THD Hot Plate existe muita perda de timbre?


    Cara, volume é tudo. Reduzindo o volume, vc perde freqüências mais altas. Enfim, não importa o atenuador, mas sim o que seu ouvido irá captar! Na verdade, as freqüência estão lá, mas nós não conseguimos captá-las! Nós somos o problema e, pelo visto, não há remédio! Enfim, com um atenuador vc irá saturar o power mais rápido, porém não quer dizer que ouvira da mesma fora que se estivesse saturando em volumes altos! Fui claro?

    Dá uma lida nisso: http://forum.cifraclub.com.br/forum/10/259935/

    Flw!

    MMI
    Veterano
    # mai/11 · Editado por: MMI
    · votar


    -King

    Xiiiii cara... Isso é briga para lá de metro, tô fora.
    Eu acho que todo atenuador muda um pouco o timbre. Eu optei por comprar o THD porque já que muda o timbre, ele tem algumas regulagens para timbrar. O próprio volume já altera o timbre que o ouvido percebe, fora que o volume altera a maneira como o falante responde (da mesma forma que o ouvido, a resposta às frequências emitidas num falante não é linear com o volume).
    (só para dar referência, Paul Gilbert, entre outros, usa esse atenuador)

    MMI
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    -King

    Olha um video do THD para se ter uma idéia...

    Bereta
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    -King

    Ja vi amps "pesados" sendo usados em estúdio, mas pra isso utilizam uma sala própria, isolada, pra acomodar o amp, e o músico fica em outra sala, monitorando via fones. Tb existem umas caixas, q não me lembro o nome, onde o gabinete fica, pra isolar um pouco do som.

    Massss, como o pessoal disse, o grande lance é usar os de amps de baixa "wattagem" pra facilitar as coisas, né? =)

    Abç

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como os guitarristas profissionais gravam seu som?