A prova empirica que o amp é muito responsavel pela qualidade do timbre

Autor Mensagem
MMI
Veterano
# abr/11
· votar


edalko

É bem isso, meu caro... Outro nível.

O dia que eu ver o Bonamassa, Eric Johnson e gente desse nível fazendo turnê com uma Variax e uma GT-10 (talvez uma GT-50, né) plugada em linha, eu me rendo. Não duvido que possa acontecer, mas até lá vou defender que uma boa guitarra e um bom amplificador valvulado fazem toda diferença.

ogner
Veterano
# abr/11
· votar


edalko
porém o destaque fica por conta de amps escolhidos a dedo.


Exato. Quando ainda não são mexidos. E escolhidos a dedo tb os falantes. Tão importante quanto o amp!

Vou chegar nos meus 5 valvulados tb..Mas umas 3, 4 strats e uma lespa com P90 e pronto...Ahhh, preciso de uma ES355 tb....Merd@!!

MauricioBahia
Moderador
# abr/11
· votar


Eu gosto de equipo barato! hehee

nofear
Veterano
# abr/11
· votar


Essa história do amp é a mais pura verdade...

As vezes fico indignado de pegar um stratinho barata e depois tocar com uma Fender e achar que a diferença não vale o preço ou até não ver diferença alguma. Fico pensando... será que tenho algum problema? Mas o amp faz muito mais diferença sim. Aaah uma coisa que faz mais guitarras tops serem mais legais é pela questão do conforto e pegada mais agradável.

nichendrix
Veterano
# abr/11
· votar


ogner
Acompanho o canal desse cara tem algum tempo já. Mas nos ultimos meses ele surtou e ta fazendo muito review com muitas guitarras num curto espaço de tempo...


Surtou nada, ele tá vendendo pra caralho isso sim. Todas as guitarras dos testes são para venda.

luiztx
Veterano
# abr/11
· votar


tenho uma lespaul sx com uns caps de alnico de baixo ganho..
tocando em casa com meu condor gx35r é só um timbrezinho comum, fraquinho até, coloco um DD da efx e a coisa melhora um pouco, até que um dia quando eu acabo de buscar a guita no luthier ele fala "da uma testada ai pra ver se vc curtiu" e pluga a guitarra num desses valvuladinhos de 5w da vida.. sério, hj sou um chato que olha pro próprio amp e fica até triste de se lembrar DO timbre que tirou num amp de responsa, ai cá estou eu juntando $$$ pro meu valvuladinho de poucos watts..
mas respondendo sucintamente, pra quem curte um negocio mais com um drivezinho bem light, tipo um blues ou um rockzin um AMP bom é mais do que essencial..

tmiranda
Veterano
# abr/11 · Editado por: tmiranda
· votar


Ai tu pegou pesado miranda... quer dizer então que posso plugar tanto uma Squier ou uma Fender Am Std num valvulado fodão e que terá o mesmo som ? Existem sim muitas variáveis nessa questão que o ogner levantou, não é bem por ai não.


Felipe, não quis polemizar..
A guitarra eletrica, está para o amplificador, seja ele qual for.
Eu nunca vi ninguém ensaiando ou se apresentando ao vivo sem uma forma de amplificação.
rs...
Se o resultado é bom ou ruim é uma outra discussão.
E ai sim... entram outras variavéis, entre elas a qualidade do amplificador...

Abraço.

has4
Veterano
# abr/11
· votar


Bom, pessoal, já que eu ainda não encontrei o timbre dos sonhos... vou curtir ao menos o timbre das frases e comments filosóficos da galera \º/

que faz da guitarra um instrumento é o amplificador
plugar uma Squier num Ciclotron vai ter um som, se você plugar a mesma guitarra em um amp "de verdade" você terá uma surpresa - surpresa geralmente é ótima para os ouvidos e péssima para o bolso
um ampli bom não salva uma tonante, mas um ampli ruim estraga qualquer guitarra
não acredito que quem tem um JCM ainda toca em Tonante
o empirismo é falho segundo karl poper!
Antigamente eu achava que o timbre tava na madeira. Depois eu percebi que estava no guitarrista. Outro dia, notei que os captadores fazem uma diferença tremenda. Agora eu acho que o timbre tá no amplificador.
já tinha chego a conclusão que é o amplificador quem consegue extrair a alma da guitarra.
cerveja ruim + música ruim + mulher feia não dá certo não!
"gosto não se discute, lamenta-se".
os ouvidos ficaram melhores e a brincadeira mais cara!
o destaque fica por conta de amps escolhidos a dedo.

MauricioBahia
Moderador
# abr/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


has4

hehehe! O segredo, no meu modo de pensar, tá no conjunto e principalmente numa coisa que ninguém falou: o contexto da música!

Pra mim, acima de tudo está a criatividade e na atitude!

Tosco e sensacional (1):

Guitara estranha, solo duvidoso...



Tosco e sensacional (2):

Outro exemplo de um timbre ruim e execução "estranha". A guitarra desafinada e algumas passagens muito esquisitas pro meu gosto. Agora, é ruim? Eu acho que não.



Tosco e sensacional (3):

Vai dizer que a voz do Ozzy é bonita ou mesmo que ele canta "o fino da bossa"?



Tosco e sensacional (4):

Que voz de mosquito é essa? hehe



Enfim, o bom é parte de um contexto... Eu penso assim.

Abs

ogner
Veterano
# abr/11
· votar


has4

Hauheuhauheuhua!! Muito bom!!!

Emogotic
Veterano
# abr/11
· votar


MauricioBahia

O segredo, no meu modo de pensar, tá no conjunto e principalmente numa coisa que ninguém falou: o contexto da música!

Pra mim, acima de tudo está a criatividade e na atitude!



Concordo.

Que voz de mosquito é essa? hehe
Kkkkkkkkkk

Uma coisa é ter "voz bonita", outra coisa é saber usar a voz que se tem.

ogner
Veterano
# abr/11
· votar


MauricioBahia
Concordo CLARO, isso é muito claro pra mim ( mas é bom vc frisar pois a molecada g.a.s.istica nao pensa assim )...O meu ponto é mais tecnico mesmo....Sou guitarrista porra!!!

Mas bem que vc poderia ter dado uns exemplos de pessoas mais normais, menos geniais, né!! hehehe

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/11
· votar


A muito tempo venho falando isso aqui.
Sorte que tem alguns que ouvem...
No fundo, a construção do timbre é um processo lento e tem à ver com o amadurecimento do músico (embora alguns nunca chegem lá!).
Concordo com tudo o que o meu amigo e xará MauricioBahia disse, e vou mais além: O que interessa é a concepção do músico e seu lugar na banda, como ele preenche (ou não!) os "espaços" timbrísticos (assim como as notas e harmonias). O segredo é como dosar o seu som com a galera com que vc toca, o trabalho que vc está fazendo, e isso exige experiência.
Abçs

ogner
Veterano
# abr/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Deveria ter colocado assim o titulo:

A prova empirica que o amp é muito responsavel pela qualidade do timbre ( seja ele qual for, o timbre)... Tudo é tudo e nada é nada!! ou o contrário também!! ahuehuahue!!

hehehe!! o/

Não estou querendo ser chatão, mas nao é o ponto do topico....Na verdade pode ate se estender a esse assunto.

O ponto é que pra ter um timbre X, Y, Z. Q vc precisa de um amp ( equipo) de acordo..Não adianta pensar que vc vai ter um Clean de um Meteoro super drive de 15w ( nao sei se existe) usando um Fender Bassmam....hehehe!!

E criei esse topico pra muitos que perguntam o tempo todo aqui no FCC, pq não tem o timbre legal, parecido com nao sei quem ou o timbre sempre sai xoxo e etc etc etc, tendo uma pedaleira e uma guitarra entry-level....A resposta na minha opinião depois de alguns anos é ( se formos distribuir em cotas) que o AMP é o maior responsavel pelo timbre que vc procura ( de modo geral)!!

Agora se formos falar de criação, adaptação, arte...Esse topico nao tem nada a ver, claro!!!!

E ainda vou mais longe como ate ja comentei aqui tb...Não que se vc tem um amp mediano. entry level vc "não" poderar ter um timbre legal..LONGE disso, alias vc tem obrigação de tirar um bom timbre, fuçando, aprendendo e experimentando e tendo um bom ouvido...Agora se vc quer um timbre de um Two Rocks, vc vai ter que ter um Two Rocks...É bem lógico né!?...Mas lógica aqui no FCC isso não faz muito sentido!! hehehe!!

abços

MauricioBahia
Moderador
# abr/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


ogner: Não estou querendo ser chatão, mas nao é o ponto do topico....Na verdade pode ate se estender a esse assunto.

É, na verdade, o tema do tópico é bem claro. Eu, depois que li o posto do has4 dei uma viajada mesmo! hehehe

É que depois da terceira página, a gente vai ficando meio tonto! hehe

Abs

ogner
Veterano
# abr/11
· votar


MauricioBahia

Cara, mas é super valido sempre bater nessa tecla, e vc ( te conheço) é um defensor dessa liberdade e valorização da arte idependente de como é alcançada....Fiz o post só pra nao descambar muito e a molecada embarcar e ae já viu né!! hehehe!!! O foco se vai!!

Helington
Veterano
# abr/11
· votar


Pessoal, na minha humilde opinião concordo com aqueles que defendem que o timbre é todo um conjunto de fatores como guitarra( sabemos que a madeira é fundamental), bons captadores e cabos, e é claro que o ampli é muito importante sim. Mas se você estiver na frente do mesmo equipamento e dez guitarristas fizerem, digamos, uma frase ou até mesmo um DóM, com certeza o mesmo equipamento soará diferente para cada um deles. Portanto, a pegada é fundamental, a maneira como vc ataca as cordas não importando se está usando palheta ou os dedos, e é lógico que não podemos exigir que um Ampli de 1.000,00 tenha o mesmo som e clareza que um de 10.000,00. Os ampli digamos "top" fazem sim muita diferença.....se não fosse assim, não teriam um valor tão grande agregado e não teria tanta gente no mundo ou tentando chegar perto dos seus timbres ou tentando copiá-los.....Abraço a todos!

Russetwolf
Veterano
# abr/11 · Editado por: Russetwolf
· votar


has4

Sua síntese foi ótima.

MauricioBahia

hehehe! O segredo, no meu modo de pensar, tá no conjunto e principalmente numa coisa que ninguém falou: o contexto da música!

Pra mim, acima de tudo está a criatividade e na atitude!


Tosco e sensacional

É a mais pura verdade no ramo musical.

Ex: não adianta regravar Cazuza de forma tosca, cazuza não era tosco.

Quando se faz música ou qualquer forma de expressão artística, se faz com o coração, inspiração, atitude.
Se a questão fosse equipamentos de qualidade "pobre não faria música" no entanto as grandes criações vem das dificuldades e sofrimentos, onde todas as barreiras são ultrapassadas com muita criatividade e não com equipamentos caríssimos que poucos podem ter e que esquecem de ser.

ogner

Daí dizer que amplificador é uns 89,768% :) é muito oxigênio no cérebro!!!!!!!!!!!!!!!!!

Aproveita que está no Rio e vai visitar umas comunidades prá tu ver e entender o que é criatividade diante das dificuldades.
Discutir fome com barriga cheia é fácil.
Abçs

ogner
Veterano
# abr/11
· votar


Russetwolf

Aproveita que está no Rio e vai visitar umas comunidades prá tu ver e entender o que é criatividade diante das dificuldades.
Discutir fome com barriga cheia é fácil.


Ok.

ogner
Veterano
# abr/11
· votar


MauricioBahia
É, na verdade, o tema do tópico é bem claro. Eu, depois que li o posto do has4 dei uma viajada mesmo! hehehe

É que depois da terceira página, a gente vai ficando meio tonto! hehe


Não falei...

abs...

rafael_cpu
Veterano
# abr/11
· votar


ogner
Não falei...
abs...


Rsrsrsrsrs...pois é, complicado....kkkkkk.
_____________

Eu acho que o ampli, no timbre (que fique bem claro...rsrsrs) final, é muito importante. Depois vem guitarra e falantes, a seguir pedais, encordoamento etc.

T+

MauricioBahia
Moderador
# abr/11
· votar


Esse mundo guitarrístico é muito complicado... Ou somos nós que complicamos?

informal
Veterano
# mai/11
· votar


Concordo com o que o Ogner postou e entendi o seu objetivo de mostrar que com o amp certo todas guitarras soam bem. Más não resisti em republicar um trecho de um texto que conheci aqui mesmo no forum e que explica outros fenômenos guitarrísticos: Evitando G.A.S. parte II.

Comprando seu equipamento

Quando Brett Ratner (veja mini-bio na parte 1) cita esta história, é raro não percebermos em nós mesmos este tipo de defeito. Ele conta que recebeu uma carta de um leitor descrevendo uma noitada na Beale Street, USA, no badalado BB King's blues club. No palco estavam músicos, espremidos por toneladas de parafernálias eletrônicas, um coral completo, guitarras top-de-linha e - pasmem - até um gongo. Embora tocassem de maneira limpa, após 4 ou 5 músicas este leitor e seus amigos se encheram e foram buscar diversão em outro lugar, tal a monotonia da apresentação. Logo ao saírem, duas quadras a frente, encontraram uma pequena multidão defronte ao W.C. handy Park, de onde vinha uma música. Entrando no meio da massa, viram que se tratava de alguns negros entre 60-70 anos de idade, com alguns instrumentos daqueles baratos & desconhecidos, inclusive num estado muito ruim, plugados em amplis simples, (alguns fios e conexões deixavam as fitas à mostra...) e havia silver-tape remendando algumas peles na batera. Na verdade, o som dos instrumentos, em si, não prestava - mas isso realmente NÃO IMPORTAVA!!!! Os caras tinham um "groove" no qual você não acreditava, e a multidão se agitava a cada nova música. O leitor e seus amigos ficaram ali, até a madrugada, e foram embora junto com a massa, quando os caras resolveram parar.

A moral desta história é que a maioria dos guitarristas fica numa busca insaciável do timbre perfeito, algo como "som Stevie Ray" ou "som Hendrix" ou "som EVH", que ele tem certeza que será a ponte entre a mediocridade musical e o pódium de guitar-hero - esquecendo-se, é claro, de estudar e praticar (isto é secundário, não é?...).

Que fique bem claro: não estou dizendo que você deve comprar seu instrumento nas Casas Bahia só porque eu disse acima que realmente não importava... mas a partir do momento que você tem à suas mãos um equipamento relativamente profissional, grande parte da responsabilidade pelo seu som está nos seus próprios dedos.

Filipe Reis
Veterano
# mai/11
· votar


No fim das contas oque realmente importa é aquela "pecinha que fica atrás da guitarra".

MMI
Veterano
# mai/11
· votar


informal
Filipe Reis

É meio o que o ogner citou ali atrás. Aqui se discute timbre. Claro que uma excelente técnica vai até mascarar um timbre ruim e até deixá-lo legal, mas não é isso o foco. Independente do cara que toca, existe um som que sai do equipamento. Esse som, se for uma guitarra sólida e usando sons com distorção (seja um crunch leve até uma distorção from hell), vai depender muito do amplificador.

Quem procura o "som Stevie Ray" ou "som Hendrix" ou "som EVH" está engatinhando em termos de timbre, porque chegar no som deles beira o impossível. Servem de referência, mas cada um acaba chegando na sua própria sonoridade. O bom é chegar à sua própria sonoridade, com sua pegada, seu equipamento. Ou seja, uma "sonoridade", de forma geral, depende muito da técnica sim. Já o timbre (que se discute aqui) vai depender do equipamento. Não há dúvidas que em Beale St. (Memphis) o mais legal é curtir um som no W.C. Handy Park. Existem excelentes músicos nos bares, mas nada como ver músicos num palco se divertindo para valer (passam uma sacolinha para se dar uns trocados para as bandas). A questão é que mesmo ali dificilmente se vê uma banda sem equipamentos ao menos razoáveis, como Fender, Gibson, Marshall... Um ou outro tira timbres até legais de amplificadores SS, mas de forma geral ali os caras tocam bem e é agradável de se ouvir.

ogner
Veterano
# mai/11
· votar


MMI

Graças a Jimi, vc apareceu!!! Esta cada vez mais dificil se comunicar aqui no FCC sem q o papo nao caia pra questoes subjetivas ( campeao aqui) SS x Valvulas, timbre x pegada e etc etc etc..

Ate moral de humildade eu ja tomei aqui!!! Brincadeira!!!

MauricioBahia
Moderador
# mai/11
· votar


ogner: Ate moral de humildade eu ja tomei aqui!!! Brincadeira!!!

São as duas faces da estatueta! Glamour e críticas! hehe

Mas cara, como vc sabe, a maioria dos tópicos oscilam. Qdo vira a página, tudo pode mudar. :)

Abs

ogner
Veterano
# mai/11
· votar


MauricioBahia
Glamour e críticas! hehe

Nem sei como consegui ser criticado aqui....Quando coloco sons ae sim, timbre, gosto, pegada, qualidade sao colocados a prova pro gosto alheio e recebo todas as criticas, claro, com um minimo de noção e embasamento numa boa..Ate por isso eu posto sons aqui....Nao sou profissional, nao vivo disso e nao preciso me promover pra nada por aqui, logo posto pra ouvir comentarios e, claro novamente, se possivel, comentários positivos pq o macaco aqui(eu) ( e todos ) gosta(m) de ouvir elogios...

Qdo vira a página, tudo pode mudar. :)


Sabia dessa não, hehehehe. nao tinha prestado atençao ainda...Resolvido então, topico que eu abrir sera fechado na segunda pagina..hehehe...Só terei posts pertinentes e enriquecedores sobre o cerne do tréco!! hehehehe!!!

Ja foi pra vala o topico....agheuhauheuha!!!

Daqui a pouco um posta aqui dizendo que valvulados é melhor que SS....

Abço... o/

MauricioBahia
Moderador
# mai/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


ogner: Ja foi pra vala o topico....agheuhauheuha!!!

Aproveita e faz um "Blues da Vala" ou "Da Página Virada" então! hehehe.

Nem sei como consegui ser criticado aqui....

Relax man. :) Vida de artista é assim mesmo!

Abs

ogner
Veterano
# mai/11
· votar


MauricioBahia
Aproveita e faz um "Blues da Vala" ou "Da Página Virada" então! hehehe.

Boa e vou gravar com o Bandit!!! Pra ver se o pessoal gosta de SS tb.....

Se quiser contribuir com uma letrinha seria muito bem vinda...manda no mail lá!!!! \o/

Relax man. :) Vida de artista é assim mesmo!
Eu sei brou!! Não é mole não viu!!! hehehehe

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a A prova empirica que o amp é muito responsavel pela qualidade do timbre