Montado PA para pod HD

    Autor Mensagem
    DOLLAR
    Veterano
    # abr/11


    Olá,

    Eu montei um sistema de PA aqui em casa, com duas caixa acusticas, cada uma com falante de 12' + driver.

    Olhando na internet, fazendo os calculos, eu deveria usar capacitor de 5,6 uF para o driver. Fiz isso, porem ficou muito agudo.

    (estou usando a pedaleira no modo STUDIO E LINE)

    Dai, resolvi ir baixando a capacitancia, então acabei colocando um capacitor de 1uF. Daí o resultado ficou muito bom.

    Para ter certeza que ficou, testei o msm patch no fone de ouvido, gravando no PC e num amp normal (esse ultimo mudando a config. da pedaleira para COMBO FRONT), e os timbres ficaram muito parecidos, perfeitos, até ai tudo bem.

    Comprei recentemente, duas caixas de retorno passiva (falante de 12' + tweeter), para deixar onde vou ensaiar, porem, ao ligar na minha pedaleira, usando a mesma potencia utilizada antes, o som ficou muito agudo.

    Então, resolvi ver o tweeter, tinha um capacitor de 2,2 uF. Então pretendo troca-lo para testar com um cap. de 1 uF.


    Mas agora vem a questão, se eu for fazer show e ligar minha pedaleira em linha, será que não vai ficar muito agudo?

    alguem pode me ajudar a achar uma solução?

    pensei se diminuir os agudos da mesa ou comprar um pedal de equalização e ligar na saída da pedaleira.

    o que acham?


    Obs.: Liguei minha pedaleira no Home theater, usando o mesmo patch que usei no teste anterir e ligando em STUDIO e LINE, o som ficou otimo.

    tatus
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    E ai dollar, (seria dollar furado?)
    Normalmente esses retornos prontos são pra voz, pressupondo que a guitarra tenha retorno suficiente do amplificador, mas se for ligar só a guitarra compensa até tirar os tweters ou colocar uma resistência de alta dissipação ou até um divisor com ajuste.
    Cuidado ao colocar um capacitor muito baixo nos tweters e queimá-los por excesso de frequências baixas. Essa parte dos cálculos eu nem manjo, pode até ser que não extrapole a capacidade de resposta deles.

    DOLLAR
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    tatus

    é extamente o contrario, quanto mais baixo o capacitor, menos as freq. baixa ele deixa passar.

    carlos adolphs
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    DOLLAR
    Tem algo errado aí...Se vc estava com 5,6uF e achou agudo demais, colocou 1uF e ficou bom, vc saiu de uma frequencia de corte baixo de 1350Hz app para 7500Hz.Na realidade vc não está com problemas de agudo e sim de médios.Nos drivers e tweeters, vc tem que colocar resistores de atenuação antes do capacitor, senão vc fica realmente com excesso de ganho em médios, fazendo que vc pense escutar muito "agudo".Segue link do prof.Homero Sette Silva, uma das maiores autoridades no assunto e consultor da Selenium, para vc fazer a coisa como manda o manual.Abcs.
    http://qgdaluz.com.br/Apostilas%20e%20Cursos%20de%20%C3%81udio%20Profi ssional/Divisor%20de%20frequencia%20capacitivo%2002.pdf

    DOLLAR
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    carlos adolphs

    Então, quem deve estar fazendo os médios deve ser o woofer, pois ele eh falante de guitarra, e tem uma faixa de frequencia bem ampla, deve ser isso?

    tatus
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Dollar, desculpe, você esta certo, eu é que confundi capacitor com frequência.
    Valeu pelo arquivo Adolphs.

    DOLLAR
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    eu não estou usando nada no woofer, será que o problema é esse?

    DOLLAR
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    ser´q que o falante de guitarra ta fazendo toda frequancia baixa, media e aguda e o driver apenas o final do range agudo?

    carlos adolphs
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    DOLLAR
    Bem eu não queria complicar a explicação, e creio que vc não leu o arquivo que mandei, então vamos lá:
    -Se o seu Woofer tem um rendimento de 97dB/W/m, e seu driver, tem em média, assim como o tweeter, 108 dB, significa que ambos , o driver e o tweeter tem cerca de 11 dB de ganho em suas frequencias(médios e agudos), a mais que o woofer.Com isso vc estará ouvindo cerca de 5 X mais os médios e os agudos.Qualquer caixa irá ficar super aguda assim.Você, antes de colocar o capacitor para o driver(cerca de 3,3 uF) ou do tweeter(cerca de 2,2 uF), que são os corretos, TEM QUE colocar um resistor de atenuação, que será algo em torno de 20 ohms, 25W, de modo a trazer o ganho do driver ou tweeter para - 11 dB.
    -Ao fazer isso vc condiciona o driver/tweeter a terem o mesmo ganho do woofer, assim nivelando a emissão de sons dos dois.Como vantagem colateral, o conjunto resistor/capacitor em série com o driver/tweeter, causa um delay de cerca de 5 microsegundos, devido a uma coisa chamada constante de tempo, que irá colocar os médios/agudos em fase com os graves.
    -Sem isso , meu caro amigo, vc vai chegar à fase de querer passar o machado na caixa.São leis eletrônicas/acústicas que não são invenções minhas( pena, senão eu estaria rico), e DEVEMser obedecidas.Leia o arquivo que postei, principalmente o início, esqueça as fórmulas e leia a tabela de atenuação 11dB.
    Abcs.

    DOLLAR
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    carlos adolphs

    Eu li o arquivo que vc postou (umas 3 vezes) e varios outro arquivos, mas com a sua explicação conseguir compreender melhor.

    Vou colocar o resistor em serio com o capcitor, porem é preciso fazer passa baixa para o woofer?

    lembrando que minha caixa é de 2 vias.

    carlos adolphs
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    DOLLAR
    Ok, colocando o resistor e o capacitor, vc tem filtro com 6dB/oitava, o que por enquanto, dispensa o uso de passa-baixas para o woofer, visto que vc vai usar com guitarra.Uma filtragem melhor, de 12 dB para cima vai fazer vc ir usando o filtro para o woofer, que seria de 6 dB nesse caso.Assim se vc fizer um de 18dB, o woofer fica com um de 12dB e assim por diante.Lembre que filtros no woofer removem timbre, deixa seco, só se usa no PA de frente, com toda a banda nele, quando vc tem seu aparelho de backline timbrando pra vc.Abcs.

    DOLLAR
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    carlos adolphs

    cara, valeu mesmo pela ajuda.

    montei uma caixa aqui, woofer 12' + tweeter, com resistor 15 ohms 20w e capcitor 1,5 uf, frequencia de corte ficou em aprox. 4600 hz.

    acho que pra tweeter está bom.

    nas outras duas caixas que tenho que usa falante + driver, vou fazer a freq. de corte em aprox. 3500 hz.

    carlos adolphs
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    DOLLAR
    Lembre-se que a frequencia de corte do tweeter/drive, deve ser no mínimo a superior do woofer.Veja no site do fabricante onde termina a resposta do teu woofer.Por exemplo, se ele tem resposta até 3500Hz, é aí que deve ser o corte mínimo do tweeter, senão vc vai ficar sem as frequencias entre 3500 e 4600Hz.Para o driver, sugiro vc cortar em cerca de 2.200(se for TI).Abcs.

    DOLLAR
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    carlos adolphs

    valeu cara, vc foi de grande ajuda.

    já montei 2 caixas, falante 12'+ tweeter e ficaram muito boas. Estava testando agora.

    agora tenho outras duas aqui, com falantes de 12' + super driver. O drive ão é de titanio, mas a frequencia vai de 2 khz a 20 khz. Vou colocar o resistor para atenuar o driver.


    Muito obrigado mesmo pela ajuda e atenção

    carlos adolphs
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    DOLLAR
    Por nada, disponha!Boa Páscoa!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Montado PA para pod HD