Valvulas e Boost

Autor Mensagem
Conradorl
Veterano
# abr/11


Bom dia Galera

sou novo no mundo dos valvulados e tenho algumas dúvidas. Dei uma pesquisada (por cima, confesso) mas não achei nada que me esclarecesse.

A primeira questão é sobre válvulas.

Li Vários textos sobre válvulas, explicando as características delas, mas não consegui imaginar isso na prática. E por ter vários modelos com características diferentes, tanto de pré quanto de power, gostaria de saber qual a mais indicada para meu ampli e o tipo de som que quero tirar.

Tenho um Bugera 333xl e toco algo na linha de All that remains, Killswitch.

Eu gostei da distorçã dele, mas aco que ainda falta algo, ela parece ser muito suja e pouco definida falta um pouco de ganho, que é onde entra a minha segunda questão.

Devo utilizar um pedal de boost somente para os solos ou utilizo para a base também?

qual o mais indicado para o meu estilo de som.


Lembrando que eu tenho uma caixa 4x12 peavey valveking e minha guita é uma SX SG com EMG 81/85


Valeu galera

Bog
Veterano
# abr/11
· votar


Conradorl

Quanto às válvulas, atenção: você não pode colocar "qualquer" válvula no lugar das que vieram no amp. Tipo, se o power dele tem EL34s, você não pode simplesmente socar 6L6s no lugar. Se você não entende da parte eletrônica, o melhor que você tem a fazer é não ficar inventando de tentar usar modelos diferentes. No máximo, substituir por válvulas do mesmo tipo, mas de outro fabricante. Além disso, se substituir as válvulas do power, você precisa fazer ajuste de bias, e isso não é simplesmente um botãozinho que você aperta ou coisa do tipo. Por isso, sugiro que você simplesmente esqueça esse negócio de características de válvulas por enquanto.

Quanto ao boost, não posso falar sobre modelos porque não conheço essas bandas, mas não existe regra. Você pode usar tanto para base e solo quanto apenas para solo. Pode também encadear overdrives e boosts. Lembre-se também que muitas vezes o que você precisa na verdae é de um equalizador.

lemingue
Veterano
# abr/11
· votar


Conradorl

Não conheço esses bugera, mas, sobre a distorção suja, sem definição e com pouco ganho, posso te indicar uns caminhos...

Pode ser que por ser um amp muito potente, o volume não esteja saindo nem do 1. Tem amps com volume master ou similar que resolvem isso, ou então tem os atenuadores de potência... pesquise mais sobre o seu amp.

Ou, o pré dele é assim mesmo, sujão... não sei se o seu amp é realmente all tube e as válvulas que tem nele. Pode ser que haja algum circuito no caminho do sinal ou que as válvulas sejam de má qualidade ou as de power desajustadas.

Outra coisa a se considerar são os falantes. Tem falantes que não prestam mesmo... não adianta nada ter tudo top e falantes ruins. Eles são 50% do som do amp, se não for mais...

Sobre o ganho, o Bog já respondeu.

Abs.

JC_Junior
Veterano
# abr/11
· votar


Esse Bugera é cópia de um Peavey JSX, no qual já toquei. Esse amp tem muito ganho!

O que você deve tá fazendo é estar tocando baixo. Essas bandas que você falou com certeza devem ter afinações baixas, o que dá a impressão de ganho exagerado.

Falta de definição e sujeira se resolve com equalização, se tacar mais ganho só vai piorar as coisas.

Equaliza direito ae e aumenta esse volume!

Binohendrix
Veterano
# abr/11
· votar


Esses atenuadores são como as chaves de seleção de potência? Porque se for, nem adianta. Já toquei num Tiny Terror com a chave em 15 e 7 watts. A diferença, em volume, é imperceptível. O que acontece é que em 15 w , vc consegue um clean melhor em altos volumes, e em 7w ele distorce mais . Vi num vídeo do Bruce Egnater, fabricante do Rebel 20, que tem uma chave de seleção de 20w pra 1w, que o volume também não se altera, conseguindo apenas mais headroom com essa chave. Acho que no seu caso aí é arrumar um lugar pra botar seu amp no talo e ver realmente do que ele é capaz. Inclusive, no manual do Egnater Rebel 20, tem umas sugestões de configurações do amp, e sugerem o master volume sempre no talo. Valvulado é pra tocar alto.

Conradorl
Veterano
# abr/11 · Editado por: Conradorl
· votar


O drive desse amp tem 4 x EL34

O preamp é 4 x 12AX7


O amp realmente tem muito ganho, e eu toquei com ele domingo, no volume 5, e achei a mesma coisa. Pode ser que um equalizer resolva a minha vida. Esse amp tem 3 canais e um volume master, eu deixei o volume do canal lead no máximo, mas o master mais baixo.

afnação mais baixa eu já uso tbm

se eu usar ele em 16 ohms, aí a potencia abaixa e satura mais fácil, estou certo ou estou falando besteira??

JC_Junior
Veterano
# abr/11
· votar


Conradorl

Não existe diferença em 16, 8 ou 4 ohms.

Tenta colocar o master mais aberto e controla o volume separadamente por canal. E trabalha mais a equalização do amp, os botões de Presence e Resonance são sutis mas ajudam em muita coisa.

Conradorl
Veterano
# abr/11
· votar


e quanto as válvulas, claro que não irei me meter a trocar as válvulas, mandaria em algum profissional especializado, é que eu li em outro tópio que as válvulas desse amp não são lá de muita qualidade, será que se eu trocar por uma de melhor qualifafe, como jj/tesla há uma melhora significativa?

Joel_ESP
Veterano
# abr/11
· votar


Ontem toquei pela primeira vez num valvulado. Era um Peavey Classic 30. Não curti.
A distorção dele é uma merda, muito fraca eu botei o Gain no 10 e o máximo que saia era um Voodoo Child.
Não curti de verdade, acho que com um pedal de distorção mais pesado e definido ficasse bem legal, mas distorção das válvulas... hã hã!
Acho que só vou curtir os Orange, Mesa Boogie, Marshall, EGNL, Diesel, Peavey de Valveking pra cima.
Pouco ganho em valvulado não é minha praia...
Abç.

Binohendrix
Veterano
# abr/11 · Editado por: Binohendrix
· votar


A distorção dele é uma merda, muito fraca eu botei o Gain no 10 e o máximo que saia era um Voodoo Child
Vc chegou a saturar o power dele? No talo, a coisa muda de figura. Mas de qualquer maneira vc pode usar um boost pra aumentar o ganho do amp. Mas em parte, eu concordo com vc. Pra mim, o bom do valvulado é distorção. Se não tem ou não se usa, não sei se vale a pena investir num valvulado. Melhor comprar um transistor top, tipo um Jazz Chorus se for só usar clean.

Slashbr
Veterano
# abr/11
· votar


Joel_ESP
Binohendrix
O drive do Classic é genial, tenho um e adoro. Uso o gain no 4-5 e tenho ganho suficiente para um hendrix, floyd e led zep. Quando quero mais ganho meto a 8 e tenho ganho suficiente para tocar tudo menos metal.

Para que você quer um classic? para metal?
O classic no fundo é um tweed com um pouco mais ganho, um tweed não é claramente para metal.
Vocês não estudam as coisas e dizem asneiras.
A distorção dele é uma merda, muito fraca eu botei o Gain no 10 e o máximo que saia era um Voodoo Child. Valha-me deus.

felipelfln
Veterano
# abr/11
· votar


Joel_ESP

Vc achou uma bosta porque não tinha tanto ganho?! Haein?! E a dinâmica? E o timbre?! E isso se resolve com boost.

Binohendrix

Tem certeza do que vc ta falando? Já tocou num valvulado? E ja toquei e tenho um SS e posso te confirmar que há muito mais coisa melhor num valvulado do que a qualidade do drive...

Virei defensor oficial dos valvulados \o/

felipelfln
Veterano
# abr/11
· votar


Conradorl

O drive desse amp tem 4 x EL34

Vc quis dizer Power amp?

Conradorl
Veterano
# abr/11
· votar


exato, as valvulas do power são 4 X EL34

Slashbr
Veterano
# abr/11
· votar


Haja esperança para todos eles que acham que um válvulado tem que ser para tocar metal.

Joel_ESP
Veterano
# abr/11
· votar


válvulado??????????
Só porque a palavra primitiva tem acento nem sempre a secundária terá na mesma sílaba também.
O correto seria "valvulado"
Abç.

Slashbr
Veterano
# abr/11
· votar


A palavra valvulado em si não existe, portanto, senão existe não está mal.
É esse o seu comentário ao tópico. Que tem a dizer do classic 30.

Joel_ESP
Veterano
# abr/11
· votar


Slashbr


Binohendrix
Veterano
# abr/11
· votar


Tem certeza do que vc ta falando? Já tocou num valvulado? E ja toquei e tenho um SS e posso te confirmar que há muito mais coisa melhor num valvulado do que a qualidade do drive...

Tenho.Vc não leu o post? eu disse que testei o tiny terror. Além de vários outros. Se vc tem um SS ruim e quer comparar com um valvulado, sem chance. Existe SS top de linha se vc não conhece. Vc tem treze anos, velhinho...Toco guitarra antes de vc nascer...Não sou fodão nem nada mas já vi muito equipamento na minha vida. Inclusive valvulados. E já testei o Jazz chorus , que é SS, e até hoje eu não vi um valvulado com um som clean mais bonito que o dele. Eu sei que existe, mas ainda não toquei em um.

Slashbr
Veterano
# abr/11
· votar


Binohendrix
Um clean bonito é o que?

Um clean bonito é quando é tão potente, que todo o chão treme, quando apartir de um certo volume cruncha, um crunch muito leve, isso é um bom clean, e só consegue isso dum valvulado.

E já agora me diga expriente, quantos guitarristas tops você encontra a tocar em SS?Pois....

felipelfln
Veterano
# abr/11
· votar


Binohendrix

Pra mim, o bom do valvulado é distorção. Se não tem ou não se usa, não sei se vale a pena investir num valvulado. Melhor comprar um transistor top, tipo um Jazz Chorus se for só usar clean.

Vc tem toda essa experiência e diz isso? Eu acho que vc na verdade se expressou mau... E o dia que eu tocar em um SS de qualidade eu te confirmo se a dinâmica é boa como a do valvulado. Eu acho que não é, mas......

Slashbr

É... Essa ideia de que clean bonito só tem em SS. Ele deve ter só tocado ni tiny terror, que tem ''AQUELE CLEAN CRISTALINO''....

Drive30
Veterano
# abr/11
· votar


vou repetir o que disse em outro post:

Joel_ESP

Essa impressão de distorção fraca é comum na 1 vez tocando com valvulado, principalmente quem tem dificuldade com pegadas mais 'pedreiras' , não tô falando que é o seu caso, mas é que no valvulado o peso da sua mão faz muita diferença, não é igual a ligar uma pedaleira num SS e tocar fraquinho ou forte que nao faz diferenca, no valvulado você tem que melhorar muito a sua pegada, faz diferença, isso chama-se dinâmica.

Binohendrix
Veterano
# abr/11 · Editado por: Binohendrix
· votar


E já agora me diga expriente, quantos guitarristas tops você encontra a tocar em SS
Dimebag tá bom pra você? Kerry KIng?The Edge? Vários artistas de jazz...Não vou bater boca com criança. Tchau.

Slashbr
Veterano
# abr/11
· votar


Binohendrix
Pois edge é bem conhecido pelos seus VOX ac30, que são bem SS não é?
Dimebag é senso comum que usava Krank VALVULADOS.
Kerry King usa JCM 800.

Não sei onde você foi buscar essa ideia.

Jazz não é rock, não tem artista nenhum de rock que use SS, nem os que você referiu a cima.

MauricioBahia
Moderador
# abr/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Conradorl: Eu gostei da distorçã dele, mas aco que ainda falta algo, ela parece ser muito suja e pouco definida falta um pouco de ganho, que é onde entra a minha segunda questão.

Cara, explore o power amp, que tem (normalmente) uma distorção mais defininda, encorpada com um pedal de ganho. Distorção é volume sobre volume. Se ainda assim, não surtir efeito, pois terá que colocar o volumes nas nuvens, faz como alguns amps, tipo o JCM900, que usa um estágio de distorção com elementos não valvulados pra mandar pro power um som já distorcidão. Ou seja, joga um pedal de distorção e pronto. Esse será seu outro pré amp, só que externo.

Abs

Slashbr
Veterano
# abr/11
· votar


MauricioBahia
Uma coisa é mandar o sinal já distorcido pro power, outra coisa é o power distorcer, e isso só se consegue com volume alto, apenas.

Rafael A.
Veterano
# abr/11
· votar


Binohendrix

Outro exemplo clássico é o Hetfield que só usa o Jazz Chorus (SS) para sons cleans, tanto em estúdio quanto ao vivo (não me lembro se é desde o Master, ou o AJFA)


Também tenho um valvulado handmade, que o drive é mais vintage. O negócio fica bacana quando eu uso um drive ou um equalizer de boost. Aí vai até hard rock. Pra metal ele não alcança nem com boost, então eu deixo ele clean e uso o JH + o equalizer em V pra chegar na distorção desejada. Vale dizer que mesmo no clean ele casa muito bem com pedais.

Doggy
Veterano
# abr/11
· votar


Slashbr

Dime usava Randall's SS nos tempos do Pantera.

Jazz não é rock, não tem artista nenhum de rock que use SS, nem os que você referiu a cima.

Dimebag, James Hetfield (usa um Jazz Chorus em shows), Gary Holt também, se não me engano...

Não generalize.

Slashbr
Veterano
# abr/11
· votar


Sim o Hetfield usa o jc para clean apenas, porque os cleans do metal são completamente estéreis.

MauricioBahia
Moderador
# abr/11
· votar


Slashbr: Uma coisa é mandar o sinal já distorcido pro power, outra coisa é o power distorcer, e isso só se consegue com volume alto, apenas

Foi isso que eu disse.

Abs

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Valvulas e Boost