Uma solução para o ensaio?

    Autor Mensagem
    Henrique Leal
    Veterano
    # abr/11


    Pessoal pesquisei muito no fórum (to pelo menos a 3h pesquisando) en não consegui chegar a uma conclusão.

    Estou querendo comprar um par de caixas NCA 80W (com woofer de 8") ou NCA 100W (woofer 10"), me falaram que falante de 8" é ruim. Mas, pergunto, num presta nem pra ensaio? A qualidade cai muito de um 8" pra um 10"?

    Estou querendo as caixas para trabalhar com vocal no ensaio, já encomendei uma mesa amplificada behringer de 180W.

    Não estou encontrando informações sobre a confiabilidade da marca NCA nessa linha de caixas para PA (só vejo sobre caixas pra guitarra) e gostaria de saber se vocês tem informaçoes sobre a marca.

    Como disse, é apenas para ensaio, então quero saber se a qualidade dela já é suficiente, ou se a coisa é "porqueira" mesmo.

    Só mais uma duvidazinha (pra não emporcalhar o fórum com mais tópicos)... é possível fazer ou comprar pronto um cabo de audio de conector Speakon para P10? É muito caro isso?

    Brigadão pessoal!Abraço!

    Henrique Leal
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Tá difícil de achar respostas...

    Se alguem puder me tirar a dúvida sobre os falantes, se os de 8" com 80W já são suficientes para o vocal agradeço.

    DotCom
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Pro vocal, dá sim.

    erico.ascencao
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Henrique Leal
    O perigoso destas caixas para voz é a falta de potência. Uma regra prática que circula muito aqui no FCC diz que com um amplificador de guitarra de 50 W (transistorizado) com falante de 12", um amplificador de baixo de 150 W com falante de 15" ou 4x10" e uma bateria sem microfones já dá pra ensaiar. A questão é: quanto de potência para os microfones? Pelo o que já vi em alguns estúdios, as caixas para PA (que servem para vozes, violões e teclados) geralmente têm woofer de 12"ou de 15" e a potência é maior do que 200 W.

    As condções acima são ideais, porém eu já ensaiei e ainda ensaio em condições mais precárias - com um multi-uso de ~60W e woofer de 12" para voz e violão.

    Com relação à mesa amplificada, veja o que fica mais barato: caixas passivas e mesa amplificada ou mesa sem saída amplificada e caixas ativas.

    Luiz Frusciante
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    erico.ascencao
    Uma regra prática

    Concordo plenamente, mas depende ainda de quão Ogro é o baterista. Eu precisava de 100 W pra guitarra pra ensaiar xD

    erico.ascencao
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Luiz Frusciante: Concordo plenamente, mas depende ainda de quão Ogro é o baterista. Eu precisava de 100 W pra guitarra pra ensaiar xD

    Como é que você posicionava o amplificador? Não adianta tocar com ele no chão apontado pras canelas, nem com ele numa cadeira e com você a uns 50 cm a frente dele. O falante do amplificador deve apontar para a sua cabeça, senão você não o escuta direito.

    Luiz Frusciante
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    erico.ascencao

    Ele ficava virado pra mim, eu até ouvia a guit com uns 65, 70 por cento de volume, mas quem tava mais afastado falava que não ouvia a guitarra...

    erico.ascencao
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Luiz Frusciante: Ele ficava virado pra mim, eu até ouvia a guit com uns 65, 70 por cento de volume, mas quem tava mais afastado falava que não ouvia a guitarra...

    Caracas, então acho que o ampli não tem 100 W não hein. 100 W é coisa para caralho e pelo fato de só você conseguir se escutar parece que o problema é falta de volume do ampli mesmo.

    LipeGuitarrero
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Ele ficava virado pra mim, eu até ouvia a guit com uns 65, 70 por cento de volume, mas quem tava mais afastado falava que não ouvia a guitarra...

    Caracas, então acho que o ampli não tem 100 W não hein. 100 W é coisa para caralho e pelo fato de só você conseguir se escutar parece que o problema é falta de volume do ampli mesmo.


    Isso é o famoso "potência" vs. "qualidade".

    De que adianta potência se a qualidade do amp é uma bosta e faz ele soar como se tivesse metade da potência?

    Luiz Frusciante
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    erico.ascencao

    Tem sim, toquei com três amps...

    Um FM100H ligado numa caixa 4x12 da Crate, um Frontman 212r e um Valvestate 8080 (que tem 80W, porém..)

    LipeGuitarrero
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Frontman 212r

    Caramba, mesmo com um frontman ainda não ficou bom?
    Tem algo errado ai hein.

    Luiz Frusciante
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    LipeGuitarrero

    Não disse que não ficou bom, to falando que o baterista é um cavalo!!


    hahahahaha

    kiki
    Moderador
    # abr/11
    · votar


    Henrique Leal
    erico.ascencao
    nossa, eu ja ensaiei em condições absurdamente mais precarias dfo que essas descritas pelo mano erico...

    se voce ja encomendou a mesa amplificada, entao ja eras, só arrumar caixa.
    se nao, poderia pensar em comprar só um ampli multiuso, ou só uma caixa amplificada, tem umas que tem entrada direto (tipo duas entradas). pra ensaio resolvia mais facil.

    eu acho que a qualidade nao vai cair tanto por que voz nao precisa de tanto grave...

    DotCom
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    A voz tem um conteúdo mais parecido com a guitarra do que com o baixo. Ela tem mais médios. Então, não precisa do absurdo de potência que o baixo precisa, e nem de falantes enormes.

    LipeGuitarrero
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Não disse que não ficou bom, to falando que o baterista é um cavalo!!

    hahahahaha


    Amarra esse cavalo então ué kkkkk

    Henrique Leal
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Valew pessoal, bem, DotCom,
    erico.ascencao a minha preocupação é justamente com a potencia do som para o vocal, mas o local de ensaio nosso é minusculo, mas com as caixas que usávamos antes o som encobria ainda o vocal.

    O problema é que a bateria já está cheia de abafadores, e se baixarmos mais os instrumentos ela encobre. Nisso, o vocal teria que estar um pouco acima do volume dos instrumentos.

    kiki, já comprei dsede sexta. Eu estava preocupado com o conector Speakon, mas agora reli o manual e vi que ele tem saídas para P10 mono também. Como achei num preço bom a mesa amplificada que já vinha com reverbs, optei por ela (180W).

    Ainda não obtive unformações sobre a NCA, mas nessas condições, 2 caixas de 80W 8" daria? além do vocal, uma vez ou outra poderá ser ligada um teclado


    Também estou de olho numas Project Box, 200W / 15" que está uma oferta boa, eu iria gastar um pouquinho mais, mas a diferença de benefício compensaria em muito (apesar de excessiva potencia das caixas (ficaria 400W totais), mas que poderia compensar se mais pra frente formos usar o equipamento para shows e comprássemos um aplificador de 400.


    Não disse que não ficou bom, to falando que o baterista é um cavalo!!

    Toquei esses dias emprestado pra uma banda com um baterista desses.... .. minha caixinha de 50W para ensaio nem deu conta de aparecer se eu nao colocasse totalmente inclinada virada pra minha cabeça... mesmo assim ficou baixo pra caraleeo!!!

    Michel_Wylde
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Boa tarde a todos, sou o guitarrista da banda que o henrique toca, gostaria de ressaltar q agnt está em dúvida qto ao tamanho do falante visto que a banda também tem músicas com vocal gutural. Gostaríamos de saber qual o melhor custo x benefício do falante em todos os termos citados.
    Muito Obrigado a todos!

    Luiz Frusciante
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    LipeGuitarrero

    Tem umas leis do Metal aí que diz:

    "Alimente seu baterista três vezes ao dia."

    hahahaha

    erico.ascencao
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Henrique Leal: a minha preocupação é justamente com a potencia do som para o vocal, mas o local de ensaio nosso é minusculo, mas com as caixas que usávamos antes o som encobria ainda o vocal

    Aí fodeu tudo. Já ensaiei num estúdio minúsculo com o valvulado de 50 W perto do talo. Eu te digo que não escutava lhufas do que eu estava tocando. Quanto menor o lugar, mais cuidado deve-se ter com volume - aliás, nem o cuidado resolve, muitas vezes a bateria num lugar pequeno já se encarrega de foder todo o ensaio.

    DotCom
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Ainda não obtive unformações sobre a NCA, mas nessas condições, 2 caixas de 80W 8" daria? além do vocal, uma vez ou outra poderá ser ligada um teclado
    O teclado é que pode quebrar o esquema aí... Teclado faz qualquer som.... Se você usar um strings muito grave, vai precisar de bastante potência. Se usar só uma flautinha ou algo do tipo, até dá...

    DENNYSRENGIER
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Henrique Leal
    Estou querendo comprar um par de caixas NCA 80W (com woofer de 8") ou NCA 100W (woofer 10"), me falaram que falante de 8" é ruim. Mas, pergunto, num presta nem pra ensaio? A qualidade cai muito de um 8" pra um 10"?
    Se for usar somente pra voz, utilize o de 8 polegadas... se fosse amplificar também os instrumentos diria que no mínimo 2 caixas de 15'' drive titanium, e se possível crossover para as caixas (caso não forem ativas)... se vai usar somente voz... sem problemas....
    Não estou encontrando informações sobre a confiabilidade da marca NCA
    Pra o que precisa é muito bom... bem construído, e com speakon...
    Posso afirmar que vai ter muitos shows em que o P.A da casa é tão podre que vai sentir falta destas caixas do ensaio... (experiência própria).
    é possível fazer ou comprar pronto um cabo de audio de conector Speakon para P10? É muito caro isso?
    acho que já descobriu ai... use cabo P10-P10, todo speakon vem com entrada P10 integrada ao speakon.

    Homem Guitar
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    o que o DENNYSRENGIER falou está certo

    Pra voz vc utiliza de 8" a 12" (eu gosto mais de 12"), SÓ QUE, se vcs mudarem para um lugar com mais espaço, vc vão precisar microfonar o bumbo, e talvez outros instrumentos, isso precisaria de duas ou três de 12"/15" com mais potência.

    Veja tbm se casa o Ohms da sua mesa amplificada com as caixas, geralmente isso dá muita dor de cabeça na hora de montar e pode danificar o equipamento.

    Essa NCA me pareceu muito boa tbm, li por aí que os componentes são ótimos, agora é saber se esses 80w são reais mesmo, então se fosse vc, compraria a de 100w.

    Pense em algo para ensaio por enquanto, muitas bandas vem com idéias pra shows de 100, 200 pessoas, investem 10.000 em equipamento (preço razoável), mais não sabem usar, manter, sem contar o trabalho de carregar tudo, então faça uma coisa pro ouvido de vcs.

    Lembre-se de uma coisa na hora de ensaiar, lugar minúsculo é mais difícil de equilibrar o volume dos instrumentos, pense 3x antes de aumentar o volume do instrumento no ensaio, então procure o melhor lugar para os amplificadores e as caixas ficarem.


    Não se arrependam de comprar a mesa amplificada,é 10x melhor que multi-uso.

    Mais informações - http://audiolist.org/forum/index.php

    Quando estiver pronto seu estúdio, poste aqui como ficou.

    Abraço

    Henrique Leal
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Pessoal, valew mesmo pelos comentários.

    DENNYSRENGIER como você disse que a de 8" era suficiente para o vocal, acabei comprando a de 10" com tranquilidade... estão a caminho já (2x100W de 10").. assim, também fico mais tranquilo de ligar as caixas sem se preocupar em saturar as caixas e com uma pequena folga ainda.

    Homem Guitar Pensei nisso de microfonar bateria depois, mas o que a grana deu foi pra essas 2 que comprei.. mas estão de bom tamanho.. e a mesa amplificada pesquisei bem e foi o melhor custo-benefício vsto que os cabeçotes+mesa saiam bem mais caros... e ainda com a vantagem da mesa ter efeitos em 24bit.... agora.. só esperando chegar tudo pra ouvir o resultado.

    Valew mesmo pelos comentários galera!

    guitarg3
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    erico.ascencao
    caramba... potência das caixas para voz é maior que a potencia do cubo de baixo?

    Henrique Leal
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Tievmos que ensaiar esse final de semana sem o equipamento ainda.. tive que isar minha caixa de teclado Meteoro 50W pra voz... até que o som ficou bom, mas a potência é realmente baixa.. detalhe: estavamos sem bateria nessa semana...


    Ah.. outro detalhe que não postei sobre o motivo de eu ter comprado a de 10"/100W e nao a 8"/80W foi o fato da de 100W ter 3 canais (falante para médios) enquanto a de 80 era só o piezo e o woofer. Como é pra vocal, acho que é com considerar os médios.

    Assim que chegar eu falo como ficou com os equips!

    Henrique Leal
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Galera, ensaiamos hoje, e o som ficou muito bom! os efeitos da mesa sobretudo os Reverbs deram outra cara para o vocal, e estamos "estudando" o uso de alguns outros efeitos em determinadas músicas.
    Só um "detalhe" para o qual não me atentei que acabou ocasionando um gasto maior, foi que a mesa funciona com 180W com falantes de 4omhs... para falantes de 8ohms ela funciona a 100W, entao estando no máximo temos "apenas" 100W com 2 caixas... mas de qualquer modo foi mais que suficiente pro ensaio.. e há de se pensar futuramente, tendo que carregar equipamento próprio, comprar mais um par com 2 de 80W...
    Mas, o geral, ficou show como equip novo! recomendo a mesas amplificadas, quem tiver procurando equipamento masi em conta e achar uma por ai, vale testar! Custo-benefício perfeito!

    wiskeria
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    falante de 8 não rola, se for comprar compre de 10 pra cima!
    12 seria bom!

    carlos adolphs
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Henrique Leal
    Bom dia!Acompanhei de longe o seu problema e esperei vc testar as suas caixas de voz para ter uma idéia do que acontece.Como tenho estúdio a vários anos, já passei por situações semelhantes.Bom, para "afinar" ainda mais seus ensaios, considere alguns conceitos.Primeiro analize um PA de palco:Temos em uma configuração mínima, as caixas de frente, viradas ao público, cuja função é levar o som de toda a banda para o povo.Isso vc necessita sómente se tiver público no ensaio.Temos a seguir , as side fill, que servem para levar todos os sons da banda para as laterais do palco, virados para dentro, com ganho de instrumentos ou voz , proporcional à quem está próximo dela, ou seja, se o guitarra fica mais próximo dela, vc dá um gáz para a guitarra, sómente naquela caixa, para o guitarrista ouvir seu som com mais intensidade sobreposto à banda.Depois temos retornos individuais para cada instrumento, no qual 80% do som é do instrumento e cerca de 20% de outros da banda, para reforçar o que vem do side-fill.Como o ouvido humano tem uma proteção que faz com que ele se auto-regule para ouvir o som mais forte, é natural que um batera "cavalar" cubra todo mundo.Na realidade o teu ouvido regulou isso, pois a pancada nos couros gera muuuiiitoo mais SPL que os amplis de vcs.Os picos de SPL de bumbo, caixa e ataque chegam a equivaler a amplis de 1000W de guitarra, em mesmo ambiente.OK, muita conversa e pouca prática.O que vc pode fazer, pegue com os amigos e vizinhança, todas as caixas de som que vc puder(de sons caseiros), ligue-as de modo a conseguir uma impedância boa , tipo 8 ohms, conectando as mesmas com fios bem compridos.Faça diversos pedestais de madeira para colocar as caixas na altura da cabeça de cada integrante da banda.Ligue-as a qualquer ampli de potência média(em torno de 50/60W tá bom, pode ser o ampli de qualquer som antigo).Na entrada desse ampli, ligue o cabo da saida auxiliar da sua mesa e regule para que vcs tenham um bom som de retorno somado ao das caixas principais.Com isso vc vai aumentar a intensidade do som geral pra vc e com a qualidade da mesa, vc vai gostar, tenho certeza.Solução caseira para o problema.Um abraço.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Uma solução para o ensaio?