Landscape Predator 20 Triex x Roland Cube 20XL

    Autor Mensagem
    SlashWylde
    Veterano
    # fev/11


    Olá pessoal, blza?

    Estava irredutível quanto a compra do ampli Predator Triefx, mas eis que dei de cara com um Roland Cube 20XL (o novo).
    Assisti a vídeos e pelo que me parece tem um bom clean e as distorçoes e efeitos são bem convincentes...

    Mas aquela velha duvida nao sai ta ligado?
    Qual dos dois teria distorçoes melhores, qual dos dois tem mais qualidade de som, e qual dos dois tem um grave melhor?

    Quem puder me ajudar agradeço.
    Abçs

    SlashWylde
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Ah, e não me peça m pra testar por que aqui na cidade não tem nenhum dos dois... Vou ter que fazer minha compra pela net...

    Igormusic
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    SlashWylde
    Voto: Roland
    Motivo: Tenho o Landscape

    rsrsrs

    A distorção do Landscape não me agradou muito não...
    Eu fiz um mini review dele comparando com outros modelos em um tópico recente...
    Os graves estão melhor agora, mas porque troquei o falante por um Selenium 8G1, que é muito mais equilibrado e deixa o som um pouco mais "definido" nos graves. Os agudos estão menos irritantes, mas o som ainda chega comprimidíssimo e seco no falante... aí ele não faz milagre!!!

    Nunca toquei no Roland, mas se o que você procura é boa distorção, não creio que vá achar isso no Landscape.

    Ainda assim é um bom amp de estudos. Tem aí seus méritos pelos efeitos embutidos.
    Mas só de olhar os tópicos relacionados aqui em baixo, dá pra ver que existem outras comparações. Dá uma olhada na busca.


    Abraço!!!

    Bog
    Veterano
    # fev/11 · Editado por: Bog
    · votar


    SlashWylde

    Eu não conheço essa marca Landscape, mas tenho alguma experiência com os Roland Cube.

    O 20XL não tem muita potência e tem falante de 8", então não espere dele volume suficiente para apresentações nem graves estremecedores. Ele tem volume e punch de sobra para tocar em casa, mas não vai muito além disso. Considerando isso, é um amp legal, cheio de recursos.

    Diferente dos transistorados normais com falante de 8", o Cube não fica abelhudão, porque não depende do falante para atenuar os agudos (como em amps convencionais): ele faz isso usando modelagem digital. O fato de ter o preamp e os efeitos digitais é uma coisa meio polêmica: eu pessoalmente não tenho nada contra, porque não estamos falando de um amp que concorre com valvuladões vintage, e sim com transistorados pequenos e valvuladinhos com pouquíssimos recursos. No geral, você troca um pouco da dinâmica e maciez que você teria com um Fender Champ da vida por uma tonelada de efeitos e distorção convincente, coisa que transistorados pequenos e valvuladinhos single ended raramente oferecem. A principal contrapartida aqui não é a qualidade do som, e sim o fato de que, por ser basicamente um computadorzinho, o Cube não pode ser facilmente consertado caso dê problema: você pode precisar trocar a placa inteira, o que pode custar caro, e isso se você encontrar a bendita da placa daqui a 10 anos. Mas no geral, isso não deve ser uma grande preocupação, porque a Roland é renomada pela robustez dos seus produtos. Exatamente por serem pau para toda obra, os Roland Cube estão entre os prediletos do pessoal que toca na rua aqui no Japão.

    Agora, no teu lugar, eu consideraria com carinho a possibilidade de pegar um Cube 40XL. O looper e o falante de 10" fazem toda a diferença. Ao meu ver, na linha dos practice amps é difícil conseguir coisa melhor que isso. Na verdade, se eu não pudesse ter os amps e efeitos que tenho e precisasse jogar tudo fora para ficar com um único amp para tocar em casa, eu muito provavelmente pegaria um Cube 40XL.

    Espero ter sido útil de alguma forma...

    SlashWylde
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Igormusic

    Igor voce como sempre muito util cara, valeu ;D

    Bog

    Pow cara, SHOW de bola sua ajuda, valeu mesmo cara!
    mas infelizmente

    Alguém mais..?
    Será que existe como também colocar um falante de 10" num ampli com falante de 8" ?

    Bog
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    SlashWylde
    Será que existe como também colocar um falante de 10" num ampli com falante de 8" ?

    Em alguns casos é possível, mas não é tão simples assim no Roland. Os Cube não têm falantes normais de guitarra, são falantes muito mais flat (mas não são full range), desenhados para trabalhar em conjunto com as simulações digitais. Achar um substituto que funcione a contento pode não ser tão fácil. Já em amps com circuito mais convencional (ou pelo menos com falantes convencionais), é um tipo de upgrade comum, desde que a caixa tenha espaço para o novo falante, obviamente.

    Mas uma coisa importante: qual a aplicação do amp? Praticar em casa? Ensaiar com banda? Fazer aparesentações? E tocar o que, metal, rockão e coisas do tipo?

    Igormusic
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    SlashWylde
    Igor voce como sempre muito util cara, valeu ;D
    São seus olhos rsrsrs


    Será que existe como também colocar um falante de 10" num ampli com falante de 8" ?
    Como disse o Bog, em alguns casos sim... tanto pelo tamanho, quanto pela viabilidade...

    No caso do Landscape, ele tem disponível pro falante na parte da tela 34 cm (largura) x 23 cm (altura).

    Abraço!!!

    SlashWylde
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Valeu galera voces são foda!

    Bog

    Seria pra tocar em casa, mas eu queria um bom falante pra dah uns graves decentes, quando eu quiser tocar um rockão.. E alías, as vezes vou querer dah uma radicalizada num metal.. Por que nao?
    Daí seria bom um ampli no porte e qualidades do roland 20xl com um falante de 10" pra dah um punchzinho a mais...

    Bog
    Veterano
    # fev/11 · Editado por: Bog
    · votar


    SlashWylde
    Seria pra tocar em casa, mas eu queria um bom falante pra dah uns graves decentes, quando eu quiser tocar um rockão.. E alías, as vezes vou querer dah uma radicalizada num metal..

    Neste caso, eu realmente acho que você deve tomar cuidado com qualquer amp convencional com falante de 8" (não se aplica ao Cube). Motivo: normalmente, distorções pesadas são bem abelhudas, porque têm os picos do sinal quase "quadrados", abarrotados de componentes agudos. Isso é equilibrado pelo fato de que falantes de guitarra atenuam frequências agudas. Quanto maior o falante, menor a resposta nos agudos e melhor a resposta nos graves. Ocorre que falantes de 8" normalmente não conseguem segurar a abelhice de distorções pesadas. Alguns fabricantes resolvem isso usando filtros antes do falante (sei que alguns Peavey têm isso), a Roland usa modelagem digital, mas certamente tem fabricante que deixa o trabalho todo para o falante.

    Infelizmente, é o tipo de coisa que você só vai saber testando o amp ao vivo.

    Daí seria bom um ampli no porte e qualidades do roland 20xl com um falante de 10" pra dah um punchzinho a mais...

    Bom, como eu disse, não é tão simples assim substituir o falante de um Roland Cube, pelas características do projeto do amp. É possível, mas pode dar bastante trabalho encontrar um falante que "case" bem com a modelagem digital dele. Creio que pelo preço de um Cube 20XL, um falante de 10" e mais o serviço de fazer a substituição, você compraria sem problemas um 40XL ou outro amp com falante de 10".

    Na verdade, eu acho que em volumes muito baixos falantes de 10" são até melhores que os de 12", que ficam lamacentos e praticamente imploram para você aumentar o volume mais do que devia. Não adianta nada você ter graves que fazem tudo tremer se depois de 2 minutos o síndico aparece na tua porta falando que vai chamar a polícia, hahaha.

    Dependendo do volume, talvez até o Cube 20XL com seu falante de 8" consiga dar conta do recado. Mas novamente, isso é o tipo de coisa que você só vai conseguir saber testando. No meu quarto, eu deixo sempre um ampzinho com falante de 5" (!), e para quando toco de noite tá mais que bom.

    Igormusic
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Bog
    Perfeito =)

    SlashWylde
    Cara, é um amp que eu nunca testei, mas gosto muito do pré dele...
    O Borne Orbit
    Talvez pra você compense mais do que comprar um amp de 8" + falante e adaptar na caixa.
    http://www.nickmusic.com.br/details/13359/amplificador-borne-orbit-103 0-florescente-10-30wts-codigo-13359

    Pela anatomia do amp, dá pra ver que ele valoriza os graves... se é o que está procurando, vê se acha ele pra testar.
    Só não tem efeitos de modulação, somente distorção.


    Abraço!!!

    SlashWylde
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Bog

    Pow cara valeu!
    Mas então voce quer dizer que o falante maior tem menos agudos que um menor..?
    Eu moro em apartamento, mas acho que em algumas ocasiões vou poder usar o ampli em volumes médios, e mesmo com um volume o suficiente pra "encher" um quarto fechado gostaria que ele tivesse bons graves.. Não pra fazer shows.. mas graves suficientes que de pra fazer um som bom dentro de um quarto com volumes médios..

    Bog
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    SlashWylde

    Mas então voce quer dizer que o falante maior tem menos agudos que um menor..?

    Normalmente sim. De forma muuuito geral, falantes maiores soam mais equilibrados em volumes mais altos, e são menos abelhudos. Falantes menores às vezes ficam ruins com distorção pesada (repetindo: quando o amp não tem algum outro filtro), e em volumes altos podem ficar estridentes demais e até estalar, mas em volumes mais baixos soam menos lamacentos.

    Eu realmente não sei bem o que seria melhor para o teu caso. Não me arrisco a dizer "vai fundo" porque não tem como eu saber o que você vai preferir (sem contar que eu nem toco metal!). Lembre-se apenas que os graves não dependem somente do tamanho do falante, mas também do modelo/marca, das características da caixa (mais funda e closed back = mais graves), e outros truquezinhos. Por exemplo, deixar o amp em contato direto com o chão aumenta a percepção dos graves, enquanto deixar o centro do falante apontado para a tua cabeça aumenta a percepção dos agudos.

    Acho legal você conhecer bem o que vai comprar, mas se vai sem testar, creio que chega um momento no qual nenhuma informação nova pode ajudar. Uma hora você vai ter que pular de cabeça, e aí tirar o que for possível do amp. EU - opinião pessoal e intransferível - acho que nessa categoria de amps pequenos e acessíveis, os digitais como o Cube dão um banho nos transistorados mais convencionais.

    lipe_2104
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Gente, sem querer atrapalhar o tópico do amigo aê \o
    Então, eu tenho uma Boss GT-10, e preciso de um amp pra tocar na minha igreja,
    um meteoro do outro guitarrista desse atomic drive pequeno aí acho que 15 watts, segura legal lá,
    meu wattsom tá aguentando microfonado, tranquilo e tal,
    então queria qualidade,
    vocês me indicam o Roland Cube 40xl?

    abraços

    Bog
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    lipe_2104
    vocês me indicam o Roland Cube 40xl?

    Para usar com a GT-10? O problema é que um dos atrativos do Cube é exatamente o conjunto de efeitos e simulações... só que a maior parte deles vêm da mesma fonte da GT-10. Levando-se em conta que simulação de amp sobre simulação de amp não costuma ser um bom negócio, você provavelmente teria que ignorar os preamps da GT-10, ou ligá-la no aux. Levando-se em conta isso e o fato de que o Cube 40XL não é exatamente um amp para shows - ele é ótimo para tocar em casa, e talvez aguente um ensaio apontado para você, mas mais que isso pode ficar complicado - eu acho que nao seria o que há de melhor para você. O que EU faria no teu lugar em vez de microfonar ampzinhos seria ligar a GT-10 direto no mixer, com simulação de amps e gabinetes. Bem regulada, soa indistinguível de um amp microfonado (lembrando sempre que não estamos falando aqui de valvuladões) - tanto que os Cube são montados em torno de falantes mais ou menos flat e simulações do mesmíssimo tipo das que vêm na GT-10.

    lipe_2104
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Bog

    Fala cara,
    muito obg pela ajuda hehe..
    Mas o negócio é que o amp serve apenas de retorno pra mim, ligando na mesa (já fiz isso outras vezes), eu fico praticamente sem me ouvir.
    E a grande parada é que, por causa de uns problemas, eu tô com crédito na musicware, por isso tive a idéia do amp..

    Valeu mesmo pela ajuda cara \o\

    abração

    Bog
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    lipe_2104

    Neste caso, você poderia comprar em vez de um amp, um retorno mesmo, uma caixa ativa inclinada. Você pode ligar a GT-10 ao mesmo tempo no retorno e na mesa, e ouvir o mesmo som que vai para o público.

    lipe_2104
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Bog

    ôpa, valeu cara!
    Vou dar uma olhada aqui \o

    abç

    SlashWylde
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Pow esse Bog é um wikipedia mesmo..kk
    Um verdadeiro "Fala que eu te escuto" kk

    Pow valeu cara, você foi de ótima ajuda para mim e acredito que para o lipe_2104 também..

    Valeu velho abraçao! ;D

    lipe_2104
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    SlashWylde

    Com certeza, o cara é demais, e ainda super atencioso!

    aliás ele e o Igormusic
    abç

    Bolívar
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    A roland domina o clean de amps transistorizados, e o cube não é excessão. O volume que vc vai tocar é que vai decidir entre o 20xl ou 40xl. Tenho o cube 30x e o bicho pede volume no minimo 3.5 pra secar a lama, e isso ja é alto demais pra tocar a noite sem acordar a casa toda

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Landscape Predator 20 Triex x Roland Cube 20XL