Válvula Inversora e Válvula no Cilindro Dúvidas!

    Autor Mensagem
    Del-Rei
    Veterano
    # fev/11


    Galera.. É o seguinte: Entrei há pouco tempo no ramos dos valvulados e gostaria de entender melhor a parte interna dele.

    Outro dia abri meu amp e observei que tem uma válvula que fica dentro de um cilindro de metal.

    E um camarada aqui do FCC, o Fernando, me falou sobre uma válvula inversora, que seria uma das 12ax7, no pré.

    Ele me passou ESTE LINK, mas achei técnico demais, e não explicou pra que serve.


    Não saco nada de eletônica, e queria uma explicação básica sobre algumas coisas...


    1) Válvula Inversora:

    a) O que é e pra que serve?
    b) Como diferencio? São completamente iguais às "não-inversoras".
    c) O que acontece se eu retirar as válvulas, e na hora de recolocá-las trocar sem querer a posição com uma "não-inversora"?


    2) Válvula do Cilindro:

    a) Por que fica no cilindro?
    b) Qual a função do cilindro?
    c) A válvula é uma 12ax7 comum, ou tem que ser algum tipo especial?
    d) O que acontece se trocar com as que ficam fora do cilindro?

    Bom, é isso.

    Agradeço a atenção.

    Falou!!!


    Um aceno de longe!!!

    The Man Who Sold The World
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    cara eu acho que valvula iversora é a mesma coisa que e retificadora que transforma o sinal ac em dc, alguns amplificadores usam diodos outros valvulas, nao entendo muito de valulas mas acho que é isso

    tatus
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Del-Rei,
    Você ta fazendo perguntas técnicas e não quer respostas técnicas?
    Para entender o que é inversora tem que entender o que é push-pull, o que é sinal, fase, como funciona a potência do ampli e os outros estágios do ampli, etc.
    Se não quer resposta técnica a única coisa que posso te dizer é que a inversora de sinal inverte o sinal!
    Tem muito material bom na net para você ler. Se quer entender mesmo vai ter que ler, não tem como fugir.
    Caso contrário seria a mesma coisa que querer aprender história vendo só as figuras do livro.
    As válvulas inversoras muitas vezes são iguais às válvulas de pré então se ambas estiverem boas não tem problema trocá-las de lugar.
    O cilindro é para evitar interferências e microfonias nas válvulas pré amplificadoras.
    Larga mão de ser preguiçoso e vai estudar! rsrs

    Del-Rei
    Veterano
    # fev/11 · Editado por: Del-Rei
    · votar


    tatus
    Fala!!! hehe.

    Pô, cara... De qualquer forma, obrigado pelas explicações!!!

    Mas deve haver alguma forma de explicar, do tipo "Serve para evitar que sobrecarregue as outras válvulas" (exemplo) ou algo do tipo.

    Inverter o sinal eu suspeitava... hehehe. Mas pra que inverter o sinal? Qual o motivo de inverter o sinal..? Explode se não for invertido o sinal?

    Aqui no FCC não tem nenhum tópico explicando isso, e por que não poderia passar a ter?
    Afinal, passaria a ser uma boa fonte no Google. Que aliás, não achei nada que explicasse pra que serve.

    Mas valeu pela explicação do cilindro... hehehe.

    Falou, cara!!!


    Um aceno de longe!!!

    tatus
    Veterano
    # fev/11 · Editado por: tatus
    · votar


    Del-Rei,
    A inversora pega um sinal em fase e joga dois sinais para a potência, um em fase e o outro em contra-fase(invertido). Pode reparar que todo ampli Push-Pull tem válvulas de potência sempre em números pares, duas, quatro, seis, etc...
    Levando em conta que o sinal tem uma parte negativa e a outra positiva, cada lado da potência amplifica o que recebeu da inversora separadamente.
    Esse sinal é "mixado" denovo dentro do transformador de saída que leva o sinal até o alto falante.
    Essa explicação é bem simples mas da para você ter uma ideia.
    Tem muita coisa no FCC sobre isso, é que normalmente os tópicos não começam do jeito que acabam então tem que dar uma garimpada mesmo.

    MKazan
    Veterano
    # fev/11 · Editado por: MKazan
    · votar


    Del-Rei
    seguinte.
    a valvula inversora é uma valvula de pré-amplificação identica a qualquer outra. Dependendo do projeto pode ser uma 12AX7, 12AU7, 12AY7 ou qualquer outra da família.
    A valvula em si é a mesma que qualquer outra de pré. A diferença está na função que ela está exercendo no amp.

    As outras valvulas de pré estão elevando a amplitude (tensão) do sinal da guitarra a um nível que o estágio de potência possa trabalhar. Além disso, geram algum drive.

    A valvula que está na posição inversora está fazendo outra coisa. (esse nome "inversora" não é um nome lá muito bom para a função dela)
    Se seu amp tem inversora, com certeza ele é do tipo pushpull. Isso significa que você tem pares de valvulas de potência. (2 valvulas, 4 valvulas, 6 valvulas, algo assim. um número par).
    O seu amplificador separa as valvulas de potência em 2 grupos (por isso estão em numero par). O sinal que vem da guitarra é uma onda que possui um ciclo positivo e um negativo, um grupo de valvulas de potencia amplifica o ciclo positivo enquanto o outro grupo amplifica o ciclo negativo.
    A valvula inversora é quem está fazendo essa divisão: ciclo positivo pra lá, ciclo negativo pra cá.

    menos tecnico que isso, só se eu começar a contar mentira para você.

    The Man Who Sold The World
    Retificação é outra coisa, não tem nada a ver com isso.

    Del-Rei
    Veterano
    # fev/11 · Editado por: Del-Rei
    · votar


    tatus
    MKazan
    Hum... Valeu!! Agora estou começando a entender algumas coisas....
    Muito bom!!!


    A valvula em si é a mesma que qualquer outra de pré. A diferença está na função que ela está exercendo no amp.

    Então, na verdade, seria o "bocal" onde a válvula se encaixa que tem uma função diferente dos demais "bocais" do pré..? E não a válvula em si... Entendi!
    Então, não é a válvula que é inversora, ela apenas assume o papel de inversora de acordo com a classe do amp, e de onde é encaixada ("bocal"), certo?

    Meu amp tem 3 12ax7B.
    No site da VOX diz apenas 12ax7, mas quando abri o amp, nas válvulas tinha esse B em todas do pré.

    Se, depois de uns meses usando as válvulas, eu resolver trocá-las de posição aleatoriamente (a do cilindro, a inversora e a "normal"), causará algum dano ao amp??



    e seu amp tem inversora, com certeza ele é do tipo pushpull. Isso significa que você tem pares de valvulas de potência. (2 valvulas, 4 valvulas, 6 valvulas, algo assim. um número par).

    Sim, são 2 EL34.
    Engraçado, em amps sempre li sobre válvulas do power em 2 ou 4.
    Nunca mais, nem menos.... Seja EL34, EL84, 6L6, etc, sempre pares 2 ou 4.... Interessante.
    Coincidência, talvez.

    Meu amp (15W) tem 2 EL84.
    Se fosse apenas 1 EL34 teria que ser outra Classe de amp, certo?
    Mas isso mudaria alguma coisa no som final do amp, ou apenas é uma eletrônica diferente, que no final daria o mesmo tipo/timbre de som?


    Qual a vantagem de se ter sinal positivo e negativo no amp?
    (Quero dizer: O que difere, na prática (som) de amps com apenas sinais positivos?)


    Desculpem se pareço colocar perguntas demais, mas é que sempre que leio sobre Classes de amps, vejo textos com definições do tipo:
    "Conduz o sinal em 360°, conduz em 180°, conduz entre 180° e 360°, etc".

    Pelo ridículo pouco que talvez eu tenha compreendido, um amp Classe A (Single Ended..?) tem característica de som mais clean, enquanto o Classe B (Push-Pull..?) teria um som mais distorcido....
    É mais ou menos isso, ou viajei na maionese??


    Galera, MUITO obrigado pelos esclarecimentos.
    Estão ajudando bastante mesmo.

    Falou!!!


    Um aceno de longe!!!

    tatus
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Del-Rei,

    Por ter funções diferentes provavelmente o desgaste vai acontecer de forma diferente, então dependendo de como trocar as válvulas de lugar pode ser que presencie uma diferença sim, as vezes não.
    Isso depende de como o ampli é projetado e das características de cada válvula. Elas não saem da fábrica exatamente iguais.

    Se fosse apensa uma el84 obrigatoriamente o ampli seria SE, sempre em classe A. Onde uma válvula não deixa de conduzir por instante algum.
    No amplificador Push-Pull enquanto uma conduz a outra não, exceto em certos amplificadores que quando uma esta quase deixando de conduzir a outra já começa. No vox acontece isso.

    Não, o som muda completamente, alias a qualidade do som na topologia SE é superior à topologia Push-Pull em guitarras. É claro que há controvérsias. Não vou entrar em subjetividades.

    Não tem dessa de sinal só positivo.
    Acontece que o sinal é uma onda senoidal que tem lado positivo e lado negativo. Da inversora saem os dois separadamente para serem amplificados cada qual no seu quadrado, digo, cada qual por um lado da potência.
    Normalmente a maioria dos pré amplificadores (mas depende do circuito) fornecem primeiro a parte positiva do sinal à inversora; então quando o circuito da inversora atua, fornece o sinal para ser amplificado em sua parte positiva para um lado da potência (o Push) e a parte negativa para o outro lado da potência (o Pull).

    Quanto ao timbre; Sim, esta viajando na maionese, uma coisa não tem nada haver com a outra.

    carlos adolphs
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Del-Rei
    MKazan
    tatus
    Uia!A coisa tá pegando.Depois das explicações do Tatus e do MKazam, resta pouco a falar.Mas pode-se colocar em linguagem leiga, algumas explicações:
    1-As válvulas da série 12XX7, tem todas a mesma conexão dos elementos internos, permitindo a intercambialidade entre elas.Lógico que conforme as letras internas no nº, vão fazendo com que saibamos o tipo exato da válvula, e , com isso, seu ganho, potência, corrente, etc.A letra de sufixo(A,B,C,X,WXT,etc)define caracteristicas como ruido interno, rigidez mecânica, temperatura de funcionamento, ou seja, são versões melhoradas porém totalmente intercambiáveis, com alguma diferença de desempenho, para melhor ou pior.
    2- Os amplificadores classe A(SE), com uma power, realmente tem o som mais puro, pois trabalha na parte linear da curva de funcionamento da válvula, e inerente à topologia, não produz distorção quando dentro dos parâmetros.A desvantagem é que para que isso ocorra, ela é polarizada de maneira que sempre conduza uma corrente mais alta, que sobe ainda mais quando aplicamos o sinal, sendo assim, tem uma baixa relação potência/consumo.Mas o som é incrivel, pra quem gosta de clean.
    3- A valvula inversora é usada em circuitos de classe AB e B1/B2.É o famoso push pull.As duas seções internas da válvula são ligadas de maneira que uma amplifique o sinal direto e a outra o inverta em 180º elétricos.O sinal é levado então à um par de válvulas de potência, cujas placas estão conectadas a fonte por meio de um trafo de saída com derivação central.A fonte entra na derivação e cada uma das pontas do enrolamento vai para a placa de cada uma das powers.Qual o efeito disso?Ora, a válvula conduz sómente no semiciclo positivo, então aquela que é alimentada de sinal pela seção direta da inversora, conduz , enquanto a seção inversora permanece quieta.Quando o sinal começa a excursionar para o lado negativo, a seção direta começa a decrescer a corrente, enquanto a seção inversora vai invertendo o sinal negativo em positivo, fazendo que agora a outra power conduza.Com isso, o sinal das duas powers é somado no trafo, duplicando a potência entregue ao alto falante.Por isso esse tipo de ampli é mais forte.Aí vc vai dizer:Então o SE só amplifica o sinal positivo?Não, como ele é polarizado com uma corrente constante, quando o sinal chega positivo o ampli vai a corrente máxima e quando negativo, cai à corrente mínima, sem nunca chegar a zero, o que permite seu funcionamento.Já o push-pull classe B, tem passagem por zero e ao chegar nessa região, sofre uma deformação rápida no sinal, que introduz distorção.Assim, nunca um classe B vai ganhar de um Classe A no quesito clean.
    4-Como já havia explicado a vc via e-mail, o cilindro em torno da válvula pré é para evitar microfonia mecânica e interferências eletrostáticas e de rádio-frequencia(se for de aluminio).Se for de ferro ou metal amarelo, além das anteriores, também evita indução de ronco da rede, causado por indução eletromagnética.
    Véio de férias fala demais,né?Desculpem a extensão!
    Abcs a todos!

    Marcosrcf
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Muito bom o tópico! Deu uma esclarecida aqui também!

    wiskeria
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Del-Rei
    ta curioso? vai estudar, se bem que um pouco de google ja resolve o teu caso...

    MKazan
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Del-Rei
    Então, não é a válvula que é inversora, ela apenas assume o papel de inversora de acordo com a classe do amp, e de onde é encaixada ("bocal"), certo?
    É, podemos dizer que sim.
    É como eu um ônibus, tem o assento do motorista e o assento do cobrador.
    Você pega dois homossapiens idênticos, cada um com 2 braços e 2 pernas, iguaizinhos. O que sentar no banco lá da frente vai fazer papel de motorista, o que sentar no banco lá do meio vai fazer papel de cobrador. Mas os dois, tecnicamente, são o mesmo tipo de ser vivo.

    Se, depois de uns meses usando as válvulas, eu resolver trocá-las de posição aleatoriamente (a do cilindro, a inversora e a "normal"), causará algum dano ao amp??
    Entre as valvulas de pré e a inversora não tem problema nenhum. Só não pode pegar as 12AX7 e querer colocar no lugar da valvula de potencia ou da retificadora, aí sim da problema.
    Mas trocar 12ax7 entre 12ax7 não tem problema nenhum, exceto é claro, pelo fato de que possivelmente uma vai estar mais desgastada que a outra então a sonoridade pode ser alterada.

    Se fosse apenas 1 EL34 teria que ser outra Classe de amp, certo?
    Sim, seria um amplificador Single Ended e portanto obrigatoriamente um amplificador Classe A.

    Mas isso mudaria alguma coisa no som final do amp, ou apenas é uma eletrônica diferente, que no final daria o mesmo tipo/timbre de som?
    Todo o funcionamento é diferente. Para começar, amplificadores classe A tem um pior rendimento na relação consumo/potência mas por não dividirem a onda em dois semiciclos não existe também a distorção crossover e portanto o timbre é mais fiel. A distorção do power Classe A também é bem diferente pois é bastante assimétrica o que, na minha opinião pessoal, deixa o timbre saturado bem mais rico, diferente da saturação dos Push-Pull que tendem a ser mais simétricas.

    Qual a vantagem de se ter sinal positivo e negativo no amp?
    Não tem vantagem nem desvantagem. É uma caracteristica de toda onda sonora. Toda onda tem obrigatoriamente um ciclo positivo e um ciclo negativo.

    Pelo ridículo pouco que talvez eu tenha compreendido, um amp Classe A (Single Ended..?) tem característica de som mais clean, enquanto o Classe B (Push-Pull..?) teria um som mais distorcido....
    É mais ou menos isso, ou viajei na maionese??

    Mais ou menos...
    O Push-Pull pode apresentarm um defeito chamado "distorção crossover", que ocorre quando a soma dos ciclos positivo e negativo não acontece no momento certo. Esse defeito não existe no Single Ended.
    Ambas as classes têm seus prós e contras. Existem caracteristicas onde o Single Ended é melhor, existem caracteristicas onde o Push-Pull é melhor. Escolher entre um ou outro depende muito do resultado que se espera.

    Galera, MUITO obrigado pelos esclarecimentos.
    Estão ajudando bastante mesmo.

    Disponha, estamos aqui para isso.

    Fernando
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    MKazan
    Entre as valvulas de pré e a inversora não tem problema nenhum. Só não pode pegar as 12AX7 e querer colocar no lugar da valvula de potencia ou da retificadora, aí sim da problema.
    Mas trocar 12ax7 entre 12ax7 não tem problema nenhum


    Opa! Se pode trocar uma válvula de pré 'normal' com a inversora, o que vem a ser uma válvula "balanceada"? Comprei um kit de JJ da Eurtubes para meu Vox AC15, e uma das 12AX7 veio identificada como "Balanced tube for phase inverter". E, segundo eles, ela tinha que ser colocada na posição da inversora obrigatoriamente.

    Qual a diferença?

    MKazan
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Fernando
    as valvulas 12ax7 e as da mesma família não são 1 válvula, na verdade são 2 válvulas dentro do mesmo invólucro.
    Tecnicamente, existem 2 válvulas triodo identicas dentro do invólucro da 12AX7. Vamos chamá-las de A e B.

    Teoricamente, os triodos A e B são idênticos. Mas na prática, não existem duas válvulas idênticas no mundo. sempre haverá alguma diferença minima no ganho, na resistência de placa, na emissão, etc...

    No caso das 12ax7 "balanceadas", o que a Eurotubes fez foi pegar um lote de 12AX7 e ir testando uma por uma os triodos A e B.
    Quando encontram uma em que os dois triodos são muito semelhantes, dentro de uma faixa de tolerância que eles julgam "Ok, estes valores são próximos o suficiente para dizermos que estatisticamente são iguais", eles colam um adesivinho escrito "balanceadas".
    Isso quer dizer que naquela 12AX7 em específico, os dois triodos A e B se comportam de maneira muito semelhante, praticamente igual, em qualquer condição.

    Há uma linha de pensamento que diz que essas são as melhores válvulas para se usar como inversoras, pois teoricamente, amplificam o ciclo positivo e negativo com exatamente o mesmo ganho, gerando uma onda perfeitamente simetrica e como tal sendo mais fiel durante a reprodução do som.
    Isso pode ser verdade no Hi-Fi. Mas eu, particularmente, acho besteira em um aplificador de guitarra que trabalhará em estado de saturação. Durante a saturação, as válvulas deixam o regime linear e passam a trabalhar de uma maneira um pouco mais caótica. Qualquer balanceamento de valvula inversora será anulado na hora que as valvulas de power começarem a saturar de maneira naturalmente diferente, por mais que sejam casadas.
    Além disso, a maioria dos amplificadores de guitarra têm seu estágio de inversão desbalanceado no projeto. É muito comum ver circuitos clássicos da Marshall, Fender, Mesa, Vox, etc... com ganhos propositadamente diferentes na inversão.

    Aí você me pergunta: Então, devo ou não pagar mais caro por valvulas balanceadas?
    Eu te respondo: Se for um sistema de som Hi-Fi, vale. Se for um amplificador de guitarra, aí depende do seu gosto pessoal.

    Fernando
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    MKazan
    Entendi! Sua explicação foi claríssima, obrigado.

    Então posso supor que a válvula original do Vox que estava na posição inversora não é balanceada? É igualzinha às outras 2 12AX7?

    Pois, quando as tirei, esqueci de marcar qual era inversora e misturei as 3 12AX7. Se eu quiser voltá-las para o amp, posso então colocá-las em qualquer posição que o resultado final não será diferente ou pior?

    Abração!

    MKazan
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Fernando
    Duvido muito que note alguma diferença.

    Fernando
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    MKazan
    Legal. Eu tinha ficado preocupado pois misturei as 3... hehe

    Valeu mesmo!

    MKazan
    Veterano
    # fev/11 · Editado por: MKazan
    · votar


    A propósito...

    Comprei um kit de JJ da Eurtubes para meu Vox AC15, e uma das 12AX7 veio identificada como "Balanced tube for phase inverter". E, segundo eles, ela tinha que ser colocada na posição da inversora obrigatoriamente.

    Isso significa que o ideal é usa-la no inversor de fase pois passou pelo processo de seleção para determinar que está balanceada e tal. Isso não significa que ela não pode ser usada em qualquer outra posição do pré. Pode ser colocada sem problemas em qualquer outra posição.

    Fernando
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Saquei, legal saber!

    []s!

    Del-Rei
    Veterano
    # fev/11 · Editado por: Del-Rei
    · votar


    tatus
    MKazan

    carlos adolphs

    Amigos, vcs não fazem idéia do quanto esse tópico está sendo útil!!!
    Obrigado memso pelas explicações. Espetacular!!

    E tenho certeza que esse tópico será útil a muita gente, não só no FCC.

    A relação Consumo-Potência a que vcs se referem seria o alto consumo elétrico (=conta de luz alta) dos SE.. é isso?


    Entre as valvulas de pré e a inversora não tem problema nenhum. Só não pode pegar as 12AX7 e querer colocar no lugar da valvula de potencia ou da retificadora, aí sim da problema.
    Mas trocar 12ax7 entre 12ax7 não tem problema nenhum, exceto é claro, pelo fato de que possivelmente uma vai estar mais desgastada que a outra então a sonoridade pode ser alterada.


    A inversora estará mais gasta?
    O não existe uma regra.. Qualquer uma pode estar mais gasta?


    A distorção do power Classe A também é bem diferente pois é bastante assimétrica o que, na minha opinião pessoal, deixa o timbre saturado bem mais rico, diferente da saturação dos Push-Pull que tendem a ser mais simétricas.

    Em "simétricas" e "assimétricas", vc está se referindo ao gráfico da onda, certo?
    Não entendi como pode ser simétrica a onda de Classe B, se ocorre o crossover, degringolando tudo.
    Deveria ser o contrário: Single Ended deveria ser simétrico por não haver distorções...
    O mais estranho é que lembro de ter buscado no Google e todos os sites diziam o mesmo que vc, mas não explicam o porquê.... Apenas diziam que A era assimétrico e B assimétrico.



    Há uma linha de pensamento que diz que essas são as melhores válvulas para se usar como inversoras, pois teoricamente, amplificam o ciclo positivo e negativo com exatamente o mesmo ganho, gerando uma onda perfeitamente simetrica e como tal sendo mais fiel durante a reprodução do som.
    Isso pode ser verdade no Hi-Fi. Mas eu, particularmente, acho besteira em um aplificador de guitarra que trabalhará em estado de saturação.


    Hum... mas então, teoricamente, enquanto se toca CLEAN no amp, seria um som mais claro, logo, melhor pra quem curte CLEAN, certo?
    O problema seria a partir do momento em que o som começa a deixar se ser limpo... né?


    MKazan
    Aliás, cara, vc lá em cima disse ao The Man Who Sold The World:
    Retificação é outra coisa, não tem nada a ver com isso.

    Assim como ele, sempre achei que válvula retificadora fosse mesmo para alterar a corrente alternada em contínua.
    Mas valeu, vou dar uma buscada sobre válvula retificadora!!

    Valeu mesmo, cara!
    Suas explicações foram brilhantes!
    :)


    OBS:
    carlos adolphs
    Pois é, eu não quis estender demais o assunto por e-mail, porque não era esse o foco, e imaginei que vc fosse começar a ficar de saco cheio de respondê-los.
    Seus e-mails salvaram minha vida, cara... hehe.
    Aliás, vou pedir pro Helcio dar uma geral no amp.


    Falou!!!
    Obrigado a todos!!

    :)


    Um aceno de longe!!!

    MKazan
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Del-Rei
    A relação Consumo-Potência a que vcs se referem seria o alto consumo elétrico (=conta de luz alta) dos SE.. é isso?
    O Classe A pratica o consumo máximo dele o tempo todo.
    Os Classe B e AB consomem de acordo com a demanda de energia, se forem tocar alto, consomem, se forem tocar baixinho ou nos momentos de silêncio, consomem pouco.

    A inversora estará mais gasta?
    O não existe uma regra.. Qualquer uma pode estar mais gasta?

    Não existe regra, depende do projeto do circuito e do regime de uso.
    Há quem diga que inversora tem uma tendência a desgastar mais cedo que as outras. Mas eu não sei te afirmar isso com certeza.

    Hum... mas então, teoricamente, enquanto se toca CLEAN no amp, seria um som mais claro, logo, melhor pra quem curte CLEAN, certo?
    O problema seria a partir do momento em que o som começa a deixar se ser limpo... né?

    Não necessariamente. Como eu disse antes, há MUITOS amplificadores para guitarra onde o estágio inversor é forçadamente desbalanceado de propósito. Mesmo que se use uma valvula balanceada, os componentes internos são desbalanceados.

    Sempre achei que válvula retificadora fosse mesmo para alterar a corrente alternada em contínua.
    Mas valeu, vou dar uma buscada sobre válvula retificadora!!

    Sim, a valvula retificadora faz o papel dos diodos de retificação na hora de transformar o AC da tomada em DC para o amplificador operar.
    Quando eu disse que o The Man Who Sold The World estava errado, foi porque ele afirmou que retificação e inversão são a mesma coisa. Já vimos aqui que não são.

    Valeu mesmo, cara!
    Suas explicações foram brilhantes!

    Disponha.
    Temos que destruir o misticismo que envolve alguns assuntos técnicos onde os que possuem conhecimento guardam só para si e leigos espertinhos confundem a cabeça dos outros leigos inventando teorias mirabolantes ao invez de dizer "não sei".

    Del-Rei
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    MKazan
    Cara, mais uma vez, MUITO obrigado pelas explicações.

    De forma extremamente simples e sem se apegar ao lado técnico vc tirou todas minhas dúvidas (por enquanto, hehe).
    Bela didática, cara.

    Excelente.

    Valeu mesmo!!!
    :)

    Um aceno de longe!!!

    tatus
    Veterano
    # fev/11 · Editado por: tatus
    · votar


    Del-Rei, quanto a técnica, você não percebeu que o tópico foi ficando técnico porque os veteranos fazem as coisas ficarem fáceis de entender, somando a sua pesquisa vai ficando mais fácil ainda.
    Adolphs, valeu cara(pra variar)!
    O quesito 3 da sua explicação foi muito bom para mim que estou começando em push-pull agora (é que sempre fui fissurado em SE então nem dava muita bola para a literatura P-P, que agora me parece essencial).
    Acabei entrando na questão das distorções harmônicas também por inércia, comparação, e logo logo vou te encher mais um pouco com umas dúvidas, rs

    D Paula
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    olá Galera!
    Pra não criar outro tópico, vou postar aqui mesmo a dúvida.
    Como sei a hora de trocar as 12AX7? Meu ampli usa 4.
    Tem 3 alinhadas q em duas delas diz 12AX7A e na outra 12AXB
    A outra está alinhada coma as 6L6GC e diz 12AXC. Todas estão dentro de cilindros de aluminio.
    Já encomendei 2 6L6GC JJ. Pq com 4 válvulas não tem como aumentar o volume acima de 60%, nem em lugares abertos. Então vou deixar só com duas 6L6 ,GC pra ver se fica legal ele um pouco mais fraco. Estas é até fácil de indentificar q estão ruins. Mas as 12AX7 não sei quais sintomas pra saber a hora da troca.
    Desde já agradeço a colaboração de todos.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Válvula Inversora e Válvula no Cilindro Dúvidas!