falantes de 12 ou valvula no pre-amplificador?

Autor Mensagem
Abravador
Veterano
# dez/10


Ola galera, eu estou querendo comprar um ampli de até 2000R mas eu estou em duvida entre pegar um ampli de 2x12 ou um de 1x12 e valvula no pre. abaixo uma lista dos amplis que eu estou interessado mas aceito sugestoes. laney lv 200(falante de 1x12 celenium + valvula ecc83 no pre). line6 spider2 (2x10) vox ac15vr (1x12 celenium) laney tfx3 twin (2x12 celenium) marshall valvestate vs65r (1x12 eminen gold black + valvula ecc83, reverb de mola) vox vt50 (1x12 pre-valvulado) fender fm212r (2x12, reverb de mola) line6 spider2 210 (2x10 celenium) me digam qual e o melhor,please, eu estou procurando um ampli com um bom drive e um clean bem nitido e que o ampl seja versatil. NOTA:eu toco metal e o ampli deve se dar bem com pedaleiras. desde ja agradeço a todos. abraços.

emaniox
Veterano
# dez/10
· votar


Se vc tem pedaleira, use o reverb da pedaleira. Se for bom, nao deve em nada para um de mola.

A valvula no pré realmente faz diferença. Os que tem valvula no pré, vc precisa de loop de efeitos. Qual destes tem?

Caixa com 2x10 esta bom, mas 1x12 já é muito bom. Acho que o Laney (e talvez os outros) tenham saida para gabinetes externos, o que te permite no futuro usar caixas maiores..

Os line6 tem pedaleiras embutidas. Entao vc vai estar pagando por algo que talvez vc ja tenha.

Flw.

Abravador
Veterano
# dez/10
· votar


Nuss eu escrevi esse texto todinho pelo celular :>)

informal
Veterano
# dez/10
· votar


Eu apostaria em um que não consta em sua lista: Peavey Bandit. É pau pra toda obra e se da super bem com pedais.

Abravador
Veterano
# dez/10
· votar


Alguem sabe quais destes tem loop de efeitos? eu nunca os vi de perto.

Van_Lorien
Veterano
# dez/10
· votar


Abravador
Alguem sabe quais destes tem loop de efeitos? eu nunca os vi de perto.

Entra no site de cada fabricante e descobre.

celenium
eminen

Omg.

nofear
Veterano
# dez/10
· votar


Valvula no pré não serve pra nada

Abravador
Veterano
# dez/10
· votar


Up

DotCom
Veterano
# dez/10
· votar


Valvula no pré não serve pra nada[2]
Não é beeem assim, mas é quase isso. Acho o falante de 12" muito mais interessante para o som.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/10
· votar


nofear
Valvula no pré não serve pra nada
Exatamente...
Abravador
Cara, muita coisa do que tu falou é mito:
1) o ampli deve se dar bem com pedaleiras.: Mito: Isso não existe. O que existe é vc progamá-la corretamente até encontrar a sonoridade que lhe agrada, e isso dá trabalho e leva tempo.
2) ampli com um bom drive e um clean bem nitido e que o ampl seja versatil: Mito: Amp com bom drive vía-de-regra é valvulado. Amps SS, devem ter bom som limpo, nada mais. O drive eas distorções são oriundas dos pedais e padaleira. Portanto, não existe "...amp versátil..." Existe amp projetado para isso ou aquilo, ou músico versátil....
3) valvula no pre: Mito: Válvula no pré não serve para nada (aliás, serve sim: Para enganar incautos e fazê-los pagar mais caro por um trequinho que acende). Porque? Em 1º lugar porque o som valvulado (que gera harmônicos pares) é obtido nas válvulas de power, e não na de pré. Em 2º lugar pois o que tem naquele pré alí é uma valvulazinha, e o resto do circuito é TODO transistorizado o de Circuito Integrado... Portanto, ele NUNCA gerará "som valvulado".
Apenas compre um bom amp e estude-o, bem como a sua pedaleira. Não poupe tempo nem trabalho (e terás muito!).
Abç

Bog
Veterano
# dez/10
· votar


Abravador
vox vt50 (1x12 pre-valvulado)

Nota: os Vox VT NÃO TÊM preamp valvulado. Acho incrível como isso se espalhou por aí, a ponto de até o site da importadora brasileira colocar isso. A documentação original da Vox explica direitinho como funciona o Valve Reactor, e também já li uma descrição de um cara que fez engenharia reversa no bichinho - é basicamente um estágio intermediário que funciona como um mini-power valvulado entre o preamp (com tonestack digital!) e o power (transistorado). O resultado é bem diferente de um circuito híbrido tradicional, e aparece especialmente com tudo clean ou com o ganho razoavelmente baixo. Não sei qual é a melhor opção para você, mas posso dizer que os Vox Valvetronix em geral não são vistos como o que há de melhor para metaleiros.

Vale lembrar que o AC15VR também usa esse esquema do valve reactor - ele não é nem valvulado e nem pré valvulado. Mas o tonestack dele é analógico, e não digital, como no VT50.

o ampli deve se dar bem com pedaleiras.

De cara, eu já descartaria qualquer amp que usa simulações digitais no preamp. É quase um consenso que esses amps não se dão bem com pedaleiras. Da tua lista, isso mataria o Vox VT50 e os Line 6.

celenium

O que é isso? O.o Não seria Celestion?

emaniox
Veterano
# dez/10
· votar


Eu acho que uma unica valvula no pré no lugar certo faz diferença.

Num JCM800, por exemplo, há 4 estágios de ganho antes do tonestack. O primeiro estágio só distorce se o sinal de entrada for muito alto, o que só ocorre se o guitarrista estiver usando um booster.Sem booster, ele aumenta o nível do sinal. O segundo e terceiro estágio são os responsáveis por grande parte da distorção. O quarto estágio serve principalmente para aceitar a impedancia do tonestack. Entao, uma valvula que faça o que os dois estágios intermediarios faz, precedida de um estágio para aumentar o nível do sinal e sucedida por um estágio para ajustar o tonestack, captaria o grosso da distorção valvulada. Olhando o esquematico do LV200 e LV300, percebe-se que a unica valvula foi colocada extamente aí.

Há limitações, pois é óbvio que uma válvula não se faz o que se faz com duas, mas daí para dizer que não serve para nada é uma grande diferença.

Flw.

DINO EK
Veterano
# dez/10
· votar


Com 2000 reais? Ja pensou em uma HAND-MADE VALVULADO TOTALMENTE? é uma boa opção, procura na busca que vc vai achar varios amps bons por esse preço, e com uma potencia agradavel, lembrando, o SS oferece (se não me engano) 1/4 de potencia que um valvulado produz, entao 20w valvulado equivale a 80w SS (me corrigam se eu estiver errado)

DotCom
Veterano
# dez/10
· votar


emaniox
Tenho pra mim que o grosso do som bonito dos valvulados vem é do power, visto que você falou aí de distorção de pré, mas a distorção que é famosa nos valvulados é a distorção do POWER.
Além do mais, existe uma coisa chamada "som clean", que alguns guitarristas parecem desconhecer... rsrsrs... E os valvulados costumam se dar bem aí também, mesmo sem os 436437 estágios de ganho.
OU SEJA: Quem faz milagre, principalmente no pré, não é uma válvula, mas um bom projeto. Com isso, pré valvulado não significa tanta coisa...

DINO EK
lembrando, o SS oferece (se não me engano) 1/4 de potencia que um valvulado produz, entao 20w valvulado equivale a 80w SS (me corrigam se eu estiver errado)

Cuidado com o que se posta... Se você não tem certeza do que está falando, tente confirmar antes de postar. Lembre que alguém pode ler o que você falou e tomar isso como verdade.
Tá errado, 20w são 20w. Valvulado, transistor, de lâmpada, de carro, de usina hidroelétrica...

Motoboy From Hell-SDMF
Veterano
# dez/10
· votar


Essa valvula no pré é apenas para efeito placebo em pessoas que querem pq querem um amp valvulado mas nao tem dinheiro para um. Marketing das empresas de AMP, nada mais que isso =)
Abravador

alvestate vs65r (1x12 eminen gold black + valvula ecc83, reverb de mola)[

Vc quer tocar metal ou RAP? auhauhauha

Sugiro que inclua um peavey bandit nessa lista ai

abçs

Abravador
Veterano
# dez/10
· votar


Hoje eu fui na loja de musica e achei o laney lv 300 twin e me interessei muito, o que vocês acham?

Motoboy From Hell-SDMF
Veterano
# dez/10
· votar


Abravador

amp excelente! Nas oportunidades q toquei nele fiquei extremamente satisfeito. Pode ir sem medo

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/10
· votar


emaniox
Cara, a descrição que vc fez dos estágios de ganho está corretíssima, só com um detalhe: No caso aqui exposto, a válvula continua como um componente de um circuito de pré transistorizado, que será amplificado por um circuito de power...transistorizado; ou seja, os mesmos defeitos e qualidades de qualquer transistorizados continuam existindo, e o resultado... Não é, de forma alguma, um "som valvulado".
Os amps que vc citou (Laneys), são bons? Sim, claro.
Abravador
Muito bom amp! Mas... Vc precisa de um 2X12? Se não, compre um 1X12 mesmo que vai dar para 90% de todas as suas necessidades como guitarrista.
Abçs

ABATANGERINA
Veterano
# dez/10
· votar


Abravador
vc não incluiu na sua lista. mas um q vale muito a pena considerar é o hartke gt100c (2x12) e válvula no pré. muito bem construido (usam válvula sovtek) e som excelente, tanto no clean, quanto no crunch. a distorção é + "cremosa" do que agressiva. se vc encontrar ele, costuma ser + barato q o laney lv300.

Lu_Soares
Veterano
# dez/10
· votar


Abravador

comprei um peavey valveking 112 por 1700R , semi-novo, porém muito conservado, estado de novo sem um risco sequer, um clean muito bom, e o drive muito bom tb , uso ele com um Jackhammer pra empurrar o drive e fica show de bola!! Não toco metal (pop/rock) pro meu som ficou perfeito. Dá uma pesquisada nesse amp , o antigo dono dele usava um metal zone e disse ele, que pra tocar metal ficava bom tb.
Abçs !!

GustGuitar
Veterano
# dez/10
· votar


Vc quer tocar metal ou RAP? auhauhauha

hahahahaha!

ogaitnas
Veterano
# dez/10
· votar


Válvulas só se for valvulado mesmo, com power valvulado... e qq ampli que seja, se for para qq coisa diferente de tocar no quarto a noite, precisa ter falante de 12"... simples e direto.

alfacorrea
Veterano
# dez/10
· votar


Eu concordo com a "teoria do falante de 12".

Eu não sei explicar fisicamente como isso ocorre, mas é razoavel que se entenda que o som seria um deslocamento de ondas de ar (mais ou menos assim).

Quanto maior a superfície do falante, mais ar ele "empurra" quando vibra.

Considerando que a área circular se mede em "Pi x R x R", teríamos:

falante de 10 polegadas: 3,14 x 12,7 x 12,7 = 506,45 cm quadrados

falante de 12 polegadas: 3,14 x 15,2 x 15,2 = 725,46 cm quadrados

Em conclusão, ainda que teoricamente e matematicamente, pode-se perceber que um falante de 12 polegadas tem quase 1 vez e meia a área de um falante de 10 polegadas.

Se isso fosse suficiente para determinar a qualidade, eu poderia dizer que um falante de 12 faz bem mais "vento" do que um falante de 10.

subgrave
Veterano
# dez/10
· votar


alfacorea

Se o tamanho do falante fosse reponsável somente em fazer mais vento somente exitiriam falantes de um único tamanho, pq aí um falante de 5" iria conseguir reproduzir o mesmo comprimento de onda de um falante de 18", faça-me o favor...

Oras, um falante de 10" nunca vai conseguir reproduzir determinados comprimentos de onda que um falante de 12", ao menos não com a mesma facilidade...

Parece que o pessoal matou a aula de física...

subgrave
Veterano
# dez/10
· votar


Em tempo: não adianta vir aqui se aparecer com formulinhas e esquer os princípios da física.

polezel10
Veterano
# dez/10
· votar


alguém pode me ajudar?
Na minha igreja temos um ampli fender fm 212r, a gente quer trocar por um valvulado na mesma faixa de preço (1500). Eu achei pesquisando o Peavey valveking 112. o peavey teria um som melhor do que o fender? e o peavey teria potencia suficiente para ser usado numa igreja? obrigado .

Abravador
Veterano
# dez/10
· votar


Up

nofear
Veterano
# dez/10
· votar


Deve-se levar em consideração a sensibilidade SPL de um alto-falante.

Lu_Soares
Veterano
# dez/10
· votar


polezel10

cara tinha citado mais acima, sobre o peavey valveking 112 , qto ao som em comparação ao fender não sei te falar porque nunca toquei no fm 212r , mas em questão de "potencia" com certeza atenderá sua necessidade, se conseguir testar um verá .

abçs!!

polezel10
Veterano
# dez/10
· votar


Alguém aí já tocou num Peavey valveking 112 e num Fender fm 212?
Qual que tem o melhor som?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a falantes de 12 ou valvula no pre-amplificador?